BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Novas diretrizes do turismo nacional pós pandemia

Olá, sou a Semíramis Moreira, trabalho na equipe de produção de conteúdo do Hurb e hoje estou aqui no Vida de Turista contribuindo com um artigo que fala sobre as novas diretrizes do turismo para o novo normal do turismo nacional pós pandemia.

Inúmeros foram os impactos do novo coronavírus no turismo e, principalmente, na hotelaria. As medidas de prevenção e higienização estão sendo priorizadas pelos estabelecimentos, enquanto aguardam a flexibilização.

Muitas cidades com vocação turística como, por exemplo, Gramado, Foz do Iguaçu e Urubici, estão abrindo suas portas para o turismo local depois de tanto tempo sem atividade.

Tal medida se faz necessária não apenas para a retomada econômica de toda uma cadeia produtiva, mas também em nome de resgatar e impulsionar as visitas.

Embora ainda não tenhamos saído do estado de atenção necessário para evitar o contágio, alguns hotéis e pousadas já consideram o retorno das atividades no novo normal.

Com a adoção de novos protocolos de higiene e prevenção, os destinos e demais empresas do setor esperam pela reabertura da estrutura turística.

Todos os esforços estão dependentes da flexibilização e das restrições de convívio social nos estados e municípios.

Nesse artigo você vai ver de que forma os tipos de viagens pós-pandemia mudaram, quais as medidas restritivas em aeroportos, qual o novo normal para cias aéreas, hotéis e restaurantes e também dicas de como manter o cuidado com a saúde em viagens na sua retomada.

As pessoas estão dispostas a viajar após a pandemia?

O distanciamento social trouxe um novo questionamento ao segmento turístico. O turista vai estar disposto a viajar de novo?

Ainda mais agora que ele aumentou planos de internet, investiu em equipamentos eletrônicos e contratou serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globoplay?

Fato é que a resposta é SIM, o turista está disposto a viajar novamente. A pessoa que gosta de viajar na verdade está ansiosa para que a pandemia passe e ele possa embarcar em uma viagem novamente.

“Todos nós somos desbravadores por natureza e a pandemia só está reprimindo uma demanda que vai voltar com força assim que as autoridades liberarem.”

Foco na segurança

Mas também é verdade que ele não vai mais encontrar os destinos como ele encontrava antes. Vai existir um novo normal. Além disso, o turista vai encontrar um novo conceito de viagem, no qual o viajante buscará mais segurança nas experiências.

A prática de esportes, a convivência com os grupos familiares e as formas de diversão sem aglomeração de pessoas tem sido o grande foco dessa fase pós distanciamento social, nos lugares já liberados.

Nisso, as viagens domésticas curtas, mais simples e próximas de sua cidade residência são as mais procuradas. Também houve aumento nas viagens individuais, das viagens em família, em carro próprio.

Cidades próximas, num raio máximo de 200 km estão sendo as principais escolhas. Muitas famílias têm escolhido hotéis fazenda e pousadas como principais formas de hospedagem.

>> Confira algumas opções de hotéis fazenda lá no Hurb

Novas diretrizes do turismo após a pandemia
Novas diretrizes do turismo após a pandemia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os tipos de viagens pós pandemia?

Podemos classificar os tipos de viagens pós pandemia em três grandes grupos:

Viagens domésticas

Se considera uma viagem doméstica quando não se afasta até 200 km da sua residência, o que permite viagens de carro de tiro curto.

Um exemplo estão sendo as viagens dos paulistanos para cidades do interior, como Itapetininga, Piracicaba e Itu após as novas diretrizes do turismo.

Está sendo uma oportunidade para conhecer lugares diferentes que antes a pessoa nem levaria em consideração nas viagens, principalmente viagens de fim de semana.

Viagens individuais

Ao invés de viajar em ônibus, passeios de trem ou enfrentar aeroportos e aviões lotados, as viagens agora passaram a ser mais individualizadas.

A pessoa opta por viajar sozinha ou então com seu cônjuge, sua família, sem convidar dessa vez amigos ou outros parentes para viajarem juntos.

Com as novas diretrizes do turismo também estão acontecendo muito menos viagens de excursão, no qual a pessoa podia viajar junto de pessoas desconhecidas.

As viagens de excursão sempre promoveram interação e brincadeira com todos a bordo, no qual é possível fazer muitas amizades em viagens como essa. Porém esse é um momento diferente que exige maior distanciamento social até existir uma vacina para o coronavírus.

Viagens na natureza

Ao invés de viajar para grandes centros, praias lotadas, museus e acervos lotados, as viagens agora deram lugar para a natureza, para fazendas e para montanhas.

Lugares que permitem você ficar ao ar livre com toda a família, correr, brincar, pular, renovar as energias, cuidar da saúde e manter o distanciamento recomendado pelas autoridades.

Destinos como Campos do Jordão, Bonito e Petrópolis saem na frente nesse sentido, já que promovem tudo isso para seus visitantes.

>> Confira pacotes de viagem com desconto

Até a Monalisa tá se prevenindo contra o coronavírus
Até a Monalisa tá se prevenindo contra o coronavírus

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

As viagens de carro estão sendo priorizadas

Como a maioria das viagens não chega a 100 km de distância, muitas pessoas têm optado por viagens de carro.

Sobretudo quando a família é grande, onde muitas vezes até compensa o aluguel de um carro que seja confortável e atenda todas as necessidades da família.

Agora o que você deve levar em consideração para uma viagem de carro pós-pandemia?

Separamos abaixo algumas dicas essenciais para uma viagem de carro que já valiam no antigo normal e acrescentamos algumas para o novo normal:

  • Leve consigo álcool gel para não depender de álcool gel dos estabelecimentos para fazer a sua higienização durante a viagem.
  • Mantenha os vidros das janelas abertos para que haja ventilação e renovação do ar dentro do carro (evite ar-condicionado).
  • Em algumas cidades, as máscaras são obrigatórias por decretos municipais, mesmo dentro carro. Utilize para evitar multas.
  • Verifique o tamanho da sua família e escolha um carro que possa acomodar a todos, sem aperto.
  • Considere o tamanho das bagagens, o tempo de viagem e por quanto tempo pretendem viajar e permanecer no destino.
  • Verifique se as condições do veículo estão em ordem, os pneus, a água, a carga da bateria, os freios e a suspensão.
  • Também é recomendada uma revisão nos cintos de segurança para que estejam visíveis e disponíveis para uso, uma vez que se trata de um item de segurança obrigatório.
  • Outro item de segurança obrigatório é a cadeirinha para automóvel, regulável e dentro dos padrões exigidos pelo INMETRO e Denatran:
    • 00 a 01 anos: bebê-conforto ou poltrona virada para trás;
    • 01 a 04 anos: poltrona própria virada para a frente do carro;
    • 04 a 07 anos: Booster (assento) que deverá estar preso pelo cinto de três pontos do carro.
    • Crianças maiores que 1,45 de altura poderão usar o cinto de três pontos do banco traseiro do carro.
    • O banco traseiro do carro é o mais seguro até para os adultos, portanto, até os 10 anos de idade, o mais aconselhável é que as crianças fiquem no banco traseiro.

“Muitos lugares ainda estão com UTIs e hospitais lotados por causa da pandemia, portanto adote uma direção defensiva para fugir de acidentes mais graves”.

Medidas restritivas em aeroportos

Para as pessoas que optam por viajar para mais longe, e que requer um pouco mais de atenção, veja a seguir algumas medidas adotadas para quem deseja viajar de avião após as novas diretrizes do turismo.

Algumas medidas de prevenção estão sendo adotadas nos aeroportos, em voos nacionais ou internacionais, tais como:

  • O uso de máscaras por passageiros e funcionários.
  • Distanciamento de dois metros entre pessoas.
  • Mudanças nos sistemas de refeição, com alimentos e bebidas em embalagens individuais e higienizadas.
  • Aferição da temperatura corporal através de termômetro infravermelho.
  • Suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais.
  • Distanciamento nas filas.
  • Limitações a bagagem de mão.
  • Higienização constante de aeroportos e aeronaves.
  • Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores, conforme o caso.

Por recomendação da IATA (Latin America Travel Association), será necessária também a adoção de tecnologias para o check-in na checagem de documentos, inspeções de segurança e despacho de bagagem, através de biometria e que não haja contato direto com superfícies.

“Vale informar que muitos aeroportos ainda não aceitam brasileiros para a retomada do turismo no seu país, já que o número de casos de coronavírus no Brasil é um dos maiores do mundo.”

É o caso dos principais países da Europa, como França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Inglaterra. Apesar de que muitos deles sabem da importância do turismo brasileiro para a economia do país e revisam a restrição semana a semana.

Novas diretrizes nos aeroportos após a pandemia
Novas diretrizes nos aeroportos após a pandemia

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Novas diretrizes do turismo para as viagens de avião

Se antes os aviões já eram considerados seguros, após a pandemia viajar de avião está se tornando ainda mais higiênico e saudável.

Antes do distanciamento social, a preocupação era a segurança do voo: escalas, conexões, compra da passagem aérea, bagagem de mão e bagagem despachada, entre outros itens comuns da área.

Agora, as empresas aéreas e os aeroportos vêm focando seus esforços na adoção de medidas sanitárias e protocolos internacionais para conter a COVID-19.

Ainda segundo a IATA, os atuais protocolos pós pandemia exigem que os passageiros cheguem com maior antecedência aos aeroportos para que todos os protocolos de higiene e segurança sejam praticados.

No entanto, a entidade ainda não tem uma estimativa de quanto tempo extra é necessário para que os passageiros cheguem aos aeroportos e quanto tempo é preciso para que os procedimentos de segurança sejam cumpridos.

Nossa recomendação é que você antecipe sua ida ao aeroporto de 30 minutos a 1 hora do que se fosse considerar uma viagem de avião antes da pandemia.

Como será o novo normal na hotelaria?

Desde maio, alguns hotéis vêm adotando medidas rígidas de prevenção ao novo coronavírus que fortalecem as mudanças das novas diretrizes do turismo.

O novo normal da hotelaria se instala a partir de iniciativas como a sanitização e higienização das dependências, o uso de máscara e EPI pelos funcionários, na aferição de temperatura dos hóspedes, que deverão estar usando máscaras.

Outro fator importante é a disponibilização de álcool gel em totens, com informações claras e objetivas sobre a necessidade de manter as mãos higienizadas constantemente.

Restrições nos parquinhos

As crianças têm direito ao acesso aos parquinhos e áreas de lazer dos hotéis, no entanto, devem estar acompanhadas dos responsáveis, para que não haja contato com as demais crianças.

Todas as crianças deverão estar de máscaras e suas mãos higienizadas com álcool gel e lavadas antes de entrar e depois que saírem dos brinquedos.

Depois do período de recreação, os funcionários deverão higienizar todos os brinquedos, nas superfícies de contato das mãos, como corrimãos, assentos, travas e apoios.

Sugestão de kit básico para as crianças se divertirem protegidas durante a viagem:

  • Levar duas máscaras laváveis.
  • Frasco de álcool em gel individual.
  • Toalhas de papel para enxugar as mãos depois de passar o álcool em gel ou lavá-las com água e sabão.
  • Frasco de sabonete líquido bactericida.
  • Luvas de vinil para evitar o contato com as superfícies.
Restrições COVID para crianças durante uma viagem
Restrições COVID para crianças durante uma viagem

Restrição nas piscinas dos hotéis

Quanto à restrição às áreas comuns dos hotéis, como piscinas, saguões, salas de jogos, etc, muitas estão liberadas para uso, entretanto, os grupos familiares deverão permanecer juntos.

“O uso de máscara não se faz necessário em piscinas para evitar afogamentos, sobretudo das crianças.”

Em alguns hotéis é estipulado um tempo médio para que os grupos familiares fiquem na piscina para que outros grupos possam se divertir também.

Não estão sendo oferecidas aulas de hidroginástica ou recreação em muitos hotéis, ficando à cargo das famílias cuidar das crianças nesse período delicado, como forma de evitar o contágio acidental por pessoas assintomáticas.

>> Confira algumas opções de hotéis para reserva

Restaurantes para as refeições

O distanciamento também deve ser respeitado em restaurantes. Os espaços deverão ser usados apenas para as refeições, não sendo permitida a permanência no recinto após a mesma.

Tais medidas impedem a aglomeração de pessoas nos recintos comuns, mas nada que atrapalhe a sobremesa e o cafezinho!

Outra medida adotada consiste na separação das mesas ocupadas separadas por mesas vazias, como está ocorrendo nas praças de alimentação de alguns shoppings.

8 dicas para a prevenção do novo coronavírus em viagens

Vamos ver agora um resumo com 8 dicas para a prevenção do novo coronavírus em viagens:

  • Nas acomodações dos hotéis, evite o uso do ar condicionado, procurando manter uma temperatura próxima a temperatura ambiente (por volta dos 22 graus).
  • Tenha sempre duas ou mais máscaras higienizadas, para trocar toda vez que ficar por muito tempo fora lembrando que o recomendado é que as máscaras sejam trocadas após 4 horas de uso e sejam higienizadas em seguida.
  • Procure usar a máscara de forma que cubra o nariz e a boca. A máscara muitas vezes pode apertar ou ser sufocante, mas é um mal que vem para o bem.
  • Leve consigo um frasco de álcool em gel e toalhas de papel para enxugar as mãos.
  • Evite levar as mãos à boca e coçar os olhos e se fizer isso sem querer, busque lavar as mãos e rostos em seguida.
  • Procure trocar de roupa toda vez que voltar para sua acomodação em hotéis e pousadas e embrulhe as roupas sujas em sacolas isoladas ou coloque para lavar na lavanderia do hotel.
  • Lave as mãos sempre que for possível com água e sabonete líquido, mesmo em pontos turísticos, respeitando as regras dos lugares que você está visitando.
  • Caso você ou algum membro da família durante a viagem apresentarem sintomas como febre superior a 38 graus, tosse, resfriado ou sintomas similares aos de uma gripe, procurem uma unidade básica de saúde local para pronto atendimento e retornem para casa imediatamente.
Dicas para a prevenção contra o coronavírus em viagem
Dicas para a prevenção contra o coronavírus em viagem

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Finalizando

Viajar com responsabilidade pode significar a saúde da sua família.

Fique atento às normas de segurança nas estradas e no contato com outras pessoas. Sua vida é mais importante.

Todos nós estamos muito ansiosos para voltar a viajar como antes, mas agora é hora de respeitar o momento, para que no futuro seja possível viajar muito mais.

Se precisar de inspiração para a escolha de um destino, confira esse artigo do Vida de Turista que traz 10 destinos baratos para viajar após a pandemia.

Agora queremos ouvir a sua opinião. O que você achou das novas diretrizes do turismo pós pandemia? Como você está se sentindo para viajar durante e após a pandemia? Deixei abaixo o seu comentário!

Semíramis Moreira
Semíramis Moreira

Luma Holanda é uma das nossas parceiras atuando para o time do Hurb e vem contribuindo com dicas de viagem de resorts e meios de hospedagem em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat