BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem para Nice e Riviera Francesa

Olá pessoal, aqui é a Halana Motta trazendo mais um artigo sobre as nossas experiências de viagem, sendo que hoje vamos falar sobre a nossa viagem para Nice e Riviera Francesa.

Fato é que para cada lugar que planejamos uma viagem, um sentimento diferente é formado. Por mais que alguns detalhes possam transformar totalmente o seu sentido, cada destino é uma experiência nova e arrebatadora.

Praia, montanha, rio ou cachoeira. Não importa onde vamos porque o importante mesmo é viajar e conhecer novas culturas. E nesse caso, posso afirmar que a viagem para a Riviera Francesa foi surpreendente. A beleza do lugar é de outro mundo e foi um dos lugares que mais gostei de visitar.

Este é sem dúvidas daqueles destinos que precisam ser explorados e se você está planejando uma viagem para a Côte d’Azur, veja agora neste artigo, o que fazer em Nice e nas incríveis cidades ao seu redor. Confira!

Planejando uma viagem para a Riviera Francesa

A viagem para Nice na França foi uma grande surpresa, pois eu realmente não esperava que fosse tão incrível. Ao pesquisar passagens para uma trip de três noites, achei um ótimo valor para a cidade de Nice e não pensei duas vezes.

Apesar de conhecer Nice sempre ter sido uma vontade, eu ainda não tinha olhado muita coisa sobre o lugar então não sabia muito o que esperar. Só tinha noção mesmo sobre aquele mar azul deslumbrante.

Outra coisa que eu estava preocupada era sobre o clima na cidade. A minha viagem para Nice foi em abril e como a cidade tem uma localização privilegiada, o clima por lá estava ótimo. Nem frio, nem calor.

Para entender melhor, Nice fica entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas, a poucos quilômetros da fronteira com a Itália. O seu clima é ameno e o sol está frequentemente presente.

Sendo assim, saiba que independente da época, Nice é aquele tipo de lugar que você poderá viajar em qualquer período do ano e que será possível aproveitar. Durante o verão, que começa em junho e termina em setembro, a cidade fica totalmente lotada e claro, os preços sobem.

Mas, se você adora uma praia e a intenção é essa, o melhor período para ir até à Riviera Francesa é na época do verão.

Se você tem flexibilidade de datas para ir até a Riviera Francesa, pesquise passagens em diferentes períodos já que voos para Nice são fáceis de encontrar saindo do Brasil.

Agora, vamos ver o que você precisa saber para planejar a sua viagem, o que fazer em Nice e em seus arredores. Vamos lá!

>> Leia também: 12 belos lugares para conhecer na França

Vista de Nice na Riviera Francesa
Vista de Nice na Riviera Francesa

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Documentação para a viagem

Como qualquer outro destino na Europa, os documentos para a viagem para Nice são os mesmos. Dessa maneira, confira o que você precisará mostrar na imigração:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de ida e volta;
  • Comprovante do hotel (ou carta-convite);
  • Comprovação financeira;
  • Passagem de volta.

Seguro de viagem obrigatório

O seguro viagem para a França é um dos documentos mais importantes para viajar para a Europa por causa do Tratado de Schengen e a sua cobertura mínima deve ser de 30 mil euros para despesas hospitalares e médicas.

Em muitos casos o agente de imigração pode não solicitar o seguro viagem, mas é um documento importantíssimo porque na sua falta, existe o risco de ser barrado. E o principal, se houver alguma necessidade e você precisar ir ao médico, esse seguro irá fazer toda a diferença.

Para fazer cotação de seguro de viagem recomendamos o site da Seguros Promo que faz a consulta em várias seguradoras, permite a comparação entre os planos e coberturas e sempre tem cupons de desconto, como esse aqui do Vida de Turista que dá 5% de desconto: cupom VIDADETURISTA5.

>> Clique para fazer uma consulta gratuita

Comprovação financeira

Já em relação à comprovação financeira, também pode ser solicitado na imigração e você precisa mostrar o seu dinheiro em espécie, cópia do limite do seu cartão de crédito ou cartão pré-pago de viagem, por exemplo.

O valor necessário para manter-se no país varia, mas geralmente é estimado o valor de 70 euros por pessoa por dia. Tudo também vai depender do seu estilo de viagem e para mais informações acerca desse assunto, visite o site do país.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho na França

Quanto custa viajar para a Riviera Francesa

Sempre penso que por mais que determinado destino seja caro, você pode tornar as coisas mais fáceis (e baratas). Quem vai determinar quanto gastar, mesmo que o padrão de vida seja caro, é você mesmo.

Nem todas as viagens que faço me coloco no padrão de vida do lugar e em Nice fui com a intenção de não gastar muito. A cidade eu diria que tem preços razoáveis, tudo depende da onde você irá comer e se hospedar.

Lembro que paguei pouco menos de 10 euros para um café da manhã intercontinental e o prato era supercompleto. Além do café e um suco de laranja delicioso, ainda vinha três tipos diferentes de pães, geleia e manteiga.

No almoço e jantar eu procurava por pratos (geralmente pizza ou macarrão) que custassem até 15 euros.

Ao andar pela cidade você vai achar lugares ótimos e baratos e como adoro experimentar lanches locais, próximo ao meu hotel tinha uma lanchonete turca e comi um hambúrguer delicioso aonde no combo ainda vinha refrigerante e batata. Paguei por volta de 8 euros.

Os gastos sempre dependem do estilo da viagem e em Nice você consegue comer bem por um preço razoável.

>> Leia também: Como é o réveillon na França

Barco à vela navegando pela Riviera Francesa
Barco à vela navegando pela Riviera Francesa
Cupom desconto viagem

Onde se hospedar em Nice

Como a viagem era de apenas três noites, optei por ficar apenas em Nice. Procurei por um hotel com um preço bom na cidade através de buscadores e o escolhido foi o Hotel Busby.

O hotel fica localizado próximo à avenida principal e como uma boa cidade europeia, tem aquelas construções lindíssimas e clássicas. O quarto era um pouco antigo, mas para quem só reserva hotel para dormir (no meu caso), o custo-benefício valeu bastante a pena.

O valor para hospedagem em Nice é médio e como sempre busco bons preços para hotel, optei por um hotel três estrelas e priorizando apenas a localização, o mais importante. A distância do hotel para a praia é de cerca de 5 minutos.

Eu não utilizei transporte público nenhuma vez para ir até às atrações principais da cidade e para explorar as outras cidades da Riviera Francesa, a estação de trem estava a uma curta distância do hotel.

>> Pesquisar outras opções de hospedagem

O que fazer na Riviera Francesa

Cheguei em Nice já de noite e a única coisa que fiz foi comprar o meu lanche no caminho para o hotel. Acabei notando que os restaurantes próximos à praia e avenida principal fecham cedo então para quem deseja curtir algo por lá, é preciso ir cedo.

No segundo dia acordei cedo e caminhando pelas ruas a procura de uma padaria, achei um restaurante numa das esquinas onde eles ofereciam o café intercontinental, que mencionei acima. O preço e a comida eram tão bons que voltei lá no dia seguinte.

Abaixo trouxe informações sobre o que fazer na Riviera Francesa, considerando passeios em Nice, passeios em Cannes e passeios em Mônaco.

O que fazer em Nice

As ruas de Nice são lindas e antes de seguir para a primeira parada, andei por elas e você vai se deparar com lugares incríveis. Passe pela Boulevard Victor Hugo e veja prédios lindíssimos no estilo parisiense.

Após caminhar pelas ruas de Nice, segui para o meu walking tour e os lugares que explorei na cidade foram:

Hotel Negresco

O Hotel Negresco é uma das principais atrações da cidade e com toda certeza você vai notá-lo antes mesmo de saber onde ele fica exatamente.

Em frente à avenida principal, a Promenade des Anglais, o Hotel Negresco tem uma faixada deslumbrante e é bastante iluminado. Vá até lá e admire essa construção incrível!

Promenade des Anglais

Essa é a orla da praia de Nice e é completamente movimentada. O lugar é lindo e o calçadão bem grande, perfeito para uma bela caminhada.

Se o clima estiver bom aproveite para descer, mas saiba que em Nice não é areia, são pedras e é um pouco incômodo de andar. Contudo, a visão é belíssima e de quebra você ainda vai assistir vários aviões chegando na cidade.

Tem alguns restaurantes na “areia” da praia e por mais que o preço não seja dos melhores, é interessante parar por lá por alguns instantes e admirar a paisagem.

Mercado de Nice

Como um bom mercado de grandes cidades, você encontrará de tudo por lá, desde objetos antigos até deliciosas comidas locais.

Vá até lá e ande por todos os seus corredores e se delicie com algumas guloseimas. Os doces parisienses são bem gostosos.

Castelo Le Chateau

Em seguida fui até o cartão postal da cidade, o Castelo Le Chateau.

Esse castelo que hoje abriga um parque de ruínas é simplesmente sensacional e a vista que se tem de Nice é de tirar o fôlego.

O parque tem entrada gratuita e é preciso encarar algumas escadas para chegar até o topo.

Cidade antiga – Vieille Ville

Após sair do castelo, siga para a cidade antiga, também chamada de Vieille Ville e aproveite para explorar o comércio local.

Esse é um daqueles lugares para se perder, sem ter um ponto fixo para visitar, para que você possa admirar as ruas charmosas do lugar e tomar um café delicioso ou experimentar pratos locais de seus restaurantes.

>> Leia também: Qual o melhor seguro de viagem para a Europa

Vista de Cannes na Riviera Francesa
Vista de Cannes na Riviera Francesa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

O que fazer em Cannes

No segundo dia fui visitar Cannes. Acordei cedo, tomei o meu café da manhã no mesmo restaurante e de lá segui a pé para a estação de trem.

A viagem de Nice para Cannes dura cerca de 40 minutos e é uma atração a parte. O visual das cidadezinhas que podemos ver a partir da janela do trem é sensacional e só o caminho já te deixa animado para mais um dia de passeio.

A cidade de Cannes é pequena e não recomendaria ficar uma noite por lá até porque é bem mais cara que Nice. Um bate-volta já é ideal uma vez que será possível explorar bastante o lugar.

Ao descer na estação de trem fiquei maravilhada e comecei a caminhada pelo lugar. A primeira impressão é que aquele lugar realmente não era para mim afinal o luxo toma conta do lugar. Mas, como todo bom viajante, nós nos adaptamos a qualquer ambiente, não é mesmo?

Eu estava me sentindo num filme e por lá existem diversas lojas de grife por tudo quanto é lado entre pequenas e belíssimas ruas. O lugar é realmente diferenciado.

Cannes é muito mais do que o seu famoso Festival de Cinema de Cannes e a cidade tem um clima muito agradável. No dia que fui à temperatura estava mais fresca e a praia de lá é bem bonita, ou seja, para quem vai até lá no verão poderá desfrutar dela.

A cidade conta com pouco mais de 70 mil habitantes e sempre está movimentada. Em relação o que fazer em Cannes, alguns dos lugares que visitei foram:

>> Leia também: O que fazer em Paris em 3 dias

Boulevard de La Croisette

A principal avenida da cidade e a mais turística é a Boulevard de La Croisette que abriga as principais lojas de grife.

Sugiro você estar com o cartão de crédito internacional desbloqueado para comprar lindas peças de moda para o seu guarda-roupas e assim não se arrepender como eu me arrependi.

Afinal de contas, quando você estará em Nice novamente? Fora que sempre que abrir o seu guarda-roupas vai lembrar da viagem e terá histórias para contar para os amigos.

Palácio de Festivais e Congressos (Palais des Festivals et des Congrès)

Esse é o lugar que recebe um dos festivais de cinema mais famosos do mundo, o Festival de Cinema de Cannes.

Aproveite e observe a pequena calçada da fama que tem por lá e aprecie nome de artistas famosos, diretores, roteiristas e todos que fazem parte do mundo do cinema.

Porto Antigo (Vieux Port)

No Porto Antigo (Vieux Port) você se perde na quantidade enorme de barcos que estão estacionados no porto e vale a pena uma caminhada ao seu redor.

Se ainda tiver amigos ou fizer amizades com o pessoal, quem sabe você pode tirar uma foto de dentro dos barcos (isso se não convidarem para uma voltinha junto com eles).

Le Suquet

A região Le Suquet é a região mais antiga da cidade e onde está localizada a fortaleza medieval.

O lugar é puro charme e por lá você também encontrará alguns bons restaurantes. Para terminar a caminhada, passe na rue des Antibes.

>> Leia também: 7 destinos que os ricos e famosos adoram viajar

Esse é o Porto de Cannes na Riviera Francesa
Esse é o Porto de Cannes na Riviera Francesa
Grupo de desconto de viagem

O que fazer em Mônaco

Mônaco é outro lugar que me surpreendeu muito. Para chegar a Mônaco a partir de Nice é bem rápido e a viagem até lá dura por volta de 30 minutos.

Sem dúvidas Mônaco é um dos lugares mais bonitos que já visitei e a cor do mar é indescritível. Aliás, todo mundo já viu essa extraordinária cidade pelo menos uma vez nas corridas de Fórmula 1, certo?

E eu posso afirmar que o lugar é 1000x mais bonito do que a imagem que vemos na televisão.

Aliás, para quem não sabia (momento história), o Principado de Mônaco é o segundo menor país em extensão do mundo, ganha apenas do Vaticano.

Mônaco é dividido em 8 bairros e como é bem pequeno, parece que você está em um único lugar. Contudo, quanto mais você sobe as ruazinhas, mais bonito o lugar fica. A vista do alto daquela cidade é surpreendente.

Portanto, se você não sabe o que fazer na Riviera Francesa ou ainda esteja montando o roteiro, não deixe de ir a Mônaco. Já em relação ao que visitei por lá, foram os seguintes lugares:

Mônaco-Ville

É a parte mais antiga da cidade onde as construções continuam intocadas. Caminhe por suas ruazinhas sem compromisso e admire a beleza do lugar.

Catedral de Mônaco

A famosa igreja que ficou conhecida pela cerimônia de casamento de Rainier III e Grace Kelly tem uma construção majestosa e pode ser visitada diariamente, exceto durante eventos e ofícios religiosos.

Cassino de Monte-Carlo

Somente a arquitetura icônica do cassino é uma atração a parte e se você sentir que deve ir lá apostar alguns euros, aproveite para desfrutar ainda mais do lugar.

Port Hercule

O porto descreve bastante a cidade de Mônaco, pois sempre que assistimos algo sobre o lugar, os barcos enfileirados são mostrados como uma referência.

Procure por placas próximo ao porto e vá até uma rua no topo para admirar a paisagem do lugar de cima. Foi à vista mais incrível que tive do lugar.

Jardim Japonês

Este tipo de jardim é bastante famoso e o encontramos em vários lugares do mundo. A decoração e a paisagem são clássicas do estilo japonês e vale a pena ficar um pouco por lá e apreciar a sua beleza.

Na rua próxima ao Jardim Japonês você encontrará uma incrível loja da Ferrari, então aproveite para ir até lá e escolher a sua. Que tal?

Vista de Mônaco na Riviera Francesa
Vista de Mônaco na Riviera Francesa
Dicas para a bagagem

Finalizando

A Côte d’Azur é com toda certeza umas das regiões mais bonitas do mundo e muito além das cidades que citamos aqui.

Muitas outras cidades merecem a visita como Saint Tropez e Antibes que são lugares completamente requisitados na região. Sendo assim, se você tiver a oportunidade, explore outros lugares da região.

Assim como aproveite também que está na França para conhecer destinos tradicionais como Paris, Marselha, Bordeaux e muito mais. Nesse artigo temos uma lista com 12 belos lugares da França para conhecer e como chegar até eles partindo de Paris.

Espero que você tenha gostado dessas dicas incríveis sobre o que fazer na Riviera Francesa. Desejo desde já uma boa viagem e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat