>>>Dica: Reserve seu hotel com desconto aqui!

O mistério da chama na cachoeira

Todos sabem que a água e o fogo são dois elementos opostos, e é exatamente por esse motivo que o mistério de uma chama de fogo que não se apaga embaixo da cascata de uma cachoeira, nos Estados Unidos, se tornou objeto de tanto interesse e curiosidade por parte do público.

Esse local, conhecido em inglês pelo nome de “Eternal Flame Falls“, se encontra dentro de uma área de preservação ambiental, o Chestnut Ridge Park. Devido ao grande número de pessoas que o visitam diariamente, os responsáveis pelo parque criaram uma trilha especial para guiar os visitantes até a cachoeira com a chama eterna, a qual foi batizada de “Eternal Flame Trail”, em homenagem a esse fenômeno.

Mistério da chama da cachoeira
Mistério da chama da cachoeira

Como surgiu essa chama dentro da água?

Por muitos anos, a população local acreditou em um antigo mito, segundo o qual a chama teria sido acesa pelos índios que habitavam essa região há milhares de anos. Porém, recentemente, a ciência comprovou que esse local nada mais é do que um fenômeno geológico raríssimo mas bem fácil de ser explicado.

O motivo de haver essa chama dentro da cachoeira se deve a um vazamento de gás natural, o que acaba gerando o fogo. Esse gás geralmente vem do solo, e ao entrar em contato com certas bactérias que se alimentam de metano, ele se transforma em dióxido de carbono e provoca esse inusitado fenômeno natural.

O resultado disso gera essa combinação pouco provável e ao mesmo tempo espetacular, que é uma leve chama de fogo dentro da água. A beleza desse fenômeno natural é tão interessante que essa cachoeira, a Eternal Flame Falls, certamente está entre os lugares mais imperdíveis de se conhecer ao longo da vida.

Cascata da cachoeira
Cascata da cachoeira

 

Nível de dificuldade da trilha Eternal Flame Trail

A trilha para chegar até a cachoeira tem um nível de dificuldade entre leve e moderado. Para quem está visitando o local pela primeira vez, o mais indicado é fazer esse passeio ao longo dia pois durante à noite, os riscos de se perder e sair da trilha acabam sendo maiores.

A maior dificuldade ao longo dessa trilha é manter o equilíbrio, tanto na ida, em que é preciso descer devagar um desfiladeiro até a cachoeira, como também na volta, ao subir e retornar ao nível normal do parque. Para evitar qualquer tipo de acidente, basta se manter dentro do caminho da trilha, que é todo marcado, e não se aventurar para fora dele.

Trilha Eternal Flame Falls
Trilha Eternal Flame Falls

Qual época do ano é a mais indicada para visitar o local?

Ao contrário do que muitos imaginam, essa pequena chama dentro da cachoeira não permanece acesa eternamente, e às vezes, se apaga. Mas caso isso aconteça, não é necessário se preocupar pois ela pode ser facilmente acesa com um isqueiro, e é provável que algum outro visitante se encarregue disso. Desse modo, não existe uma época do ano específica em que seja melhor para conhecer a Eternal Flame Falls, contudo, nos meses do verão e da primavera, a trilha até o local é mais agradável e atrativa.

Quando visitar a cachoeira
Quando visitar a cachoeira

Gostou? Deixe seu comentário! Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.