Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Trilha Praia do Maço – Vale da Utopia – Guarda do Embaú – SC

Enviar no WhatsApp
Copiado!

O último post da série especial de posts sobre as trilhas da Guarda do Embaú é para falar da Trilha Praia do Maço que leva ao Vale da Utopia em Palhoça.

No primeiro dia que estivemos na Guarda do Embaú logo pedimos orientação para um guia da praia que se encontrava num ponto de informações para turistas que a Guarda do Embaú oferece na temporada.

Lá o guia orientou a fazer a Trilha do Maço pela Praia de Cima e foi isso que fizemos. Deixamos o carro na Praia de Cima e seguimos a Trilha do Maço.

Trilha Praia do Maço - Guarda do Embaú - SC

Trilha Praia do Maço – Guarda do Embaú – SC

Nossa experiência na Trilha Praia do Maço

Belas paisagens pelo caminho, muito verde e pedras. Mais uma vez a natureza caprichou nesse pedacinho de terra.

Ganhamos um acompanhante na ida: um cachorro muito simpático que guiava nossos caminhos, quando parávamos ele parava também , quando seguíamos ele ia à frente. Um verdadeiro cão-guia, rsrss!

Encontramos um morador da Praia do Maço pelo caminho e ele disse que o nome do cachorro é Mandela e que sempre acompanha as pessoas na trilha. Oferecemos ao Mandela comida e água, mas ele não aceitou, ou seja, é um cachorro muito esperto mesmo, não aceita comida de estranhos, já está acostumado, rsrss.

Na Trilha Praia do Maço também havia vacas e bois pelo caminho, como na Trilha Prainha, mas nada que nos preocupasse já que o Mandela nos acompanhava, rsrss.

Achamos a trilha de dificuldade média e ficamos muito cansados no final do dia, mas como para todas as trilhas, todo esforço tem sua recompensa: A Praia do Maço é um lugar maravilhoso!

Praia do Maço - Guarda do Embaú - SC

Praia do Maço – Guarda do Embaú – SC

Vale da Utopia na Guarda do Embaú

Quando avistamos a Praia do Maço foi como que ganhar um presente da natureza. O Vale da Utopia, como também é chamado, é um lugar mágico que nos proporciona uma paz imensa.

Tem uma praia de extensão muito pequena, um riacho de água doce que surge em meio ao vale e desemboca no mar, muitas pedras, natureza exuberante e muitas são as pessoas que acampam nos topos do vale.

Não existe infraestrutura nessa praia e tem somente um pequeno bar localizado próximo da praia, bem simples. Muitas são as pessoas que ali ficam curtindo a natureza e como nas outras trilhas, havia a presença de muitos turistas da Argentina também.

Quando chegamos ao Vale da Utopia na Guarda do Embaú logo sentamos para descansar e admirar a paisagem e nesse momento foram muitas as vezes que meus pensamentos foram: Nossa esse lugar quase que intocado está aqui todos os dias, com essa paz inexplicável enquanto nós nem imaginamos que possa existir um lugar desses em meio a nossa loucura do dia a dia!

Vista da trilha Praia do Maço - Guarda do Embaú - SC

Vista da trilha Praia do Maço – Guarda do Embaú – SC

Pensar que existem lugares lindos como a Trilha Praia do Maço por todo o mundo é um presente da natureza!

E é isso pessoal, espero que tenham gostado das minhas aventuras pelas trilhas da Guarda do Embaú e espero que vocês também possam fazer as trilhas que fizemos com paz e segurança!

Não esqueçam de sair sem deixar um comentário no blog! Abraço!

Gabriela Busarello
Gabriela Busarello faz parte do time do Vida de Turista no qual já viajou por vários destinos no Brasil, assim como na América do Sul, Europa e Caribe e vem compartilhando suas histórias aqui no blog.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Lucas disse:

Olá, poderia me informar quanto tempo em média levou pra ser feita essa trilha?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Lucas, vai depender muito do preparo físico de cada um, mas levamos cerca de 1 hora fazendo a trilha pela Praia de Cima. Abraço!

Gean Maicon Schmidt disse:

A trilha para chegar na praia do Maço, indo pela prainha é mais pesada, mas vale muito mais a pena. Quando forem novamente não deixem de fazer! Pelo lado da prainha leva mais ou menos duas horas.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Gean, obrigado pela dica. Da próxima vez que formos a Guarda do Embaú vamos fazer a trilha por esse caminho para ter uma experiência diferente da anterior. Abraço!

Margô disse:

Olá! Obrigada por compartilhar suas experiências conosco! Gostaria de perguntar se fizeram essas 3 trilhas no mesmo dia ou, se não, se acha que dá para fazer no mesmo dia? 😀

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Margo, nós fizemos as trilhas em dias diferentes porque se torna cansativo fazer todas no mesmo dia. Vai depender muito do preparo físico de cada um, mas aconselho fazer em dias diferentes até para aproveitar melhor as paisagens de cada lugar e sem nenhuma pressa em relação aos horários. Abraço!

Maycon Hoffmann disse:

Ótimos relatos, me ajudou muito no planejamento para as trilhas que quero fazer, apenas discordo da parte onde citam que deveria ter mais estrutura. Trilha não deve ter estrutura, aumenta o fluxo e destrói o aspecto natural…

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Maycon, que bom que conseguimos ajudar de alguma forma. Obrigado pela visita. Abraço!

Letícia disse:

Muito informativo o texto de vcs. Me ajudou mto. Obrigada!

Cecilia disse:

OI! Eu vou ficar na Guarda do Embau, mas sem carro.
Quanto tempo fica Guarda do Embau até praia do Maço caminhando? Obrigada!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo