Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Camareira de hotel e pousada – Profissão turismo

Olá pessoal, estamos aqui novamente para trazer mais um post da série de artigos sobre as profissões no mundo do turismo, sendo que hoje vamos falar especialmente sobre a profissão de camareira de hotel e pousada e tudo o que envolve essa profissão.

Vamos falar sobre as responsabilidades da profissão, qual a formação necessária, trazer uma média salarial para ter como parâmetro na hora de se candidatar para uma vaga, assim como dar dicas onde encontrar emprego de camareira.

Sobre a profissão de camareira de hotel

A profissão de camareira é de suma importância para o bom funcionamento do hotel. São elas que fazem: a limpeza dos quartos, a troca das roupas de cama, a conferência do consumo de itens do frigobar e ajudam também na limpeza e organização das áreas comuns de hotéis e pousadas.

Existe uma rotina a ser seguida pela profissional que trabalha como camareira de hotel, no qual todos os dias pela manhã elas conferem os quartos que estão livres para fazer a arrumação, sendo que essa rotina tem um nome, é chamada de rooming list.

As camareiras também tem a responsabilidade de prezar pelo zelo dos objetos pessoais dos hóspedes que são deixados no quarto enquanto esses se deslocam para os passeios ou compromissos profissionais quando for viagem a trabalho.

Se você tiver a oportunidade conversar com uma camareira, vai ser quase unânime a resposta dizendo que cada hóspede é diferente do outro, seja com seus hábitos, preferências e cultura e é nesse momento que também é importante o respeito da camareira sobre essas particularidades.

Profissão camareira

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Profissão camareira

Como ser camareira de hotel

Existem poucos pré-requisitos para a profissão camareira. Talvez um dos mais importantes seja a força de vontade para trabalhar na limpeza e manutenção de quartos.

O que a maioria dos hotéis exige nesse caso é o Ensino Fundamental completo, ou então qualificações que compensem o Ensino Fundamental, como o ENCCEJA, por exemplo.

Porém quanto mais qualificado for o hotel, maiores serão as exigências, já que os hotéis sabem que uma formação mínima garante também um mínimo de qualidade no atendimento, seja na educação com os hóspedes, na maneira de interagir com eles ou no cuidado com os quartos.

Quem tiver formação em cursos específicos, também sai na frente na hora da seleção das profissionais. O SENAC tem um curso para camareira de hotel de 20 horas para quem quer aprender técnicas de limpeza e arrumação dos quartos para executar melhor os seus serviços e também para aumentar as chances de contratação nos hotéis e pousadas.

Muitos gerentes de hotel também abrem oportunidades para a camareira evoluir na carreira, e elas são incentivadas a fazer cursos de graduação em cursos como de Hotelaria e Turismo que podem ser realizados em faculdades como a Estácio, Uniasselvi, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras e Unip, inclusive de maneira EAD. Para pós-graduação, você pode consultar também a Estácio, Uniasselvi, etc. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Também faz toda a diferença encontrar uma camareira que consiga se comunicar em outros idiomas, principalmente para atender turistas estrangeiros. Sites como da Babbel podem ajudar nesse sentido.

Já pensou ser parado por um turista dos Estados Unidos, do Canadá, da Inglaterra, da Itália ou da Alemanha e ele perguntar para você onde fica o salão para tomar café-da-manhã e você entender o que ele perguntou e responder com propriedade que fica no primeiro andar?

Remuneração da camareira de hotel

A remuneração da camareira é compatível ao nível de conhecimento exigido para a função, no qual a média salarial é de R$ 1.200,00, seja para trabalhar em hotéis, como para trabalhar em resorts.

Diferente de outras profissões do mundo do turismo, essa remuneração dificilmente vai aumentar muito, mesmo com anos de experiência ou com cursos de especialização.

O segredo para continuar crescendo será migrar de profissão após um tempo, o que se torna possível se a profissional continuar se qualificando conforme sugestões de cursos mencionados acima, assim como assumindo uma carreira de líder das demais camareiras, por exemplo.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de camareira podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelos principais hotéis e resorts do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com camareira de hotel

Nas várias vezes em que fiquei hospedado em hotel ou pousada, pude perceber a diferença do trabalho das camareiras. Algumas camareiras se destacaram, principalmente aquelas que identificaram meus hábitos e costumes e começaram a cuidar do quarto conforme essas informações.

Um exemplo é que deixo meus sapatos sempre à esquerda da cama, porém teve um dia que sai na pressa e deixei o sapato meio que jogado. Quando cheguei o meu sapato estava na esquerda da cama. Mérito para a profissional que assimilou esse meu costume.

Teve outra vez que deixei meus produtos de higiene pessoal em cima da pia do banheiro e eles ficaram molhados embaixo com a água da pia que escorreu. Quando voltei no hotel eles estavam secos e apoiados sobre uma toalha. Um verdadeiro capricho da camareira. Nesse dia fiz questão de deixar uma gratificação no bidê da cama pelo atendimento.

Ainda teve outras vezes que recebemos o atendimento de camareiras que fizeram origamis com as toalhas e as deixavam em cima da cama. Quase que uma verdadeira obra de arte. Isso mostra que aquelas profissionais estavam em outro nível de treinamento da sua profissão.

Camareira de hotel e pousada
Cupom desconto viagem

Camareira de hotel e pousada

Finalizando

Uma característica interessante da profissão de camareira é que dificilmente o turista tem contato com ela. O máximo que acontece é uma reclamação para a recepção do hotel ou então recados deixados em bilhetes para as camareiras pelo turista sobre suas preferências. É um trabalho que passa literalmente despercebido a não ser que dê algum problema.

Fato é que sem uma boa camareira de hotel, o hotel não consegue manter o nível de atendimento exigido por muitos hóspedes. Então é importante para os hotéis e pousadas ter os profissionais dessa carreira sempre motivados e treinados para prestar o melhor serviço.

E você, conhecia essas informações sobre o trabalho de camareira? Quais foram suas experiências com camareiras nos hotéis e pousadas mundo afora? Deixe um comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Thais disse:

Obrigado pelo artigo, me ajudou muito!

Thiago Cesar Busarello disse:

De nada Thais. Precisando é só entrar em contato. Boa sorte!

Josita disse:

Boa noite gostei muito das dicas
A 1 mes fui contratada para fazer parte de funcionários de um hotel nunca tinha trabalhado nessa area .
Sem contar que entrei valtando 2 meses para ser inaugurado
No comeco fiquei muito aprenciva pois vi que era muitos detalhes .
Ser camareira nao e uma proficao facil mais comrcei dando o meu melhor
E estou gostando muito da esperiencia …..

Syl santos disse:

Ola eu como camareira também tenho que exercer a função de copeira e recepção em uma pousada sendo remunerada apenas pela função da camareira ou posso me negar a fazer tal coisa??

Andreia Ribeiro disse:

Sou consultora em hotelaria e geralmente as queixas são com relação ao trabalho das camareiras. Mal eles sabem que elas são as que mais se doam pelo bem estar e organização do hotel. É uma função extremamente necessária, e muito bom quando se dá o devido reconhecimento. A maioria dos treinamentos que ministro para esses (as) profissionais são bem produtivos artigos como este ajudam bastante. Parabéns pela iniciativa.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Andreia, obrigado pela visita e pelo comentário. Acredito que essas profissionais ainda serão valorizadas como merecem. O serviço delas realmente não é fácil, já que os hóspedes são bem críticos como você mencionou. Porém ao mesmo tempo acaba sendo gratificante pelo fato de poder trabalhar em destinos turísticos muitas vezes paradisíaco. Abraço!

Fiama Lima disse:

Oi, sou Fiama. Moro no sitio São Jorgem, tenho 23 anos e tenho experiência. Meu contato 988195834.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Fiama, deixaremos seu contato para os hotéis e pousadas entrarem em contato. Boa sorte. Abraço!

Hilda disse:

Sou camareira de um Apart Hotel em Portugal há 3 anos. Nunca tive problemas com hóspedes, muito pelo contrário. Quando algum problema surge, muitos nem contatam a recepção, mas sim vêm até mim. Muitos atá sabem o meu nome e me solicitam para os ajudar. Apesar de ser uma profissão que exige muito do nosso esforço físico, digo que é muito gratificante a nossa vida, pois conhecemos várias pessoas, várias línguas e várias culturas.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Ilda, que bacana o seu relato aqui no blog. É sempre bom poder ouvir as experiências dos próprios profissionais que já estão no mercado sobre os prós e contras da profissão. Muito obrigado pelo comentário e continue com esse excelente trabalho! Abraço!

vanuza machado cavalcante disse:

Boa tarde eu estou desempregada estou pricisaindo muito de trabalhar eu queria i tanto que vocês me chama se eu iria agradece muito

Thamiris disse:

Tenho 21 anos, tenho força de vontade de aprender, sou dedicada e preciso muito de um trabalho…

Thiago Cesar Busarello disse:

Oi Thamiris, legal, pessoas assim vão para frente sempre! Você já deixou seu currículo em hotéis e pousadas? Foi chamada para entrevistas? Abraço!

Vanilda Souza Gomes disse:

Amei o post, pretendo trabalhar neste serviço de camareira. Pretendo estudar e este serviço vai me ajudar com o conhecimento de novas pessoas. Amo conhecer novas pessoas. Meu sonho é trabalhar em hotéis como camareira. Será um enorme prazer devido eu precisar da vaga para pagar os estudos, mas principalmente para ter novos contatos e experiências com pessoas de todos os lugares do Brasil. Moro em MG próximo a Teofilo Otoni.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Vanilda. Com certeza com essa força de vontade você vai conseguir entrar em um grande hotel e trabalhar com o seu sonho. Não esquece de mandar currículo para os hotéis e agências de recrutamento. Abraço!

Nicole Junco disse:

Estou interessada em trabalhar com essa profissão!

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Nicole! Tenho certeza que logo vai surgir uma boa oportunidade para você! Como está a sua distribuição de currículos e qualificação para trabalhar nos grandes hotéis e resorts? Abraço!

Cátia Aparecida Ribeiro Gonçalves disse:

Estou começando a aprender, e me empolgo cada vez mais.

Thiago Cesar Busarello disse:

Que legal Cátia! Com o passar do tempo naturalmente você vai ganhar mais experiência a ponto de tornar seu trabalho mais rápido, produtivo e com elogios se tornando destaque na sua profissão. Desejo sucesso desde já! Abraço!

Denise Misson Ferreira disse:

Muito bom. Preciso trabalhar, e acho que seria uma boa camareira pelo que você escreveu. Tenho 2° grau completo, fiz faculdade de letras licenciatura curta, não estou conseguindo emprego, sempre fui uma ótima arrumadeira de casa, e hoje já estou com 60 anos, não dá pra escolher. Vou tentar o curso no Senac. Obrigada

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Denise, que bom que você gostou. Fazendo o curso do SENAC você vai ter mais chances de contratação pelos hotéis. Boa sorte. Abraço!

Lucia disse:

Olá pessoal, gostei muito desse artigo, pois me deixou mais interessada em aprender essa profissão. Sou professora de Ballet Clássico a muitos anos e de uns tempos para cá me interessei em uma nova profissão que eu me identificasse com detalhes e organização como é no Ballet. Muito Bacana!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Lucia, que bom que você gostou. Tenho certeza que logo vai aparecer uma nova oportunidade para você. Abraço!

Edinelza Alves Conceição disse:

Gostei muito da matéria, gosto dessa área de hotelaria. Trabalho nessa área a algum tempo, tem quase dois meses que sair de um emprego de camareira. Gostaria de voltar a exercer a profissão. Trabalhei por 02 anos e 7 meses, nessa profissão.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Edinelza, que bom que você gostou. Logo você encontra um novo emprego nessa área, para quem já tem experiência fica mais fácil. Abraço!

María Cliciane da Silva disse:

Eu gostei da matéria, muito bom. Queria eu ter uma oportunidade assim para trabalhar.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá María, que bom que você gostou. Você já tem experiência de trabalho nessa área? Não desista, entregue seu currículo para os hotéis e pousadas. Tenho certeza que logo surge uma nova oportunidade para você. Abraço!

Liliane da silva Magalhães disse:

Nossa , gostei muito, queria ter essa oportunidade, serei uma ótima funcionaria.

Sueli Costa disse:

Bom dia!
Gostei muito dessas informações pois pretendo ingressar nesse ramo e seu post me ajudou muito e tirou minhas dúvidas com relação a essa profissão.
Muito obrigada 😉

Maria Cristina da Silva disse:

a oportunidade de ingressa nesta empresa de acordo com meu grau de acorda

Thiago Cesar Busarello disse:

Oi Maria, você precisa entrar em contato diretamente com cada hotel para conseguir as vagas. Abraço!

Janaina Silva disse:

Tenho 60 anos possp trabalhar como camareira já trabalhei em hotel

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Janaina, claro, não existe limite de idade para a profissão desde que você esteja apta para o trabalho. E com a sua experiência, conta pontos a favor. Abraço!

Sara Alves dos Santos disse:

Acho que a camareira aqui no DF e em outros locais deveria ser mais valorizada pela governança do hotel recebermos melhor um salário pois é um trabalho físico puxado e o hotel depende muito das camareiras principalmente na escala 6×1 já que ficamos mas no hotel do que na nossa casa e lidamos c vários tipos de gente e línguas mas que ele mesmos hóspede acham q deveríamos receber um salário melhor.

Thiago Cesar Busarello disse:

Concordo Sara, um papel de suma importância que precisa ser mais valorizado.

Renata Menezes disse:

Olá, poderia ter uma melhora na média salarial visto q essa profissional tem ligação direta com o nível do hotel/ pousada enfim minha opinião.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais