Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Um feriadão em Vitória

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Olá, sou a Isabella Machado, e vim aqui contar nossa experiência de viagem em Vitória. É difícil explicar porque não passar um feriadão em Vitória. Eu por exemplo, demorei para conhecer a capital do Espírito Santo.

A verdade é que Vitória é uma cidade com excelentes opções de hospedagem e que oferece alguns bônus, como Vila Velha, município extensão da capital.

Além disso, Vitória está a menos de 100 km de dois destinos perfeitos para passar o dia: a famosa Guarapari, com as melhores praias da região e Domingos Martins, região serrana do estado, onde está localizada a famosa Pedra Azul.

Passei um feriadão prolongado em Vitória, aproveitando três dias e meio com muito sol, e consegui conhecer o melhor dessa cidade maravilhosa.

Nesse artigo vou contar como foi nossa aventura durante esses dias em solo capixaba e dar dicas para você também que gostaria de aproveitar um feriadão com viagem para Vitória.

Quando ir à Vitória?

Se você está planejando uma viagem para Vitória, não precisa se preocupar, afinal, a capital do Espírito Santo pode ser visitada ao longo de todo ano. Isso porque o clima local não costuma variar muito, ficando na média dos 24 graus Celsius.

Mas, se você quer evitar chuva em Vitória de toda maneira, o ideal é evitar o período de janeiro e outubro, principalmente novembro, que é quando as chuvas ficam mais fortes.

Para os que curtem carnaval, para conseguir curtir o Carnaval de Vitória, é preciso viajar uma semana antes da data oficial, pois as escolas de samba desfilam apenas durante esse período.

O que fazer em Vitória

O litoral de Vitória é um verdadeiro quebra-cabeças. O centro da cidade é uma verdadeira ilha e existem duas pontes que ligam a zona portuária da capital ao centro de Vila Velha.

A terceira ponte faz ligação da Praia do Canto, em Vitória, até a Praia da Costa, em Vila Velha.

A água do mar em tom esverdeado e as praias urbanas são excelentes características das montanhas ao redor.

Linda vista da terceira ponte de Vitória

Linda vista da terceira ponte de Vitória

A orla de Vitória

Logo de início na viagem, visitamos as praias da Ilha do Boi, um bairro de classe alta em Vitória. No bairro encontramos várias casas com muros verdes, um local extremamente tranquilo, ideal para um passeio.

A Ilha do Boi possui duas praias, chamadas de Praia Grande e Praia da Direita que estavam lotadas com o dia intenso de sol. As praias são frequentadas pelos moradores do bairro e pessoas com dinheiro.

Além da Ilha do Boi, Vitória também tem a movimentada Praia de Camburí, uma das mais frequentadas da capital, com um calçadão enorme de mais de 5 km de extensão, ciclovia e quiosques. A faixa de areia nessa praia é larga, onde os moradores podem jogar vôlei, caminhar a pé ou passear de bicicleta.

Logo em seguida está a Praia do Canto, onde estão localizados os hotéis, restaurantes e bares, um bairro de classe média alta.

A Praia do Canto praticamente não tem areia, em compensação possui quadras esportivas e a Praça dos Namorados, com pistas de patins e skate, uma excelente impressão do local, com uma orla bem aproveitada para a população se divertir.

A última orla que visitamos foi a Curva da Jurema, que também estava cheia. É uma praia menor que a de Camburi e está localizada praticamente em frente ao Shopping Vitória, o principal da capital capixaba.

>> Leia também: Como é o carnaval em Vitória

Que tal passar um feriadão em Vitória?

Que tal passar um feriadão em Vitória?

Centro histórico de Vitória

Impossível não ir para Vitória sem dar uma passada no centro histórico de Vitória, o mais antigo município da região Sudeste, fundado em 1551.

Muitas das construções no centro histórico da ilha infelizmente foram destruídas, e as poucas que ainda são possíveis de admirar estão localizadas na Cidade Alta, bairro criado para que Vitória se protegesse das constantes invasões que ocorriam na parte baixa da cidade.

Como nossa viagem foi em um feriadão, o centro histórico estava vazio, o que tornou possível fazer o passeio a pé pelas ruas.

Durante o passeio, nos deparamos com a Praça João Climaco, onde está localizado o Palácio Anchieta, construído entre 1573 e 1759, um convento até se tornar a então sede do Governo Estadual.

Seguindo por uma ruazinha lateral ao palácio, encontra-se a pequena Igreja de São Gonçalo, construída em 1707.

Seguindo pela rua Pedro Palácio, chegamos a Catedral Metropolitana, construção de 1920, estilo neogótico.

>> Leia também: Hotéis onde ficar no Brasil

Essa é a Catedral Metropolitana de Vitória

Essa é a Catedral Metropolitana de Vitória

Ilha das Caieras

Saindo da Cidade Alta, a próxima parada foi a Ilha das Caieras, a cerca de 6 km do centro, onde estão localizadas as desfiadeiras de siri. Mulheres que trabalham desfiando siri para distribuição nos estabelecimentos de Vitória.

É um lugar perfeito para admirar o pôr-do-sol, aproveitar a tarde e claro, conhecer um pouco da história da famosa moqueca capixaba.

Triângulo das Bermudas

Até mesmo aqueles que não curtem sair à noite, é impossível não querer conhecer o Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, o verdadeiro agito noturno de Vitória.

O Triângulo nada mais é do que um calçadão para pedestres repleto de bares e restaurantes, alguns deles temáticos.

A região é bastante frequentada por jovens, com um clima leve e descontraído, uma excelente opção para fechar a noite.

>> Leia também: 10 destinos baratos após a pandemia

Principais praias de Vitória

Nem todas as praias de Vitória são propícias para o banho, mas a visita e o calçadão valem o passeio. Vamos ver agora algumas praias que merecem destaque.

Praia de Camburi

A Praia de Camburi é uma excelente praia, ela não é própria para o banho, porém o calçadão compensa a vista. São 5 km de orla para caminhar, andar de bicicleta ou de patins.

Além disso, a areia também é uma excelente forma de praticar esporte na areia, o que não faltam são opções de divertimento na orla de Camburi.

Curva da Jurema

Se você está em busca de uma praia para sentar na orla e aproveitar o fim do dia, a melhor opção é sem dúvidas a Curva da Jurema.

A praia possui excelentes opções de quiosques para quem deseja curtir uma boa música, beber uma cerveja e claro, conhecer todo tipo de gente.

>> Leia também: 3 dias de viagem para Vila Velha

Como chegar até Vitória

Você pode chegar até Vitória por meio terrestre ou meio aéreo, tudo vai depender da sua cidade de partida.

Passagem aérea para Vitória

O principal aeroporto de Vitória é o aeroporto Eurico de Aguiar Salles que fica distante apenas 6 km do centro, ou seja, um aeroporto muito bem localizado.

Além disso, existem cidades no Brasil com voos diretos para Vitória, o que facilita ainda mais o passeio, ainda mais em um feriado prolongado. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e Salvador possuem voos diretos, aproveite!

É possível encontrar passagens aéreas para Vitória com preços de passagem na faixa dos R$ 300,00, sendo que os preços variam muito, claro, conforme época do ano e promoções.

Um bom site que oferece promoções de passagem para Vitória é o Max Milhas, inclusive com promoções de trocar milhas por passagem.

>> Fazer cotação de passagem aérea

Aeroporto de Vitória

Aeroporto de Vitória

Caminho terrestre

Dependendo do local escolhido para se hospedar em Vitória, é possível conhecer todas as atrações locais a pé.

Caso queira conhecer algo longe de onde está, as opções de locomoção em Vitória são diversas, como por exemplo, alugar um carro, Uber, Taxi, ônibus e o sistema de bicicleta compartilhada de Vitória.

Uma opção barata que muitos indicam, é utilizar os ônibus de Vitória de um destino ao outro.

Todos são padronizados e você pode acessar através do celular a localização das paradas, os ônibus que te levam a um determinado destino, o tempo que o ônibus demorará para chegar até o ponto em que você está e muito mais.

Rodoviária de Vitória

Rodoviária de Vitória

Aluguel de carro em Vitória

Nessa viagem que fiz, optei pelo aluguel de um carro em Vitória, economizando o tempo que levaria aguardando o transporte público e gastos com taxi ou Uber.

O valor do aluguel varia de acordo com o veículo escolhido, assim também como o tempo de estadia, quilometragem rodada, opção de seguro, etc.

A reserva do carro pode ser feita online em sites como do Rentcars, e é facilitada, pois você pode pegar o carro no aeroporto e devolvê-lo no mesmo local.

>> Fazer cotação de aluguel de carro

Onde ficar em Vitória

Existem várias opções de hospedagem em Vitória que podem ser os tradicionais hotéis e pousadas, assim como opções de aluguel de temporada em sites como do Airbnb.

O valor de hotéis em Vitória costuma ser reduzido nos finais de semana e feriados, pois a cidade recebe viajantes a negócios que permanecem apenas durante a semana.

Então o melhor momento são os fins de semana e feriados para curtir um bom hotel com valores baixos, ajudando a tornar a viagem de feriadão em Vitória ainda mais interessante.

Opções de hotéis em Vitória

Golden Tulip Porto Vitória

O hotel Golden Tulip Porto Vitória localiza-se em frente à Praça do Papa, região central de Vitória, próximo também ao projeto Tamar e cerca de 10 minutos do Shopping Vitória.

Os quartos possuem padrão de qualidade do Golden Tulip, com amplas acomodações, confortáveis e sofisticadas.

A vista dos quartos do Golden Tulip é para a Terceira Ponte e o Convento da Penha, em Vila Velha.

Hotel Ibis da Praia de Camburi

O Hotel Ibis está localizado em frente à Praia de Camburi, uma das melhores localizações de Vitória. As instalações são de qualidade, com padrão Ibis.

Slaviero Essential La Residence

Essa versão do Slaviero Essential La Residence possui instalações mais simples do que a última opção falada, mas não perde em qualidade.

A única diferença fica para ausência de alguns itens no quarto, o que compensa o valor, que costuma ser mais barato que a opção anterior.

>> Consultar outras opções de hotéis

Golden Tulip Porto Vitória

Golden Tulip Porto Vitória

Gastronomia de Vitória

Claro que tantos passeios por Vitória podem acabar te deixando com fome, não é mesmo? Sem dúvidas Vitória tem excelentes locais para comer.

Moqueca do Teresão

Considerando que a gastronomia capixaba remete aos frutos do mar, e o prato mais tradicional é a moqueca, que diferente da baiana não conta com leite e coco ou azeite de dendê.

A melhor opção de moqueca é na Moqueca do Teresão, um restaurante localizado na Ilha das Caieiras, e um dos mais recomendados aos turistas.

Cervejaria Barba Ruiva

A Cervejaria Barba Ruiva é uma cervejaria com diversos tipos de rótulos, desde os mais suaves como cervejas Pilsen até as mais encorpoadas.

Fica a dica para quem gosta de cerveja e deseja experimentar vários sabores de diferentes produtos artesanais do Espírito Santo durante a viagem de feriadão em Vitória.

A Moqueca Capixaba é um dos pratos típicos de Vitória

A Moqueca Capixaba é um dos pratos típicos de Vitória

Conclusão

Além dos locais visitados compartilhados aqui, Vitória possui diversas outras atrações e opções de entretenimento para curtir durante as férias, feriados, fim de ano, enfim…

Se você ainda não conhece Vitória, sem dúvidas é um destino, que mesmo sendo diversas vezes esquecido nos roteiros de férias, vale a pena ser incluído e não somente pelas praias como também por sua história e beleza.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Quais dos pontos turísticos acima você mais gostaria de conhecer em um feriadão em Vitória? Deixe abaixo o seu comentário!

Isabella Machado
Isabella Machado adora viajar e teve uma experiência incrível quando visitou o Espírito Santo, no qual vem compartilhando suas histórias aqui no blog.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais