Férias de julho Porto Alegre 2019

As férias de inverno são ideais para viagens em família. Nesse período, muitas pessoas querem curtir o clima frio, entrar em contato com a natureza, apreciar belas paisagens e conhecer novas culturas. Você pode viver essa experiência ao passar as férias de julho Porto Alegre 2019. A capital do Rio Grande do Sul tem muito verde, ótima qualidade de vida, parques repletos de atrações e diversos museus.

Nas suas férias de julho Porto Alegre 2019, não deixe de visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, a Fundação Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, Mercado Público e o Parque Moinhos de Vento ou Parcão. Estas são algumas atrações que a capital oferece aos turistas. Para ajudá-lo, trouxemos esse artigo com dicas de roteiros pela capital gaúcha. Aproveite o friozinho da região.

Passeios para as férias de julho Porto Alegre 2019

Conhecer o Centro Histórico

Porto Alegre respira cultura e história. Prova disso é o seu belíssimo Centro Histórico, onde se concentra grande parte das atrações da cidade. Na Praça da Alfândega fica o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural.

Pertinho dali, tem a Rua da Praia com suas lojas, a Casa de Cultura Mário Quintana, Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Teatro São Pedro, entre outros.

Para desvendar o Centro Histórico existem duas formas. Uma delas é o Free Walk Porto Alegre, um passeio guiado gratuito que acontece aos sábados, às 11 h, com saída do Chalé da Praça 15. Durante o passeio de aproximadamente 2 h, você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do centro da cidade.

Outra opção é embarcar na Linha Turismo, um ônibus que circula pelos mais importantes pontos turísticos do centro de Porto Alegre. O passeio acontece de terça a domingo e os passageiros podem escolher onde querem desembarcar e embarcar nos locais que preferem conhecer melhor.

Passear pelo Mercado Público

O histórico prédio do Mercado Público foi inaugurado em 1869 e até hoje é um dos mais procurados locais de compras da cidade. Lá você encontra de tudo, frutas, peixes, legumes, carnes, restaurantes, além de produtos da cultura gaúcha, como cuias, uma variedade de erva-mate e charque.

Entre os restaurantes, há diversas opções, desde comida japonesa e pratos da culinária regional, como o tradicional churrasco.

Descansar no Parque da Redenção

Se tem um programa que os porto-alegrenses adoram fazer é passear pelos parques da cidade.

Um deles é o Parque Farroupilha, conhecido como Parque da Redenção, que aos domingos costuma ficar lotado de moradores e turistas. É comum encontrar grupos de amigos compartilhando o tradicional chimarrão, bebida típica dos gaúchos.

O espaço fica na área central da capital e aos domingos abriga a Feira do Brique, a mais famosa feira da cidade. Por lá você encontra produtos de artesanato e antiguidades.

Aos sábados pela manhã, tem a feira orgânica na rua José Bonifácio, na lateral do parque.

Férias de julho Porto Alegre 2019
Férias de julho Porto Alegre 2019

Passear de barco pelo Guaíba

Um programa obrigatório nas suas férias de julho Porto Alegre 2019 é assistir ao pôr do sol do Lago Guaíba, o principal cartão-postal da capital.

Também nas águas do Guaíba acontece o passeio a bordo do Cisne Branco, que oferece uma vista panorâmica da cidade. O tour leva em torno de 1 h e percorre as principais ilhas da região, contando um pouco da história do município.

Após o passeio de barco, aproveite para visitar o centro cultural Usina do Gasômetro e a Praça Júlio de Mesquita. Aos finais de semana, a praça abriga atrações culturais e gastronômicas, além de feirinha.

Ainda junto à orla do Guaíba, você pode alugar uma bicicleta e passear pela Avenida Beira-Rio. Aos fins de semana, o local é fechado para o trânsito e dá espaço aos ciclistas e pedestres.

Visitar o Museu Iberê Camargo nas férias de julho Porto Alegre 2019

Se tem algo que não falta em Porto Alegre são museus. Um deles é a Fundação Iberê Camargo, um moderno prédio, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, com estrutura de blocos recortados por janelas. Através delas, é possível avistar o Lago Guaíba.

O museu também recebe exposições itinerantes. Vale a pena ficar atento à agenda de julho para prestigiar alguma mostra.

Após a visita, dê uma pausa para um lanche na cafeteria do prédio. O lugar é ideal para admirar o famoso pôr do sol no Guaíba.

Hotéis para as férias de julho em Porto Alegre

E então, gostou das dicas de passeios para as férias de julho em Porto Alegre? Deixe seu comentário. Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!

Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *