BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

8 benefícios de viajar para a natureza após a COVID

Hoje vamos trazer uma lista com 8 benefícios de viajar para a natureza após a COVID. Fato é que um dos maiores impactos do COVID-19 é que ele arruinou nossos planos de viagem para 2020 (e até mesmo para os primeiros meses de 2021).

Mas não podemos ficar simplesmente parados. Algo que podemos fazer é planejar lugares para viajar após o COVID. Alguns deles que podem ser visitados ainda agora, com baixo risco de contaminação.

Entre eles estão os lugares em meio à natureza, sendo que nesse artigo vamos trazer os benefícios de viajar para a natureza após a COVID com sugestões de lugares para aproveitar cada um dos benefícios.

Lugares para planejar viagem após a COVID

Talvez você more no Brasil e estava planejando viajar para a América do Sul, viajar para os Estados Unidos ou viajar para a Europa.

Talvez você more nos Estados Unidos e estava planejando viajar para o Canadá. Talvez você more na Europa e estava planejando viajar para a Ásia.

Mas como você deve perceber isso não está acontecendo. As fronteiras dos países continuam fechadas e o COVID ainda é um problema. Em vez de viajar, você está explorando seu sofá, sua televisão e sua geladeira.

Por isso, que tal considerar viajar para a natureza após a COVID ao invés das grandes cidades? Aqui estão algumas razões do porquê.

8 benefícios de viajar para a natureza após a COVID
8 benefícios de viajar para a natureza após a COVID

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Ativar os 5 sentidos na natureza

Olhar para edifícios gigantes e outras estruturas feitas pelo homem pode ser divertido, mas você já viu a força de uma grande cachoeira ou apreciou a beleza de uma floresta mais fechada?

Alguns dos lugares mais naturais do mundo podem fazer a sua mente abrir horizontes e ver que elementos naturais são tão ou mais belos que monumentos construídos pelo homem.

Ver lindas paisagens, escutar o som dos pássaros, sentir a brisa do vento, experimentar uma fruta colhida do pé ou sentir o aroma das flores fazem você explorar todos os 5 sentidos e ativar instintos que fizeram o homem evoluir desde os primórdios.

Destinos como a Floresta Shasta-Trinity na Califórnia ou de praias mais desertas como várias que foram citadas na nossa lista de 1800 praias do Brasil ou então até mesmo regiões desérticas como o Deserto do Atacama no Chile são sugestões de lugares na natureza para lá de interessantes nesse sentido.

Deserto do Atacama - Chile
Deserto do Atacama – Chile

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Sentir a luz do sol

Quando você está curtindo a natureza, o sol é um antidepressivo natural. Ele dá brilho, dá luz, dá energia e faz os lugares ficarem mais bonitos.

Sem mencionar que a luz do sol pode ajudar a regular o sono, principalmente por causa da vitamina D, que tem função essencial nesse sentido.

Um banho de sol na praia pode inclusive fazer você pegar um lindo bronze, que deixa as pessoas com uma melhor aparência estética aumentando a autoestima.

Entre as praias mais afastadas que podemos indicar estão a Praia da Lagoinha no Ceará, a Praia do Espelho em Trancoso e a Praia do Saco no Sergipe.

E é claro que nem sempre você vai ter dias de sol para curtir lugares na natureza após a COVID, porém até mesmo em dias de chuva é possível se divertir.

Que tal se sujar de verdade na lama? Deixar a chuva cair e molhar o rosto? Escorregar em montanhas molhadas (não muito íngremes)? Essas são atividades que ajudam muito nesse sentido.

Praia de Lagoinha - Ceará
Praia de Lagoinha – Ceará

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Fazer exercícios é bom para o corpo

Ao escolher lugares na natureza após a COVID, é normal a pessoa se exercitar, já que muitos lugares ficam mais longe ou afastados, sem acesso por veículos.

Ao fazer exercícios seu corpo passa a se sentir melhor, mesmo que seja difícil para algumas pessoas, que não estão acostumadas a se movimentar ou praticar esportes.

Assim como algumas pessoas optam por atividades esportivas em meio à natureza um pouco mais elaboradas e que requerem equipamentos como trekking, por escalada, por corrida rústica, enfim.

Mesmo uma caminhada em um parque ou trilha na praia mais plano pode oferecer alguns benefícios e aqui no blog temos uma lista com mais de 500 parques no Brasil para você conhecer.

Trilha Prainha - Guarda do Embaú - SC
Trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Ainda será importante evitar pessoas

Mesmo que haja uma vacina, a COVID-19 vai durar um bom tempo. Nossa estimativa aqui no blog é que as pessoas comecem a ter maior confiança para fazer uma viagem mais longa sem restrições ao COVID somente a partir de junho de 2021, já com a vacina liberada.

Até lá, vamos ter de nos adaptar de manter as restrições sugeridas pelos órgãos de saúde dos países, como manter o distanciamento social, evitar shows e eventos, respeitar medidas de higiene e a utilização de máscaras.

Em vez de ir para uma cidade, por que não ir para um lugar na natureza onde tudo é mais espaçado? Você reduzirá as suas chances de pegar qualquer coisa e ainda vai colher todos os benefícios da viagem.

Uma dica é conhecer grandes lagos, como esses que você encontra aqui nessa lista com mais de 500 lagos e represas do Brasil.

Flutuação na Lagoa Misteriosa em Bonito
Flutuação na Lagoa Misteriosa em Bonito

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Pode colocar as coisas em perspectiva

Viajar para um lugar na natureza após a COVID pode fazer você perceber o quão vasto é o mundo e o quanto os humanos o mudaram.

Embora você possa não alcançar o nirvana sob uma cachoeira, ir para a natureza pode colocá-lo em contato com o seu lado espiritual. Algumas dessas cachoeiras você pode encontrar nessa lista com mais de 500 cachoeiras do Brasil.

Ao ficar mais retirado você passa a respeitar mais os animais, enxergar a natureza como uma aliada, dar valor à sua família e amigos e ver que tudo está conectado.

Estamos aqui como passageiros com o objetivo de deixar um mundo melhor para as próximas gerações, ajudar a dar mais um passo na evolução humana.

Cachoeira - Parque do Caracol - Canela - RS
Cachoeira – Parque do Caracol – Canela – RS

É mais barato viajar para a natureza após a COVID

Embora alguns lugares possam cobrar uma taxa de entrada, entrar em contato com a natureza costuma ser uma experiência mais barata.

Comprar uma barraca e acampar custa menos do que um hotel. Comprar um pouco de comida para levar com você custa menos do que um restaurante.

Muitas pessoas ainda estão se recuperando financeiramente de COVID, então isso é algo a se considerar. Você não precisa de grandes fortunas para viajar e fazer um passeio diferente.

Preparamos um artigo que traz 10 destinos baratos para viajar após a pandemia, justamente para ajudar o viajante que está buscando gastar menos.

Esse é o lago Shasta que você encontra no Parque Nacional
Esse é o lago Shasta que você encontra no Parque Nacional

Você pode fazer isso agora

Enquanto você estiver se distanciando socialmente (não vá para um lugar para onde todos estão indo), viajar para a natureza após a COVID próximo a lugares da sua região pode lhe dar esses benefícios já agora.

Em uma época em que nossa saúde mental piora a cada dia, sair de casa e curtir a natureza não é tão ruim. Por que não ir para a floresta, parque, lagoa ou rio mais próximo da sua casa e passar algum tempo na natureza?

Mesmo que esteja um pouco frio lá fora (ou calor demais), se vista com uma roupa leve e confortável e divirta-se. Você merece curtir um tempo com a natureza.

E se você tiver animais de estimação leve eles junto para que os seus companheiros participem dessa aventura e também possam sair de casa e se distrair (além de distrair você junto).

Natureza em Bombinhas
Natureza em Bombinhas

Procure ajuda

Nos dias de hoje o importante é se cuidar. Este é um momento em que você pode sentir depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental devido a tudo o que está acontecendo.

É importante encontrar uma maneira de diagnosticar seus problemas de saúde mental e buscar tratamento adequado, com pessoas ou empresas especialistas.

Inclusive muitas profissões de saúde passaram a atender remotamente e trabalhar home office por causa da pandemia. Ou seja, você consegue encontrar bons profissionais da saúde no conforto da sua casa.

Entre as profissões da saúde que hoje atendem através de reuniões virtuais e telemedicina estão os médicos de clínicas gerais, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.

Inclusive existem alguns questionários lançados online que ajudam a identificar se você tem um problema de saúde mental que pode ter vindo por causa da COVID.

Um deles que encontrei é o Mind Diagnostics (escrito em inglês), no qual você pode fazer uma diagnose sobre o seu problema mental. No final você vai ter um relatório com dicas do que fazer para melhorar a sua saúde.

A telemedicina é uma das opções de apoio profissional em tempos de pandemia
A telemedicina é uma das opções de apoio profissional em tempos de pandemia

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, procurar destinos para viajar para a natureza após a COVID, principalmente aqueles lugares que são mais afastados, ajudam a recarregar as energias, se reconectar com o universo e manter as boas vibrações.

Sugerimos vários lugares para você viajar até mesmo agora, desde que mantenha o distanciamento e respeite as regras de prevenção contra a COVID.

Lembre-se sempre de viajar com um seguro de viagem que tenha cobertura para a COVID, para garantir que você esteja amparado caso venha a sentir os sintomas da COVID durante a viagem. Algumas indicações do melhor seguro de viagem internacional você encontra nessa lista.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Após a pandemia, você já chegou a viajar para algum lugar? Esse lugar foi em meio à natureza ou cidade? O que achou da experiência? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat