Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Carnaval Diamantina 2020

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Durante a folia de momo, milhares de pessoas lotam as ruas das cidades do interior de Minas Gerais. Uma delas é Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, que figura no topo dos melhores carnavais de rua do estado. Assim como em anos anteriores, o Carnaval Diamantina 2020 vai lotar as ruas e praças do centro histórico até o amanhecer.

Para ajudá-lo, vamos dar algumas dicas para aproveitar a folia na cidade. Durante o dia, você pode conhecer os casarões históricos e à noite curtir a animação do Carnaval Diamantina 2020.

Folia de rua no Carnaval Diamantina 2020

A folia na histórica e charmosa Diamantina atrai milhares de turistas de todas as idades, que tomam conta das repúblicas de estudantes universitários. Muitos abrem suas casas para os visitantes nessa época do ano.

Nas ruas, as atrações ficam por conta dos blocos de rua que arrastam multidões e shows em palcos montados na Praça do Mercado Velho, como as bandas Bat-Caverna, Saidera, Bartucada, o Uh! Bloco e a banda de rock Jack Boris.

Os blocos de rua animam os foliões, são mais de 50 blocos que fazem a festa nas ruas de Diamantina. Entre os mais conhecidos estão o Sapo Seco, Me Ampara Se Não Eu Caio, Nego Bola 8, Mulecada, Xai-Xai, Vem quem Quer, entre outros.

Carnaval Diamantina 2020

Carnaval Diamantina 2020

Outras festas do Carnaval Diamantina 2020

Além da Praça do Mercado Velho, dedicada a reafirmar a musicalidade de Diamantina, a folia acontece em outros lugares do Centro Histórico, como no Largo Dom João, na Rua da Quitanda e no Circuito dos Blocos.

Na última edição em 2019, o Largo Dom João ou Largo da Alegria teve apresentações e shows especiais. No sábado, dia 02 de março, a animação ficou por conta de Samburana, Vinícius Hilário e Tô Chegando. No domingo, dia 03 de março, teve Relíquias do Samba, Swing Muleke e Jack Boris. Na segunda-feira, dia 04 de março, a alegria ficou por conta de Acorde Mineiro, Nino Aras e Grupo 9dade. Já na terça-feira de carnaval, dia 05 de março, teve apresentação de K Entre Nós, Couro de Gato e Destilados animando o público. Para esse ano a programação ainda não foi divulgada.

Já os blocos animados pelas charangas prometem muito agito e diversão pelas ladeiras de Diamantina nos dias de folia.

Curiosidades do Carnaval Diamantina 2020

Assim como em todos os carnavais tem suas curiosidades, não seria diferente com o Carnaval de Diamantina. Por exemplo, a Banda Bartucada foi criada em 1972 e toca todas as músicas no ritmo da bateria. Já a Banda Batcaverna investe no samba desde 1985. O bloco Baianas Ozadas foi criado em 2012 e a cada ano homenageia um baiano ilustre. Os últimos artistas homenageados foram Moraes Moreira e Carlinhos Brown, que ganharam destaque no repertório durante as apresentações.

Em 2019, a expectativa do bloco Baianas Ozadas era arrastar 100 mil foliões, mas esse número chegou a mais de 500 mil, o que mostra a força do bloco no Carnaval de Diamantina. Em 2020, a expectativa é de reunir em torno de 20 mil foliões por noite, recebendo cerca de 6 mil pessoas de outras cidades, incluindo Belo Horizonte.

Hotéis para o Carnaval Diamantina 2020

E você, já teve a oportunidade de conhecer o Carnaval de Diamantina? Gostaria de conhecer? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais