Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

10 dicas para aproveitar a festa junina 2020

Enviar no WhatsApp
Copiado!

A festa junina é uma das festas típicas mais famosas do Brasil. São poucas as pessoas que não gostam de curtir uma festa que envolve tanta tradição, cultura e animação e para isso separamos aqui no blog 10 dicas para você aproveitar a festa junina 2020 da melhor forma.

Você vai encontrar dicas sobre fantasias, comidas típicas, bebidas típicas, músicas tradicionais, enfeites e adornos para curtir as festas em lugares tradicionais como Campina Grande, Caruaru, Mossoró, Aracaju ou em qualquer outro lugar do país.

Fato é que o Nordeste é campeão na comemoração das festas juninas e se fosse indicar um lugar para começar a conhecer as festas seriam nessa região do Brasil, para depois partir para o Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

ATUALIZAÇÃO: Esse texto foi escrito antes da situação atual do coronavírus. A nossa orientação nesse momento é que todos os nossos leitores fiquem em casa, ajudando no controle da pandemia.

10 dicas festa junina 2020

10 dicas festa junina 2020

Dicas festa junina 2020

1) Dicas de fantasia de festa junina

Além das festas de carnaval, a festa junina é uma das que as pessoas mais podem aproveitar as fantasias para se divertir. Inclusive podem ser utilizadas fantasias invertidas, no qual as mulheres se vestem de homem e os homens se vestem de mulher, o que importa é a diversão.

A dica para fantasias é escolher uma fantasia de festa junina leve, mas que mantenha uma boa temperatura corporal, no qual fantasias feitas com roupas de algodão esquentam o corpo no frio e são frescas quando faz calor.

Outra dica é mandar fazer a fantasia ao invés de comprar pronta. Pode até sair mais caro, mas tem tudo para ser mais bonita e mais adaptada ao seu corpo. Mais uma dica ainda é trocar a fantasia do ano passado com os amigos e amigas para ter fotos diferentes esse ano.

>>> Clique para comprar fantasias online!

2) Comidas típicas de festas juninas

A comida típica das festas juninas envolve milho, paçoca, pinhão, cocada, maçã-do-amor, entrevero, canjica, arroz doce, pipoca e muito mais. É uma variedade incrível, e se você for como eu, vai querer provar de tudo um pouco.

A dica é começar pelas comidas mais leves e depois partir para as mais pesadas. Assim o corpo já consegue fazer rápida digestão dos primeiros pratos. Assim como também não exagerar e estragar a festa por estar cheio demais.

>>> Clique para comprar comidas guloseimas online!

3) Bebidas da estação

Festa junina também é sinônimo de muita bebedeira, seja com o quentão típico da estação, com outras bebidas mais quentes ou até mesmo a tradicional cerveja.

Como as bebidas são bem mais caras dentro das festas, a dica é fazer um esquenta antes com os amigos, pode ser na casa de alguém. Então você já chega na festa “calibrado”. Nesse caso, claro, vá de táxi ou Uber, já que bebida e direção não combinam.

Outra dica é fazer quentão com suco de uva ao invés de vinho para quem não gosta ou não pode beber bebida alcoólica. Mais uma dica é tomar água entre alguns copos de bebida alcoólica para diminuir o efeito da ressaca no dia posterior.

>>> Clique para comprar bebidas online para o esquenta!

4) Músicas de festa junina

A principal música típica das festas de São João é o forró, mas tem também o baião, xote, reisado, samba de coco e as cantigas. Hoje em dia tem vários estilos de forrós, desde os mais tradicionais, até os mais modernos, como as músicas que vemos do Wesley Safadão.

Para não fazer feio na pista a dica é treinar a dança e a cantoria de algumas músicas em casa. Quando a dança é tradicional fica mais fácil. Mas as novas envolvem coreografia e uma letra acelerada que você pode se complicar na hora da diversão principal. As músicas podem ser ouvidas no Youtube, Spotify ou Alexa Music.

>>> Clique para comprar caixas de som portáteis!

5) Diferenças entre as festas

Moro em Timbó, onde as festas juninas do Sul do país são bem diferentes do que as festas juninas do Interior Paulista, ou do que as festas juninas do Nordeste, ou então do que as festas juninas do Norte.

Lá no Norte e Nordeste é muito comum o boi-bumbá. No Sul é mais comum bailes de festa junina com músicas tradicionalistas ou músicas de bailão. No Interior Paulista e no Sul não é comum as grandes festas como vemos no Nordeste.

Enfim, cada lugar tem seu estilo e sua tradição que influencia diretamente nas festas juninas. A dica é estudar a região da festa que você vai para curtir de forma mais apropriada e porque não estudar as outras também para falar com os amigos e compartilhar experiências diferentes.

6) Cultura das festas juninas

É impossível falar de festa junina 2020 sem falar da cultura que existe por trás da festa. Já falamos aqui no texto sobre o bumba meu boi que mostra um pouco da variedade cultural que existe por região.

Porém também existem as coreografias de danças como a quadrilha, existe o casamento caipira, existe a presença de grupos festeiros que passam cantando e dançando pelas ruas da cidade deixando guloseimas nas portas da cidade, existe a presença do correio elegante, e assim por diante.

A dica é participar da cultura local onde você estiver viajando e pedir para se envolver com cada uma das tradições. Tenho certeza que você vai voltar para casa cheio de histórias para contar.

7) Enfeites da festa

A festa de São João não é festa sem bandeira, sem pau de fita, sem fogueira, sem barracas, sem pipas e sem balão. Quanto mais enfeitada a festa for, mais bonita ficará e chamará a atenção.

A dica é aproveitar esse momento de festa para enfeitar lojas, enfeitar escolas e enfeitar as casas para que o clima da festa junina não fique só durante a festa.

O custo de fazer os enfeites é baratinho, envolve apenas papel, cartolina, jornal, revistas, barbante e vareta que podem ser comprados em qualquer papelaria ou utilizados de casa e com R$ 50,00 já se faz bastante enfeite de São João.

8) Adornos da festa

Uma das partes mais adoradas na festa junina 2020 são os adornos, no qual cada um pode ter a criatividade de fazer adornos diferentes. Por exemplo, se fizer um coração grande escrito vale um abraço e levar junto consigo, você receberá vários abraços na festa.

Se você fizer uma barraca de papelão com bebidas você será a diversão dos amigos. Se você levar uma máscara de careta de mão, poderá se divertir com todo mundo. Enfim, quanto mais criativo for o seu adorno, maior as chances de sucesso na festa junina 2020.

9) Crianças

As crianças literalmente adoram festa junina. A dica é envolvê-las desde o início do mês pedindo para elas ajudarem na preparação dos enfeites, vestindo elas de traje típico e dando a elas quitutes de festa junina.

Outra dica é fazer as brincadeiras típicas da festa como colocar o rabo no burro, pescaria, jogo das argolas, boca do palhaço, dança da laranja, corrida do saco, corrida do ovo ou tomba lata. Elas com certeza vão esperar o próximo ano com muita vontade de experimentar tudo de novo.

10) Religião

Além da festa, sobretudo, as festas juninas vem celebrar a comemoração de Santos da Igreja Católica, sendo que São João Batista, São Pedro e Santo Antônio são os santos lembrados.

São João Batista é o santo festeiro. São Pedro é o santo da chuva. Santo Antônio é o santo casamenteiro. E isso explica muito das músicas, dancinhas e comemorações que vemos nas festas. Não existe dica aqui, apenas uma sugestão para também fazer uma oração para esses santos.

Para você que não sabe ainda onde curtir as festas juninas, dias atrás publicamos um artigo sobre as 5 melhores festas juninas do Brasil.

Infográfico com as dicas festa junina

Caso você queira compartilhar todas essas dicas que publicamos aqui no blog, você pode utilizar o nosso infográfico abaixo. Apenas pedimos que coloque a referência para o infográfico valorizando o trabalho de criação.

Infográfico 10 dicas festa junina

Infográfico 10 dicas festa junina

Finalizando

Aqui nesse artigo você conferiu 10 dicas principais para curtir as festas juninas 2020, incluindo fantasias, comidas, bebidas, músicas e enfeites que tornam essa festa tão especial.

Agora queremos ouvir a sua opinião também. Você gosta das festas juninas? Quais festas gostaria de curtir esse ano? E quais dicas vai aproveitar para a festa junina 2020? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Henrique disse:

Legal.

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Henrique! Espero que curta muito as festas juninas com as nossas dicas!

Priscila Franzin disse:

Adorei as dicas, o infográfico! Parabéns pela matéria.

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Priscila! Dedicamos algumas horas criando esse infográfico justamente para ajudar nossos leitores que curtem as festas juninas. Faça bom proveito!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais