BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Experiências de viagem para João Pessoa

Olá pessoal, sou a Grace e estou escrevendo esse artigo aqui no Vida de Turista para compartilhar minhas experiências de viagem. Hoje vou começar contando sobre minhas experiências de viagem para João Pessoa.

Morei em João Pessoa por dois anos e meio, deu para conhecer muito da cidade e das praias maravilhosas que a cercam.

Durante este tempo eu recebi familiares em visitas de final de semana para João Pessoa que sempre queriam aproveitar a viagem para passear e aprendi junto com eles como aproveitar a cidade ao máximo nesse período.

Nesse primeiro artigo, vou compartilhar sobre os pontos turísticos mais famosos de João Pessoa e também alguns desconhecidos que valem muito a pena ser visitados, assim como dicas especiais que só quem viveu lá pode passar.

Principais pontos turísticos de João Pessoa

Alguns lugares dos quais vou falar são clássicos e toda pessoa que vai a João Pessoa pela primeira vez deveria conhecer.

Outros são pequenas preciosidades que fui descobrindo ao longo dos meses que só quem viveu lá por um tempo vai saber indicar.

Praia de Tambaú

Começando com os principais pontos turísticos de João Pessoa, no primeiro dia de passeio você pode conhecer a praia de Tambaú, que é o principal cartão postal da cidade.

No local, além do Hotel Tambaú, que aparece nos postais, tem um calçadão com diversos quiosques.

Chegue na praia de Tambaú com calma, alugue uma cadeira e guarda-sol (eles alugam para o dia todo por um valor bem razoável) e fique ali contemplando a vista. Em alguns minutos você vai começar a viver uma incrível experiência.

Lembro de ter feito alguns piqueniques ali regado a muito açaí, amendoim, castanhas, sanduíches, sorvetes, água de coco e até lagosta e camarão que são vendidos na beira da praia pelos ambulantes.

Se preferir, pode contar ainda com o atendimento dos quiosques da Praia de Tambaú que preparam porções e bebidas ao gosto do freguês.

Muitas vezes no meu dia de folga eu fazia isso: só aproveitava o dia ali, com muita água de coco, castanhas e açaí. O preço inclusive, é muito bom, para uma região que está em uma área turística.

Ambulante em João Pessoa
Ambulante em João Pessoa

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










>> Você sabia que uma das melhores festas juninas fica na Paraíba?

Passeio no barco pirata

Ainda na praia de Tambaú você pode adquirir o passeio no barco pirata (que na verdade se chama Catamarã) para as piscinas naturais do picãozinho.

Mas fique de olho nos horários, pois eles mudam conforme a maré, justamente porque os bancos de corais aparecem quando a maré baixa. As piscinas naturais ficam a 2 km da costa e o passeio dura aproximadamente 2,5 h.

O catamarã de João Pessoa possui serviço de bar e locação de snorkel para mergulhar e ver os peixinhos nos corais.

Também conta com um fotógrafo profissional para fazer aquela famosa foto em baixo d’água em João Pessoa, que fizemos e temos até hoje guardada como lembrança do passeio (serviço pago à parte do valor do ingresso).

O Thiago comentou que existem passeios semelhantes em Santa Catarina em praias como de Piçarras e Balneário Camboriú.

Aproveitando que estamos em Tambaú, que tal comer tapioca no almoço? O Complexo alimentar Varandas de Tambaú, em frente à praia, tem uma vasta opção de tapiocas gigantes e bem recheadas. Vale conhecer!

E para acompanhar, tem a vitamina de açaí que é ótima para recuperar a energia e seguir adiante nos passeios por João Pessoa.

Se você prefere um restaurante mais típico, se quer experimentar buchada de bode ou outras iguarias da região, um bom lugar para fazer isso é o restaurante Mangai, onde os garçons vem vestidos de Lampião e Maria Bonita, a decoração e a comida são típicas, o serviço é de buffet por quilo.

“Dica de ouro! Acorde cedo! No lugar onde o sol nasce primeiro, você vai aproveitar muito mais o dia.”

Mergulho é uma das opções de passeio em João Pessoa
Mergulho é uma das opções de passeio em João Pessoa

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

>> Onde passar o carnaval no Nordeste?

Feirinha de Artesanato de Tambaú

Ainda na região das praias urbanas, tem um lugar ótimo para comprar lembrancinhas de viagem: a Feirinha de Artesanato de Tambaú que fica mais perto da praia.

Bem próximo dali temos o Mercado de Artesanato com dois andares de muita coisa legal.

Minha recomendação no Mercado de Artesanato é fazer o caminho oposto dos turistas que estão em grupo e começar pelo segundo andar (é lá que tem mais promoções).

Também é no Mercado de Artesanato que você vai encontrar aquela rede maravilhosa para sua casa, ou itens de decoração, toalhas de mesa de renda e todas as lembrancinhas de viagem que amamos como canetas e imãs.

Não esqueça que se você comprar muita coisa, pode ter problemas para voltar de avião.

Leia também: Como é o carnaval em João Pessoa?

Praia de Manaíra

Que tal uma pausa para o café de frente para o mar? Ou prefere um sorvete? Ambas as opções vamos encontrar na praia de Manaíra.

Mesmo com água própria para banho na maior parte da sua extensão de areia, eu consideraria que ela é uma praia melhor para passear e contemplar do que de fato entrar na água. Leve em consideração isso na hora de viajar com crianças para João Pessoa.

Nesta praia temos o famoso “MAG”, um shopping a beira mar. Sua praça de alimentação imita velas de um barco e você pode sentar para um lanche, café ou sorvete olhando a belíssima vista do mar.

Caminhando pela orla você encontrará muitas lojas e sorveterias que vale a pena conhecer também.

“Fique de olho no horário do pôr do sol que é um dos mais lindos do Brasil.”

Uma informação importante sobre João Pessoa que você precisa ter em mente, é que o pôr-do-sol lá é bem cedo, as vezes às 17 horas já é escuro!

Portanto, se você deseja conhecer o famoso pôr-do-sol na praia do Jacaré, é bom ficar de olho nos horários.

Até mesmo porque ele fica no município vizinho, chamado Cabedelo, distante aproximadamente 2 horas de deslocamento da viagem pra João Pessoa.

>> Leia também: Como é o réveillon em João Pessoa

Praia do Jacaré

O passeio até a Praia do Jacaré também pode ser adquirido na praia de Tambaú onde ficam estacionadas algumas vans que vendem diversos passeios.

A praia do Jacaré na verdade não é uma praia, é um rio. Todos os dias Jurandy do Sax, toca o Bolero de Ravel enquanto o sol se põe na praia fluvial do rio Paraíba (não posso contar a história toda de como começou, pois ela faz parte do espetáculo, seria um spoiler, mas vale conferir!).

Você pode ver o pôr-do-sol e a apresentação na estrutura que fica na beira do rio, ou pegar um Catamarã e ver de dentro do rio. O passeio é bem divertido e além de você assistir ao pôr do sol, pode dançar e cantar com os animadíssimos Lampiões e Maria Bonitas.

Ali também é possível passear na feira de artesanato do Jacaré. Outro destaque é a Casa Nordeste, que tem uma imensa variedade de produtos como castanhas e doces, entre outras coisas típicas e tem também umas estátuas bem legais para tirar fotos!

Lá também tem o TreeHouse Bar Lounge, que é literalmente uma casa na árvore, um barzinho bem legal para um happy hour ao pôr do sol.

“Se você quer um pouco mais de agito, a noite nas praias de Tambaú, Manaíra, Cabo Branco e Bessa você encontra alguns bares típicos com música ao vivo.”

Leia também: Turismo na cidade de Campina Grande

Região central de João Pessoa

No segundo dia, uma dica é conhecer outros lugares da cidade, como aquelas que ficam na região central onde encontramos outro cartão postal de João Pessoa, o famoso Parque Solon de Lucena.

O Parque Solon de Lucena é uma grande lagoa cercada por uma pista de corrida e ciclovia além de uma pista de skate com padrão internacional e uma área para esportes radicais.

Ela é cercada pelo comércio local e pelos ônibus que vão para todos os lados da cidade. Que tal pegar uma bike e dar uma volta? Nos finais de semana o parque tem ainda uma programação com shows e apresentações de artes diversas.

Como é um lugar de passagem, ao redor dos pontos de ônibus você que gosta de se aventurar com a culinária local pode experimentar milho na brasa, espetinho, tapioca de coco com queijo e açaí no copinho.

E mais legal é que os preços não são de turista, são preços praticados tanto para moradores como para turistas.

Essa é uma ótima dica para um lanchinho de quem sai do trabalho ou está indo para a faculdade, ou de quem está passando pelo centro. Lanchinho esse que fiz várias vezes, então, super recomendo a tapioca do carrinho!

Experiência de viagem para João Pessoa
Experiência de viagem para João Pessoa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

>> Reservar seguro de viagem para o Brasil

Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco é outro lugar famoso, foi considerado o ponto mais oriental das Américas até pouco tempo (quando foi substituído pela praia do Seixas).

Próximo do Farol, tem um bosque para passeio e o museu Estação Cabo Branco, projetado por Oscar Niemayer, uma estrutura belíssima.

Na época que eu morei em João Pessoa, eles tinham um passeio no museu chamado Museu Caminho do Conhecimento, que acontecia praticamente de hora em hora, onde você poderia aprender física de uma forma muito divertida.

Agora é necessário consultar a programação para saber os horários em cada época. É uma experiência muito interessante, e se você viaja com crianças, com certeza eles vão gostar!

O museu tem uma programação diversificada com artes, ciências e shows, além de ter um pequeno cinema e um planetário que sempre aguça a curiosidade das crianças (e adultos também).

Importante: Quando estiver na Paraíba, sempre ande com dinheiro! Muitos lugares não aceitam cartão, e outros não tem sinal de celular, portanto as maquininhas não funcionam.

Estação Cabo Branco em João Pessoa
Estação Cabo Branco em João Pessoa

>> Alugar carro para a sua viagem

Praia Ponta do Seixas

A praia Ponta do Seixas é outro lugar interessante para um passeio, mas ainda com pouquíssima estrutura.

É um pouco afastada da região urbana também (aproximadamente 2 horas), então fica como uma segunda opção de passeio para o segundo ou terceiro dia de viagem, e principalmente para quem quer mais praia!

Ali você também pode alugar sua cadeira ou se sentar em algum dos bares que tem mesas na beira da água (literalmente a água fica no tornozelo).

A praia também tem recifes e piscinas naturais e você pode adquirir um passeio de catamarã para ir conhecer.

E já que estamos mais ao Sul da cidade, dois lugares menos turísticos, mas bem interessantes de conhecer são a Praça da Paz e o Shopping Sul.

A praça de alimentação tem uma tábua gigante de carne, camarão e fritas, que pode ser ou não acompanhada de uma torre de Chopp.

E a sobremesa você encontra na praça do outro lado da rua. Como sempre, voto no Açaí! Destaque para a lanchonete Manaçaí, que tem um dos melhores da cidade. Mas são várias as opções.

Praias de João Pessoa
Praias de João Pessoa

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Outros passeios em João Pessoa

Você pode conhecer ainda o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido pelos locais como “Parque da Bica”.

Todo domingo, além de poder ver os animais, você pode participar de alguma programação cultural que acontece no parque.

Para encerrar o dia, que tal conhecer o famoso bar do Cuzcuz em João Pessoa, com sede em várias cidades, o bar é um ótimo lugar em frente à praia de Cabo Branco.

Planejamento da viagem para João Pessoa

A passagem aérea para João Pessoa varia muito de acordo com a região de onde você está partindo e da época do ano. Por exemplo, a passagem aérea para o final de ano chega a custar o dobro do preço de uma passagem para uma data fora de temporada.

Nesse caso, vale muito a pena ficar de olho nas promoções de passagem aérea das principais cias aéreas como GOL, LATAM e AZUL, já que todas elas têm voos para a capital paraibana.

O principal aeroporto de João Pessoa é o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que não fica localizado bem na capital, mas sim numa cidade vizinha chamada Santa Rita, apenas 7,5 KM distante de João Pessoa e 22 KM da praia de Tambaú.

Uma dica para quem quer economizar também é pesquisar passagens em sites que vendem passagens através da milha de outras pessoas, como é o caso da Max Milhas. A economia pode chegar até 30%, principalmente em épocas de promoção.

Quando você chegar no aeroporto de João Pessoa ainda pode experimentar outra delícia local que é o bolo de rolo, você pode comprar para comer no local ou para levar, tem de diversos sabores e tamanhos, é uma ótima lembrança da viagem também.

E por falar em lembranças, as lojas do aeroporto podem ser um socorro para aquela lembrancinha que faltou.

>> Consultar preço de passagens aéreas com promoção!

Hospedagem em João Pessoa

Escolha bem seu hotel em João Pessoa, já que é nele que você vai recarregar as energias depois de um dia intenso de passeios.

Um hotel bem localizado também ajuda na hora de se locomover pela cidade. Quanto mais afastado, mais gasolina e também gasto de tempo (tão escasso em viagens hoje em dia).

A melhor região para se hospedar é aquela que fica próxima da praia de Tambaú ou da praia de Manaíra. Ali que ficam os hotéis Ibis João Pessoa, Hotel Tambaú, Litoral Gold Flat, Atlântico Praia Hotel e alguns outros que não são em frente à praia, mas ficam bem próximos.

>> Clique para consultar mais opções de hospedagem

Finalizando

Nada como passear e comer bem! Como vimos, nem só de praias vive João Pessoa. Lá onde o sol nasce primeiro, há muito mais o que conhecer.

Espaços culturais, centro histórico, cafés, shoppings e muito mais. Posso dizer que mesmo em dois anos e meio, não consegui conhecer tudo. Mas com certeza aproveitei muito! E você pode aproveitar também, mesmo que seja com pouco tempo.

Agora queremos ouvir sua opinião! Para quando você está planejando uma viagem para João Pessoa? Deixe abaixo o seu comentário!

Por enquanto é só, pessoal! Aproveite a viagem!

Grace
Grace

Grace traz histórias e aventuras por Curitiba e região (cidade onde mora) e também dicas de lugares de João Pessoa, onde morou lá por 2 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat