Apuração Carnaval 2019

O Carnaval 2019 acontece no dia 5 de março. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão nos dias 1º e 2 de março. No Rio de Janeiro, as escolas vão entrar na Sapucaí nos dias 3 e 4 de março. Sempre logo em seguida vem a apuração dos resultados e notas dadas pelos juízes, sendo que a apuração Carnaval 2019 e o resultado com a campeã da folia paulista sai no dia 5 e a do Carnaval carioca no dia 6. As escolas campeãs desfilam nos dias 8 e 9, respectivamente.

Nesse artigo, vamos trazer mais informações sobre como funciona a apuração Carnaval 2019, entendendo como funciona o julgamento e os quesitos das escolas de samba.

Apuração Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

Durante todo o ano, milhares de pessoas de vários bairros do Rio de Janeiro, se juntam nos barracões das escolas de samba para preparar o grande espetáculo de cor, música e dança, que será apresentado na Marquês de Sapucaí.

No total 14 escolas disputam o título de campeã do Grupo Especial, sendo que metade desfila no domingo de Carnaval e a outra metade na segunda-feira. Há também o chamado Grupo de Acesso, formado por escolas de samba que disputam uma vaga na elite do Carnaval carioca.

Enquanto as escolas dão show na avenida, nas cabines 36 jurados avaliam criteriosamente todos os detalhes dos desfiles, pontuando com base nos quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e adereços, Fantasias, Comissão de frente, Mestre-sala e porta-bandeira.

De acordo com o regulamento do Carnaval carioca da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), o tempo mínimo de desfile é 65 minutos, com um limite máximo de 75 minutos.

Apuração Carnaval 2019 no Rio de Janeiro
Apuração Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

Além disso, há limite para a quantidade de participantes em cada ala das escolas. Por exemplo, a Comissão de Frente precisa ter um mínimo de 10 e máximo de 15 dançarinos.

É um verdadeiro campeonato, que aflora o ânimo do público durante a apuração Carnaval 2019, na Praça da Apoteose, e culmina com o título de campeã do maior Carnaval do planeta.

Apuração Carnaval 2019 em São Paulo

A apuração Carnaval 2019 em São Paulo acontece no dia 5 de março, com a cena clássica de diversas mesas espalhadas no Sambódromo do Anhembi, cada uma com seu respectivo guarda-sol e os integrantes das escolas ansiosos pelo resultado da apuração.

O clima tenso toma conta de todo o público a cada abertura de envelope e a divulgação de nota por nota, conforme cada quesito.

O trabalho criterioso envolve 36 jurados, que são treinados pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LIESA) e se comprometem a manter o sigilo das notas.

Durante os desfiles, além daqueles que estão em atividade, há outros 18 reservas, que podem assumir a posição, se necessário. Ao todo, são avaliados 9 quesitos, com notas de 8 a 10, que podem ser fracionadas. A menor nota de cada jurado é descartada.

Apuração Carnaval 2019 em São Paulo
Apuração Carnaval 2019 em São Paulo

Em relação ao regulamento do Carnaval paulista, cada escola deve ter no mínimo 2 mil integrantes, sendo 6 na Comissão de frente, 50 na ala das baianas e pelo menos 1 casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira. Só há limite no número de alegorias, respeitando o mesmo número mínimo, e na comissão de frente, limitada a 15 pessoas.

O jurado pode dar nota 0, mas somente no caso de haver ausência total de componentes obrigatórios, e precisa ser justificada na cédula.

Acompanhamento da apuração

Se você gosta de acompanhar a apuração do carnaval, fique atento nos dias 05 e 06 de março que é quando sairão os principais resultados das escolas de samba cariocas e paulistas.

Uma dica para quem está em viagem para o Carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo é estender um pouco mais as diárias da viagem a acompanhar de perto as notas. Além disso, sempre acontece festa nos barracões das escolas de samba vencedoras, o que pode ser uma pedida para prolongar o carnaval visitando as escolas de samba campeãs logo em seguida.

Uma sugestão de hospedagem pós-Carnaval que já apresenta preços mais baixos em São Paulo no dia 05 de março é o hotel Bourbon Convention Ibirapuera com preços a partir de R$ 282,45. Já no Rio de Janeiro, para o dia 06 você encontra o Hotel Atlântico Business Centro com preços a partir de R$ 180,00.

E você, vai ficar na torcida para alguma escola de samba em específico? Deixe o seu comentário aqui no blog! Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *