BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Ascurra – SC

A cidade de Ascurra fica localizada em Santa Catarina e é mais uma das cidades da região do Médio Vale do Itajaí que estamos conhecendo na nossa série especial. Uma cidade de origem italiana colonizada em 1876, sendo que sua população hoje é formada por 7,5 mil habitantes, conforme últimas informações da prefeitura.

Cidade pequena e muito tranquila, a sua população ainda preserva os traços culturais de seus colonizadores, bem como a arquitetura das casas que ainda possuem o estilo típico dos imigrantes europeus.

Quando entramos no centro da cidade, logo encontramos o Colégio São Paulo que tem mais de 85 anos. Com uma arquitetura muito bonita, o colégio chama bastante a atenção dos que conhecem Ascurra pela primeira vez. Eu pelo menos, quando conheci a cidade, achei o colégio muito bonito e de forte presença. É muito conhecido na região por toda sua tradição, experiência e pela qualidade da educação salesiana, muitos ainda são os alunos do Médio Vale do Itajaí que se deslocam todos os dias para estudarem lá.

Vista do Colégio São Paulo Ascurra (Foto by Cesar Luiz Pasold)
Vista do Colégio São Paulo Ascurra (Foto by Cesar Luiz Pasold)

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Anualmente no mês de agosto acontece a Festa Per Tutti, uma festa tradicional da cidade com atrações culturais, artísticas e desfile cultural na Avenida Brasília. A festa é realizada pela Associação Per Tutti em conjunto com o Circulo Trentino da cidade e atrai grande público ao Centro de Eventos de Ascurra. Toda vez que lembro dessa festa, me vêm à mente as vezes que participei e um fato que merece destaque é a gastronomia oferecida. Lembro ainda hoje o gostinho do delicioso churrasco que comi lá com a minha família!

Outra boa opção de gastronomia na cidade é o Restaurante Mariota que oferece um cardápio italiano com mais de 20 variedades todas feitas em fogão a lenha. Um detalhe interessante é que tudo isso é servido em meio da natureza. Uma delícia!

Ascurra também possui uma natureza muito rica e seus atrativos em ecoturismo como cavernas, grutas, cachoeiras e cascatas chamam a atenção dos visitantes.

Pontos turísticos de Ascurra:

Os principais pontos turísticos de Ascurra são:

Cachoeira Salto da Mineira

Possui mais de 30 metros de altitude e volume intenso de água. Quando chove muito dá pra avistar a cachoeira do centro da cidade.

Cruz de Pedra

Canyon no formato de uma cruz devido a junção de montanhas. Para ter acesso a Cruz de Pedra é necessário passar por uma trilha de 4 horas pelo bairro Saxônia.

Salto das Andorinhas

Cachoeira entre rochas parecidas com uma gruta. O local também serve de moradia a uma espécie de andorinha da região.

Castelli Mondini

Local ideal para os apreciadores do bom e delicioso vinho. Quem o produz é a Vinícola Mondini que possui também ao seu redor uma série de belezas naturais

Igreja Matriz Santo Ambrósio

Criada em 1912, sua arquitetura original ainda é preservada. É um local muito bonito e de parada obrigatória a todos que visitam a cidade.

Morro do Oitenta

Estrada que leva a Serra da Leoa, é marcada pelas cachoeiras e belas paisagens criadas pela natureza.

Hotéis em Ascurra

Por ser uma cidade assim pequena, não existe opção de hospedagem dentro da cidade. Quem a visita, fica hospedado nas cidades próximas, como Timbó, por exemplo. Nossa sugestão é ficar hospedado no Park Hotel Timbó ou no Blue Hill Hotel. Abaixo você confere uma sugestão de hotéis próximos:

E você já conhecia a cidade de Ascurra? O que achou da cidade? Deixe sua dúvida ou comentário no blog!

Abraço e até o próximo post!

Gabriela Busarello

Gabriela Busarello faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como na América do Sul, Europa e Caribe e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.

6 comentários em “Ascurra – SC
  • 28/12/2016 em 15:49
    Permalink

    Boa tarde! Muito legal teus posts…se possível, gostaria de mais informações sobre como chegar até a Cruz de Pedra, como e onde é acesso, se é possível ir self-guided ou precisa guia local…costumo fazer caminhadas…Agradeço!

    Resposta
    • 31/12/2016 em 17:16
      Permalink

      Olá Ana, obrigado, nada melhor do que ouvir elogio dos leitores. Fiquei sabendo recentemente que o acesso à Cruz da Pedra está proibido, já que ele fica dentro de uma propriedade particular. Talvez negociando com o proprietário do terreno seja possível, porém não o conheço. Uma sugestão é ligar no telefone da Prefeitura de Ascurra, pedi para falar com o Secretário de Turismo e buscar maiores informações com ele. O telefone da Prefeitura de Ascurra é (47) 3383-0222. Espero ter ajudado. Abraço!

      Resposta
      • 05/01/2017 em 22:03
        Permalink

        Olá Thiago! Agradeço o retorno!! Bah, confesso que fiquei um pouco triste com a possibilidade de não ter acesso à Cruz de Pedra… :/
        Mas vou tentar o contato!!! Muchas gracias! 🙂

  • 18/02/2018 em 08:40
    Permalink

    Nossa!
    Quanta coisa em Ascurra.
    Parabéns pelo texto. Muito completo.
    Beijos!!!

    Resposta
    • 12/03/2018 em 16:37
      Permalink

      Olá Paty, que bom que gostou. Você já chegou a fazer algum desses passeios? Obrigado pela visita aqui no blog. Abraço!

      Resposta
  • 10/01/2021 em 17:58
    Permalink

    Oi Thiago!!
    Tudo bem??
    É a nossa quarta vez no Vale Europeu e estou usando os seus posts como guia.
    Li esse comentário aí em cima da Cruz de Pedra e nós visitamos o atrativo na última vez que estivemos em Ascurra.
    Vou colocar o link aqui e recomendo muito!!! Mesmo com os inúmeros locais que já visitamos em trilhas, no Brasil e mundo afora, foi um lugar que surpreendeu!!!!!
    https://oscaminhantes.com/2018/12/trilha-da-cruz-de-pedra-serra-da-leoa/
    Um grande abraço!!
    Marcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat