Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Dicas de ceia réveillon 2024

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Réveillon é uma data especial para todos e merece um banquete diferenciado, com pratos típicos para festejar o ano novo que está chegando. A ceia réveillon 2024 não é como a ceia de Natal, que é mais familiar e tem cunho religioso.

Na virada de ano, as pessoas viajam, passam a data com amigos e muitas vezes na praia. Tem uma simbologia de sorte, prosperidade, além de desejos para o novo ano.

Para aproveitar a noite junto à família e os amigos, separamos algumas dicas de ceia práticas e o que não pode faltar na ceia réveillon 2024, seja se você está em Copacabana, em Florianópolis, em Salvador, ou qualquer outra região do país ou do mundo. Vale antecipar que como vivemos em um país tropical, é importante apostar em pratos frescos e leves.

Pratos tradicionais ceia réveillon 2024

Você pode apostar em pratos tradicionais da ceia réveillon 2024 ou então inventar pratos especiais para a data. Confira abaixo algumas dicas:

Lentilha

A lentilha é tradição na ceia de réveillon para atrair riqueza e fartura, segundo a crença popular. Na lista de receitas práticas está a salada de lentilha. O grão leva, em torno de 25 minutos para cozinhar em panela normal.

Depois de cozido é só adicionar seus temperos favoritos e azeite. Um prato saudável e saboroso. Tem ainda a lentilha com arroz e cebolas fritas, que é bem fácil de preparar, basta cozinhar os dois ingredientes com os temperos do seu gosto e depois fritar a cebola.

Simples e muito saboroso, sendo que também é um ótimo acompanhamento para carnes e peixes assados. Eu posso falar por mim mesmo que adoro lentilha, tanto que sempre fazemos esse prato no final de ano, principalmente quando passamos o réveillon em Balneário Camboriú.

Carne de porco

Segundo a superstição de ano novo, a carne de porco deve ser o prato principal da ceia réveillon 2024. Não é à toa que o pernil suíno é o grande protagonista do cardápio na noite da virada. Para um assado suculento e saboroso, a carne pode ser feita com ervas, especiarias e vinho tinto.

Já o tender é bem simples de fazer ele não fica de fora da ceia das pessoas mais tradicionais. Para uma receita prática é só seguir o modo de preparo da embalagem, que geralmente vem bem explicado. Mas, é só cortar, passar a mostarda e o mel, espetar os cravos e deixar no forno até dourar. Agora se preferir incrementar, pode fazê-lo com abacaxi ou com frutas vermelhas para deixar o prato mais elaborado e adocicado.

Outro prato delicioso com carne de porco são as bistecas, sejam elas feitas na frigideira ou então assadas na churrasqueira. Acompanhadas de um bom vinho, como os que você encontra nas principais adegas de sites especializados como a Vivavinho.

Novamente, posso falar que eu sigo à tradição à risca. Tanto na véspera do ano novo quanto no dia 1º de janeiro, a carne suína se faz presente nas minhas refeições.

Ceia réveillon 2024

Ceia réveillon 2024

Rabanada

A rabanada é principalmente servida na ceia do Natal, mas também é uma boa pedida para a mesa de réveillon. A receita é bem fácil, é só molhar o pão no ovo, leite e açúcar, depois fritar e passar na canela.

Existem outras versões mais modernas e elaboradas que são cobertas com creme de avelã e ainda a opção light, com pão integral, sendo assada no forno.

Farofa

A farofa está sempre presente na mesa dos brasileiros, seja acompanhando a feijoada, o churrasco ou outros pratos. Na ceia réveillon 2024, dá para incrementar ela sem dar muito trabalho.

Tem a farofa clássica, que é feita basicamente com farinha de mandioca e manteiga. Tem a de dendê, que usa farinha de trigo com o azeite, sendo uma ótima pedida para acompanhar com peixes e outros tipos de frutos do mar. Assim como tem a farofa doce, para quem gosta de pratos agridoce, no qual existe até mesmo receita de farofa com banana e coco.

Saladas

A salada é sempre uma ótima escolha, ainda mais na data do réveillon que costuma fazer muito calor, sendo ideal em pratos leves, refrescantes e fáceis de fazer.

Você pode acrescentar o que quiser na salada e temperar de várias maneiras, dá para colocar camarão, frutas secas e lascas de amêndoas. Outra opção é misturar as folhas com tomate cereja e com queijo da sua preferência.

Eu particularmente adoro saladas que envolvam palmito e você sabia que comprar palmito pela internet pode chegar a ser 20% mais barato do que comprar no mercado, pelo menos com os preços comparados aqui na região de Blumenau.

Sobremesa

Na sobremesa, aposte na salada de frutas. Você pode colocar suas frutas preferidas, mas o ideal é variar com até seis opções, cortando-as do mesmo tamanho para ficar mais bonito e com sabor equilibrado.

Se colocar maçã, por exemplo, a dica é pingar gotas de limão para evitar que a fruta fique escura. Também é importante ter cuidado com o tempo da salada de frutas fora da geladeira, pois o calor pode azedar as frutas.

Finalizando

E para você, qual prato não pode ficar de fora na ceia réveillon 2024? Tem algum prato favorito na família? Você chega a fazer a ceia mesmo durante uma viagem? Deixe o seu comentário! Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Aimará Decor disse:

Lentilha não pode faltar!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Aimará, concordo com você. Lentilha é mesmo uma delícia, e com a tradição de atrair riqueza e fartura no réveillon fica melhor ainda. Abraço!

Ana disse:

Olá!
Passando só pra informar que adorei o texto e as dicas…rsrs
Encontrei o blog através do Google!
Um ótima virada de ano e feliz 2019!

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Ana! Muito feliz em ajudar e contribuir de alguma maneira para tornar sua ceia de réveillon mais deliciosa. =)

Marcele disse:

É recente, mas tenho incluído em nossa ceia de Ano Novo o arroz da sorte, que leva: Bacalhau; lentilhas (eu faço com a tradicional e com a laranja); amêndoas em lâminas; cheiro verde e azeite de oliva.

Nossa ceia fica assim: arroz da sorte acompanhado de lombo ao molho de laranja; ervilhas tortas na manteiga; salada verde com molho de mostarda e mel.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Marcele, deve ficar uma delícia. Obrigado pela participação.

maria josé felix dos santos disse:

Gosto muito de um bom creme de galinha,! É uma delicia com um arroz soltinho !

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado pela contribuição Maria!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais