BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Chef de cozinha de restaurante – Profissão turismo

Olá pessoal, estamos trazendo aqui no blog mais um artigo da nossa série que fala sobre as profissões no mundo do turismo. Hoje vamos falar de uma profissão de suma importância no mundo do turismo que é o chef de cozinha de restaurante.

Vamos trazer informações sobre a carreira profissional, sobre as qualificações necessárias para se tornar chef profissional, sobre a remuneração média paga pelos restaurantes, assim como dicas para encontrar empregos.

Sobre a profissão de chef de cozinha

Quem não gosta de comer pratos exclusivos e deliciosos durante uma viagem? Experimentar os pratos e sabores típicos daquela região preparados e elaborados por quem sabe cozinhar os alimentos da melhor forma? São os chefs de cozinha os responsáveis por essa explosão de sabores.

O chef de cozinha tem várias responsabilidades, como a de selecionar os alimentos, elaborar cardápios, cozinhar os pratos solicitados pelos clientes nos restaurantes, coordenar os ajudantes de cozinha para a confecção dos pratos e garantir a qualidade do prato como um todo (consistência, sabor e aparência), sendo que a responsabilidade do chef aumenta ainda mais quando o restaurante está cheio e os pedidos começam a acumular.

São muitas pessoas que sabem cozinhar, mas cozinhar profissionalmente é diferente. Você não está elaborando o prato só para uma pessoa, mas para várias outras e tem de manter uma linha de produção, manter a equipe alinhada nos processos e entregar os pratos dentro de um tempo aceitável para os clientes.

Profissão chef de cozinha
Profissão chef de cozinha

Como se tornar chef de cozinha de restaurante

Para ser chef cozinha não é necessário formação em curso superior de gastronomia, basta conhecer de cozinha, elaborar bons cardápios, preparar pratos com sabor e conduzir o time da cozinha.

Porém é claro que cursos de gastronomia ou a formação superior em gastronomia são diferenciais na hora da contratação dos chefs pelos restaurantes porque eles garantem um mínimo de conhecimento que foi passado e vivenciado por quem estudou e se profissionalizou.

Além disso, os cursos ajudam muito no dia-a-dia com técnicas na hora de resolver situações complicadas da cozinha, como quando um prato não está cozinhando conforme deveria, quando não tem os alimentos corretos à disposição, e assim por diante.

Nesse sentido, as escolas e universidades ajudam ao oferecer o curso de gastronomia, como é o caso da Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi, sendo que muitos dos cursos podem ser feitos de maneira EAD. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Remuneração do chef de cozinha

Na média, um chef de cozinha de restaurante ganha em torno de R$ 2.000,00 e esse salário vai aumentando de acordo com a experiência, com o aumento de responsabilidades e com o reconhecimento do chef pelos bons trabalhos.

Chefs renomados podem ter salários que chegam a mais de R$ 10.000,00 se assumirem um restaurante de renome internacional. Quem aqui já assistiu o programa Masterchef e viu todo o requinte e as particularidades necessários para elaborar um determinado prato?

Os chefs de cozinha também tem o salário valorizado caso saibam falar um segundo idioma, principalmente o inglês, já que com um segundo idioma o chef consegue trocar experiências com profissionais de fora do país, participar de cursos em países como Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Inglaterra, além de fazer a leitura de artigos e receitas publicadas por chefs internacionais reconhecidos lá fora.

São esses os profissionais da alta gastronomia e os profissionais que melhor são remunerados no mercado. Sites como da English Live ou da Babbel podem ajudar o chef de cozinha a aumentar sua remuneração nesse sentido.

Chef de cozinha de restaurante
Chef de cozinha de restaurante

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de chef de cozinha podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais restaurantes da sua região ou das grandes capitais.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelos restaurantes, hotéis e resorts que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Caso o interesse seja o de abrir um negócio próprio sendo você o dono do seu próprio restaurante e ao mesmo tempo o chef de cozinha dele, a nossa recomendação é buscar conhecimento pelo Sebrae, que é especialista em atender microempreendedores com consultoria, cursos e treinamentos, além da troca de experiências.

Minha experiência com chef de cozinha

Nunca tive a oportunidade de conversar com um chef de restaurante. O mais próximo que tive de um chef profissional foi de uma palestra para blogs de viagem da chef Roberta Sudbrack no Rio de Janeiro. Foi nesse dia que aprendi da importância desse profissional para o mundo do turismo.

Minhas experiências também são poucas na cozinha, apesar de saber fazer uma macarronada de encher os olhos da família, assim como aquele churrasco de final de semana com os amigos, típicos aqui do sul de Santa Catarina.

Fato é que bons chefs de cozinha podem chamar clientes somente pelo seu nome e respeito no mundo gastronômico. Não à toa, é comum que grandes restaurantes contratam chefs renomados e fazem grandes divulgações da contratação para aumentar a vinda de clientes aos restaurantes.

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

Ser chef de cozinha é uma oportunidade incrível de entrar no mundo do turismo e de ser reconhecido como um grande profissional do setor. Tudo vai depender do seu esforço e determinação, assim como na execução de bons trabalhos.

Esse artigo pode ser um bom ponto de partida, já que aqui você aprendeu mais sobre a profissão, viu o que é necessário para se tornar um chef de cozinha, viu o quanto um chef de cozinha pode ganhar em termos de remuneração, assim como viu onde pode conseguir vagas de emprego na área.

Agora gostaria de ouvir a sua opinião. O que você acha da profissão de chef? Tem interesse de trabalhar como chef de cozinha de restaurante, hotel ou resort? Para qual grande restaurante gostaria de trabalhar? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Chef de cozinha de restaurante – Profissão turismo
    • 05/04/2018 em 16:29
      Permalink

      Olá Elson, que bacana. Ser chef de cozinha é mesmo uma oportunidade incrível. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *