Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

14 atividades fantásticas para fazer em Florianópolis

Olá pessoal, hoje vamos trazer 14 dicas de atividades fantásticas para fazer em uma das cidades que mais gostamos de visitar, que é a capital de Santa Catarina, a cidade de Florianópolis, conhecida também por ser um dos destinos mais hippies da América do Sul.

Vamos trazer dicas que vão agradar tanto os viajantes mais jovens quanto os viajantes mais experientes, considerando atividades ao ar livre para contemplar a natureza, atividades gastronômicas para saborear as delícias da ilha, assim como atividades culturais.

Quais atividades fantásticas fazer em Floripa?

A ilha é um dos lugares mais visitados do Brasil e contém mais de 40 belíssimas praias, lagoas, cachoeiras e vistas de tirarem o fôlego.

Para conhecer as atividades fantásticas que vamos trazer aqui no texto, primeiro vale conhecer como a ilha é dividida, para você se localizar mais facilmente por ela na hora de realizar uma atividade ou outra.

A começar pelo centro urbano de Florianópolis que é extenso e é o centro de transporte para o resto da ilha. Já uma zona industrial ocupa o continente, enquanto o centro colonial fica do outro lado da baía da ilha.

A costa norte possui lindas praias e águas mornas e tranquilas, enquanto o Atlântico rola sobre a costa leste, tornando Floripa um dos pontos de surf mais famosos do mundo.

Agora que você se localizou dentro da ilha, vamos às dicas.

#1 Descubra uma das joias escondidas do Brasil

Para alguns, a Lagoinha do Leste é uma das praias mais bonitas e intocadas do Brasil, mas para alcançá-la é preciso usar sapatos de caminhada no lugar de Havaianas.

Uma caminhada de duas horas o levará a lagoas quentes e a um trecho perfeito da praia rodeado por floresta tropical escarpada – e se você sair cedo o suficiente poderá acabar tendo tudo isso só para você.

Se você visitar, você simplesmente não pode deixar de tirar a foto da rocha ao lado sul – é garantido que todos os amigos em casa ficarão enraivecidos de inveja!

Se você não é um grande fã de caminhadas, provavelmente deve considerar alugar um barco para explorar a região e chegar às praias mais intocadas e aos tesouros escondidos da região.

A Nautal tem uma seleção incrível de barcos para aluguel em Floripa e o colocará em contato com os donos de barcos locais com um clique.

A Lagoinha do Leste é uma das dicas escondidas para explorar em Florianópolis
A Lagoinha do Leste é uma das dicas escondidas para explorar em Florianópolis

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










#2 Aprenda a surfar na Barra da Lagoa

Procurando aulas de surf e outras diversões turísticas? Barra da Lagoa é o lugar para você. Se você estiver em Floripa para aproveitar as ondas e aprender a surfar, recomendo ficar na Barra.

Embora a praia seja linda, ela tende lotar de turistas durante janeiro e fevereiro (principalmente vindos da Argentina). Não é à toa que Florianópolis apareceu na nossa dica de melhores lugares para surfar no Brasil.

#3 Relaxe em Lagoa da Conceição

Eu gosto de chamar a Lagoa de “Paraíso Hipster”, porque o bairro é repleto de uma mistura de pessoas e atividades ecléticas.

A lagoa em si oferece atividades como natação, stand up paddle, passeios de barco a vela, kitesurf, jet ski e caiaque.

#4 Veja a vista do Morro da Cruz

Uma rápida viagem de táxi de 10 minutos do centro da cidade leva você ao topo do Morro da Cruz, um ótimo mirante de Florianópolis.

Eu recomendo ir ver o pôr-do-sol em um dia que não esteja muito chuvoso. E uma dica que fica entre as melhores das atividades fantásticas que trouxemos aqui no texto: vale muito a pena conhecer o Morro da Cruz no inverno!

Essa dica vale principalmente no amanhecer, quando está aquela neblina bem forte, com nuvens baixas e o sol começando a raiar. Porém vá superagasalhado, porque faz muito frio!

>> Leia também: Vale a pena passar férias de julho em Florianópolis?

#5 Veja o pôr-do-sol na Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é aonde os surfistas experientes vão para fazerem suas manobras.

Não recomendo tentar surfar aqui a menos que você tenha tido um número significante de aulas, pois as ondas são bem mais fortes do que as ondas que você encontra na Barra da Lagoa, por exemplo.

14 atividades fantásticas para fazer em Florianópolis
14 atividades fantásticas para fazer em Florianópolis
Cupom desconto viagem

#6 Explore o Mercado Público de Florianópolis

No passado, o Mercado Público de Floripa consistia apenas em algumas barracas separadas em duas partes, uma para os comerciantes locais e outra para comerciantes do interior ou de fora do Brasil.

Aqui se vendiam produtos alimentícios, refeições preparadas na hora, e as chamadas drogas do sertão, estes eram produtos, como especiarias como canela, baunilha e cacau, que não existiam na Europa e que eram muito interessantes e lucrativos para os comerciantes europeus.

#7 Forte de Santana e a Ponte Hercílio Luz

A vista perfeita de cartão postal de Floripa é uma homenagem ao “velho encontra o novo”, pois o antigo Forte de Santana tem vista para a maravilha arquitetônica, a Ponte Hercílio Luz.

O Forte de Santana foi construído em 1761, numa posição dominante no alto estreito entre a ilha e o continente. O edifício caiado de branco que uma vez defendera a cidade agora foi convertido em um museu contendo mapas históricos da região e por isso entra aqui na nossa lista de atividades fantásticas para conhecer em Floripa.

#8 Mirante do Morro das Pedras

A Praia da Armação é uma das praias mais famosas de Floripa, aparecendo pela primeira vez nos livros de história durante o século XVIII como uma estação baleeira.

A brutalidade da indústria baleeira felizmente terminou em 1910. Hoje, uma indústria de ecoturismo se desenvolveu em torno do respeito e admiração das grandes baleias que ainda migram para cá.

Se você quer aproveitar a praia e toda a sua beleza do alto, dirija-se ao Mirante do Morro das Pedras, localizado a poucos passos da bela mansão antiga Vila Fátima, também conhecida como Convento dos Jesuítas.

>> Leia também: Como é o réveillon em Florianópolis?

# 9 Viaje com o transporte público

Os ônibus públicos são a maneira mais popular de navegar pela ilha e descobrir suas praias e pontos turísticos

Apesar de ser relativamente acessível e com boa cobertura, infelizmente o sistema pode ser um pouco confuso nos seus primeiros dias.

As transferências entre os nove terminais (que são gratuitas) são comuns e, a menos que alguém o aconselhe sobre o que fazer com antecedência, pode levar a uma confusão.

Portanto, nosso conselho é verificar com seu hotel ou pousada antes de realizar qualquer viagem que leve por volta de um dia para garantir que você tenha uma ideia aproximada da rota e das conexões necessárias.

Longos períodos de espera, trânsito intenso e meios de transporte lotados não são incomuns, por isso, se você estiver visitando apenas por alguns dias, alugar um carro é uma excelente maneira de percorrer grande parte da ilha rapidamente.

Florianópolis também é repleta de atividades noturnas
Florianópolis também é repleta de atividades noturnas

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

#10 Escolha sua praia favorita na ilha

O que uma praia brasileira significa para você? É sobre pegar a onda perfeita, jogar futebol descalço com um grupo de crianças locais e beber água de coco em um pedaço secreto do paraíso?

Ou assistir pescadores rústicos trazendo sua pesca diária em barcos coloridos de madeira, saborear frutos do mar frescos ou sobremesas de açaí e relaxar em um ambiente tropical?

Ou talvez seja sobre as caipirinhas sem fim ao sol, assistir pessoas bonitas em trajes de banho minúsculos e festas de dança que duram a noite toda?

Felizmente, Floripa pode atender a todas essas experiências e muito mais – todos podem encontrar sua própria praia perfeita.

Para diversão, sol e um público jovem, vá direto para a badalada Praia Mole. Barra da Lagoa é a praia perfeita para famílias. As praias de Jurerê Internacional e Praia da Joaquina também são opções populares.

#11 Aprenda a surfar

Florianópolis é a capital do surf no Brasil, então não há lugar melhor para você aprender a surfar. O aluguel de um dia está disponível na maioria das praias, ou você pode optar por algumas aulas particulares.

Os iniciantes devem considerar aulas nas ondas fáceis da Barra de Lagoa, mas se você já é um surfista com experiência, peça recomendações aos moradores locais – você não terá problemas para encontrar a onda perfeita.

Quando não estiver descansando na praia, você também pode experimentar o stand up paddle (SUP) ou windsurf nas margens da Lagoa da Conceição, sandboard nas dunas de Joaquina (basta chegar e pagar o aluguel da prancha) ou até mesmo parapente das falésias com vista para a Praia Mole!

>> Leia também: Como é o Carnaval de Florianópolis

#12 Arquitetura colonial e ostras

Se você enjoar de curtir as praias vindas direto de um cartão postal, tomar caipirinhas com a areia entre os pés e considerar a importância cultural do biquíni fio dental, então uma viagem de meio dia às vilas de pescadores do Ribeirão da Ilha ao sul ou Santo António de Lisboa ao norte oferece uma agradável mudança de ritmo e paisagem.

Embora a praia e a água não sejam ótimas, as aldeias são atividades fantásticas e têm alguns excelentes exemplos da colorida arquitetura colonial portuguesa e você pode almoçar ostras ou o pescado do dia na praia.

#13 Dê uma conferida na bela Praça XV de Novembro

Dentro desta pitoresca praça no centro de Floripa, você pode encontrar algumas atividades turísticas. Em primeiro lugar, recomendamos conferir as lindas árvores que proporcionam sombra na praça.

A árvore principal foi inicialmente plantada no jardim de uma igreja em 1871 e posteriormente transferida para o centro da praça, onde reside desde 1891!

É uma ótima área para relaxar e observar as pessoas durante o seu tempo no centro da cidade.

#14 Coma açaí todo dia

Essa é para os gulosos! Uma das melhores coisas de Florianópolis é que você pode comer açaí todos os dias!

Especialmente depois de um longo dia de caminhada ou se bronzear na praia, o purê feito dos frutos do açaí vai revigorar sua energia.

Você encontrará o superalimento delicioso em cada esquina, nos cafés, na praia, nas ruas. Geralmente é coberto com banana, morangos, coco, leite condensado e granola e é totalmente viciante.

Também fica a dica para experimentar os famosos frutos do mar de Florianópolis nos restaurantes locais que oferecem pratos recheados de ostras, lulas, polvos, camarão e mariscos.

Quando é a melhor época para visitar Florianópolis?

A melhor época para visitar Floripa é no final do verão, de março a abril, quando ainda está quente, chove pouco e os preços estão um pouco mais baixos.

Escolhendo o mês certo, você ainda pode economizar na passagem aérea, que costuma ser mais cara na alta temporada de dezembro a fevereiro.

Finalizando

Como você viu, opções de passeios não vão faltar em Florianópolis e essas 14 atividades fantásticas podem ser a base para a programação de uma viagem incrível.

Certifique-se de ter tempo suficiente para explorar esta ilha incrível e esperamos que você tenha uma aventura maravilhosa em Florianópolis.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Marcelo Pereira disse:

Legal esta postagem ser no dia seguinte ao meu aniversário de 51 anos. Em 21/03/1971, Florianópolis ganhava mais um nativo de “barriga verde”: eu. Mas mesmo assim, o destino quis que eu fosse criado em Niterói, onde passei a morar 2 anos depois de nascer.

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais