BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo em Santiago no Chile

Olá pessoal, aqui é a Nilce Bueno, continuando a trazer histórias das nossas viagens em família, dessa vez falando sobre um país muito procurado pelos brasileiros o Chile, sendo que fizemos turismo em Santiago para conhecer a sua capital.

Vamos trazer informações sobre os principais pontos turísticos de Santiago, o que você deve conhecer e fazer na cidade, assim como trazer dicas que só quem fez viagem para Santiago consegue trazer.

Como foi nossa viagem

Você já se imaginou morando em um vale cercado por montanhas e pelos Andes, com seus picos cobertos de neve?

Se não for para morar, que seja apenas uma viagem para conhecer Santiago, como fizemos eu e minha família ao visitarmos a maior cidade do Chile.

Esperto foi o poeta Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, que nasceu em Parral, no Chile, mas entre suas andanças pelo mundo, como cônsul do país, sempre voltava a morar em Santiago, onde fez seus estudos universitários.

Foi nessa cidade que o poeta se inspirou para escrever inúmeras obras que encantam o mundo até hoje, como o seu livro “Confesso que Vivi”, autobiográfico, escrito ao longo de muitos anos.

Uma linda vista que você encontra ao fazer turismo em Santiago
Uma linda vista que você encontra ao fazer turismo em Santiago

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










A chegada em Santiago

Desembarcamos do avião no aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, também conhecido como Aeroporto de Pudahuel e Aeroporto Internacional de Santiago, em um avião da LATAM. Este é o principal aeroporto do Chile.

Desta vez fizemos nossa viagem em um tempo mais ameno. Chegamos antes do início do outono, o que nos dá um ambiente com temperatura entre 10 graus e 28 graus Celsius. O clima estava muito agradável, nem frio de doer os ossinhos, nem calor de derreter.

Hospedagem em Santiago

O hotel em Santiago escolhido foi o Marriott Hotel e fomos logo para lá após a chegada do avião para tomarmos um banho, abrirmos nossas malas e nos prepararmos para o dia que se seguiria, repleto de emoções e novidades.

Ficamos hospedados no Marriott Hotel Santiago por 3 dias e podemos dizer que o hotel é um espetáculo à parte, com atendimento super personalizado, acomodações 5 estrelas, sendo que possui 3 restaurantes, um café da manhã magnífico, bar, piscina, e muitos outros atrativos.

“Duas coisas que me chamaram mais a atenção do hotel foram as montanhas que podia avistar de meu quarto e que emolduravam o dia, assim como a localização privilegiadíssima do hotel.”

O Marriot está localizado a apenas 300 metros do Shopping Parque Arauco, onde você pode desfrutar das melhores marcas do mundo e de restaurantes dos mais variados. Um ótimo local tanto para passeios noturnos e como também durante o dia.

O hotel possui teatro e também cinema, sendo uma oportunidade para curtir eventuais eventos ou filmes que estejam rolando no hotel.

Um de seus diferenciais além da área de luxo e de suas marcas famosas, é o seu charmoso boulevard. Vale a pena conhecer e aproveitar para tomar um drink em um happy hour.

>> Clique para pesquisar outras opções de hospedagem

Escultura dentro do Hotel Marriott Santiago
Escultura dentro do Hotel Marriott Santiago

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Por que visitar Santiago

Como se não bastasse a Cordilheira dos Andes e sua cadeia rochosa que cerca Santiago (e que não nos cansamos de admirar), Santiago é uma cidade cosmopolita, repleta de atrações e lugares lindos para de se visitar.

É também um destino internacional barato quando se comparado a outros países mais famosos como Estados Unidos ou países da Europa, como Alemanha, Itália, França e Inglaterra.

Na capital do Chile você pode se divertir em seu parque de diversões, cerros, restaurantes, lojas, além de fazer longas caminhadas por seus charmosos bairros.

E no inverno, pode ainda se deliciar com a neve que cai constantemente por lá e andar de esqui, snowboard ou simplesmente formar bonecos de neve, pois existem estações de esqui em Santiago super frequentadas.

>> Leia também: Como é o réveillon em Santiago

De um city tour você consegue ver os arranha-céus de Santiago
De um city tour você consegue ver os arranha-céus de Santiago

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

O que fazer em Santiago

Vamos trazer agora uma lista de lugares para visitar em Santiago e tornar o roteiro de viagem muito mais completo e assim voltar para casa cheio de fotos e histórias para contar.

Cerro San Cristóbal

Situado dentro do Parque Metropolitano, no Barrio Bellavista, o Cerro San Cristóbal é realmente espetacular! Olhar Santiago lá de cima, com a cordilheira de montanhas ao fundo, é surreal!

O parque possui inúmeras entradas. Escolhemos utilizar a entrada do Funicular. Chegamos ao topo do San Cristóbal, situado a 850 metros de altura, de funicular, o meio mais utilizado pelos turistas. Mas pode-se chegar lá de ônibus (que é mais barato), de bicicleta ou mesmo a pé.

>> Leia também: Nossa viagem para os Vales Nevados de Chillán

O Funicular é uma das atrações do Parque San Cristóbal
O Funicular é uma das atrações do Parque San Cristóbal

“O importante é chegar ao topo, onde ficamos sem fôlego com as vistas panorâmicas da cidade em todos os ângulos possíveis, um mais lindo do que o outro.”

Vista de Santiago do Parque San Cristóbal
Vista de Santiago do Parque San Cristóbal

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Lá de cima visitamos o Santuário Imaculada Conceição e sua capela belíssima, fizemos um lanche rápido na lanchonete local e apreciamos os cenários que a natureza nos oferecia de bandeja!

Esse é o Santuário Imaculada Conceição em Santiago
Esse é o Santuário Imaculada Conceição em Santiago

Visitamos também o zoológico do San Cristóbal que faz parte do parque. Foi uma visita irresistível! Pudemos ver pela primeira vez algumas espécies de animais que não existem no Brasil, como o urso panda vermelho e os lêmures.

Urso panda vermelho no zoológico em Santiago
Urso panda vermelho no zoológico em Santiago

“A visita foi muito legal nesse sentido e se você tiver crianças tenho certeza de que elas vão adorar também o passeio!”

Na volta descemos pelo teleférico do San Cristóbal e ficamos sem fôlego com a vista do sol se pondo, se escondendo atrás dos montes.

DICA: Se você gosta de fotografar, este é um lugar ímpar que você deve aproveitar bem durante sua viagem a Santiago. E não se esqueça de comprar sua pulseira VIP, que dá direito a subir ao cerro quantas vezes quiser, com um só pagamento.

Mais informações sobre o passeio ao San Cristóbal no Chile você pode obter clicando AQUI.

>> Leia também: Como é uma viagem para San Pedro do Atacama

Lêmures do zoológico de Santiago
Lêmures do zoológico de Santiago

La Chascona

Para quem é fã de literatura, esse é um passeio imperdível! O La Chascona é o nome do museu situado na casa onde morou o poeta Pablo Neruda que já citamos aqui no texto.

É claro que não perdemos a oportunidade e lá fizemos, literalmente, uma viagem emocionante por suas obras e pertences pessoais.

O museu fica próximo ao Cerro San Cristóbal, no Barrio Bellavista. Se você for de metrô, é só descer na estação de Baquedano e andar cerca de 800 metros para chegar ao local.

Um dos jardins da casa de Pablo Neruda
Um dos jardins da casa de Pablo Neruda

Quando acabar a visita se prepare, o local é tão intenso que você precisará de um café e meia hora para processar tudo o que viu, as memórias, a vida e a sensação que a La Chascona lhe dará. Esse é um passeio mais cultural, não indicado tanto assim para as crianças.

Mais informações sobre La Chascona você pode acessar clicando AQUI.

>> Leia também: Dicas para o melhor seguro de viagem internacional

Meu genro Renato na entrada do Museu La Chascona
Meu genro Renato na entrada do Museu La Chascona

Mercado Central de Santiago

Falar do Mercado Central de Santiago é falar de culinária chilena. Assim, sem dúvida alguma esse foi um dos locais que amamos visitar!

Além de adquirir iguarias e especiarias incríveis para levar de lembrança, pudemos saborear frutos do mar nas barracas coloridas que existem por ali, e ainda fazer uma refeição digna de reis em um de seus restaurantes típicos.

Aproveitamos o turismo em Santiago para visitar outras lojas interessantes que existem ali, dentre elas botilaria, delicatessen, farmácia, padaria, queijaria e até mesmo uma joalheria, levando de lá várias compras, é claro!

O Mercado Central de Santiago fica próximo à estação de metrô Caly Canto. Se quiser mais informações sobre ele, clique AQUI.

Caminhada nas ruas de Santiago
Caminhada nas ruas de Santiago

Plaza de Armas

Como ponto histórico mais importante de Santiago, a Plaza de Armas é cercada por construções lindíssimas, dentre eles a Catedral Metropolitana, o Museu histórico Nacional, o Museo Chileno de Arte Precolombino e o Museo de Arte Sagrado. Foi nessa praça que Santigo foi fundada em 1941.

Estátua Mapuche na Plaza de Armas
Estátua Mapuche na Plaza de Armas

A praça é sempre muito movimentada por eventos artísticos, mas também oferece oportunidade a músicos e artistas que fazem suas exposições ao ar livre no local.  Não deixe de valorizar a cultura local e ajude se puder esses artistas.

Placa de bronze instalada no chão da praça, que retrata o mapa da cidade de Santiago, de Alonso de Ovalle, 1646
Placa de bronze instalada no chão da praça, que retrata o mapa da cidade de Santiago, de Alonso de Ovalle, 1646

Aos sábados o local é ainda mais agitado devido à feira de antiguidades que exibe verdadeiros achados, os quais podem ser comprados pelos turistas. Só leve em consideração a forma de transportar alguma objeto comprado no avião.

>> Leia também: Quanto custa viajar para o Chile

Em frente ao Palácio da Moeda fica a escultura do Presidente Salvador Allende
Em frente ao Palácio da Moeda fica a escultura do Presidente Salvador Allende

Barrio Itália

Como bons descendentes de italianos que somos, não resistimos ao chamado da cultura e da gastronomia italiana que se encontra nesse bairro.

Suas ruas tranquilas e bem arborizadas, repletas de cafeterias, restaurantes, lojas e galerias de design, remetem à paz, que gera uma vontade de ficar sempre um pouquinho mais.

E ali fomos ficando por um bom tempo na nossa viagem para Santiago, nos deliciando nos cafés e degustando receitas italianas em um de seus restaurantes.

“Realmente o tempo voou entre risadas, fotos e praticando o idioma espanhol. Recomendo a todos se puderem sempre fazerem uma pausa na viagem para momentos como esse que recarregam as energias e tornam a viagem mais animada.”

Barrio Lastarria

Se você quer ver charme, vá ao Barrio Lastarria. Sabe aquele local excelente para jantar ou degustar um café excelente, ou mesmo curtir uma boa noitada?

Durante o dia você tem a oportunidade também de visitar galerias de arte, fazer compras em lojas descoladas de roupas, ou mesmo relaxar em um dos bancos atraentes que existem nas pequenas praças que permeiam as ruas.

Se estiver com tempo, pegue o metrô e aproveite para visitar o El Cine Biógrafo, o Museu Arqueológico de Santiago, as exposições gratuitas que são feitas no Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) e o Museu de Artes Visuais (MAVI).

>> Leia também: Dicas para as férias de julho no Chile

Barrio Bellavista

Se você gosta dos agitos da noite, não pode deixar de conhecer o bairro Bellavista, em especial o amplo e atraente Patio Bellavista, que reúne as casas de shows e restaurantes mais recomendados de Santiago.

Entre as recomendações estão o “Como Água para Chocolate”, o Barrica 94, o Mesarina e o Colorinja.

O ambiente do Bairro Bellavista é bem gostoso e você pode optar por comer ao ar livre. Existem mesas montadas sob toldos vermelhos que se destacam embaixo das árvores (fica a dica).

Vale visitar o local também durante o dia, quando é mais tranquilo, e escolher com calma um dos restaurantes para almoçar. Os restaurantes do local oferecem culinária internacional e local, dentre elas a italiana e a peruana.

Sky Costanera

Vale a pena reservar um fim de tarde para ver o pôr-do-sol do alto do alto do Sky Costanera, o maior prédio da cidade.

Com 62 andares, o prédio possui um mirante no último andar, onde você pode ver a cidade sob um ângulo espetacular, tendo ao fundo a Cordilheira dos Andes.

O Sky é conhecido mundialmente como o ponto mais alto da América do Sul e muito procurado pelos turistas. Oferece um mirante a 300 metros de altura, com paredes todas de vidro e uma vista maravilhosa de Santiago em 360 graus. Saiba mais sobre o local clicando AQUI.

>> Leia também: Como é o réveillon no Chile

Estações de esqui de Santiago

Se você for no inverno, entre junho e agosto, não deixe de se divertir na neve em uma das estações de esqui de Santiago, que ficam apenas a uma hora do centro.

Se tiver um tempo a mais, a dica é ficar hospedado nas montanhas, conhecendo um dos melhores resorts do país, o Valle Nevado Ski Resort do Chile. Ali você terá acesso direto às pistas de esqui e poderá se divertir para valer em meio a muita neve!

“No nosso roteiro, como não existia a neve, acabamos não optar pelo passeio, mas confesso que ficamos com aquele gostinho de que faltou isso. Agora usamos como pretexto e desculpa para voltar a Santiago nessa época do ano.”

Para saber mais sobre o Valle Nevado quando fizer turismo em Santiago, clique AQUI.

Fantasilandia

Ah! As crianças. Mesmo se não tiver filhos, o parque de diversões de Santiago conhecido como Fantasilandia é o lugar perfeito para despertar a criança que existe em você e toda fantasia dessa época mágica da vida.

O parque fica localizado em frente à estação de metrô Parque O’Higgin e atrai os turistas por possuir brinquedos para todas as idades, de brinquedos infantis aos mais radicais, como uma montanha russa incrível!

A família também pode se divertir em brinquedos mais calmos, como o Rapid River, o The Pirate Revenge, o Wild Mouse, o Twister, o Skooter, o Astroliner, o Cine 4D, o Tren Minero e o tren CP.

Se você gosta de adrenalina, a dica é embarcar em brinquedos como o Air Race, Top Spin, Tagadá, Crazy Dance, Barco Pirata, Black Hole, Monga, Disko, Moby Dick, Raptor, Super Hero, Volare, Boomerang, Kamikaze e Xtreme Fall.

Na área da criança você encontra diversões mais calmas, voltadas a idades específicas. Clique AQUI e saiba mais sobre as atrações da Fantasilandia no Chile.

>> Leia também: Vale a pena aproveitar um feriadão no Chile?

Gastronomia de Santiago

Com certeza depois de um dia inteiro de passeios a fome bate e nada melhor do que conhecer bons lugares para experimentar pratos típicos de Santiago, assim como da gastronomia mundial em restaurantes de alto nível.

Entre os pratos da gastronomia de Santiago você pode experimentar os peixes e mariscos comuns da costa chilena, assim como as famosas empanadas ou pastel de choclo.

Restaurante Tony Roma’s no Parque Arauco

O restaurante Tony Roma’s fica localizado no Parque Arauco e foi o local onde comemos uma deliciosa carne com entornos, em ambiente requintado muito disputado.

Para comer lá é importante fazer reserva antecipada. A nossa reserva foi feita com antecedência de 1 mês da viagem, tamanha a disputa. Recomendamos fazer o mesmo.

Para saber mais sobre o Restaurante Tony Roma’s, visite o site oficial.

Vista do Tony Roma's no Parque Arauco
Vista do Tony Roma’s no Parque Arauco

Trattoria Rita no Parque Arauco

Com decoração tipicamente italiana e acolhedora, ambiente familiar atendimento perfeito e massas divinas, o Trattoria Rita é um daqueles locais para saborear o toque que os chilenos dão à comida italiana.

Um bom local para tomar um vinho, bater um papo e se preparar para o dia seguinte dos seus passeios de turismo em Santiago. Se quiser fazer reservas ou saber mais sobre o Trattoria Rita, acesse o site oficial.

Esse é o Trattoria Rita no Parque Arauco
Esse é o Trattoria Rita no Parque Arauco

Restaurante Pinpilinpausha

O Pinpilinpausha é um restaurante de ambiente superfino e atendimento show! Pedi o prato “Atum Selado” que estava magnífico, principalmente porque sou fã de peixes e sushi, no qual souberam dar um toque especial ao prato.

Para ver outros pratos do cardápio, você pode consultar o site oficial do Pinpilinpausha.

Atum selado do restaurante Pinpilinpausha
Atum selado do restaurante Pinpilinpausha

Bebida típica: Mote con Huesillos

Falar em Chile e não falar de “mote con huesillo”, não é Chile. Trata-se de uma bebida típica do país, sendo que é um tipo de suco de pêssego em calda, bem doce e muuuuuito gelado.

Para completar, é abastado com grãos de trigo cozidos e canela. Confesso que fiquei bem resistente a experimentar, mas não me arrependi.

Extremamente rico de sabor, gostoso, único e muito chileno, além de ser revigorante. Sabe aqueles sucos que dão energia? Esse é um deles e hoje quando penso em Chile, me vem logo o gosto e o sabor do Mote.

>> Leia também: Como foi nossa viagem para a Patagônia Chilena

Esse é o famoso Mote com Huesillos da gastronomia de Santiago
Esse é o famoso Mote com Huesillos da gastronomia de Santiago

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, fazer turismo em Santiago é uma opção para lá de interessante, independente a época do ano.

Apesar de não ter o charme da neve que acontece no inverno, no verão você pode curtir o clima mais quente e bater perna para visitar muitos dos pontos turísticos de Santiago sem congelar e com uma vista linda da Cordilheira dos Andes.

Procuramos trazer aqui um pouco dessa experiência e também contar as nossas aventuras de viagem por Santiago.

Não se esqueça da importância de viajar coberto por um seguro de viagem para o Chile para evitar dores de cabeça caso venha a sofrer algum acidente ou ficar doente durante a viagem.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos lugares citados no texto sobre Santiago você gostaria de conhecer primeiro? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Nilce Bueno
Nilce Bueno

Nilce Bueno teve experiências incríveis de viagem quando visitou a Europa e América do Sul e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat