O que você está procurando?

JÁ BAIXOU NOSSO KIT GRÁTIS DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM? CLIQUE AQUI!

Viagem para Havana em Cuba

Olá, aqui é a Débora Oliveira, e vim contar aqui no blog do Thiago um pouco das minhas experiências de viagens, começando a falar sobre minha experiência de viagem para Havana em Cuba.

Porque viajamos? Viajar faz parte do DNA humano. A busca, as conquistas, as necessidades, nos faziam cortar mares e descobrir novas terras, novos sabores, novas cores e texturas. E o que ainda permanece em nós desses desejos de cruzar mares e montanhas? Vale ressaltar aqui que não nos cabe entrar nas questões delicadas da colonização dos continentes. Vamos nos atentar ao universo do desejo, da curiosidade e da troca de saberes. Assim, ainda hoje, o que nos move em sair do nosso conforto do lar, tem seus pontos em comuns com alguns dos mesmos motivos daquele tempo. Descobrir o que há do lado de lá!

Com todas as facilidades de voar de avião até aquele país tão cheio de mistérios e cheiros e gostos, nossos desejos ganham asas quando se trata de escolher o destino da próxima aventura. O turismo da experiência é sem dúvida a cereja do bolo do momento, onde o que queremos em nossas viagens é trazer na mala, além daquele souvenir para a moçada, trazer também a memória de ter pertencido àquele lugar durante aquele tempo que esteve lá. Para isso, temos o Airbnb que nos permite ficar em lugar típico e dentro da realidade local, temos a internet onde podemos pesquisar onde comer, onde ir, o que visitar e fazer, temos os aplicativos para transporte terrestre, que nos leva aos lugares com preços módicos e acessíveis. Enfim, temos uma gama de aparatos e ferramentas que nos permitem criar nossos próprios roteiros e viver nossas próprias experiências.

Viagem para Havana em Cuba
Viagem para Havana em Cuba

Experiência da viagem para Havana

Começo aqui narrando minha primeira viagem internacional para Cuba! Que presente eu ganhei em 2009. Essa viagem foi a trabalho, uma vez que sou atriz de teatro e fomos apresentar no Festival Internacional de Teatro de Havana. Nesse momento, o país estava em comemoração aos seus 50 anos de revolução e para quem não sabe o que isso quer dizer, de uma forma bem resumida, a revolução foi um movimento armado que culminou na queda do ditador Fulgêncio Batista e na ascensão de Fidel Castro. Esse movimento lutava contra a americanização da cultura cubana e tinha um caráter anticapitalista. Viva la revolucion! Mas esse é um assunto longo e complexo, que não cabe aqui nesse artigo.

Cuba é uma ilha caribenha, com areias brancas como a neve e um mar azul sem igual. O país, que tem a lindíssima capital Havana, vive sob o regime comunista, tem uma arquitetura espanhola e em algumas partes de Havana, há mesclada de sua arquitetura coma as de casas de veraneio americana, com um estilo dos anos 50. Sua economia tem base no plantio de tabaco e na produção de seus tão famosos charutos cubanos. Fazer uma viagem para Havana é como estar em um filme clássico. Com carros da década de 50 e suas casas em vilas em tons pastéis, é de se fazer fotos que ficam não só guardadas em nossos HDs, mas principalmente em nossa memória. Tudo é poesia. O cheiro, o povo, a arquitetura, as paisagens.

Até hoje me lembro de olhar o Malecón (estrada e paredão que foram criados para proteger a cidade das ondas dos ciclones) e pensar: um dia eu volto aqui só para namorar nesse muro, ficar abraçada e ser respingada pela rebentação do mar aberto. Dá só uma sacada nesse vídeo que encontrei para trazer um pouco da sensação que estou tentando passar.

https://www.youtube.com/watch?v=X7Dj5BiXYg4

E não podemos nos esquecer da música, presente em todos os ambientes, nos restaurantes, nas lojas, nos taxis, em tudo! Quem não conhece o Buena Vista Social Club?! Fica aí um vídeozinho desses caras incríveis, maravilhosos e que tocam nossos corações e deixaram Cuba marcada pela sua música. Não resisti é bom demais!!!

https://www.youtube.com/watch?v=tGbRZ73NvlY

Deixei até rolando a música aqui para me inspirar….

Festas em Havana - Cuba
Festas em Havana – Cuba

Mas seguindo nossa caminhada pelos encantos da viagem para Havana, as ruelas cheias de água, os carros antigos, o cheiro de charuto e tabaco que invade o ar a todo tempo, a música que te toma e te arrebate, o rum bebido em doses pequenas e por favor, sem gelo, e claro, as pessoas, as mulheres com seus cabelos enfeitados de flores; a santeria que invade a rua com seu branco alvejado e mulheres de cabeças raspadas e a juventude estudantil com seus famosos uniformes colegiais, dão uma atmosfera que seguramente não pode ser experimentada em lugar nenhum. Que delícia escrever sobre essa viagem para Cuba. Recordar é mesmo reviver.

Mas vamos lá. Vou tentar aqui sugerir um roteiro de experiências e uma série de dicas para que cheguem ao país com um pouco mais de informação do que eu cheguei e, portanto, curtindo mais o que se tem nesse país maravilhoso, de pessoas lindas e bailantes.

Dicas para aproveitar ao máximo a viagem para Cuba

Por ser um país que sofre um embargo dos Estados Unidos, país de Cuba é um país com certa limitação ao que se refere a tudo que é industrializado e por questões do regime comunista, há uma certa falta de acesso à produtos de higiene pessoal. Fica aqui a dica, ao fazer sua mala, já faça com produtos, roupas e calçados que possam ser doados. Eles ficarão extremamente gratos a você por isso.

Leve dólar, mas chegando lá você terá que fazer um câmbio pela moeda CUC (Peso Cubano Convertível) é uma moeda oficial para o turismo em Cuba. Um CUC equivale a aproximadamente U$ 1,08 dólar. Nós turistas temos moeda diferente e algumas restrições em certos espaços, mas nada que seja agressivo ou segregador.

A base da comida cubana é arroz, pollo (frango) e porco. Os legumes são raros por questões de espaço para plantio e também pelos recorrentes desastres naturais, como os tufões, por exemplo. A comida de Cuba tem bastante condimento, onde em quase tudo se sobressai o cominho (tempero). Portanto, se você não gosta de cominho como eu, vai ter uma certa dificuldade para se alimentar. Tome um belo café da manhã no hotel, que ao contrário de nós brasileiros, é muito rico e valorizado pelo povo cubano. No café da manhã cubano você pode encontrar macarrão, arroz frito, omeletes caprichadíssimos e tantas outras coisas, que você não vai se lembrar tão cedo do almoço. Há também muitos frutos do mar e as famosas lagostas, mas essa eu passei longe, afinal, a trabalho e com grupo de teatro, não dispomos de recursos para tanto.

Comida em Cuba
Comida em Cuba

Festas e bailes em Cuba

Baile! Vá às boates bailar. E se você acha o funk sensual, ainda não viu o que a salsa provoca nas pessoas. Eles ainda dançam juntos, fazendo passinhos e você não conseguirá ficar parado, mesmo porque eles o irão buscar na mesa, caso não caia na pista. Mas é lindo, é divertido e faz bem para alma. Dance, solte sua cintura escapular, que ao contrário de nós, o que se balança lá é mais em cima do que as cadeiras. É contagiante!! Mas oh, a balada começa cedo por lá! Se prepare que a partir das 17 h as boates de Cuba já estão de portas abertas e a maior parte fecha antes das 22 h. Alguns dos lugares para dançar em Cuba estão o Don Cangrejo, o Centro Vasco, o Sangri-La, o La Fontana, o Las Piedras Bar, o Starbien, o TaBARish, o Bertolt Brecht Café e o Bohemio Bar.

Para o passeio diurno, seus infinitos cafés maravilhosos e cheirosos. Não saia de cuba sem tomar um café cubano, que é uma espécie de expresso adoçada originário de Cuba. Esqueça o regime ou sua mania de tomar café sem açúcar. Viva a experiência, você não vai se arrepender.

Para refrescar naquele calor inigualável, tome um sorvete na famosa soverteria Coppelia. Essa sorveteria ficou imortalizada pelo filme “Morango e chocolate” filme cubano dos diretores Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. O filme conta a história de David e Diego durante o regime de Fidel Castro. Vale a pena ver o filme antes da sua viagem. É lindo!  

Para o dia também vale a visita a Habana Vieja e depois voltar de coco-taxi, uma espécie de motoca triciclo em forma de coco. Peça que passe pela avenida do Malecón. Você vai se refrescar com os respingos das ondas no paredão da orla. É delicioso.

Peça que se dirija ao mais famoso bar de Havana, o La Bodeguita Del Medio e seu delicioso mojito. Ali sim eu tomei um mojito. Um não… talvez cinco.. ou mais. (risos). O bar já foi visitado por vários de seus heróis, com certeza. O bar que tem as paredes assinadas por famosos, e por reles mortais como nós é de um charme indescritível. Tem música, claro, cubana, mas também muita música brasileira. Fizemos sucesso nesse bar, pois sabíamos cantar as músicas brasileiras e sambar. Bem, sambar nem tanto assim, mas melhor do que eles e seus visitante gringos, ah, isso sim! Em terra de cego, quem tem um olho é rei! (risos). E entre um gole e outro, uma salsa ou um samba e outro, a gente pode conferir as assinaturas de famosos como Pablo Neruda, Ernest Hemingway, Nat King Cole, Caetano Veloso, dentre muitos outros. Eu disse, esse bar é o mais famoso! Diversão pura!!!

https://www.youtube.com/watch?v=OJPGofE5wUg

E para a noite, se ainda te sobrar fôlego, há praças cheias de gente, com muita música e comida, além de uma vasta oferta de espetáculos teatrais, pois a cidade possui um teatro a cada esquina e, ao contrário do Brasil, o teatro é incentivado e sobrevive nesse lindo país cheio de música e pessoas felizes e receptivas.

Não deixe também de visitar as praias de Havana que a circundam como a praia de Varadero e Santa Maria del Mar. São estonteantes e inesquecíveis! Principalmente pelo tom de azul do mar do Caribe!

Hotéis para a viagem para Havana

A escolha de um bom hotel fará toda a diferença para sua viagem para Havana. É lá que você vai tomar um delicioso café da manhã, é lá onde vai tomar um banho gostoso após um dia inteiro de viagem e é lá também onde você vai recuperar toda a energia para o dia seguinte.

Trouxemos aqui no blog algumas sugestões de hotéis para ficar hospedado em segurança:

Então, quando pensar em viajar para Cuba, vá!!! Principalmente se for uma viagem para Havana! Você não vai se arrepender. Em breve espero trazer mais novidades das minhas viagens aqui no blog! Nos acompanhe!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by