BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Nordeste do Brasil

Conhecer o nordeste brasileiro é com certeza uma experiência única e inesquecível para muitos viajantes e não é à toa. A região conta com diversos destinos turísticos como cidades históricas, praias maravilhosas, paisagens naturais de tirar o fôlego e muito mais.

A região dispõe de diversas atrações que prometem agradar aos mais variados estilos de viajantes. Saiba mais sobre essa linda região, que tanto agrada aos turistas brasileiros e estrangeiros, a seguir:

Principais regiões turísticas do Nordeste do Brasil

O nordeste brasileiro é a região turística mais procurada do Brasil. As belas praias de águas mornas e cristalinas, o povo acolhedor, a gastronomia riquíssima cheia de aromas e sabores, os rios, a cultura, as festas típicas são apenas algumas razões que fazem com que a região seja tão procurada pelos turistas.

O nordeste brasileiro é a terceira maior região do país em extensão territorial. É também a região com o maior número de estados: nove. Saiba mais sobre as principais atrações turísticas de cada um deles a seguir:

Alagoas

O estado de Alagoas é, sem dúvidas, um dos mais bonitos do Brasil. Suas praias de areia branquinha e águas azul turquesa, suas lindas paisagens naturais, sua cultura riquíssima e o seu povo acolhedor fazem com que o estado seja um destino turístico muito procurado por turistas vindos de todas as partes do Brasil.

A capital alagoana, Maceió, é uma das cidades turísticas mais visitadas do estado. Suas atrações mais famosas são, obviamente, as praias de águas esverdeadas, as piscinas naturais e a belíssima orla, que foi considerada como a mais bonita do Brasil.

Visite também a cidade de São Miguel dos Milagres, localizada no litoral norte do estado. Não deixe de conhecer as praias da Rota Ecológica e as famosas piscinas naturais. As praias mais famosas da região são: Praia de Porto da Rua, Praia do Toque e Praia de São Miguel dos Milagres. A cidade em si não possui muitas atrações e nem uma mega infraestrutura para receber o turista. Destino perfeito para quem quer relaxar e ficar bem longe da badalação.

Outro destino turístico muito famoso do estado é a cidade de Maragogi. Suas belíssimas praias de águas mornas e cristalinas e areia branquinha fazem com que a cidade seja conhecida como o “Caribe Brasileiro”. Não deixe de conhecer a Praia de Burgalhau, a Praia de Barra Grande, o Caminho de Moisés, as famosas piscinas naturais, a Praia do Xaréu e a Praia de Antunes.

O estado ainda reserva muitos outros destinos dignos de serem conhecidos como a cidade de Paripueira, a Praia do Gunga, a Praia do Francês, a Foz do Rio São Francisco, o Cânion do São Francisco e Piranhas e o Santuário Ecológico Santa Tereza na Fazenda Santa Terezinha.

São Miguel dos Milagres no Alagoas é um dos paraísos do Nordeste do Brasil
São Miguel dos Milagres no Alagoas é um dos paraísos do Nordeste do Brasil

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Bahia

A Bahia é um dos estados brasileiros que mais recebem turistas e não é à toa. O estado reúne praias maravilhosas, paisagens naturais de tirar o fôlego, boa infraestrutura para receber o turista, cultura riquíssima, gastronomia muito saborosa, um povo muito simpático e acolhedor e muito mais.

A capital baiana, a bela cidade de Salvador, reúne atrações para todos os gostos e bolsos. Não deixe de conhecer o famoso Centro Histórico da Cidade, que chegou a ser declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visite também o Farol da Barra, a Praia do Porto da Barra, o Elevador Lacerda, a Igreja e Convento de São Francisco, a Basílica do Senhor do Bonfim e muito mais.

A cidade de Porto Seguro é outro destino famoso do estado. A cidade é conhecida por suas belas praias, pelas suas festas e pela sua vida noturna agitada, não é à toa que virou um destino muito popular entre os. Mas nem só de farra se faz o turismo em Porto Seguro. Não deixe de visitar o Centro Histórico da cidade, a Passarela do Álcool e o Parque Nacional do Pau Brasil. Se você tiver a sorte de estar na cidade nos meses de julho a outubro, também é possível observar as baleias.

A cidade de Ilhéus também é um destino turístico queridinho do estado. A terra natal de Jorge Amado há anos vem encantando aos turistas devido às suas belíssimas praias, seu charmoso Centro Histórico, suas fazendas de cacau em que é possível inclusive fazer uma degustação, pela primeira fábrica de chocolate artesanal do nordeste, pela Lagoa Encantada e pelo Circuito Jorge Amado.

Bahia é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial e possui uma diversidade enorme de cenários. O turismo no estado não resume apenas ao litoral, a Chapada Diamantina, por exemplo, é um dos destinos turísticos mais procurados de todo o estado. O Vale do Jiquiriçá também tem chamado a atenção dos amantes do ecoturismo.

Outros destinos turísticos na Bahia que merecem destaque são: Morro de São Paulo, Itacaré, Ilha Boipeba, Ilha de Itaparica, Barra Grande e Cumuruxatiba.

Impossível falar do Nordeste e não falar de Salvador na Bahia
Impossível falar do Nordeste e não falar de Salvador na Bahia
Cupom desconto viagem

Ceará

O Ceará é um dos estados mais bonitos do nordeste e também um dos mais visitados e não é por acaso. O estado reúne atrações incríveis e que prometem agradar aos mais variados estilos de turistas. O estado é conhecido por seu lindo litoral, suas paisagens naturais de tirar o fôlego, seu povo simpático e acolhedor e muito mais. Conhecer o Ceará é, sem dúvidas, uma viagem única e inesquecível.

Impossível falar sobre turismo no Ceará sem falar sobre a sua capital: a linda cidade de Fortaleza. A cidade, para começo de conversa, é a porta de entrada de grande parte dos turistas que decidem conhecer o estado. Além disso, é na capital cearense que se encontra a maioria dos resorts, hotéis e restaurantes mais famosos. Não deixe de conhecer as praias da cidade, o centro de Fortaleza e o parque aquático Beach Park, localizado na cidade vizinha.

Outro famoso destino turístico cearense é a charmosa Jericoacoara, que foi considerada como uma das mais belas praias do mundo pelo Washington Post. Engana-se quem pensa que não há muito que fazer em Jericoacoara. A pequena vila é bastante animada e possui diversas atrações além das belas praias. Não deixe de visitar o Litoral Leste, a Pedra Furada, a Lagoa Azul, o Litoral Oeste, a Lagoa Grande e a Praia de Mangue Seco.

Nem só de praia se faz o turismo no Ceará. A cidade de Quixadá, por exemplo, vem chamando bastante atenção dos fãs do turismo de aventura e dos esportes radicais. A terra dos monólitos, como é conhecida, possui diversas atrações como a Pedra da Galinha Choca, a Serra do Estêvão, a Pedra do Cruzeiro, o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e o Açude do Cedro. Os fãs da escritora Rachel de Queiroz provavelmente vão adorar conhecer a Fazenda Não Me Deixes e o Memorial dedicado à escritora.

Também é possível fazer turismo religioso no Ceará. A cidade de Juazeiro do Norte, maior cidade do Ceará e também a terra em que Padre Cícero viveu grande parte de sua vida religiosa, atrai a milhões de peregrinos todos os anos. Quem vai a Juazeiro do Norte não pode deixar de visitar a Estátua do Pe. Cícero, a Colina do Horto, a Basílica de São Francisco, a Matriz Nossa Senhora das Dores e o Centro de Cultura Popular Mestre Noza.

O Ceará possui tantos destinos turísticos que fica até difícil falar sobre todos eles. Outros destinos turísticos que também merecem destaque são: Caucaia, Canoa Quebrada, Trairi, Paraipaba e Beberibe.

Nossa viagem para o Nordeste em Fortaleza no Ceará
Nossa viagem para o Nordeste em Fortaleza no Ceará

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Maranhão

O estado do Maranhão também reserva diversas atrações aos seus visitantes. O segundo maior estado do Nordeste é repleto de paisagens naturais maravilhosas, belas praias, cidades históricas, manguezais, cultura riquíssima e muito mais. Sem dúvida alguma um destino turístico que merece ser conhecido.

Impossível falar em turismo no Maranhão sem falar sobre os famosos Lençóis Maranhenses, não é mesmo? O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no litoral oriental do estado e é conhecido por seus manguezais, suas dunas e suas lagoas formadas pela água da chuva. Um local único no mundo e que sem dúvidas merece uma visita. Para chegar à atração é necessário sair de Barreirinhas ou de Santo Amaro do Maranhão. O acesso ao local é difícil, mas acredite: vale a pena.

A capital do estado, cidade de São Luís, também é repleta de atrações como praias, belas paisagens naturais e muita, mas muita cultura e história. Para você ter uma ideia, a cidade possui mais de 3000 construções tombadas em seu Centro Histórico. Não é à toa que foi considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. São Luís também tem praias, mas infelizmente a maior parte delas é imprópria para banho.

Outro destino turístico maranhense que vem conquistando os corações de muitos viajantes é a Chapada das Mesas. O destino está localizado no sul do estado, bem próximo à divisa com Tocantins e é conhecido por suas cachoeiras lindíssimas, por suas formações rochosas, pelo famoso Poço Azul e muito mais. Para chegar à Chapada das Mesas, o jeito mais fácil é ir até a cidade de Imperatriz, de Imperatriz seguir até a cidade de Carolina e depois seguir até a Chapada das Mesas.

Outros destinos turísticos maranhenses que merecem destaque são: Alcântara, Atins, Tutóia e Primeira Cruz.

>> Leia também: Onde passar as férias no Nordeste

Lençóis maranhenses em Barreirinhas forma várias praias do Maranhão
Lençóis maranhenses em Barreirinhas forma várias praias do Maranhão
Grupo de desconto de viagem

Paraíba

O estado da Paraíba, apesar de pequeno e não tão explorado pelo turismo como outros estados da região, também reserva diversas atrações que prometem agradar e muito aos seus visitantes. O estado possui diversas praias, paisagens naturais lindíssimas e muita cultura.

A capital paraibana, João Pessoa (ou Janca para os íntimos), é o destino turístico mais popular do estado. A cidade reúne belas praias, como a Praia de Tambaú, a Praia de Manaíra e a Praia de Cabo Branco. Quem gosta de artesanato não pode deixar de visitar o Mercado de Artesanato Paraibano. Não deixe de conhecer também as piscinas naturais de Picãozinho, as Piscinas Naturais do Seixas e o Centro Histórico da cidade.

As melhores e mais paradisíacas praias do estado estão localizadas no Litoral Sul. Não deixe de visitar Costa do Conde, onde estão localizadas as belíssimas Praia Gramame, Praia do Amor, Carapibus e Tambaba. Vale ressaltar que uma parte da praia de Tambaba é reservada aos naturistas.

Visite também as praias do Litoral Norte do estado. O município de Cabedelo possui belas praias como a Praia de Camboinha, a Praia de Intermares, a Praia do Poço e a Praia de Ponta Campina.

Outra cidade paraibana que vem conquistando os corações dos turistas é a cidade de Campina Grande. A cidade, que é um dos maiores polos industriais do Nordeste, está localizada no Agreste paraibano e é muito procurada pelo “maior São João do Mundo”, pela sua cultura e sua culinária maravilhosa. Não deixe de conhecer o Parque do Povo, o Açude Velho e o Centro Histórico da cidade.

Vista de cima de João Pessoa e uma das praias da Paraíba e do Nordeste
Vista de cima de João Pessoa e uma das praias da Paraíba e do Nordeste
Dicas para a bagagem

Pernambuco

Pernambuco é outro estado nordestino repleto de atrações que prometem agradar aos seus visitantes. O estado possui cidades históricas lindas, belas praias, paisagens naturais incríveis, muita cultura, um povo simpático e acolhedor e uma gastronomia deliciosa. Motivos não faltam para conhecer o estado, não é?

Um dos destinos turísticos mais populares do estado é a sua capital, Recife. A cidade reúne diversas atrações históricas, a maioria delas localizada no bairro do Recife Antigo. Não deixe de visitar o Mercado Boa Vista e o Mercado de São José. Bons lugares para provar da culinária local e comprar artesanato. Vale a pena também conhecer a Praia de Boa Viagem, um bom lugar para caminhar e relaxar. Infelizmente não é permitido entrar no mar devido por causa dos tubarões.

Bem próxima à capital pernambucana se encontra a cidade de Olinda, outro destino turístico muito popular do estado. A cidade é conhecida pelo seu animado Carnaval, pelos famosos bonecos gigantes, pelas suas atrações culturais e históricas, pelas ladeiras, e pelo colorido de suas construções. Não é à toa que a cidade foi considerada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Porto de Galinhas é outro destino turístico muito famoso do estado. A praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, foi considerada como um dos melhores destinos no Brasil e não é à toa. Aquele mar cristalino com águas mornas e aquelas piscinas naturais conquistam a cada um. Visite também a Vila de Porto de Galinhas e as praias próximas como a Praia de Macaraípe.

Impossível falar sobre turismo em Pernambuco sem citar um dos mais famosos destinos do Nordeste e também do Brasil: Fernando de Noronha. O arquipélago reúne as mais belas praias do Brasil, paisagens naturais incríveis, vida marinha preservada, boa gastronomia e muito mais. Entretanto, não é barato viajar para esse paraíso.

O estado de Pernambuco é repleto de belezas e destinos turísticos incríveis. Vale a pena também conhecer a cidade de Caruaru, a Ilha de Itamaracá e Tamandaré.

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso natural do Nordeste
Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso natural do Nordeste

Piauí

Quando se fala em turismo no Nordeste brasileiro, pouca gente se lembra do estado do Piauí. A verdade é que o estado não é um dos destinos mais procurados da região e muita gente ainda não o conhece e nem sabe das maravilhas que o estado possui. Felizmente esse cenário está mudando e as belezas naturais, as belas praias e a cultura riquíssima desse estado vêm sendo descobertas ao longo dos anos.

O principal destino turístico do Piauí é o Delta do Parnaíba. O destino é um arquipélago no formato da letra grega delta com cinco saídas para o mar. É o terceiro maior delta do mundo e o único a desaguar em mar aberto no continente americano. Em algumas dessas saídas para o mar (também chamadas de barras) é possível encontrar diversas espécies de animais em extinção. O Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses fazem parte da Rota das Emoções, um dos melhores roteiros do Brasil.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é outro importantíssimo destino turístico no Piauí. O parque está localizado na região semiárida do estado e possui a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo, arte rupestre, cânions, trilhas, entre outras atrações. Existem três circuitos no local: o Baixão da Pedra Furada, o Baixão das Andorinhas e o Desfiladeiro da Capivara. O Parque foi considerado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991.

A capital piauiense, Teresina, também possui seus encantos. Uma curiosidade sobre a cidade é que ela é a única capital nordestina que não está localizada no litoral. A cidade também foi a primeira cidade planejada do Brasil e é conhecida por seus artesanatos e também pela sua agitada vida noturna. Apesar de não ser banhada pelo mar, Teresina possui praias de água doce. Na cidade há diversos parques, não é à toa que ela é conhecida como “Cidade Verde”.

O estado do Piauí possui o menor litoral do Brasil com apenas 66km de extensão, mas não é porque o litoral do estado é pequeno que não merece ser visitado, ao contrário. As praias piauienses são lindíssimas! As melhores praias do litoral piauiense são: Praia da Pedra do Sal, Praia de Barra Grande e Praia do Coqueiro.

Outros destinos turísticos no Piauí que merecem destaque são: Parque Nacional da Serra das Confusões, Parque Nacional das Sete Cidades e Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu.

A Cachoeira da Bica em Capitão de Campos é uma das cachoeiras do Piauí (Créditos: Site Conheça o Piauí)
A Cachoeira da Bica em Capitão de Campos é uma das cachoeiras do Piauí (Créditos: Site Conheça o Piauí)
Para aproveitar melhor a viagem

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um dos destinos mais procurados pelos turistas quando o assunto é turismo no Brasil e não é à toa. O estado reúne praias paradisíacas, belíssimas paisagens naturais, gastronomia, atrações históricas, entre outras atrações.

Falou em turismo no Rio Grande do Norte, falou em Natal. A capital potiguar é a porta de entrada para o estado e também um dos principais destinos turísticos da região. A cidade é conhecida por suas dunas, suas lindas praias, suas lagoas sua vida noturna agitada e sua gastronomia de arrasar. Não deixe de conhecer a Praia de Pipa e as famosas Dunas de Genipabu.

Bem próximo à capital potiguar está localizado o município de Maxaranguape, onde está localizado um dos mais famosos destinos turísticos do estado: Maracajaú. O local é conhecido por seu mar de águas cristalinas e calmas, seus recifes de corais e suas piscinas naturais. Destino perfeito para quem deseja relaxar e também praticar esportes como o mergulho e o snorkelling.

A cidade de São Miguel do Gostoso é outro destino que vem conquistando diversos turistas ao longo dos anos. A cidade está localizada bem na “esquina” do Brasil, literalmente onde o vento faz a curva. E por falar em vento, a cidade vem sendo bastante procurada por aqueles que desejam praticar windsurfe. A cidade também tem belas praias, mas devido ao forte vento, elas costumam ter o mar bem agitado e não tão bonito quanto outras praias potiguares.

Outros destinos turísticos que merecem destaque no Rio Grande do Norte são: Tourinhos, Dunas do Rosado, Nísia Floresta, Barra do Cunhaú e Rio do Fogo.

O Parque Nacional de Dunas de Genipabu é um dos parques do Rio Grande do Norte
O Parque Nacional de Dunas de Genipabu é um dos parques do Rio Grande do Norte

Sergipe

Sergipe é o menor estado do Brasil e também um dos estados com melhor custo-benefício quando o assunto é turismo no Nordeste. O estado é conhecido por suas lindas praias de águas mornas, suas belas paisagens naturais, seu sertão, sua cultura, seu povo simpático e acolhedor e sua incrível gastronomia. Motivos não faltam para conhecer lindo estado!

O principal destino turístico sergipano é, sem dúvidas, sua capital. A cidade de Aracaju tem de tudo o que uma pessoa pode imaginar quando se fala em turismo por uma capital nordestina. Não deixe de conhecer a Orla do Atalaia, que foi eleita como a mais bela orla do Brasil. Visite também os Arcos de Atalaia, a Passarela do Caranguejo, o Oceanário e o Mercado Central.

A cidade de Canindé de São Francisco também é um destino turístico muito importante do estado, pois é nela que estão localizados os famosos Cânions do Rio São Francisco, que se formaram após a construção da hidrelétrica de Xingó. Eles são o quinto maior cânion navegável do mundo e impressionam pelas suas incríveis formações rochosas.

Outros destinos turísticos no Sergipe que merecem destaque são: Ilha dos Namorados, as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e a Praia do Saco, ao sul do estado bem na divisa com a cidade de Mangue Seco, no estado da Bahia.

Passeio de catamarã - Aracaju - SE
Passeio de catamarã – Aracaju – SE
Cópias de documentos

Principais cidades turísticas do Nordeste do Brasil

Destinos turísticos incríveis não faltam quando o assunto é turismo no Nordeste, não é mesmo? Há opções para todos os gostos e estilos de viajantes. Saiba mais sobre as principais cidades turísticas a seguir:

Salvador

A capital baiana, Salvador, é um dos destinos mais visitados da Bahia e não é para menos, pois atrações turísticas não faltam! Poucos lugares conseguem reunir paisagens naturais, praias, atrações históricas, muita cultura, um povo simpático e acolhedor e, é claro, aquela culinária maravilhosa com aquele tempero que ninguém resiste.

Infelizmente é muito improvável que uma pessoa consiga conhecer a todas as atrações soteropolitanas em uma só viagem. Mas há na cidade aquelas atrações que são consideradas como imperdíveis, ainda mais se for a sua primeira vez viajando a Salvador. Uma boa dica é começar conhecendo a parte alta da cidade, onde estão localizadas as mais famosas atrações históricas da cidade.

Uma das atrações mais famosas da cidade é o Pelourinho, declarado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. A atração está localizada em pleno Centro Histórico da cidade e é conhecida por suas construções coloridas datadas do período colonial e também pelos seus restaurantes, bares e igrejas. Não deixe de conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja e Convento de São Francisco, o Museu Afro-Brasileiro, o Terreiro de Jesus e a Casa do Olodum.

Não deixe também de conhecer o Elevador Lacerda, outro ponto turístico considerado como imperdível em Salvador. A atração é conhecida por ser o elevador urbano mais antigo do mundo, por ligar a parte baixa da cidade à parte alta e, é claro, pela sua vista incrível da Bahia de Todos os Santos. Um bom lugar para tirar muitas fotos. Visite também o Mercado Modelo, localizado na parte baixa da cidade, bem próximo ao elevador.

Quem vai a Salvador pela primeira vez não pode deixar de conhecer o bairro da Barra, um dos preferidos entre os viajantes. O bairro tem diversas atrações excelentes como a Praia do Porto da Barra, o Farol da Barra, o Museu Náutico e o Morro do Cristo. Aproveite também para fazer uma caminhada pela orla.

E que tal passar uma tarde em Itapuã igual a da música do Toquinho? A bela praia soteropolitana possui uma excelente infraestrutura para receber o turista, diversos bares e restaurantes. Aproveite também para conhecer o Farol de Itapuã, a Casa Di Vina e a Praça Vinícius de Moraes. Você vai entender por que a praia inspirou a tantos poetas. Próxima à Praia de Itapuã está localizada a Lagoa de Abaeté.

Outras atrações que merecem destaque em Salvador são: Igreja do Senhor do Bonfim, a Feira de São Joaquim, o Memorial da Irmã Dulce, o bairro Santo Antônio Além do Carmo, o Solar do Unhão, a Ponta do Humaitá, a Praia do Buracão, a Praia de Stella Maris e a Praia do Flamengo.

Fortaleza

Quando se fala em viajar para o Nordeste brasileiro, é impossível não pensar em belas praias, paisagens naturais de perder o fôlego, muita cultura, cidades com boa infraestrutura para receber o turista, cultura riquíssima, vida noturna agitada e muito mais. E se você está em busca de um destino assim, saiba que a capital cearense, Fortaleza, pode ser o destino perfeito para você.

Impossível falar sobre viajar para Fortaleza e não pensar em praia, calor e muito sol, não é mesmo? A cidade possui muitas praias excelentes e que definitivamente merecem ser conhecidas. A Praia do Futuro, que foi considerada como a melhor praia da capital cearense é uma delas.

Também vale a pena conhecer as praias que estão localizadas na Avenida Beira-Mar, que são as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, famosas pela excelente infraestrutura que possuem. São nessas praias que a maioria dos turistas costuma se hospedar.

A cidade é também a porta de entrada para outros destinos no Ceará. Muitos turistas, inclusive, aproveitam para conhecer outras cidades da região o que é uma boa opção, já que as melhores praias do estado não estão localizadas na capital. As cidades de Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes e Lagoinha são boas opções para um passeio bate-volta. Algumas agências oferecem um bate-volta até a famosa Jericoacoara, mas é bastante cansativo: cerca de quatro horas para ir e quatro para voltar.

O complexo turístico Beach Park está localizado bem próximo à Fortaleza e é uma das atrações mais procuradas por quem vai à cidade, pois possui um parque aquático com atrações para todas as idades, resorts, restaurantes e muito mais. Excelente opção para quem vai viajar com toda a família.

Dentro da cidade também há diversos pontos turísticos. Não deixe de conhecer o Mercado Central, a Feirinha da Avenida Beira-Mar, o Museu do Ceará, a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Theatro José de Alencar.

Maceió

Que o estado de Alagoas vem chamando a atenção de vários turistas de todo o Brasil, isso não é novidade para ninguém, afinal, o estado possui um dos litorais mais bonitos do país e que pode, facilmente, ser conhecido em uma única viagem. Sua capital, Maceió, também não fica atrás. A cidade possui diversas atrações que, com certeza, merecem ser visitadas.

Uma viagem a Maceió é sinônimo de muito sol, calor e, é claro, muita praia. Uma das melhores praias da cidade é a Pajuçara, que é conhecida por ser bem tranquila perfeita para dar um mergulho e relaxar. Nela você encontrara uma simpática feirinha de artesanato, boas opções de hospedagem e poderá também fazer um passeio de jangada.

Outra praia muito frequentada pelos turistas é a Ponta Verde, devido a sua boa infraestrutura, cheia de restaurantes, quiosques e um calçadão onde está localizado o letreiro “Eu amo Maceió”. Bom lugar para tirar muitas fotos. Próximas à praia de Ponta Verde estão localizadas as praias de Jatiúca, conhecida por suas águas calmas, e Cruz das Almas, que possui águas mais agitadas.

Recife

Um dos destinos mais procurados na região do Nordeste brasileiro é a cidade de Recife e não é difícil entender o porquê. A capital pernambucana reúne diversas atrações que prometem agradar aos mais diversos estilos de viajantes como diversas atrações culturais, praias, excelente gastronomia e um povo muito simpático e acolhedor.

Quem vai a Recife pela primeira vez não pode deixar de conhecer o Recife Antigo, o centro histórico da cidade. É nesse bairro que se encontram diversos pontos turísticos da cidade como o Centro Cultural da Caixa, a Igreja Madre de Deus, a Praça do Marco Zero, o Paço do Frevo, a Rua do Bom Jesus e a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda.

Visite também o Museu Cais do Sertão, um dos museus com o acervo mais completo sobre a cultura sertaneja da região do Nordeste. O museu conta com um acervo permanente e também recebe diversas exposições. O museu foi construído no local onde ficavam os antigos armazéns do Porto de Recife. Os fãs do cantor Luiz Gonzaga certamente gostarão de conhecer o Memorial Luiz Gonzaga, inteiramente dedicado ao cantor.

Você provavelmente já ouviu a música “La Belle de Jour” de Alceu Valença, não é? Pois saiba que a Praia de Boa Viagem citada na música fica em Recife. Ela conta com uma boa infraestrutura, diversos bares e restaurantes, e um calçadão. A praia também conta com diversas placas alertando sobre os ataques de tubarões que, apesar de raros, podem sim acontecer. Tome cuidado, ok? Vale ressaltar que as melhores praias do estado não estão na capital, mas você pode fazer um passeio bate-volta para Tamandaré, Itamaracá entre outras.

Outros pontos turísticos da cidade são: passeio pelo Rio Capibaribe, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, o Instituto Ricardo Brennand, o Museu da Cidade do Recife, o Mercado Boa Vista e o Mercado São José.

Fernando de Noronha

Impossível falar sobre turismo no Nordeste brasileiro ou até mesmo sobre turismo no Brasil sem citar este que é um dos destinos mais queridos do Brasil: Fernando de Noronha. O arquipélago composto por 21 ilhas é relativamente pequeno. Sua ilha principal possui menos de 20 km², mas tamanho definitivamente não é documento quando se trata desse incrível destino pernambucano.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que viajar para Noronha é mais caro que viajar para o exterior, não é? O destino tem essa fama por diversos fatores dentre eles a taxa de preservação ambiental e o valor do ingresso para o Parque Nacional. Além disso, o preço de diversas mercadorias lá no arquipélago é bem mais salgado que no continente. Porém, com um bom planejamento é possível não gastar tanto.

Falar sobre Fernando de Noronha é falar sobre praia! O destino é conhecido por suas maravilhosas praias de águas cristalinas que parecem terem saído de um filme. É no arquipélago também que se encontram as melhores praias do Brasil. Não perca a oportunidade de conhecer a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos, a Praia do Atalaia e a Praia do Bode.

Não deixe também de conhecer o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o PARNAMAR NORONHA, um verdadeiro exemplo de turismo sustentável. O viajante que visitar o parque terá a oportunidade de fazer trilhas, conhecer praias e piscinas naturais maravilhosas, fazer mergulhos e entrar em contato com diversos animais marinhos. O preço do ingresso para brasileiros é de R$ 111,00 e de R$ 222,00 para estrangeiros. O ingresso é válido por 10 dias.

Visite também a Ilha Principal e a Vila dos Remédios, a parte mais charmosa da ilha e também onde se localizam diversos restaurantes, bares, lojinhas, uma capela, e o Forte Nossa Senhora dos Remédios de onde é possível ter uma maravilhosa vista da região, especialmente ao pôr do sol. Aproveite também para curtir a noite em Noronha.

Como chegar ao Nordeste

É possível chegar ao Nordeste de diversas formas, as mais comuns são o avião e também por via terrestre. Saiba mais sobre eles a seguir:

Passagens aéreas

A forma mais comum de se viajar para o Nordeste é o avião. Você pode encontrar passagens aéreas para a região do Nordeste a partir de R$ 380,00. A região também possui grandes aeroportos, sendo o melhor deles o Aeroporto Internacional de Recife. As principais empresas aéreas que voam para essa região são a Gol, a Azul Linhas Aéreas e a Latam.

Caminho terrestre

Também é possível chegar ao Nordeste brasileiro por via terrestre. Viajar de ônibus é uma opção escolhida por muitos devido ao preço que costuma ser bem mais convidativo que o de uma passagem aérea. Entretanto, não é a opção mais aconselhada caso você não tenha poucos dias de férias. As melhores empresas de ônibus que viajam para o Nordeste são Viação Nordeste, Auto Viação Cruzeiro e Auto Viação Progresso.

Viajar para o Nordeste de carro ou moto também é possível, porém assim como uma viagem de ônibus, não é recomendado fazer uma viagem desse porte se você não tem muitos dias de férias ou caso você tenha pressa de chegar ao destino. Além disso, o carro deve estar em perfeitas condições. Nada de encarar uma viagem longa sem antes fazer uma revisão no seu carro.

Dentro do seu destino, você poderá se locomover de diversas formas como ônibus, táxis e aplicativos. Outra opção que vem chamando a atenção de diversos viajantes é o aluguel de carro.

Aluguel de carro

Uma boa dica para quem vai a algum destino no Nordeste e deseja conhecer bem a região e ainda ter mais liberdade na hora de se locomover é alugar um carro. A boa notícia é que alugar um carro é mais simples e barato do que muitos imaginam.

Para alugar um carro no Brasil, é necessário que o motorista apresente a sua CNH, o seu documento de identificação, o seu CPF, o seu comprovante de reserva impresso e o seu cartão de crédito para pagar a taxa de caução. Não deixe de checar a idade mínima exigida pela locadora. Algumas locadoras exigem que o motorista tenha, no mínimo, 21 anos.

Onde ficar no Nordeste

A região do Nordeste é a mais procurada para turismo no Brasil e não é à toa. Além das muitas atrações que a região oferece, a região também possui diversas opções de hospedagem que vão desde resorts chiquérrimos até pousadas mais simples, hostels e até mesmo aluguel por temporada.

Hotéis no Nordeste

Nossas sugestões de hospedagem no Nordeste são:

  • Seara Praia Hotel – Fortaleza – Localizado na Praia do Meireles, o hotel oferece aos seus hóspedes excelentes acomodações, piscina, academia, spa e um delicioso buffet. O preço médio da diária para um casal é de R$ 350,00.
  • Rede Andrade Barra – Salvador – Localizado em frente à Praia da Barra, o hotel oferece aos seus hóspedes uma linda vista da Bahia de todos os santos e também excelentes acomodações, piscina, estacionamento gratuito e um excelente buffet. O preço médio da diária para dois adultos é de R$ 150,00.
  • Euro Suíte Recife Boa Viagem – Recife – Localizado em plena Praia de Boa Viagem, o hotel oferece aos suas hóspedes excelentes acomodações, piscina e café da manhã incluso. O preço médio da diária para o casal é de R$ 180,00.

Aluguel por temporada

Outra opção que vem conquistando a muitos viajantes nos últimos anos é o aluguel por temporada. É uma excelente escolha para quem deseja ter mais privacidade, liberdade de horários e se sentir em casa. Além disso, é uma boa pedida para quem quer economizar uma vez que os preços das diárias costumam ser bem mais atraentes que os de uma diária de hotel, por exemplo. Você pode encontrar opções de hospedagem no Nordeste a partir de R$ 114,00 a noite.

Gastronomia no Nordeste do Brasil

Poder saborear da culinária típica de uma região durante uma viagem é uma experiência e tanto, não é mesmo? Definitivamente uma das maneiras mais gostosas de conhecer um pouco mais sobre a cultura de um lugar.

Que a gastronomia do Nordeste é muito rica e cheia de sabores, aromas e cores isso não é novidade para ninguém. A região, assim como as demais regiões brasileiras, recebeu muitas influências de diversos lugares. No caso do Nordeste, fica evidente a influência africana e a portuguesa. Porém, em alguns lugares a influência holandesa, a inglesa e a francesa também são notáveis.

Há de se ressaltar que a culinária do sertão é diferente da encontrada no litoral. No sertão predominam ingredientes como a carne-de-sol, a mandioca, carnes bovinas e caprinas, feijão, milho e rapadura. Destaque para as famosas comidas típicas das festas juninas. Delícia!

Já no litoral, você irá encontrar uma enorme diversidade de frutos do mar, como os peixes, camarões, moluscos e ostras. Não deixe de provar das moquecas e do bobó de camarão. Vale ressaltar que a culinária nordestina é conhecida por ser bem temperada e apimentada.

A região tem diversos pratos que valem a pena experimentar como, por exemplo, o acarajé, iguaria típica da Bahia. Vale a pena também experimentar o caruru, o vatapá, a tapioca, o cuscuz, a paçoca de carne seca, a pamonha doce e a salgada e de sobremesa o delicioso bolo de rolo, a canjica (ou mugunzá) e o pudim de tapioca.

Não deixe de provar também as bebidas. As mais famosas são a cajuína, a garapa, a cachaça, o Guaraná Jesus e o refrigerante Aluá.

Seguro Viagem

Para viajar ao Nordeste não é necessária a contratação de nenhum seguro viagem. Entretanto, não é recomendado que ninguém viaje ao Nordeste ou a qualquer outro lugar sem antes contratar um bom seguro, afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer um. Não deixe que uma emergência médica, um voo cancelado ou uma mala extraviada arruíne a sua viagem. Contate já a sua seguradora.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para o Nordeste?

Uma dúvida muito comum entre os turistas é sobre quais roupas levar na bagagem. Antes de começar a colocar todas as roupas na mala, é importante ter em mente o clima da região para a qual você vai, o que você vai fazer quais lugares você pretende visitar e quantos dias você vai ficar no local. Tendo isso em mente, é praticamente impossível que você coloque roupas que você não vai usar ou se esquecer de colocar na mala alguma peça importante. No caso do Nordeste, é importante ter em mente que o clima da região é quente e você provavelmente vai passar um bom tempo na praia ou na piscina. Peças como biquínis, maiôs, sungas, saídas de praia, bermudas são essenciais. Não se esqueça de levar também itens como protetor solar, protetor labial, óculos de sol, chinelos, chapéus e repelentes. Para os passeios durante o dia, é bom que você leve algum look mais despojado e confortável. Blusinhas, camisetas, vestidos leves, saias, bermudas e calças jeans são boas opções. Para os pés, calçados como tênis, sandálias rasteiras, sapatilhas e alpargatas são boas pedidas, afinal você provavelmente vai andar bastante e ninguém gostaria que um sapato apertado e desconfortável arruinasse o passeio. Não se esqueça de separar um look mais arrumadinho para quando você for sair à noite. Uma boa dica para a hora que você estiver separando as roupas para colocar na mala é preferir roupas que combinem entre si, assim fica mais fácil fazer as combinações.

Quanto custa viajar para o Nordeste?

Outra dúvida muito comum entre aqueles que desejam viajar para o Nordeste é quanto custa uma viagem para essa região, porém não é possível dar uma resposta exata porque isso dependerá de diversos fatores como o preço das passagens, a hospedagem, transporte, ingressos para os pontos turísticos, alimentação, entre outros. Uma viagem de uma semana para Fortaleza custa em média R$ 1.900,00 por pessoa.

Documentos necessários para o Nordeste

Para viajar ao Nordeste é indispensável que o turista esteja com um documento de identificação com foto em mãos. São aceitos os seguintes documentos: RG, Passaporte dentro da data de validade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e DNI. Caso você esteja viajando com um menor de 12 anos, a Certidão de Nascimento do menor também é aceita.

O que fazer no Nordeste à noite?

O Nordeste é um verdadeiro paraíso em termos de festas, shows e gastronomia. Se você gosta de agito, pode curtir festas à base de muito forró, frevo, maracatu e xaxado. Se você gosta de shows de humor ou de música, pode curtir bandas da região ou então stand-ups regados a muitas piadas. Já se você não quer tanto agito, pode curtir bares e restaurantes com pratos da gastronomia nordestina como moqueca, bobó, vatapá e frutos do mar.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat