BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Museus de Montevideo mais famosos

Olá pessoal, aqui é a Julia Saraiva novamente, trazendo mais um artigo que fala sobre a nossa experiência de viagem no Uruguai, sendo que hoje vamos falar sobre os museus de Montevideo.

Montevidéu é um destino com diversas opções culturais e cada um de seus museus guarda particularidades que valem a pena conhecer.

Vamos falar desde os museus mais famosos de Montevideo, como Museu Torres Garcia, assim como de museus menos conhecidos de Montevideo, mas que podem ser colocados no roteiro caso você tenha uma viagem com mais dias de passeios.

Também vamos falar sobre a localização de cada um dos museus de Montevideo e os horários de funcionamento para você não dar de cara com a porta fechada.

Quais são os museus de Montevideo mais famosos?

Um dos museus mais conhecidos de Montevideo e também dos mais visitados com certeza é o Museo Torres Garcia.

O local é dedicado ao renomado artista plástico uruguaio, que foi um dos mais importantes do século XX, Joaquín Torres Garcia.

O museu foi criado para atender ao desejo de sua família de compartilhar o legado do artista com o público. Quem é fã de arte que nem eu, só tem a agradecer essa oportunidade.

Quem foi Joaquín Torres García?

Nascido em Montevidéu em 1874 e falecido aos 75 anos, Torres García foi pintor, desenhista e escultor, além de professor.

Por conta de suas vivências em diversos países, pôde construir a partir disso um estilo artístico único, presente não apenas em suas obras, mas também em seu discurso.

Chamado de Universalismo Construtivo, o movimento presente na obra de Torres García não apenas traz claras referências construtivistas, mas também um universo um tanto lúdico, que, de acordo com o artista, teria o poder de transcender a realidade.

“É com essa pitada filosófica que Torres García se consolidou como o maior artista plástico do Uruguai.”

Apesar de grande parte de sua trajetória ter se passado na Europa, o retorno de Torres García à Montevidéu, aos 60 anos, marca um novo e importante momento para a Arte no Uruguai.

Ao criar a Associação de Arte Construtiva, que posteriormente foi transformada no Ateliê Torres García, o artista passou a promover inspiração a jovens artistas construindo um legado que permanece vivo até hoje.

O artista acreditava na construção de uma arte puramente latino-americana. A partir disso, podemos observar sua grande conexão com as próprias origens. Em sua obra “América Invertida”, de 1934, esses conceitos são exaltados.

Obras de Joaquin Torres García
Obras de Joaquin Torres García

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










O Museu Torres García

O icônico museu dedicado ao artista Joaquín Torres García foi inaugurado em 1995. O museu está localizado no Centro Histórico, próximo a pontos turísticos como a Plaza Independencia e o Teatro Solís, além de estar na mesma rua da Livraria Más Puro Verso.

Assim como a conhecida livraria, o museu também ocupa um espaço no estilo Art Nouveau e chama atenção por sua bela e elegante fachada.

Durante o passeio, através de quadros, desenhos, cartas e esboços, você poderá embarcar na história de Joaquín Torres García.

Junto do acervo permanente, o museu conta com exposições temáticas com obras exclusivas de Torres García.

Durante sua visita ao museu, não deixe de conhecer a loja no piso térreo, onde poderá comprar pequenas lembranças e presentes que remetem à obra do artista.

Espaço interno do Museu Torres García
Espaço interno do Museu Torres García

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Nossa experiência no museu

Conheci o museu no meu segundo dia em Ciudad Vieja. Escolhi fazer a visita em um sábado de manhã e combinei o passeio com a Livraria Más Puro Verso e o Museu do Carnaval.

“Durante a visita, surgiram várias reflexões sobre Torres García ser um grande símbolo da intensa relação dos uruguaios com sua história e cultura.”

A idealização do local ter sido um desejo da família, torna a visita ao museu muito significativa, principalmente se você tiver a oportunidade de ter um guia de viagem acompanhando seu passeio e contando os detalhes de cada obra.

A memória preservada de Joaquín Torres García está presente em cada detalhe do espaço. Isso torna o museu um passeio imperdível para todos que desejam se aprofundar mais na cultura do país.

O museu Torres García fica localizado na Rua Sarandí, 683 e o seu funcionamento é de segunda a sábado, das 10 h às 18 h.

A entrada para o museu custa 150 pesos uruguaios para visitantes e 80 pesos uruguaios para residentes do país.

Outros museus em Montevidéu

Se você gosta de explorar museus como eu para aprender mais sobre a história e ver lindas obras, assim como obras intrigantes, a dica é conhecer os outros museus de Montevideo menos famosos, mas que valem a visita.

Museu de Artes Visuais

O Museu de Artes Visuais de Montevideo possui entrada gratuita e costuma ser parada obrigatória para quem visita o Parque Rodó.

A visita é uma grande uma oportunidade para conhecer um acervo de mais de 6 mil obras.

Além de também conter obras de Joaquín Torres García, o museu conta com obras de outros artistas renomados, como Joan Manuel Blanes, Picasso, Goya e Pablo Serrano.

  • Endereço: Av Tomas Giribaldi, 2283
  • Funcionamento: Terça a domingo, das 13 h às 20 h.
Essa é a fachada do Museu de Artes Visuais
Essa é a fachada do Museu de Artes Visuais

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Museu de Arte Precolombino e Indígena

Uma das melhores opções para quem busca entender a fundo a história do Uruguai é o Museu de Arte Precolombino e Indígena (MAPI).

O MAPI possui um rico acervo de peças arqueológicas e etnográficas de diferentes comunidades latino americanas, além de peças indígenas, pertencentes às etnias que habitavam o território uruguaio antes da colonização.

  • Endereço: 25 de Mayo, 279
  • Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h30 às 18 h.
Espaço interno do Museu de Arte Precolombino e Indígena
Espaço interno do Museu de Arte Precolombino e Indígena

Museu de História da Arte

Outra atração gratuita é o Museu de História da Arte que conta com diversas obras referentes aos períodos da Pré-História, Egito e Grécia Antiga.

Esse museu também possui coleções afro, orientais, e também de etnias indígenas uruguaias e da era pré-colombiana.

Apesar de grande parte do acervo ser composto por réplicas, a visita vale a pena, principalmente pela múmia original presente no museu.

  • Endereço: Ejido, 1326
  • Funcionamento: Terça a domingo, das 13h30 às 19 h.
Essa é a fachada o Museu de História da Arte de Montevideo
Essa é a fachada o Museu de História da Arte de Montevideo

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Museu do Futebol

Se você é fã de futebol, conhecer o Museu do Futebol juntamente do Estádio Centenário com certeza fará sua viagem ainda mais incrível.

Com peças originais que contam a história do futebol uruguaio, esse museu nos aproxima ainda mais da cultura do Uruguai e de sua intensa relação com o esporte.

  • Endereço: Dr. Américo Ricaldoni, 11600
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 10 h às 17 h.
Interior do Museu do Futebol em Montevideo
Interior do Museu do Futebol em Montevideo

Museu do Carnaval

Uma das paixões compartilhadas entre brasileiros e uruguaios é o carnaval. Apesar das festas serem bem diferentes, vale a pena conhecer o Museu do Carnaval.

Ele fica localizado em Ciudad Vieja, próximo ao Mercado del Puerto, e abriga símbolos, fantasias e tradições do Carnaval uruguaio, que já dissemos em outros artigos aqui no blog, é um dos maiores carnavais do mundo, que dura em torno de 40 dias.

  • Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825, 218
  • Funcionamento: Segunda a domingo, das 11 h às 17 h
Interior do Museu do Carnaval em Montevideo
Interior do Museu do Carnaval em Montevideo

Quanto tempo ficar em Montevidéu?

Já deu para perceber a imensa quantidade de atrações em Montevidéu, certo? Além dos museus, Montevidéu conta com muita área verde e nos convida para longas caminhadas pelas ramblas, como são chamadas as ruas que beiram suas praias.

No Centro Histórico, você poderá conhecer o Teatro Solís, o Mercado del Puerto e a Livraria Más Puro Verso, entre outras atrações.

Para aproveitar ao máximo sua viagem para Montevidéu e apreciar seus passeios com calma, recomendo que sua estadia varie entre 5 a 7 dias.

Dá para conhecer as principais atrações em menos dias, mas uma quantidade maior de dias fará você aproveitar muito mais!

Reserve um ou dois dias para conhecer Ciudad Vieja, o que chamamos de Centro Histórico, com todas as suas atrações.

Depois, tire um dia para conhecer os parques de Montevidéu, principalmente o Parque Rodó, que chama atenção por sua beleza e variedade de atividades oferecidas.

Vale conhecer as feiras de rua, que costumam acontecer aos domingos, como a Feira Tristán Narvaja.

Montar um roteiro de museus com certeza fará sua viagem mais interessante. Planeje sua programação para conhecer mais locais no mesmo dia, como as charmosas livrarias presentes em todos os cantos da cidade.

A rica gastronomia do Uruguai também merece atenção. Durante sua viagem, não deixe de conhecer pelo menos um local que ofereça iguarias típicas.

Caso ainda sobrem dias em seu roteiro, estude a possibilidade de conhecer outras cidades do Uruguai, como Colonia del Sacramento, Punta del Este ou Rocha.

Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo
Turismo na Ciudad Vieja em Montevideo

Onde ficar em Montevidéu?

Para conhecer o Museu Torres García e também os outros museus de Montevideo citados no texto, considere ficar hospedado em Ciudad Vieja ou proximidades.

Abaixo, algumas recomendações para você considerando opções mais econômicas para ficar hospedado em hostel, assim como opções de hotéis para uma viagem em família.

Opções de hotéis em Montevideo

Alma Histórica Boutique Hotel

Esse é daqueles hotéis de tirar o fôlego de tão belo, remetendo a uma época antiga, da era colonial, com vários adereços que compõem a decoração do hotel e fazem o turista se sentir de volta ao passado.

  • Endereço: Calle Solís, 1433

Puerto Mercado Hotel

Próximo ao Mercado del Puerto, outra atração famosa de Ciudad Vieja, este hotel oferece diárias a partir de R$ 289, com café da manhã incluso.

  • Endereço: Cerrito, 262
Alma Histórica Boutique Hotel
Alma Histórica Boutique Hotel

Hospedagem mais econômica

Punto Berro Hostel

No coração de Ciudad Vieja, a 300 m da Plaza Independencia, o hostel oferece quartos compartilhados a partir de R$ 60, com café da manhã incluso.

  • Endereço: Ituzaingó, 1436

El Viajero Hostel

Neste hostel, é possível se hospedar em uma localização privilegiada a partir de R$56, em quartos compartilhados. O café da manhã é pago separadamente.

  • Endereço: Soriano, 1073

>> Consultar outras opções de hotéis em Montevideo

Como conhecer outras cidades do Uruguai?

Ter um carro não é obrigatório caso você fique apenas em Montevidéu. Porém, se você quiser conhecer outras cidades do país, alugar um carro pode ser uma boa opção, para economizar tempo e aproveitar ao máximo sua estadia no país.

Para alugar carros no Uruguai, tenha em mente que quanto antes a reserva for feita, maiores as chances de economizar.

Dê preferência para realizar a reserva ainda no Brasil, antes de sua viagem para Montevideo. Os preços variam muito entre as locadoras, mas a facilidade de reservar diretamente pela internet compensa muito.

Conte com recomendações de amigos e outros viajantes que já alugaram carros no Uruguai e utilize um site comparador de preços como da Rentcars, por exemplo, para fazer a melhor escolha.

Nas outras cidades do Uruguai você também vai encontrar muitas opções de museus para visitar, já considerando particularidades daquela cidade.

>> Fazer cotação de aluguel de carro

Punta del Este - Uruguai
Punta del Este – Uruguai

Finalizando

Como você viu ao longo do artigo, com essas dicas de passeio para vários museus, sua estadia em Montevidéu tem tudo para ser ainda mais completa.

É a chance de conhecer uma das cidades mais encantadoras da América do Sul, onde cada momento pode ser único.

Não se esqueça de viajar para Montevideo coberto com um seguro de viagem para a América do Sul, já que lá fora os gastos com médicos e hospitais são bem elevados para quem vem de fora do país. Uma dica é fazer uma cotação gratuita em sites como da Seguros Promo.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos museus citados no texto você gostaria de conhecer primeiro? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Júlia Saraiva
Júlia Saraiva

Júlia Saraiva teve experiências incríveis de viagem quando visitou o Uruguai e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat