Carnaval Veneza 2019

O Brasil é conhecido pelo seu Carnaval vibrante. No entanto, outros países também oferecem a folia de momo, claro que bem diferente do som do axé, funk, samba e marchinhas, que arrastam multidões pelas ruas do nosso país. A Itália conta com um dos maiores carnavais do mundo e também um dos mais antigos, o Carnaval Veneza 2019.

Mas você sabe como surgiu a festa veneziana? Como funciona? Qual a programação? Confira essas informações e dicas para curtir o Carnaval Veneza 2019.

Como surgiu o Carnaval Veneza 2019

O Carnaval de Veneza existe desde o século 18, quando os nobres passaram a usar máscaras para passear e se misturar ao povo sem ser incomodado. Isso acontecia uma vez ao ano, antes da Quaresma.

Além das máscaras brancas, os nobres vestiam roupas pretas de seda e chapéu preto. As fantasias atuais ainda conservam essas características, no entanto, a partir da década de 80, as cores foram ganhando espaço.

Bailes de máscaras e fantasias no Carnaval Veneza 2019

Assim como no Brasil, a folia em Veneza atrai 3 milhões de turistas por ano, que encontram pelas ruelas e canais, diversas pessoas fantasiadas durante os dias de festa.

O Carnaval Veneza 2019 acontece de 16 de fevereiro a 5 de março. São 10 noites de bailes em salões e desfiles de companhias pela cidade, como a Compagnie della Calza e Os Antigos e Os Ardentes.

Diferentemente do Brasil, no Carnaval Veneza 2019 não há muita música, além de blocos e desfiles. Os maiores eventos acontecem na Praça São Marcos, onde encontram-se as melhores fantasias e máscaras.

Para entrar no clima, muitos turistas alugam ou compram uma fantasia e se misturam aos grupos. No caso das máscaras nobres, conhecidas como Maschera Nobile, tradicionalmente são encontradas nas cores preta, branca e dourada.

Existe até concurso para escolher a máscara mais bela, sendo um dos mais famosos o La Maschera Più Bella.

Carnaval Veneza 2019
Carnaval Veneza 2019

Principais atrações do Carnaval Veneza 2019

A festa veneziana conta com uma ampla programação. No dia 24 de fevereiro, o tradicional Voo do Anjo marca a abertura do Carnaval Veneza 2019, na Praça São Marcos, onde uma colombina sobrevoa o campanário.

Alguns eventos são fixos, como o cortejo das Marias, no dia 23 de fevereiro, na Praça São Marcos, além dos concursos de fantasia e máscara mais bonitas, no dia 3 de março.

Entre as atrações ainda estão o Desfile na Água, com gôndolas, fogos e música, que acontece no domingo, 17 de fevereiro; o Voo da Águia no dia 3 de março; além da Premiação de Maria e o Voo do Leão, ambos no dia 5 de março, na Praça São Marcos.

Lembrando que durante o Carnaval, Veneza costuma ficar lotada de turistas, então apresse-se e reserve sua hospedagem com antecedência. Se quiser economizar, pode ficar em Mestre, uma cidade ao lado de Veneza.

Para quem quiser ter um gostinho da festa carnavalesca veneziana, no Brasil existe a Festa da Gastronomia, em Nova Veneza, Santa Catarina, e Nova Veneza, Goiás. Entre as atrações estão o Carnaval de Veneza, com dança, trajes e máscaras coloridas.

Hotéis para o Carnaval Veneza 2019

E você, já teve a oportunidade de conhecer o Carnaval de Veneza? Gostaria de conhecer? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.