Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Brasil é o melhor destino de turismo de aventura do mundo

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá pessoal, hoje trouxemos uma reportagem para lá de bacana que enche o coração dos brasileiros de orgulho, principalmente para quem é apaixonado pelo turismo que nem nós aqui do blog. O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo.

O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, de acordo com o relatório anual feito pelo US News & World Report. A posição de destaque entre as 78 nações avaliadas evidencia o potencial brasileiro no cenário de recuo da pandemia e coloca o país como destino ideal para a prática dessa modalidade. Os países Itália, Espanha, Grécia e Tailândia integram o top 5.

O turismo de aventura tem ganhado espaço na cultura nacional e força entre os viajantes que optam por estar em contato intenso com a natureza e são amantes de adrenalina. O segmento abrange atividades como mergulho, trilhas, arvorismo, rapel, escalada, rafting, canoagem, entre outras.

Os lugares propícios para essas atividades são diversos, com possibilidade de aventuras em rios, mares, cachoeiras e lagos. O mergulho em Ilhabela, por exemplo, é um dos mais famosos do litoral norte de São Paulo.

Conforme o relatório do US News & World Report, o Brasil marcou mais de 80 pontos de um total de 100, em categorias como cenário, diversão e clima. Na apreciação geral do país, outros quesitos analisados incluem influência cultural, empreendedorismo, agilidade, abertura para negócios e qualidade de vida.

O país aparece, ainda, como nação sul-americana com o mais alto índice de agilidade, ocupando a 24ª posição no ranking global, especialmente em relação ao dinamismo – que mede a capacidade do país para se adaptar a novos cenários. O Brasil também foi destaque em influência cultural, ficando na 13ª colocação.

O que é turismo de aventura?

O Ministério do Turismo define o turismo de aventura como uma atividade que engloba os movimentos turísticos oriundos da prática de modalidades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

Entre montanhas, rios, cachoeiras e corredeiras, o praticante pode testar seus próprios limites e se entreter praticando esportes radicais ou simplesmente explorando a natureza.

O principal objetivo da atividade é promover experiências naturais, culturais e físicas que tirem o viajante da sua zona de conforto.

Brasil é eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo (Miles Hardacre/Pexels)

Brasil é eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo (Miles Hardacre/Pexels)

Tipos de turismo de aventura

O turismo de aventura é dividido em categorias como ecoturismo, turismo de natureza e turismo de emoções e esportes radicais.

  • O ecoturismo, por exemplo, é uma prática cada vez mais comum no segmento turístico. A atividade consiste em visitar e explorar lugares em que a natureza ou a cultura são as principais atrações. O intuito é minimizar os impactos negativos do turismo e preservar ao máximo essas áreas.
  • Já o turismo de natureza pode ser entendido como atividades praticadas ao ar livre, que deixam o turista mais próximo dos animais e do meio ambiente, incentivando a observação de pássaros, por exemplo.
  • O turismo de emoções e esportes radicais é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas no rol desse segmento. Para serem considerados pertencentes a essa categoria, os esportes radicais devem ser praticados de maneira recreativa e com o auxílio de agência ou profissional especializado.
O ecoturismo é uma das principais opções de turismo de aventura (rawpixel.com/Freepik)

O ecoturismo é uma das principais opções de turismo de aventura (rawpixel.com/Freepik)

Dicas de destinos para o turismo de aventura

Existem muitos lugares no Brasil que promovem essa experiência, e que justificam o Brasil ter ficado na posição mais alta do ranking e trouxemos alguns deles para destacar as opções de aventuras.

Mergulho em Ilhabela

O mergulho é uma das atividades consideradas coringa do turismo de aventura. A Ilha das Cabras, por exemplo, conhecida também como Santuário Marinho Ecológico, é um dos principais pontos de mergulho em Ilhabela e é uma das localidades do litoral norte de São Paulo mais buscadas para essa atividade.

A Ilha fica a 100 metros da costa, em frente à praia das Pedras Miúdas. Na região, o mergulho de cilindro, por exemplo, é uma atividade ideal para iniciantes. O passeio é famoso devido à acessibilidade, alta visibilidade debaixo da água e por contar com fauna e flora marinha diversas, como tartarugas, cavalos-marinhos, raias, peixes e corais.

>> Dicas para o réveillon em Ilhabela

As belezas do Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, também é um destino em alta para 2022, segundo os portais especializados em turismo.

Conhecido pelos diversos fervedouros – grandes poços de água cristalina que nascem de rio subterrâneo e brotam de areias brancas, fazendo pressão que provoca o fenômeno de ressurgência –, o local conta também com diversos atrativos para quem gosta de esporte e aventura.

No Jalapão podem ser feitas atividades como tirolesa, rapel, rafting e trekking em cachoeiras, rios, morros e cânions. Uma sugestão para aproveitar cada um deles são os passeios da Diego Tour Jalapão.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é outro destino que ganha destaque quando o assunto é turismo de aventura, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, este é o principal destino indutor do turismo no estado.

Algumas das opções de passeios por lá incluem caminhada sobre as dunas, banho em lagoas de água cristalina e observação do pôr-do-sol. Os passeios são feitos fora de estrada em veículos 4×4 credenciados e adaptados para percorrer o terreno arenoso e alagado.

Para quem prefere caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, é possível se aventurar a atravessar o campo de dunas e ter a experiência de pernoitar no “deserto brasileiro”.

>> Dicas para o réveillon em São Luís do Maranhão

O cicloturismo também é destaque no turismo de aventura (jcomp/Freepik)

O cicloturismo também é destaque no turismo de aventura (jcomp/Freepik)

Mais de 60% das agências operam destinos de aventura

De acordo com o anuário 2022 da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 7,4 milhões de embarques de passageiros foram atendidos

pelos seus associados. O quantitativo representa um aumento de 124,6% em relação a 2020, e de 14,2% em comparação a 2019.

Conforme o documento, a receita gerada pelo turismo em 2021 ficou entre U$ 700 e U$ 900 bilhões. O faturamento foi de R$ 7,1 bilhões, representando um crescimento de 77,3% em relação ao ano anterior.

O anuário traz dados sobre um panorama do turismo e sustentabilidade. Segundo as informações, 66,7% das agências de turismo operam destinos de aventura e ecoturismo.

O desejo por aventura impulsiona novos nichos

Segundo a Revista de Tendências para 2022, do Ministério do Turismo, a procura por destinos alternativos, de natureza e ecoturismo aumentou. Isso porque os viajantes estão se mostrando mais propensos a passar suas férias em lugares diferentes daqueles já consolidados, estando abertos a atividades com mais envolvimento com a natureza.

O desejo por aventuras e ecoturismo impulsionou nichos como o cicloturismo, conforme revela a alta na comercialização de bicicletas no Brasil e a quantidade de novos roteiros criados para cicloturistas no país.

Nesse cenário, as atividades em trilhas integram outra tendência que ganha espaço, especialmente as de longo curso, apontadas como chave para a retomada das atividades turísticas.

A natureza precisa ser preservada

A natureza é palco para as principais atividades do turismo de aventura. Conforme a Revista de Tendências para 2022, viajar de maneira responsável, considerando os impactos ambientais, é uma atitude que o turista procura. A tendência é que o investimento nesse nicho cresça cada vez mais.

Nesse sentido, é importante lembrar que um dos eixos de trabalho em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), como destacado pela revista, é o de sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica.

Alguns destinos brasileiros já contam com implementações do tipo, como sensores que verificam a qualidade do ar, programas de capacitação e inclusão de seus residentes e gestão eficiente de água, resíduos e energia.

Além disso, medidas de prevenção, higiene e saúde implementadas pelos prestadores de serviços continuam sendo decisivas para a escolha dos consumidores e turistas de todo o globo.

Esse é um quesito mais importante que o preço, por exemplo, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

Quais os melhores lugares para escalada no Brasil?

Quais os melhores lugares para escalada no Brasil?

Viajar é ter experiências únicas

A busca por experiências únicas nas viagens também é uma tendência. Para muitos turistas, viajar é sinônimo de experimentar momentos e aventuras ímpares. Assim, as pessoas buscam novos lugares para se conectar por meio de vivências diferenciadas.

O material do Ministério do Turismo traz, ainda, um compilado da premiação “Travellers Choice 2022”, do TripAdvisor, com os destinos brasileiros que ficaram entre os melhores do mundo. A maioria dos lugares é conhecida por serem destinos de aventura.

Estão na lista de cidades em alta Natal (RN) e Paraty (RJ). O Parque Nacional das Chapadas dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante – GO) aparece como o melhor destino dentre as opções ao ar livre.

São Paulo (SP) é uma das dez cidades do mundo para quem ama gastronomia. Já Rio de Janeiro (RJ), Praia Grande (SC) e Campos do Jordão (SP) estão entre os destinos de sol mais procurados. A Baía do Sancho em Fernando de Noronha (PE) é o melhor lugar na categoria praias.

>> Dicas para o réveillon em Fernando de Noronha

Balanço do turismo brasileiro

O turismo nacional cresceu 33,5% no primeiro semestre de 2022, com um faturamento de R$ 94 bilhões no período.

A informação consta em levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo indica uma recuperação consistente do setor. A análise do resultado semestral, contudo, requer cautela, segundo ponderações do próprio Conselho.

Primeiramente, porque os seis primeiros meses deste ano registraram um fluxo significativo de passageiros que estavam remarcando as passagens adiadas devido à pandemia.

Além disso, é apontado que a alta da inflação também tem influenciado o faturamento.

A FecomercioSP avalia que o turismo vai depender, cada vez mais, de novas compras, com preços mais elevados, para manter o fôlego. Nesse sentido, o órgão estima que será um desafio conservar uma expansão robusta nos próximos meses, considerando a situação econômica do país, como endividamentos altos e inflação.

Isso ocorre também porque a elevação dos custos, que afeta as empresas, dificulta descontos e promoções, ações que ajudam a atrair novos clientes.

Para a presidente do Conselho de Turismo, Mariana Aldrigui, a percepção de uma estabilização econômica, tanto por parte do empresariado quanto das famílias, é primordial para bons resultados.

Trilha Prainha - Guarda do Embaú - SC

Trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Finalizando

Como você viu, o turismo de aventura está em alta e não é à toa que o Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo.

Lugares fantásticos, atividades que renovam as energias e mantém as pessoas conectadas com a natureza são o grande diferencial.

Nós aqui no blog somos apaixonados por esse tipo de aventura, vide nossas aventuras em Bonito.

Agora queremos ouvir se você é apaixonado assim também ou está começando a querer ter esse tipo de experiência. Conta aqui para nós!

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais