O que você está procurando?

BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Estádio Aquático Olímpico – Olimpíadas 2016

Continuando a série de posts sobre as arenas de competição das Olimpíadas 2016, o artigo de hoje traz informações sobre o Estádio Aquático Olímpico.

O Estádio Aquático Olímpico é o local onde serão realizadas as provas de natação e da fase final do polo aquático. Ao todo são 15 mil metros de área construída com capacidade para 18 mil pessoas. Os assentos da frente ficam a 10 metros da piscina o que permite os espectadores terem contato muito próximo com os atletas.

Um dos destaques é o inovador sistema de ventilação que proporciona uma economia de energia considerável. Onde seriam necessários 10 mil aparelhos de ar-condicionado para refrigerar o local, agora eles são supridos por pequenos furos na estrutura que garantem a circulação do ar para proporcionar temperaturas amenas aos espectadores.

O Estádio Aquático Olímpico tem duas piscinas: uma para competição e outra para treinamentos, cada uma com capacidade para 3,7 milhões de litros de água.

Além disso, um sistema de filtros na água reduz em 25% o uso de produtos químicos e a regulação térmica da água garante temperatura entre 25 e 28 graus, conforme recomendações da FINA (Federação Internacional de Natação).

Outro ponto que chama a atenção é o visual do Estádio Aquático que está envelopado por trabalhos da artista plástica brasileira Adriana Varejão, onde 66 painéis, cada um com 27 metros reproduzem a obra chamada “Celacanto Provoca Maremoto” do Instituto Inhotim em Minas Gerais.

O investimento no Estádio Aquático Olímpico foi de R$ 217 milhões com manutenção de R$ 8,2 milhões ao término das Olimpíadas, obra executada com recursos do Governo Federal.

Estádio Aquático Olímpico - Olimpíadas 2016
Estádio Aquático Olímpico – Olimpíadas 2016

Legado do Estádio Aquático Olímpico

Ao término das Olimpíadas, o Estádio Aquático Olímpico será desmontado de forma semelhante à Arena do Futuro. As partes do estádio desmontadas serão utilizadas para a transformação de dois centros aquáticos com piscinas em vilas olímpicas.

Alguns estados do Brasil fora do Rio de Janeiro que não tem piscinas olímpicas estão reivindicando partes da estrutura para montar em seus municípios, porém ainda não foi decidido para quais municípios as estruturas irão.

No próximo artigo, falaremos do Centro Olímpico de Tênis, onde serão realizadas as partidas de tênis da competição olímpica.

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site do Kayak que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

GOSTOU? COMPARTILHE!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by