BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

8 dicas práticas para viajar para Cape Town

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Fala, galera! Voltei aqui no blog Vida de Turista para trazer 8 dicas práticas para viajar para a Cape Town na África do Sul.

Esse texto tem tudo para servir como insumo inicial para o seu planejamento de viagem para Cape Town, considerando o meu planejamento, meu olhar e nas experiências que tive morando 6 meses por lá.

Como comentei na primeira publicação, eu fui para Cape Town para fazer intercâmbio de estudos com foco no aperfeiçoamento do idioma inglês.

Entre o momento da tomada de decisão até o embarque para Cape Town, foram 12 meses de planejamento, então tive bastante tempo para pesquisar e me preparar para a viagem.

Vamos agora para as dicas para colaborar com seu plano de viagem e ajudar você também a ter uma viagem tão bacana quanto a que tivemos.

Documentos para viajar para Cape Town

Brasileiros não precisam se preocupar com visto para entrar na África do Sul caso pretendam fazer turismo e ficar até, no máximo, 90 dias.

O que você precisa é estar com seu passaporte na validade de até um mês da data de retorno para o Brasil e ter, pelo menos, uma página em branco no mesmo.

Se precisar tirar seu passaporte ou renovar o seu passaporte, faça com antecedência para ele ficar pronto antes da data da viagem.

Além disso, é necessário que você esteja com seu Certificado Internacional de Vacinas (CIV) contra febre amarela preenchido. O CIV pode ser obtido nos postos de saúde mais próximos da sua casa.

“Importante também dizer que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência ao embarque.”

Para quem pretende estudar lá por tempo superior a 90 dias, é necessário providenciar o visto de estudante para a África do Sul antecipadamente ou solicitar a extensão do mesmo quando estiver lá.

No meu caso, eu providenciei o visto de estudante antes da viagem pelo consulado da África do Sul em São Paulo. Ele fica localizado na Avenida Paulista, 1754 – 12 Andar, Bela Vista – CEP 01310-920.

>> Saiba mais sobre os vistos de viagem

8 dicas práticas para viajar para Cape Town
8 dicas práticas para viajar para Cape Town

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Qual a melhor época do ano para viajar?

Por estar localizado também no hemisfério sul, as estações do ano da África do Sul são correspondentes as do Brasil, ou seja, a primavera começa no final de setembro, verão começa em dezembro e por aí vai.

Eu optei por pegar a época mais quente, então, passei a primavera e verão lá com temperaturas bem similares às de São Paulo, mas com a grande diferença do vento.

O vento é absurdo em Cape Town, como qualquer cidade litorânea aqui do Brasil, e quase não choveu no período em que estive na cidade.

No outono e inverno as temperaturas caem bastante e eu senti um friozinho relevante já nos primeiros dias de abril.

Portanto, é bacana você levar em consideração esse aspecto também, de acordo com o que você se adapta melhor.

Lembrando que existem muitas praias em Cape Town, como já falamos no artigo sobre as belezas naturais da África do Sul, e se você gosta de pegar um sol, pode ser bem melhor a temporada de verão.

Leia também: Bares e baladas na África do Sul

Cape Point é uma das belezas naturais da África do Sul
Cape Point é uma das belezas naturais da África do Sul

Qual moeda levar para Cape Town?

A moeda utilizada na África do Sul é o rand e o valor do nosso real é maior que o rand na conversão. No momento em que escrevi esse texto, 1 real estava equivalendo a 3,53 rands.

Para quem anda pesquisando viagem pelos Estados Unidos ou viagem pela Europa, para países como Inglaterra, França, Itália ou Alemanha, essa conversão favorecida parece ser extremamente interessante, não é? E é!

Não é comum conseguir trocar reais por rands em Cape Town. Eu não vi, na verdade, em todo o período que estive na cidade. Então, a maioria das pessoas opta por levar dólar e trocar pela moeda local lá.

Eu fiz diferente na hora de viajar para Cape Town. No Brasil é possível encomendar rands nas casas de câmbio e já levar uma quantia consigo para lá.

>> Conheça as moedas do mundo e seus valores

É preciso encomendar porque a maioria das casas de câmbio no Brasil não possuem rands disponíveis na hora, por ser ainda um país não tão explorado pelos brasileiros.

Com a constante alta do dólar, eu fiz as conversões e cheguei à conclusão que, no valor final, os rands sairiam pelo mesmo preço, tanto se fosse levando dólares para trocar lá ou já sair do Brasil com rands.

“Lá eu não conheci nenhum brasileiro que tivesse feito isso (levado rands), a maioria opta sempre por dólares, mas vale a pena você fazer os cálculos também e decidir.”

Afinal, são duas conversões de moeda (primeiro real para dólar e depois dólar para rand) e consecutivamente duas taxas de câmbio para as casas de câmbio (uma no Brasil e outra na África do Sul), o que pode pesar se você levar uma boa quantidade de dinheiro.

>> Clique aqui para fazer uma cotação de câmbio

O rand é a moeda da África do Sul
O rand é a moeda da África do Sul

Passagem aérea para a África do Sul

As companhias que operam voos comerciais para a África do Sul partindo do Brasil, atualmente são a TAAG (angolana) e South African Airways (sul-africana).

Os preços das passagens aéreas para Cape Town podem variar bastante, dependendo da antecedência com que você compra, principalmente.

Caso você voe pela TAAG para a Cidade do Cabo, a escala é em Luanda, na Angola. Pela South African Airways, a primeira parada é em Joanesburgo.

>> Clique aqui para fazer uma consulta do preços de passagem

Como foi a experiência nos aeroportos

O aeroporto de Luanda possui uma estrutura que deixa muito a desejar e, como estamos aqui para dar dicas, é importante falar sobre isso.

Caso sua escala seja mais longa por lá, prepare-se para gastar muito, mesmo comprando apenas uma água.

Prepare-se também para não ter seu cartão de crédito aceito, assim como qualquer outra moeda que não seja a local ou dólares. Também não tem nenhum caixa eletrônico.

Experiência de voo pela TAAG

Voei pela TAAG e, na ida, minha escala em foi bem curta, então, não passei perrengue no aeroporto de Luanda, mas na volta…

Na volta passei muito sufoco, calor, e não conseguia comprar água. Acabei pedindo água para a atendente do Dutty Free que me salvou.

Apesar do aeroporto ter estrutura precária para atender os viajantes, o voo pela TAAG foi ótimo. Atendimento excelente, assim como o custo-benefício.

Nossa experiência de viajar pela cia aérea TAAG
Nossa experiência de viajar pela cia aérea TAAG

Experiência de voo pela South African

Eu voei também pela South African porque resolvi fazer um bate-e-volta surpresa no Brasil (uma longa história).

Em Joanesburgo, a experiência é completamente diferente, aeroporto enorme, com estrutura ótima e, justamente por ser muito grande, é bom ficar atento ao tempo de escala que vai fazer lá.

A distância entre os portões pode fazer você andar muito ou acabar correndo, literalmente. Os voos pela South African também foram tranquilos, mas achei as aeronaves e serviço de bordo da TAAG melhores.

>> Leia também: 13 opções de festas, bares e baladas em Cape Town

Chegando na Cidade do Cabo

O aeroporto de Cape Town tem boa estrutura e para chegar à sua hospedagem você pode pedir um Uber (funciona igualzinho, como no Brasil) ou um “Bolt”.

“Bolt é uma empresa concorrente da Uber que opera em alguns países e também é uma alternativa na África do Sul.”

Caso você esteja indo para estudar, alguns pacotes de intercâmbio para a África do Sul oferecem também o traslado. Então quando você chegar no aeroporto, terá uma pessoa te esperando com aquela plaquinha com seu nome.

Consegui usar o WI-FI grátis do aeroporto para pedir o Uber e não precisei comprar o chip de viagem internacional sul-africano no aeroporto. É mais barato comprar nas lojas de telefonia em shopping.

Nenhuma foto é capaz de representar a beleza da vista de cima da Table Mountain
Nenhuma foto é capaz de representar a beleza da vista de cima da Table Mountain

Usando o celular na África do Sul

Utilizei o chip e plano da empresa de telefonia Cell-C durante todo o período que fiquei na África do Sul e para mim foi excelente, não tive problemas de conexão, de pacote de dados, nada.

“O plano que escolhi não permitia ligações, só a internet, mas como eu faria no máximo ligações pelo WhatsApp, perfeito.”

Muitos amigos usaram o chip da Vodacom para viajar para Cape Town e algumas vezes o pacote de dados não foi suficiente ou o sinal falhava, enquanto o meu estava funcionando tranquilamente.

Claro, veja qual pacote de dados vai te atender melhor no tempo em que você ficar lá. Acho que enquanto estamos viajando, ter internet disponível no celular é crucial em diversos momentos.

>> Fazer cotação de chip de viagem

Hospedagem na África do Sul

Na maior parte do tempo, eu utilizei o Airbnb para me hospedar lá. Você pode alugar um quarto em casa com outros moradores ou um espaço só para você.

Esse aspecto foi o único que eu achei mais caro em Cape Town e se você for em dezembro ou janeiro, os preços aumentam ainda mais. Reserve com antecedência para tentar economizar e evitar superlotação.

Além da opção do Airbnb, alguns outros lugares que você pode checar para se hospedar são o Hostel Never @ Home, em Green Point, o 91 Loop Boutique Hostel, no centro da cidade, e o Mojo Hotel, em Sea Point.

“Eu gostei bastante de Sea Point. Achei um bairro tranquilo, com acesso bem fácil ao centro da cidade e vista maravilhosa para o mar.”

A partir do Sea Point Promenade, você tem um calçadão lindo, com grande extensão, ótimo para a prática de exercícios também.

>> Consultar outras opções de hospedagem

Mojo Hotel em Cape Town
Mojo Hotel em Cape Town

Alimentação em Cape Town

Você gosta de pimenta? Você gosta muito de pimenta? Rs. Mesmo tendo pesquisado sobre a vida em Cape Town durante um ano antes de embarcar, eu não tinha me deparado com a informação de que sul-africanos gostam muito de pimenta. Ou pelo menos não tinha absorvido como deveria essa informação.

Sabe quando os restaurantes disponibilizam um “kit” na mesa que tem sal, azeite, vinagre etc? Lá esse “kit” normalmente tem pimenta do reino também. Tipo, é super comum usar pimenta do reino junto com o sal em tudo. Mas a pimenta do reino, é temperinho suave.

Uma das primeiras experiências despreparadas com a pimenta lá foi quando, com uma nova amiga, fui em um restaurante e pedimos um pão recheado com queijo. Tinha a opção com pimenta e sem.

>> Leia também: Como é o réveillon na África do Sul

Eu pedi sem e ela optou pelo pão apimentado. No meu, mesmo tendo pedido sem, eu senti que o tempero ainda tinha um pouco de picância, suave, tranquilo. Mas no dela… Ela literalmente chorou.

Outra situação foi quando na Debonairs (rede de pizzarias bastante presente lá) eu esqueci de pedir a opção sem pimenta. Mesmo tirando as danadinhas do meio da pizza, eu sofri. Mas não sou uma pessoa muito fã de pimenta, então, isso foi a partir do meu paladar.

Sou vegetariana e tive um total de zero dificuldades para me alimentar quanto a isso. Adorei, inclusive. A maioria dos restaurantes identificavam as opções vegetarianas e em todos os lugares eu sempre achava uma comidinha para mim. Perfeito!

Debonairs é uma das redes de pizzarias da África do Sul
Debonairs é uma das redes de pizzarias da África do Sul

Finalizando

Bem, acredito que é isso que posso trazer de dicas mais práticas para viajar para Cape Town.

Espero que essas 8 dicas te ajudem no planejamento de viagem para a África do Sul e sane algumas dúvidas sobre como é passar um tempo em Cape Town, uma cidade mágica que proporciona experiências inesquecíveis, como você já viu nos meus artigos falando sobre o assunto.

Lembrando da importância do seguro de viagem para Cidade do Cabo para você ficar coberto durante toda a viagem contra problemas de saúde ou acidentes.

Agora queremos ouvir a sua opinião. O que está achando da nossa aventura pela África do Sul até agora? Estamos conseguindo ajudar e servir de inspiração para a sua viagem? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *