BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

3 dias de viagem para Vila Velha

Olá, aqui é a Isabella Machado novamente, trazendo dicas de viagem para Vila Velha, no Espírito Santo. Fato é que o Espirito Santo nem sempre é o destino escolhido pelos turistas em férias.

Talvez por estar tão próximo ao Rio de Janeiro, acaba sendo um destino pouco lembrado. Mas eu posso garantir que este é um local perfeito, com cidades maravilhosas para curtir as férias.

Nesse artigo vou trazer informações sobre os principais pontos turísticos de Vila Velha, as diferenças que você encontra da capital Vitória e também informações para ajudar você a ter uma viagem tão legal quanto a que tivemos.

Nossa viagem para Vila Velha

Tive a oportunidade de conhecer Vila Velha durante uma viagem que fiz por todo o Brasil, com objetivo principalmente turístico. Queria conhecer ao máximo várias cidades do nosso querido e amado país.

E a verdade é que encantei por Vila Velha, achei a cidade apaixonante. Mesmo sendo grande, é uma cidade com um clima de cidade de praia pequena, porém, com estrutura de cidade grande.

Isso torna a experiência muito mais agradável, já que você encontra restaurantes, praças, lojas, bistrôs, cafeterias e sabe que pode contar com policiais, hospitais, médicos e farmácias caso venha precisar de assistência.

O que fazer em Vila Velha?

Passei ao todo 3 dias conhecendo a cidade e durante esse período contei ao menos mais de 25 atrações durante minha viagem a Vila Velha, desde passeios naturais, históricos e até mesmo religiosos.

A melhor época para se conhecer vila velha é no verão, entre dezembro e março, as demais atrações da cidade podem ser visitadas em qualquer época do ano.

As épocas chuvosas no Espirito Santo costumam começar na segunda quinzena de outubro e em meados de fevereiro. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro.

Abaixo você encontra os locais que conheci em Vila Velha e que recomendo a visita.

Vista da cidade de Vila Velha no Espírito Santo
Vista da cidade de Vila Velha no Espírito Santo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Centro Histórico

O centro histórico é acolhedor, com ruas de pedra e construções históricas, um passeio sem dúvidas altamente relaxante.

No centro histórico de Vila Velha encontrei os três pontos turísticos mais famosos da cidade: a Casa da Memória, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Convento da Penha.

Casa da Memória

A Casa da Memória foi construída no final do século XIX, em 1893, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Nessa casa, você conhecerá uma exposição permanente com toda a história da região.

O grande ícone da Casa da Memória e também da história dos Capixabas é o Bonde 42, parte da história do transporte público do Espirito Santo. O bonde possui 12m, e alcançava uma velocidade de 30km/h, transportando mais de 100 pessoas.

Além do bonde, na Casa da Memória também tive a oportunidade de ver objetos e obras de arte recuperados ao longo de 100 anos.

A Casa da Memória está localizada em frente à Praça Tamandaré, onde também está localizado outro ponto turístico da cidade que falarei a seguir.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um verdadeiro marco da colonização no estado capixaba. A igreja é o resultado da ampliação de uma antiga capela do estado, e foi construída em 1535.

A construção já enfrentou diversas reformas e os altares foram instalados em 1908. Em 1912, toda a estrutura recebeu um reforço para a instalação da linha do bonde.

>> Leia também: Como é o réveillon em Vitória

Convento da Penha

O Convento da Penha é o maior cartão postal de Vila Velha e de todo o Espirito Santo. Também está localizado próximo à Casa da Memória e a Igreja do Rosário, e é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

A história do convento vem de 1558, hoje tombado como Patrimônio Histórico Cultural pela Unesco, no qual o convento é um monumento religioso, o mais importante da arquitetura capixaba.

O convento está no alto de um penhasco de 154 metros de altitude com uma vista maravilhosa de Vila Velha e de Vitória, inclusive da ponte que liga as duas cidades.

O interior do convento é praticamente todo feito em madeira, entalhada pelo artista português José Fernandes Pereira, entre os anos de 1874 e 1879.

O principal altar no convento também é uma obra de arte com mais de 200 peças e 19 diferentes tipos de mármore.

Ao todo são mais de 600 mil metros quadrados com atrações que merecem destaque como o terço gigante, que pode ser visto da capital Vitória.

“No lugar também visitei a gruta de Frei Pedro Palácios, mirantes, exposições de artes e artesanatos e uma lanchonete, todos dentro do terreno do convento.”

Convento da Penha em Vila Velha
Convento da Penha em Vila Velha

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Farol de Santa Luzia

O maior clássico de Vila Velha foi construído em 1871, e fica na entrada do canal de acesso a Vitória. Com 12 metros de altura, o Farol de Santa Luzia é feito de placas metálicas trazidos da Escócia em 1870.

No Farol tem uma lojinha de artesanatos, uma sala com a história do farol e um espaço incrível para relaxar com uma vista da baía de Vitória e do mar.

O Farol ficou fechado por 10 anos, de 2006 a 2016, para reformas. E quando foi reaberto, a estrutura estava bem melhor para receber os turistas.

>> Leia também: Um feriadão em Vitória

Praia Secreta

A praia de secreta não tem nada de secreta na verdade, mas sim é uma praia bem pequena e fica próxima ao Farol de Santa Luzia, bem ao lado, mais precisamente.

Mas não a subestime pelo tamanho, pois é uma praia linda e sem dúvidas a melhor em que estive durante minha visita a Vila Velha.

A entrada é por um simples buraco no muro, e talvez seja essa a razão dela receber este nome. Para chegar até a praia, você desce por um caminho de cimento.

Chegando na praia secreta, você encontra uma praia paradisíaca, com águas verdes e calmas, uma excelente opção para um bom mergulho em um dia quente.

Outras praias de vila velha

As praias de Vila Velha são excelentes locais para pegar sol e tomar banho de mar. A que eu prefiro sem dúvidas é a Praia Secreta, mas as outras opções também são belíssimas, com destaque para:

  • Praia de Itapoã
  • Praia da Costa
  • Praia de Itaparica
  • Praia do Bananal
  • Praia da Sereia

Vila Velha também conta com a badalada Praia da Costa, uma opção completa com calçadão, chuveiros, ciclovias, parquinhos, quiosques, bares e restaurantes.

Uma excelente estrutura que atrai diferentes pessoas, tornando todo o ambiente mais democrático. Também não posso deixar de falar do famoso Posto 9 de Vila Velha, lugar a galera mais jovem que busca um agito.

>> Leia também: 10 destinos baratos após a pandemia

Essa é a Praia da Sereia em Vila Velha
Essa é a Praia da Sereia em Vila Velha

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Caminhada pela Orla

A mais movimentada das orlas é a da Praia da Costa. Mesmo que você não esteja planejando pegar um sol ou entrar na água, um simples passeio pela orla da praia da costa é uma excelente opção de passeio.

É uma opção mais tranquila e parecidíssima com o Rio de Janeiro. Ela possui uma excelente estrutura para pedestres com uma calçada larga e espaçosa, barraquinhas com comidas e bebidas, parques, aluguel de bicicletas e muito mais.

Morro do Moreno

O Morro do Moreno possui 274 metros de altura e localiza-se próximo ao centro de Vila Velha, bem ao lado do Convento da Penha.

O morro possui rampa de voo livre, fonte de água mineral, mirantes naturais e três formas de escalada: duas de frente para a terceira ponte e uma de frente para a Praia da Costa.

Para quem não deseja caminhar muito, o primeiro mirante, o mirante da pedra da “Testa da Macaca” possui uma vista incrível. A trilha possui apenas 500 m, porém de subida. Para o ponto mais alto são 1 km de trilha.

Para chegar à trilha do Morro do Moreno, é necessário seguir por uma antiga estrada (atualmente somente a trilha) e o carro deve ser deixado próximo às últimas casas.

>> Leia também: Como é o carnaval em Vitória

Museu da Vale

O Museu da Vale está localizado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, que foi construído em 1927 para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

O museu é uma iniciativa da Fundação Vale e está localizado às margens da baía de Vitória, no bairro Argolas, no qual guarda os registros de mais de 100 anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

“É um passeio muito bacana, principalmente para quem gosta de artes, já que lá também se encontram mostras de artes contemporânea, exposição de artistas consagrados e também de artistas mais jovens.”

Museu da Vale em Vila Velha
Museu da Vale em Vila Velha

Como chegar em Vila Velha

Para chegar em Vila Velha você pode optar de carro, de ônibus, de avião e até mesmo de barco, já que ela é uma cidade litorânea. Que tal chegar na cidade de lancha, em grande estilo?

Passagem aérea para Vila Velha

Para chegar em Vila Velha de avião, é possível através do Aeroporto de Vitória, pois o estado está bem centralizado no mapa, mas é possível encontrar bons valores para voos capixabas.

Do aeroporto de Vitória até a chegada em Vila Velha, para quem opta pela viagem de avião, existe a opção de transporte público, táxi, Uber e aluguel de carro.

Pessoalmente, prefiro utilizar o Uber, pois a distância é um pouco longa e sai mais em conta.

Para consultar os preços das passagens aéreas, você pode utilizar sites como da Max Milhas, já que eles também fazem a consulta de preços de passagens com milhas, muitas vezes mais em conta.

>> Consultar preço das passagens aéreas

Aeroporto de Vitória
Aeroporto de Vitória

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Trajeto de carro para Vila Velha

De carro também um dos meios mais comuns para chegar em Vila Velha, sendo que a principal ligação é a BR-101, que liga o Espírito Santo com o Rio de Janeiro e o sul da Bahia.

Do Rio de Janeiro ao Espírito Santo são 530 km pela BR-101. Já de Belo Horizonte em Minas Gerais ao Espírito Santo são 550 km através da BR-262.

Aluguel de carro para Vila Velha

Para ter mais liberdade para explorar a cidade, uma opção é alugar um carro em Vila Velha. Assim você pode até estender um pouquinho o passeio nas montanhas capixabas, onde o carro é indispensável.

É possível encontrar boas opções de aluguel de carro para Vila Velha em sites como da Rentcars que fazem a consulta e comparação em várias locadoras da cidade.

>> Conferir preço do aluguel de carro

Passagem de ônibus

Também é possível ir a Vila Velha de ônibus, através da Águia branca e São Geraldo, que são as principais empresas de ônibus que levam a Vila Velha e demais capitais, além também do interior do Espírito Santo.

Onde ficar em Vila Velha

Uma dica que vale ouro é que se hospedando em Vila Velha, você também tem a opção de conhecer Vitória.

Basta atravessar a ponte para transformar o roteiro ainda mais interessante, além de encontrar boas opções de hospedagem também na capital.

Hotéis em Vila Velha

Existem opções de hotel e pousada em Vila Velha, com estilos dos mais diversos, assim como preços, com boa avaliação pelos turistas.

Entre os destaques podemos citar o Quality Suites que fica localizado na Praia da Costa, de categoria 4 estrelas, piscina e estrutura com vista para o mar, com diárias a partir de R$ 350.

Outro destaque fica com o Hotel Santorini, também localizado de frente para o mar, de categoria 3 estrelas e com diárias a partir de R$ 300.

Para finalizar as indicações temos o Hotel Itaparica, localizado na Praia de Itaparica, de categoria 3 estrelas, com delicioso café da manhã e ótima recepção, com diárias a partir de R$ 310.

>> Conferir outras opções de hotéis

Hotel Quality Suites
Hotel Quality Suites

Aluguel de temporada

A cidade possui excelentes hotéis e apartamentos para alugar em sites como do Airbnb, principalmente nos destinos de praia.

É possível economizar mais de 30% com hospedagem escolhendo essa opção. Se você nunca teve a experiência, recomendo. Basta combinar dia e horário com o proprietário e retirar a chave para ter acesso à casa ou apartamento de temporada.

Finalizando

Resumidamente, Vila Velha é uma grande opção de cidade para se conhecer, com valores excelentes do passeio.

Você viu aqui ao longo do texto os principais pontos turísticos de Vila Velha, aqueles que passeamos e mais gostamos, assim como dicas para planejar toda a viagem.

Se você ainda não decidiu onde passar suas férias sem dúvidas Vila Velha será uma excelente opção de destino.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos pontos turísticos do texto você mais ficou com vontade de conhecer para sua viagem para Vila Velha? Deixe abaixo o seu comentário!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Isabella Machado
Isabella Machado

Isabella Machado adora viajar e teve uma experiência incrível quando visitou o Espírito Santo, no qual vem compartilhando suas histórias aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat