BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Sudeste

O Sudeste brasileiro é uma região repleta de atrações para todos os gostos e estilos de viajantes. Há um pouco de tudo: praias, cidades históricas, belíssimas paisagens naturais cidades cosmopolitas, muita cultura e uma gastronomia incrível.

Difícil é escolher o melhor destino nessa linda região do Brasil. Saiba mais sobre ela a seguir:

Principais regiões turísticas

O Sudeste brasileiro é uma região muito procurada por turistas de vários lugares do Brasil e do mundo e motivos para isso não faltam. A região é repleta de excelentes atrações turísticas como praias, rios, cachoeiras, montanhas, cidades históricas, entre outras. Outro fator que atrai a muitos turistas para o Sudeste é que a ele possui diversos destinos turísticos com ótimo custo-benefício.

A região do Sudeste brasileiro é conhecida por ser a região mais populosa, mais urbanizada, a mais desenvolvida economicamente e também foi a região que mais recebeu imigrantes, cuja influência é notável em vários aspectos como a gastronomia, a arquitetura de algumas cidades, entre outras.

A região é a quarta maior região do Brasil e é dividida entre quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba mais sobre eles a seguir:

Espírito Santo

O estado do Espírito Santo por muito tempo foi preterido pelos turistas. Algumas pessoas, inclusive, nem imaginam a quantidade de atrações turísticas o estado possui. Felizmente essa realidade vem mudando e o estado vem sendo cada vez mais procurado por viajantes de todo o Brasil em busca das belezas capixabas.

A cidade mais visitada do Espírito Santo é Vila Velha, bem pertinho da capital. A cidade possui belas praias com boa infraestrutura como a praia de Itaparica, Itapuã, a Barra do Jucu e a Praia da Costa. Além das praias vale a pena visitar também o Convento da Penha, o Morro do Moreno e, para os chocólatras, a Fábrica da Garoto.

A capital do Espírito Santo, Vitória, é uma das três capitais-ilhas do Brasil. O arquipélago possui 33 ilhas e alguns bairros na parte continental do estado. Quem vai à capital capixaba não pode deixar de visitar a Catedral Metropolitana de Vitória, a Igreja do Rosário, o Projeto Tamar, a Praça do Papa e o Parque da Pedra da Cebola. Quem deseja curtir uma praia vai gostar de conhecer a Praia da Curva da Jurema e a Praia de Camburi.

O litoral sul do estado também possui diversos destinos turísticos muito frequentados por turistas do Brasil inteiro. Os destinos mais famosos da região são as cidades de Guarapari, Marataízes e Anchieta.

Vale à pena também conhecer e relaxar nas águas calmas e mornas do litoral norte do estado. Os municípios mais visitados da região são: Itaúnas, Conceição da Barra, Aracruz, São Mateus e Linhares.

Nem só de litoral se faz o turismo no Espirito Santo. A região serrana do estado também possui diversas atrações. A mais famosa delas é o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins. Outro destino que sem dúvida alguma vale a visita é o Parque Nacional da Serra do Caparaó, localizado bem na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. É nele que está localizado o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país.

Linda vista da terceira ponte de Vitória
Linda vista da terceira ponte de Vitória

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Minas Gerais

Quando se fala em turismo em Minas Gerais, é impossível não pensar em cidades históricas, em casarões coloniais, igrejas, montanhas, cachoeiras, um povo bastante simpático e uma culinária de primeira, não é mesmo? Pois saiba que é assim mesmo e muito mais! Difícil é escolher para qual destino ir primeiro.

Quem vai a Minas Gerais não pode deixar de conhecer as cidades históricas do estado. Não deixe de caminhar pelas suas ruas de pedra e observar os casarões coloniais e as igrejas que são verdadeiros tesouros da arquitetura nacional. As cidades históricas mais famosas da região são: Ouro Preto, Diamantina, Mariana, São João Del Rey, Sabará, Caeté, Catas Altas, Brumadinho, Bichinho, Congonhas, Serro e Tiradentes.

A capital mineira também tem seus encantos. A cidade de Belo Horizonte possui excelentes bares, opções de passeios ao ar livre, museus e muito mais. Além disso, é possível fazer um bate-volta para algumas cidades próximas, como o famoso museu ao ar livre de Inhotim, que está localizado na cidade de Brumadinho. Em BH não dixe de visitar o Mercado Central, a Praça da Liberdade, a Lagoa da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis.

A região da Serra da Canastra também tem chamado a atenção dos turistas devido às suas belas paisagens naturais e também à sua gastronomia. Na região você encontrará diversas fazendas em que o famoso Queijo Canastra é fabricado. Em algumas delas é possível até fazer uma degustação. As cidades mais conhecidas da região são: São Roque de Minas e Vargem Bonita. Não deixe de conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra e vale a pena também dar uma esticadinha até Capitólio, conhecido por ser o “Mar de Minas”.

A região da Zona da Mata Mineira também possui seus encantos e é uma rota de turismo bastante interessante para quem deseja fazer turismo fora do óbvio. A região é repleta de belas cachoeiras, fazendas centenárias, casarões coloniais e um café delicioso! Os destinos turísticos mais famosos da região são: Lima Duarte, Ponte Nova, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora e Viçosa.

O sul de minas possui diversos destinos turísticos para lá de interessantes. A região possui belas cidades, paisagens naturais incríveis, cachoeiras, lagos, montanhas… Difícil é escolher o melhor destino da região. O destino mais procurado da região é Monte Verde, conhecido como a “Suíça Mineira”, muito procurado por quem deseja fazer ecoturismo e também passar um tempo a dois. Quem gostou de Monte Verde também vai gostar de Gonçalves e Extrema.

Ainda no sul de Minas vale a pena conhecer Poços de Caldas. Localizada bem na divisa com o estado de São Paulo, o município é conhecido principalmente por suas águas sulfurosas que já nascem bem quentinhas e possuem diversas propriedades curativas. Conheça também o Circuito das Águas Mineiro formado pelas cidades de Cambuquira, Caxambu, São Lourenço e Lambari. Bem perto dessas cidades está localizada a cidade de São Thomé das Letras, destino muito conhecido pelas suas paisagens naturais e também pelo seu misticismo.

Igreja antiga em Minas Gerais
Igreja antiga em Minas Gerais
Cupom desconto viagem

Rio de Janeiro

Impossível falar sobre turismo no Sudeste ou até mesmo no Brasil sem falar sobre o estado do Rio de Janeiro. O estado possui diversas atrações maravilhosas como belezas naturais, praias dignas de cenários de cinema, vida noturna agitada, pontos turísticos de grande importância histórica, muita cultura, uma gastronomia deliciosa e muito mais.

A cidade mais visitada do estado e também do Brasil é a sua capital, Rio de Janeiro, e não é difícil imaginar o motivo. A cidade possui muitas atrações começando pelo icônico Cristo Redentor, pelo Corcovado, pelo Pão de Açúcar, pelo Maracanã, pelo Arpoador e é claro, pelas suas lindíssimas praias como Copacabana, Ipanema, Praia Vermelha e muitas outras atrações.

Que a capital carioca é maravilhosa e vem encantando a diversos turistas, isso não é novidade para ninguém. Porém, o estado do Rio de Janeiro possui muitas outras cidades turísticas que, sem dúvida alguma merecem ser visitadas. Perfeitas para quem deseja conhecer o estado mais a fundo ou então fugir daquele clima tão agitado pelo o qual a capital é conhecida.

A Região dos Lagos é uma região turística muito importante para o estado e vem sendo muito procurada por viajantes de todo o Brasil devido ás suas praias maravilhosas de águas cristalinas, pelo seu clima ameno, suas muitas belezas naturais e sua boa infraestrutura. A região é formada por Arraial do Cabo, pela badalada Búzios e por Cabo Frio.

A região da Costa Verde está localizada entre o litoral norte do estado de São Paulo e o litoral sul do estado do Rio de Janeiro. É conhecida por suas belas praias, pelas suas ilhas, pelas suas belezas naturais, pelas suas atrações históricas, entre muitas outras atrações. Todas essas características fazem dela ideal para quem deseja fazer ecoturismo, praticar esportes náuticos e fazer passeios pelas cidades. Os principais destinos turísticos da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro são: Paraty, Trindade, Angra dos Reis e Mangaratiba.

As cidades turísticas da Região Serrana do Rio de Janeiro são muito procuradas por suas temperaturas mais amenas, suas atrações históricas, suas belezas naturais e boa infraestrutura para receber o turista. Um dos destinos turísticos mais procurados da região é a cidade de Petrópolis, a cidade imperial. Outros destinos turísticos que merecem destaque na região são a cidade de Teresópolis e a cidade de Nova Friburgo, conhecida por ser a capital nacional da lingerie.

Quem gosta de passeios mais tranquilos, fazer ecoturismo, visitar pontos turísticos históricos, conhecer fazendas antigas e saborear uma culinária de primeira não pode deixar de conhecer a região do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro. As cidades turísticas mais importantes da região são Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores, Paty dos Alferes e Miguel Pereira.

A Praia de Copacabana é uma das praias do Rio de Janeiro
A Praia de Copacabana é uma das praias do Rio de Janeiro

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

São Paulo

O estado de São Paulo reserva uma infinidade de atrações turísticas para todos os estilos de viajantes. Há um pouco de tudo no estado: cidades cosmopolitas, vida noturna agitada, praias lindíssimas, paisagens naturais de tirar o fôlego, muita cultura e uma gastronomia incrível! Motivos não faltam para conhecer São Paulo.

A capital paulista é muito mais que prédios, agitação e trânsito. A cidade de São Paulo possui atrações que agradarão aos mais diversos estilos de turistas como atrações culturais, eventos, bares e restaurantes, parques, e muito mais. Quem vai à cidade não pode deixar de visitar o Parque Ibirapuera, a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca, o Mercado Municipal Paulistano, o SESC Pompeia, o bairro da Liberdade e a Vila Madalena.

O interior paulista também possui diversas opções de destinos para quem deseja fugir do caos das cidades grandes, relaxar, praticar esportes radicais, fazer ecoturismo e até mesmo turismo religioso. Cidades como Campos do Jordão, Santo Antônio dos Pinhais e Serra Negra, por exemplo, atraem a milhares de turistas todos os anos em busca de suas temperaturas mais frias, boa gastronomia, e atrações com arquitetura influenciadas pela colonização europeia.

As cidades de Brotas, Boituva, Botucatu, Socorro e Juquitiba são opções perfeitas para quem deseja passar um tempo em meio à natureza e praticar atividades como canoagem, arvorismo, rafting, escalada e trilhas.

Bem próxima à cidade de Campinas está localizada a cidade de Holambra, famosa pela forte influência da colonização holandesa e pela produção de flores. Boa opção de passeio para casais e famílias com crianças.

O estado também oferece boas opções de destino a quem está interessado em fazer turismo religioso. A cidade de Aparecida, por exemplo, atrai a milhões de romeiros todos os anos para o Santuário Nacional de Aparecida, onde está localizada a imagem da Santa Padroeira do Brasil. Além do Santuário vale a pena visitar também a Basílica Velha, o Morro do Cruzeiro, o Centro de Apoio ao Romeiro e o Museu Redentorista. Bem ao lado de Aparecida está localizada a cidade de Guaratinguetá, onde viveu Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Quem gosta de praia também encontrará diversas opções de destinos em São Paulo. O estado possui um litoral bastante extenso com diversas praias maravilhosas, piscinas naturais, Mata Atlântica preservada, cachoeiras, trilhas e muito mais. Os principais destinos turísticos no litoral paulista são: Bertioga, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mongaguá, Itanhaém, Iguapé, São Vicente, Guarujá e Baixada Santista.

Centro da capital paulista, uma das principais cidade do Sudeste
Centro da capital paulista, uma das principais cidade do Sudeste
Grupo de desconto de viagem

Principais cidades turísticas

O Sudeste brasileiro possui destinos turísticos incríveis e que prometem agradar aos mais diversos estilos de turistas. Saiba mais sobre as principais a seguir:

Vitória

A capital do Espírito Santo, a cidade de Vitória, é um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo e não é para menos, pois se trata de uma cidade repleta de atrações como praias, atrações históricas, vida noturna agitada, diversos bares e restaurantes e muito mais. Além disso, a cidade também possui boa infraestrutura para receber o turista e bom custo-benefício.

As principais atrações da capital capixaba são as praias. A praia mais famosa da cidade é a Praia de Camburi. Nela estão localizados vários quiosques, bares, jardins, um calçadão e uma ciclovia. Visite também a Curva da Jurema, uma das mais frequentadas por moradores e turistas. Quem gosta de uma praia mais sossegada vai adorar conhecer a Ilha do Boi. Agora, se você é daqueles mais festeiros, não deixe de conhecer a Praia do Canto e o Triângulo das Bermudas, onde estão localizados os bares e restaurantes mais badalados da cidade.

A maioria das atrações históricas de Vitória está localizada no centro da cidade, mais especificamente na cidade alta. Não deixe de conhecer o Palácio Anchieta, sede administrativa do governo. O palácio recebe diversas exposições e também é possível fazer uma visita guiada. Visite também a Catedral de Vitória, a Igreja do Rosário, o Convento do Carmo, o Convento de São Francisco, a Capela de Santa Luzia e o Teatro Carlos Gomes.

Conheça também o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras, onde são produzidas de forma completamente artesanal as famosas panelas de barro capixaba. No local também há uma loja em que são vendidas as panelas e outros utensílios de barro.

Outras atrações de Vitória que valem a visita: Projeto Tamar, Praça do Papa e o Parque da Pedra da Cebola.

Vila Velha

Bem ao lado da capital capixaba está localizada a cidade de Vila Velha, o município mais antigo do Espírito Santo e também onde está localizada a maioria dos cartões-postais mais famosos do estado. A cidade reúne atrações muito interessantes e que prometem agradar aos mais variados públicos. Se você vai a Vitória, não perca a chance de conhecer Vila Velha.

A atração mais famosa de Vila Velha é o Convento da Penha, construído em meados do século XVI no alto de um morro. É possível chegar ao Convento de carro, ônibus ou a pé. Vale ressaltar que as vagas no estacionamento são poucas e que a subida até o convento é bem íngreme. A vista de lá de cima é incrível e o interior do convento é lindo também. É possível assistir a uma missa celebrada no local, entretanto, as missas costumam ser bem lotadas.

Outro ponto turístico muito importante da cidade é o Morro do Moreno, de onde é possível ter uma das melhores vistas da Baía de Vitória e de Vila Velha. Local perfeito para quem deseja passar um tempo em meio à natureza e praticar atividades como trilhas, rapel, e quando o tempo está favorável até mesmo voar de parapente.

Outro lugar de onde é possível ter uma linda vista da Baía de Vitória é o Farol de Santa Luzia. O local infelizmente foi fechado ao público por muitos anos, porém, após um longo período de revitalização foi reaberto à visitação. O local é lindo, muito bem conservado, e há além do farol uma lojinha e um deck que simula uma embarcação com direito a um leme.

Porém, vale ressaltar que por ser um local de responsabilidade da Marinha, não é permitido entrar sem camisa, o tempo máximo de permanência no local é de 20min e de no máximo 25 pessoas por vez. Menores de idade só podem entrar acompanhados de um adulto. Grupos com mais de 25 pessoas devem agendar a visita com antecedência. O local está aberto à visitação de terça-feira a domingo das 09h às 16h30. A entrada é gratuita.

Os chocólatras de plantão certamente adorarão conhecer a Fábrica da Garoto! O complexo reúne o Museu do Chocolate, uma lojinha onde é possível comprar os famosos chocolates e alguns souvenires e a fábrica de chocolate, onde acontece o Chocotour. Para fazer o tour é necessário agendar com antecedência, pagar uma taxa de R$30,00 e seguir as demais orientações quanto ao vestuário entre outras. A entrada para o Museu é gratuita.

A cidade possui lindíssimas praias que definitivamente merecem uma visita. Algumas delas, inclusive, estão entre as mais belas praias do estado e contam com ótima infraestrutura com quiosques, bares, restaurantes e diversas opções de hospedagem. A mais frequentada tanto por turistas quanto por moradores é a Praia da Costa, conhecida por sua extensa orla. Vale a pena conhecer também a Praia de Itapuã, a Praia de Itaparica, a Praia da Barra do Jucu, a Praia da Baleia e a Praia Secreta.

Domingos Martins

O turismo no estado do Espírito Santo não se resume apenas ao seu litoral e a cidade de Domingos Martins é um bom exemplo disso. Localizado na região serrana do estado, há cerca de 1h30min da capital, o município é um ótimo destino turístico para quem deseja curtir aquele clima de montanha, estar em meio à natureza, praticar atividades como trilhas, escaladas e comer muito bem.

A principal atração da cidade é o Parque Estadual da Pedra Azul. O parque recebeu esse nome devido à enorme formação rochosa que parece mudar de cor ao longo do dia. É possível chegar à Pedra Azul por duas trilhas. Uma de nível fácil e uma de nível médio a difícil com direito a um trecho de escalada com o auxílio de cordas. Ao final da trilha mais difícil se encontram as piscinas naturais. Chegue cedo, pois o número máximo de visitantes permitidos é de 150.

Vale à pena conhecer o centrinho desta charmosa cidadezinha serrana. Nota-se claramente a influência da colonização alemã em vários aspectos, mas principalmente na arquitetura e na gastronomia. Não deixe de conhecer a Rua do Lazer, uma rua fechada unicamente para os pedestres onde se encontram diversas lojinhas, restaurantes e lanchonetes. Conheça também a Praça Arthur Gerdhardt, a praça principal da cidade, onde está localizada uma Igreja Luterana e também uma feirinha de artesanato.

Belo Horizonte

A capital mineira, Belo Horizonte, não é o primeiro destino que vem à cabeça quando se fala em turismo em Minas Gerais. A verdade é que poucas pessoas pensam na capital mineira como uma cidade turística. Porém, a cidade possui diversas atrações interessantíssimas além de ser ponto de partida para outras cidades turísticas da região.

Quem vai a Belo Horizonte não pode deixar de conhecer o Complexo da Pampulha, atração muito visitada tanto por turistas quanto por moradores. No complexo está localizada a famosa Lagoa da Pampulha, local muito agradável para a prática de atividades físicas. Conheça também o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, encomenda de Juscelino Kubitschek a ninguém menos que Oscar Niemeyer. O conjunto é formado pela Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.

Bem próximo ao Complexo da Pampulha está o Complexo do Mineirão, excelente pedida para os fãs de futebol. Você pode fazer uma visita guiada pelo estádio, conhecer o Museu Brasileiro do Futebol e, dependendo do dia, é possível até assistir a uma partida. Conheça também a esplanada do Mineirão, onde são realizados diversos eventos.

Em Belo Horizonte não falta lugares para comer muito bem. A cidade é repleta de bares muito bons e com o preço bem mais camarada que os cobrados em outras capitais brasileiras. Além disso, há também o Mercado Central, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade e também um dos melhores mercados municipais do mundo. Um lugar muito interessante não só para saborear da culinária mineira, mas também para dar um passeio.

Vale a pena também conhecer a Praça da Liberdade, uma das principais atrações da cidade. A praça é muito bonita, muito bem conservada e possui um astral incrível. Além disso, ela está próxima de diversas outras atrações como o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Municipal, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Museu Mineiro, o Museu das Minas e do Metal, o Centro de Arte Popular Cemig e o Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

Outras atrações em Belo Horizonte que merecem destaque são: Parque das Mangabeiras e o Parque Municipal Américo Reneé Gianetti.

Ouro Preto

Impossível falar sobre turismo em Minas Gerais sem mencionar a cidade de Ouro Preto, não é mesmo? Localizada há cerca de 01h30min de carro de Belo Horizonte, Ouro Preto é o destino ideal para quem deseja conhecer uma cidade histórica repleta de construções coloniais, igrejas barrocas, culinária de primeira, entre outras atrações.

Uma característica de Ouro Preto é que grande parte das atrações da cidade estão bem próximas umas das outras e podem ser conhecidas tranquilamente a pé. Aliás, um dos melhores passeios a se fazer pela cidade é justamente andar por suas ruas sem compromisso nenhum, apenas admirando as construções históricas e observando a paisagem.

Uma boa dica para quem está indo a Ouro Preto pela primeira vez é começar o passeio pela Praça Tiradentes, a principal praça da cidade, de onde é possível partir para diversos pontos turísticos da cidade. É nessa praça que a cabeça de Tiradentes foi exposta após o seu enforcamento e hoje em dia ela abriga importantes atrações da cidade como o Museu da Inconfidência e o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG. Nessa praça também são realizados diversos eventos.

As belíssimas igrejas de Ouro Preto são um capítulo à parte. Há mais de 20 igrejas e capelas no município que merecem uma visita devido à sua importância para a arquitetura, pela sua importância histórica e, é claro, pela sua beleza. A maioria das igrejas cobra entrada e, infelizmente, é proibido tirar fotos dentro delas. Também fique atento ao horário de visitação. As igrejas mais bonitas de Ouro Preto são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Basílica Nossa Senhora do Pilar e Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Capitólio

A cidade de Capitólio é outro destino turístico mineiro que vem ganhando os corações de vários turistas Brasil a fora devido aos seus cânions, seus lagos de água azul turquesa, suas cachoeiras, trilhas, entre outras atrações. Capitólio é um município bem pequeno, menos de 10 mil habitantes, e está localizado na região sudoeste do estado há 283 km de Belo Horizonte.

As principais atrações de Capitólio estão bem longe do centro da cidade e todas elas estão relacionadas ao Lago de Furnas, o “Mar de Minas”. Não deixe de fazer um passeio de lancha pelo famoso lago. É possível também fazer um passeio de chalana, uma opção mais econômica, mas não tão divertida quanto a lancha. Pela lancha também é possível conhecer mais atrações que pela chalana.

Um dos principais cartões-postais de Capitólio é o Mirante dos Cânions. O mirante está localizado às margens da MG-050, bem próximo a algumas cachoeiras. A atração é de fácil acesso, possui uma linda vista, rende várias fotos, porém o fluxo de turistas nos fins de semana e feriados costuma ser bem intenso. Uma boa dica é chegar cedo e evitar horários de muito movimento. A entrada para o Mirante é de R$20,00 e dá direito a conhecer a Cachoeira dos Cânions. Vale ressaltar que para entrar em todas as cachoeiras é necessário pagar entrada.

Quem vai a Capitólio não pode deixar de conhecer a Cachoeira Lagoa Azul, uma das mais bonitas da cidade. Também vale a pena conhecer as cachoeiras do Cânion de Furnas, as Cachoeiras da Trilha do Sol, o Poço Dourado e o Morro do Chapéu.

Entretanto, nem tudo são flores. Capitólio é linda, sim, tem atrações maravilhosas, mas tem muito a melhorar quando o assunto é infraestrutura. O turismo na cidade se tornou muito popular em muito pouco tempo e a cidade não acompanhou esse crescimento, o que é uma pena. Leve dinheiro em espécie, pois a cidade não possui bancos 24h, apenas casas lotéricas, uma agência do Bradesco e outra do Banco do Brasil. Pesquise também se não vale a pena se hospedar nas cidades vizinhas.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos não só da região do Sudeste, mas do Brasil e quem conhece sabe muito bem o porquê, afinal, ela não ganhou o apelido de “Cidade Maravilhosa” à toa. A capital fluminense reúne praias, paisagens naturais lindíssimas, atrações históricas e culturais, vida noturna agitada e gastronomia de primeira. Há atrações no Rio de Janeiro para todos os gostos e bolsos.

Quem vai à cidade do Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer as praias! As mais famosas e mais frequentadas por turistas são a Praia de Copacabana, a Praia de Ipanema, a Praia do Leblon e Praia Vermelha. Visite também o Arpoador, lugar excelente para assistir ao pôr do sol.

O Cristo Redentor, maior cartão-postal do Rio de Janeiro, recebe milhões de turistas todos os anos. A icônica atração está localizada no alto do Corcovado dentro do Parque Nacional da Tijuca e existem quatro maneiras de visita-lo: de trem, vans autorizadas, trilhas e através de visitas guiadas. Dica: compre os ingressos para a van ou para o tem com antecedência, especialmente se você estiver pretendendo visitar a atração em um dia de muito movimento.

Bem próximo à Praia Vermelha está a entrada para o Morro da Urca de onde é possível pegar o bondinho para outra atração importantíssima da cidade: o Pão de Açúcar. O passeio dá um frio na barriga, mas a vista incrível da Baía de Guanabara compensa. Também vale a pena comprar os ingressos com antecedência. É possível ir até a atração por trilha, mas é necessário ter um excelente preparo físico.

O bairro da Lapa, reduto da boemia no Rio de Janeiro, é conhecido por seus bares, restaurantes, suas casas noturnas e rodas de samba. Não deixe de conhecer os Arcos da Lapa, cenário excelente para muitas fotos. Outra atração localizada entre o bairro da Lapa e o bairro de Santa Teresa é a Escadaria Selarón.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um excelente lugar para fazer um passeio mais tranquilo e fugir daquela agitação toda da cidade. O jardim tem uma área de mais de 500 m², mais de 200 anos de história e cerca de 8000 plantas de mais de 3500 espécies diferentes. É no Jardim Botânico que estão localizados o Museu do Meio Ambiente e o Espaço Tom Jobim. O preço da entrada para a atração é de R$15,00. Visite também o Parque Lage que está localizado bem próximo ao Jardim Botânico.

Outras atrações no Rio de Janeiro que merecem destaque: AquaRio, o estádio do Maracanã, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o Circo Voador e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Paraty

A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro bem perto da divisa com o estado de São Paulo, é um dos destinos turísticos mais populares da região da Costa Verde e não é para menos. A cidade reúne atrações históricas, cultura riquíssima, belas praias, cachoeiras, paisagens lindas da Mata Atlântica, trilhas e muito mais.

A cidade de Paraty tem uma história muito rica e vale a pena conhece-la melhor. Não deixe de conhecer o Centro Histórico da cidade e observar as construções coloniais tombadas pelo IPHAN. Muitas pessoas preferem conhecer o Centro Histórico por conta própria apenas andando sem um destino específico. Mas para aqueles que não gostam de perder nenhum detalhe existe a opção de contratar um guia. Visite a Igreja Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Casa da Cultura e a Capela de Santa Rita.

As praias de Paraty são um capítulo a parte. Há diversas praias e ilhas maravilhosas na região com destaque para a Praia do Jabaquara e para a Praia do Pontal, que são as mais próximas ao Centro Histórico. Entretanto vale muito a pena conhecer as praias um pouco mais distantes também como a Praia da Lula, a Praia Vermelha, a Praia da Conceição, a Ilha Comprida e a Ilha de Mamanguá.

Outros pontos turísticos de Paraty que merecem destaque: Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan, Forte Defensor Perpétuo, Ilha do Algodão, Lagoa Azul e o Saco do Mamanguá.

Petrópolis

A cidade de Petrópolis é outro destino muito popular no estado do Rio de Janeiro. Localizada na região serrana do estado, a cidade é muito procurada por aqueles que estão a procura de destinos turísticos mais românticos, cheio de história, temperaturas mais amenas, paisagens naturais de tirar o fôlego e gastronomia de primeira. Além disso, por ser uma cidade próxima à capital, muitos turistas aproveitam a viagem ao Rio de Janeiro para fazer um bate-volta para Petrópolis.

Um fato interessante sobre a cidade é que Dom Pedro I se encantou por ela ao se hospedar nela. Decidiu então construir uma casa de veraneio na cidade e por isso ela recebeu o nome de Petrópolis, que significa “Cidade de Pedro” e ficou conhecida como a Cidade Imperial. Muitos outros nobres da época gostaram da ideia e também construíram suas casas de veraneio em Petrópolis.

Quem vai a Petrópolis não pode deixar de conhecer o seu charmoso Centro Histórico. Visite a Catedral São Pedro de Alcântara, uma linda igreja construída em estilo neogótico. É nela que se encontra o Mausoléu da Família Real. Bem próxima à Catedral está a Avenida Koeler, onde estão localizados diversos edifícios históricos dentre eles a Casa da Princesa Isabel. Pena que somente a parte externa é aberta à visitação.

Outra celebridade brasileira que construiu sua casa de veraneio em Petrópolis foi Santos Dumont. A casa toda projetada por ele recebeu o nome de Encantada e foi construída em um terreno bastante íngreme como se estivesse encravada nos montes. O museu conta com objetos pessoais do inventor e também com suas últimas invenções. Anexo a casa se encontra o Centro Cultural 14 Bis.

Conheça também o Museu Imperial, um dos mais belos edifícios de Petrópolis. O museu funciona na antiga casa de veraneio da Família Imperial e conta com diversos objetos que pertenceram à Família Imperial como joias, móveis e outros objetos pessoais. Dica: vá ao anoitecer e aproveite para observar o show de luzes que acontece no local.

Outras atrações de Petrópolis que merecem destaque: Cervejaria Bohemia, Palácio de Cristal, Palácio Quitandinha, Casa do Colono, Feirinha de Itaipava e a Rua Teresa e Rua 16 de Março que são ótimas para deseja fazer umas compras.

São Paulo

Muito se fala sobre a cidade de São Paulo, entretanto, poucas pessoas pensam na capital paulista como uma cidade turística, o que é uma pena. A maior cidade do Brasil é repleta de atrações para todos os gostos e bolsos e não faltam razões para se apaixonar por ela. São Paulo é linda, muito diversificada, possui uma cultura riquíssima, gastronomia de primeira, vida noturna agitada, ótimos centros de compras e muito mais.

Quem vai a São Paulo pela primeira vez fica até meio perdido diante de tanta coisa para fazer, muitas delas ainda não muito conhecidas nem mesmo entre os próprios moradores da cidade. Por isso é muito importante pesquisar bastante sobre as atrações que mais te agradam, sobre as regiões em que elas se encontram para então montar o roteiro, porém infelizmente é bem provável que você tenha que deixar alguma atração que você queria visitar para uma próxima viagem à capital paulista.

Não deixe de conhecer a famosa Avenida Paulista, um dos maiores símbolos de São Paulo. Ela por si só já é um excelente ponto turístico e vale a pena tirar um dia para percorrê-la sem pressa. Além das muitas lojas, bares e restaurantes ainda é nela que se encontram diversas atrações como o Itaú Cultural, a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp e o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

O Centro Histórico de São Paulo a primeira vista pode parecer bastante confuso e nada convidativo, mas reservam excelentes atrações a quem o visita como a Pinacoteca, a Galeria do Rock, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, o Museu da Diversidade, a Catedral da Sé, o Mercado Municipal, o Theatro Municipal, o Viaduto do Chá, a Praça das Artes e o Mosteiro de São Bento e o Patteo do Collegio.

Ainda no centro da cidade está localizada a Rua 25 de Março, o maior centro comercial da América Latina. Para você ter uma ideia cerca de 400 mil pessoas visitam a região por dia e esse número pode aumentar e muito em datas comemorativas. Você encontrará praticamente de tudo nessa rua e com preços bem convidativos, mas como em qualquer outro local com grande circulação de pessoas, é necessário tomar bastante cuidado com os seus pertences. Também não se esqueça de levar dinheiro em espécie, pois algumas lojas não aceitam cartão.

Outro ponto turístico muito importante da capital paulista é o Parque Ibirapuera, um dos principais centros de lazer da capital paulista. O parque é um excelente local para a prática de atividades físicas e demais atividades ao ar livre e fugir um pouco do stress da cidade. O local ainda é um importante centro cultural, pois recebe a diversas exposições e eventos.

O Parque Ibirapuera pode ser o mais famoso, mas não é o único parque de São Paulo que merece uma visita. A cidade possui vários outros parques lindíssimos como o Parque Buenos Aires, o Parque da Luz, o Parque da Independência, o Parque Villa Lobos e o Jardim Botânico.

Guarujá

Localizado há menos de 100 km da capital paulista, cerca de 1h30min de carro, está a cidade do Guarujá, um dos destinos queridinhos do litoral paulista. A cidade é perfeita para quem deseja fugir do stress da cidade grande, estar em meio à natureza, comer bem, curtir a noite e, é claro, pegar uma praia.

As principais atrações do Guarujá são, obviamente, as praias. A cidade possui 27 praias, algumas mais turísticas com quiosques e diversas opções de hospedagem e também outras mais escondidas em meio à Mata Atlântica, perfeitas para quem está em busca de sossego. As praias mais famosas da cidade são: Praia do Tombo, Praia das Pitangueiras, Praia da Enseada, Praia do Perequê e a praia do Mar Casado.

Quem gosta de uma praia mais tranquila certamente vai adorar conhecer a Praia do Éden, a Praia das Conchas, a Prainha Branca e a Praia de São Pedro.

A cidade também possui outras opções de passeios que vão além das praias. Uma boa opção para crianças e adultos é o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América Latina. O aquário possui mais de 200 espécies de animais em exposição. Além disso, o local ainda recebe a palestras e exposições.

Outros pontos turísticos da cidade: Mirante do Morro do Maluf, Mirante do Morro da Caixa D’Água, Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande, Forte do Itapema e Forte dos Andradas.

Campos do Jordão

Em meio a Serra da Mantiqueira e a 180 km de São Paulo encontra-se a cidade de Campos do Jordão. A cidade, conhecida como a “Suíça Brasileira”, é muito procurada por aqueles que estão a procura por temperaturas mais amenas, boa gastronomia, boa infraestrutura para receber o turista e belas paisagens naturais. Uma cidade repleta de atrações para curtir a dois ou com toda a família.

Quem vai a Campos do Jordão não pode deixar de conhecer o charmoso centrinho turístico da cidade, a Villa Capivari, que foi todo inspirado na cultura europeia.  Nesse centrinho se encontram diversos restaurantes, chocolaterias, lojas de malhas e outros souvenires. O local fica uma graça durante a época natalina! Vale a pena agendar uma visita na cervejaria Baden Baden, a mais famosa da região. Nela além de poder saborear diversas cervejas, você também aprenderá mais sobre a bebida.

Visite também o Parque Amantikir – Jardins que Falam. O parque abrange uma área de 60.000 m² e possui cerca de 700 espécies diferentes de plantas. O parque possui um mirante, diversos jardins inspirados em jardins de várias partes do mundo, um labirinto, uma casa na árvore, uma lojinha e um café. O preço da entrada inteira é de R$60,00. Estudantes, crianças de 05 a 16 anos, professores, policiais, aposentados, pessoas acima de 60 anos e doadores de sangue pagam meia. Crianças menores de 05 anos e idosos acima de 80 anos não pagam.

Visite também o Museu Felícia Leirner, um museu a céu aberto onde estão expostas mais de 80 esculturas totalmente integradas com a natureza. Todas as esculturas do local foram feitas pela artista polonesa que escolheu a cidade de Campos do Jordão para viver. No local também se encontra o Auditório Cláudio Santoro, onde são realizados os concertos do Festival de Inverno. O preço da entrada inteira é de R$5,00. Estudantes e idosos pagam meia. Aos domingos a entrada é gratuita.

Outros pontos turísticos que valem a visita são: Chocolate Araucária, Centro de Lazer Tarundu, Borboletário Flores que Voam, Palácio Boa Vista, Parque Estadual Horto Florestal e Parque do Pico do Itapeva.

Como chegar ao Sudeste

Passagens aéreas para o Sudeste

O preço de uma passagem aérea para a região do Sudeste pode variar bastante. Vai depender de onde você partindo, da companhia aérea, se o voo é direto, entre outros fatores. Você pode encontrar passagens a partir de R$90,00. Uma boa dica para quem deseja economizar na hora de comprar as passagens é evitar comprar em cima da hora. Compre sempre com antecedência. Há também alguns sites que trocam milhas por passagens. Vale a pena conferir.

Os principais aeroportos da região são: Aeroporto Internacional de São Paulo, Aeroporto Internacional de Viracopos, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Aeroporto Santos Dummont, Aeroporto de Vitória, Aeroporto de Belo Horizonte e Aeroporto Internacional Tancredo Neves. As principais companhias aéreas que fazem voos para a região são: GOL, Latam e Azul Linhas Aéreas.

Caminho terrestre

Há também a opção de viajar para o Sudeste por via terrestre. As principais empresas de ônibus que viajam para a região são: Cometa, Viação Santa Cruz e Gardênia. Dica: pesquise bastante o valor das passagens de ônibus ou aéreas. Às vezes a diferença é mínima e acaba compensando viajar de avião. É possível também viajar para a região de carro ou moto, mas não é aconselhável fazer isso caso a viagem seja muito longa ou se o motorista não for experiente. Além disso, o carro deve estar em perfeitas condições.

Dentro do destino escolhido você tem a opção de se locomover através de ônibus, ônibus turísticos, metrô (dependendo do destino), táxis e aplicativos como o Uber e o 99. Outra opção interessante é o aluguel de um carro.

Aluguel de carros

Uma boa opção para quem vai ao Sudeste e deseja ter mais liberdade dentro do destino escolhido e quer conhecer bem a região é alugar um carro. A boa notícia é que o aluguel de um carro é mais simples e barato do que muitos imaginam.

Para alugar um carro é necessário que o motorista apresente a sua CNH, o seu documento de identificação, o comprovante de reserva impresso e o cartão de crédito para pagar a taxa de caução. Certifique-se de chegar a idade mínima exigida pela locadora.

Onde ficar no Sudeste

A região do Sudeste possui opções de hospedagem para os mais diversos gostos e bolsos. Você encontrará desde luxuosos resorts até pousadas mais simples, hostels e aluguel por temporada.

Hotéis no Sudeste

Nossas sugestões de hospedagem no Sudeste são:

Tryp São Paulo Nações Unidas em São Paulo: Localizado na Zona Sul de São Paulo, próximo à Avenida Santo Amaro, o hotel oferece às suas hóspedes excelentes acomodações com ar-condicionado, banheiro privativo, TV de tela plana, cofre e mesa de trabalho. O hotel ainda conta com sauna, academia, piscina, serviço de quarto e Wi Fi em todas as áreas. Café da manhã incluído. O preço médio da diária para um casal é de R$ 202,00.

Hotel Atlântico Prime no Rio de Janeiro: Localizado no coração do Rio de Janeiro, o hotel oferece aos seus hóspedes excelentes acomodações com ar-condicionado, banheiro privativo, frigobar, TV a cabo e cofre. O hotel ainda conta com academia, serviço de quarto, câmbio, Wi-Fi gratuito em todas as áreas, estacionamento privativo, um bar e café da manhã colonial. O preço médio da diária para um casal é de R$ 110,00.

Sleep Inn Praia do Canto em Vitória: Localizado há 01 km da Praia do Canto, o hotel oferece aos seus hóspedes excelentes acomodações com ar-condicionado, banheiro privativo, frigobar e TV de tela plana. O hotel ainda oferece serviço de quarto, academia, serviço de lavanderia, um excelente bar, café da manhã e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. O preço médio da diária para um casal é de R$ 172,00.

Aluguel por temporada

Outra opção que vem conquistando os turistas é o aluguel por temporada, que pode ser uma opção bastante vantajosa para quem está viajando com várias pessoas, gosta de se sentir em casa, deseja ter mais privacidade e ainda quer economizar, uma vez que os preços das diárias costumam ser bem mais convidativos que os de uma diária de um hotel. Entretanto, quem optar pelo aluguel por temporada não terá certas comodidades como o café da manhã incluso, por exemplo. Você pode encontrar opções a partir de R$100,00.

Gastronomia do Sudeste

Poder experimentar sabores novos é uma delícia, não é mesmo? Ter a oportunidade de experimentar sabores novos e pratos típicos de uma região durante uma viagem é melhor ainda! A gastronomia é uma das formas mais gostosas de aprender sobre uma cultura de um lugar!

A região do Sudeste é a região mais rica e populosa do Brasil, além disso, é uma das regiões mais diversificadas e isso se reflete em sua culinária. Não é à toa que muitos pratos típicos dessa região tenham se popularizado Brasil a fora e conquistaram o paladar de muitas pessoas do exterior. A culinária da região recebeu muita influência dos portugueses, africanos, indígenas e dos imigrantes.

A culinária do Espírito Santo recebeu muita influência indígena e portuguesa. Ingredientes como os frutos do mar, o coentro e o urucum são muito presentes. Não deixe de provar a deliciosa Torta Capixaba, iguaria muito consumida durante a Semana Santa e a Páscoa. Experimente também a Moqueca Capixaba (não confunda com a baiana), a Caranguejada, o Pirão e a Casquinha de Siri.

A deliciosa culinária de Minas Gerais é um capítulo a parte! A gastronomia mineira recebeu influência principalmente dos colonizadores portugueses, dos indígenas e dos africanos. Ingredientes como o feijão, a carne suína, o milho e o queijo minas são muito consumidos no estado. Não deixe de experimentar o legítimo pão de queijo, o feijão tropeiro, o frango com quiabo, os doces de compota e, é claro, o queijo minas. Vale ressaltar que você não vai conseguir sair da casa de um mineiro sem tomar pelo menos uma xícara de café.

O estado do Rio de Janeiro tem como o prato típico a tradicionalíssima feijoada. O estado também recebeu muita influência dos portugueses e ingredientes como os frutos do mar, o feijão, a carne suína e a mandioca são muito consumidos no estado. Além da feijoada vale a pena experimentar o bolinho de mandioca, o caldo verde e o camarão com chuchu.

São Paulo recebeu influência de praticamente todas as partes do mundo. Não é à toa que a cidade de São Paulo recebeu o título de Capital Gastronômica, afinal, nela é possível encontrar restaurantes com comidas de vários lugares. Os pratos típicos da região são o Virado à Paulista, o Cuscuz Paulista e o Bauru.

Seguro viagens

Para viajar para a região do Sudeste Brasileiro não é obrigatório contratar um seguro viagens, mas isso não significa que a contratação de um bom seguro não seja altamente recomendada antes de viajar para qualquer lugar, afinal, imprevistos acontecem e ninguém gostaria que uma mala extraviada, um voo cancelado ou uma emergência médica arruinassem a viagem, não é mesmo? Viaje tranquilo, contate já a sua seguradora.

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para o Sudeste?

Uma dúvida muito comum entre os viajantes é sobre quais roupas colocar na bagagem. Antes de sair colocando todo o seu guarda-roupa na mala é importante levar em consideração alguns itens como o que você vai fazer durante a viagem, quais lugares você vai e qual o clima do lugar aonde você vai. Assim você não corre o risco de levar roupas demais ou de levar roupas inadequadas e nem de esquecer alguma peça importante. O Sudeste tem clima predominantemente tropical, especialmente no litoral, com duas estações bastante definidas: o verão que é mais úmido e o inverno que é mais seco. Faz calor durante o ano todo. E se você vai a algum destino no litoral dessa região, é importante colocar na mala roupas mais leves como camisetas, bermudas, shorts, vestidos e saias. Não se esqueça de colocar também roupas de banho, saídas de praia, chinelos, chapéus, protetor solar, óculos de sol e repelente. Já as regiões serranas possuem clima tropical de altitude, com temperaturas mais frescas durante o verão e bem frias durante o inverno. Em algumas cidades a temperatura pode chegar a abaixo de 0° C. Caso você esteja indo a um destino nessa região durante o verão, roupas como calças jeans, camisetas, blusas e vestidos já são suficientes. Leve também um casaco por desencargo de consciência. Nos pés sapatos confortáveis como tênis, alpargatas, sapatilhas e sandálias. Deixe o salto para quando você for sair a noite. Se você estiver indo para a região serrana do Sudeste durante o inverno, prepare-se para encarar temperaturas mais baixas. Leve casacos mais pesados, calças jeans, meias-calças, botas, blusas de manga comprida, camisetas caso o tempo abrir um pouco, gorros e cachecóis. Nos pés dê preferência aos sapatos fechados como tênis e botas. Não se esqueça de checar a previsão do tempo antes de fazer as malas.

Quanto custa uma viagem para o Sudeste?

Determinar com exatidão a quantia que uma pessoa irá gastar em uma viagem é uma tarefa quase impossível, pois isso depende de vários fatores como o preço das passagens ou a gasolina do carro, o preço das diárias, alimentação, ingressos, entre outros. Há de se considerar também os gastos extras. Uma viagem de uma semana para o Rio de Janeiro custa, em média, R$2.300,00 por pessoa.

O que fazer na região Sudeste à noite?

O Sudeste brasileiro oferece inúmeras opções de passeios para fazer durante o dia e também durante a noite. A região possui inúmeros bares, restaurantes, boates, espaços culturais e muito mais. O estado do Espírito Santo oferece inúmeras opções de passeios noturnos. A capital capixaba, por exemplo, oferece opções para todos os estilos. Quem estiver a fim de ir a bons bares, casas noturnas e encontrar gente bastante animada não pode deixar de conhecer o Triângulo das Bermudas, região localizada na Praia do Canto. A Rua da Lama é outro point da cidade, muito frequentado por universitários. Também não faltam opções para curtir a noite mineira. Belo Horizonte, por exemplo, é conhecida como a “capital nacional do boteco” e não é para menos, afinal, a cidade possui 14 mil bares. Alguns dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade são o Maletta, o Bar do Orlando e o DUB. Também não faltam opções para quem gosta de casas noturnas. As mais conhecidas são o Jack Rock Bar, o Jângal e o Distrital. A capital fluminense também possui inúmeras opções para quem quiser curtir a noite. Não deixe de conhecer o bairro da Lapa, reduto da boemia, e também frequentar uma roda de samba. Quem gosta de hip-hop, R&B e soul vai adorar ir ao Baile Charme do Viaduto da Madureira. A noite paulistana tem atrações para todos os gostos e bolsos. A capital paulista é repleta de bares, boates, restaurantes, shows, cinemas, exposições, eventos, stand up comedy... Difícil é decidir para onde ir. A Rua Augusta é uma excelente opção para quem deseja curtir a badalada noite paulistana. Também vale a pena conhecer os bares da Vila Madalena eos karaokês no bairro Liberdade.

O que fazer na região Sudeste com crianças?

Uma dúvida muito comum entre quem viaja com crianças é quais atrações frequentar com os pequenos. Felizmente, a região do Sudeste possui inúmeras atrações voltadas para o público infantil e também muitas atrações para toda a família. São parques temáticos, parques aquáticos, museus, casas de brincar, zoológicos, aquários, teatros e muito mais. A capital do Espírito Santo, Vitória, é um ótimo lugar para se viajar com crianças. Visite o Projeto Tamar, o Parque Botânico da Vale e o Parque da Pedra da Cebola. Em Vila Velha há a Fábrica da Garoto, onde é possível fazer o Chocotour. A cidade de Vila Velha também possui ótimas praias para ir com crianças. Em Minas Gerais há diversas atrações para os pequenos e também para toda a família. Um bom passeio para quem estiver em Belo Horizonte com crianças é o Museu dos Brinquedos, o Museu Giramundo. Bem próximo à capital, na cidade de Brumadinho, está Inhotim que não é exatamente uma atração voltada para o público infantil, mas agradará as crianças de todas as idades. Em Poços de Caldas as melhores atrações são o Parque Temático Walter World e o Zoo das Aves. Quem viaja para o Rio de Janeiro com crianças também tem muitas opções. Os pequenos costumam gostar bastante do Aqua Rio, do Jardim Botânico, do Planetário, do Museu da Seleção Brasileira, do Museu do Amanhã e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Em Petrópolis não deixe de conhecer o Museu Casa de Santos Dummont. O estado de São Paulo possui inúmeras atrações para quem está viajando com crianças. Um bom passeio na cidade de São Paulo para toda família é o Parque Ibirapuera. Visite também o Horto Florestal, a Pinacoteca e o MASP. Em Campos do Jordão, a Fazenda Toribinha é uma boa dica de passeios para crianças bem pequenas. A cidade de Olímpia, no interior do estado, conta com o Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat