Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Búzios – RJ

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Hoje vamos falar de Armação dos Búzios que fica na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. É uma das mais belas praias do Brasil, sendo referência do turismo nacional e internacional para turista nenhum colocar defeito. 

Ela é banhada pelo Oceano Atlântico e tem águas tanto que vem do sul quanto do norte fazendo com que as praias sejam em determinados locais quentes e frias.

Búzios é destaque no turismo desde 1960 com a vinda da atriz Brigitte Bardot que era famosa na época. A visita dela foi quem prospectou mundialmente a cidade que antes era somente um vilarejo de pescadores.

Depois desse fato, apesar da cidade começar a crescer um tanto desorganizada, nada tira a referência que Búzios tem no turismo do Brasil.

A vinda de turistas da Argentina é frequente na cidade, pois na década de 70 muitos argentinos compraram propriedades com a crise econômica argentina, no qual ainda hoje acabam chamando turistas desse país.

O estilo arquitetônico da cidade também chama a atenção, onde há uma lei municipal que diz que todas as construções de Búzios não podem passar de 2 andares.

A Rua das Pedras é um ponto forte do comércio e da movimentação de pessoas na cidade. Bares e restaurantes também contemplam essa rua que na noite é a alegria dos jovens. Para quem gosta de esporte e aventura, como a cidade tem ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre.

Outro destaque é o réveillon da cidade. O réveillon em Búzios tem grande destaque no estado do Rio de Janeiro, ótimo para passar a virada do ano com a família e os amigos.

O que fazer em Búzios

Búzios é um verdadeiro paraíso na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Passeios de escuna, de bugre e, é claro, muitas praias. Fica a pouco mais de 17 km da capital carioca.

Búzios possui muitas praias, algumas pequenas, outras maiores. Suas faixas de areia curtas e estreitas ficam lotadas, especialmente no verão e nos feriados.

Mesmo estando próximas umas às outras, não pense que são todas iguais. Cada praia de Búzios é de um jeito diferente e tem seus encantos.

E algumas são paradas obrigatória para quem está visitando a região, seja em busca de agito ou de sossego.

Búzios - RJ

Búzios – RJ

Praia do Canto

A Praia do Canto com certeza não é uma das mais belas praias da região, nem possui estrutura para receber os turistas, mas, mesmo assim, possui seus encantos.

Fica no centro, o que significa que você pode dar uma passadinha para um rápido mergulho enquanto conhece a cidade.

A principal vantagem da praia é que, mesmo sendo no centro, ela costuma estar sempre bem vazia. Ideal para quem não gosta de muita gente por perto.

Praia de Tucuns

Muitos turistas que visitam a região acabam deixando de lado o passeio à Praia de Tucuns e ficam lá pelas mais badaladas.

Por favor, não cometa esse mesmo erro. O lugar é lindo. Estonteante.

A praia é enorme e os visitantes são tão poucos que você vai achar que está numa praia privada. Nem parece que fica ali, do ladinho da agitada Geribá.

Praia de José Gonçalves

A Praia de José Gonçalves é outra praia um tanto renegada pelos turistas, mas que vale a pena a visita.

Dizer que a praia é linda é chover no molhado, porque todas as praias de Búzios são lindas, cada uma do seu jeito.

Mas, o que podemos fizer sobre lá é que, sem dúvida, você vai comer a melhor casquinha de mariscos da sua vida (provavelmente a única), lá no Quiosque do Raniere.

>> Leia também: 10 destinos baratos para viajar após a pandemia

Praia de João Fernandes

Com uma ótima estrutura para atender aos visitantes, a Praia de João Fernandes é bastante concorrida.

É ótima para quem gosta de passar muito tempo dentro d’água, pois a areia lota rapidinho.

O mar tem vários peixes, o que favorece a prática de mergulho e snorkel. Também é possível fazer passeios de barcos e escunas.

Praia de João Fernandinho

Se você não gosta tanto das areias lotadas e disputadas da Praia de João Fernandes, tem uma opção um pouco mais reservada e tão bela quanto, logo ao lado, na Praia de João Fernandinho.

Só que é preciso disposição para chegar ao local. Tem que encarar uma escadaria de dezenas de degraus. Mas com certeza vai valer a pena e o visual será de tirar de tirar o fôlego.

Praia de Geribá

A Praia de Geribá é uma das praias mais centrais de Búzios e também é bastante popular.

O acesso é muito fácil, pois a praia é bastante extensa. É um dos pontos de encontro dos surfistas, por causa das ótimas ondas para a prática do esporte.

À noite, é point para quem quer agito e diversão. Não deixe de sair com os amigos, a família ou o seu cônjuge para fazer um passeio noturno.

Praia da Tartaruga

A beleza da Praia da Tartaruga é ímpar, especialmente, especialmente devido à densa vegetação de bromélias e cactos.

Local onde os ricos e famosos atracam suas embarcações de luxo e a praia mais visitada pelos turistas.

A água é transparente e bem calma, mas é uma das mais geladas da região. O que, no verão, acaba sendo super refrescante.

>> Leia também: Cruzeiros nacionais mais tradicionais

Praia da Rasa

Águas claras, rasas e cristalinas. Esse é o destaque da Praia da Rasa. Um lugar tranquilo, sem muita gente, sem vendedores ou quiosques.

Se você quer curtir com a família, deixar as crianças brincando no rasinho sem problemas, enquanto senta numa cadeira e lê um livro, essa é a praia ideal para você, longe do agito e perto do paraíso.

Mas não esqueça de levar bastante água e um lanchinho (especialmente para as crianças), pois não há estrutura por lá.

Praia de Manguinhos

Almoço, calmaria e pôr do sol inesquecível. É isso o que te aguarda na Praia de Manguinhos.

Perto da praia, mas não perto o suficiente para acabar com a paz do lugar, há um polo gastronômico com várias opções de restaurantes.

A praia é tranquila, sem ambulantes ou quiosques, água calma e quentinha.

No final da tarde, as pessoas começam a chegar, para assistir ao espetáculo incrível que é o pôr do sol, que chega a ser aplaudido.

Praia da Foca

Se você estiver passeando de carro pela região vale a parada para fazer algumas fotos e apreciar a beleza da Praia da Foca. E é realmente uma beleza.

Porém o mar não é o mais apropriado para banho, especialmente se você estiver com crianças. Há outras praias melhores para elas na cidade. Mas o visual compensa, de verdade.

>> Leia também: Pacotes de viagem para o final de ano

Praia da Ferradurinha

Não confunda a Praia da Ferradurinha com praia com a Praia da Ferradura, que é bastante famosa. Elas sequer ficam ao lado uma da outra.

Bem menos concorrida, a Ferradurinha tem uma estrutura um pouco menor que a colega de nome, porém as águas são mais tranquilas e mais limpas.

A diversidade marinha no local é incrível, o que favorece a prática de mergulho e snorkel.

Dependendo da época do ano e, se você tiver sorte, pode até encontrar algumas tartarugas marinhas nadando tranquilamente por lá.

Linda vista de uma das praias de Búzios

Linda vista de uma das praias de Búzios

Praia da Ferradura

Agora sim, vamos falar da Praia da Ferradura. O mar calmo garante a diversão da família inteira, especialmente quem vai com crianças.

Também há pedalinhos e caiaques para locação, tornando a viagem ainda mais divertida para todos.

A estrutura da praia é boa e o fato de ser uma das mais centrais da região faz com que seja também uma das mais famosas e mais procuradas pelos visitantes.

Praia das Caravelas

A Praia das Caravelas é praticamente uma praia privada de um super condomínio da região, já que o acesso é exclusivamente por dentro do condomínio.

A praia é linda, porém o mar é bastante agitado. Sua extensão é de pouco mais de 300 metros. Se tiver oportunidade, vale a pena dar uma conferida no belo visual.

>> Leia também: Aluguel de carros em Cabo Frio

Praia Olho-de-boi

Já a Praia Olho-de-boi é um refúgio em meio à agitação que é Búzios, especialmente na alta temporada. O acesso não é fácil, é uma caminhada de cerca de 30 minutos da Praia Brava.

Assim que você chega, não dá tempo nem de recuperar o fôlego da caminhada, porque a visão maravilhosa vai tirá-lo novamente. É, na minha opinião, a praia mais bonita da região.

Antes de você escolher ir, precisa saber de dois detalhes importantes: ela é considerada uma praia de nudismo, por isso, provavelmente você irá encontrar pessoas sem roupas por lá.

Mas não se preocupe, você não é obrigado a andar pelado se não quiser.

Também é bastante frequentada por casais, especialmente LGBTQI+, que aproveitam a praia quase deserta para namorar.

Outra coisa importante é que lá não há quiosques ou restaurante, por isso você vai precisar levar tudo o que for consumir, principalmente água.

Praia da Azeda

Sem dúvida, a Praia da Azeda é uma das mais bonitas praias de Búzios. O acesso é por uma escadaria. Cansa um pouco, mas vale realmente a pena.

A estrutura não é das melhores, mas consegue atender bem os visitantes. Certamente você não irá passar apuros por lá.

A água, uma gigantesca piscina natural, é tão transparente que até mesmo as crianças conseguem ver os cardumes de peixinhos nadando animadamente. É ótima para a prática de snorkel e mergulho.

Na alta temporada e feriadões, a praia é uma das mais procuradas pelos turistas e fica lotada. Se possível, prefira visita-la em dias menos movimentados, para poder aproveitar a beleza do lugar.

Praia da Armação

A Praia da Armação é a queridinha de Búzios, que fica bem no centro de Búzios. Ponto de encontro de muitas pessoas, fica juntinho do agito da Rua das Pedras e da Orla Bardot.

À noite, o local é super disputado e lota, já que possui uma das melhores infraestruturas da cidade para receber os visitantes. São bares, lanchonetes e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Antes do agito da noite, não deixe de aproveitar outras duas atrações da praia: o incrível pôr-do-sol, considerado o mais bonito de Búzios e a estátua de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot.

>> Leia também: Pacote de viagem para Arraial do Cabo

Pôr-do-sol em Búzios

Pôr-do-sol em Búzios

Praia Brava

Se você prefere águas mais tranquilas, a Praia Brava não é para você, pois o mar é bem agitado, chegando ao ponto de ser considerado violento.

Agora, se você quer apreciar um visual de tirar o fôlego, daqueles de cena de novela, então essa é sim a sua praia.

A beleza do local é marcada pelo encontro do mar com pedras, montanhas e falésias.

Os surfistas adoram o mar agitado do local, mas quem só quer curtir pode ficar em um dos quiosques. São poucas opções, mas atendem bem os visitantes.

Lagoinha

A Lagoinha é um cenário encantador, que resume bem a beleza da cidade.

A vegetação do litoral, as formações rochosas, as piscinas naturais fazem do local um cenário inesquecível. Vale a pena a visita e a vista do local.

Azedinha

A Azedinha é a Praia da Azeda há 15 anos. A mesma bela piscina natural, porém com mais vegetação e menos gente.

Mas não se engane, ainda é uma das praias mais movimentadas de Búzios e no verão pode ser difícil encontrar um lugar na areia.

A grande presença de vegetação dá um ar mais rústico, mais natural, um tanto selvagem, eu diria.

>> Leia também: Pacote de viagem para Cabo Frio

Orla Bardot

A Orla Bardot é muito agradável para se caminhar, curtindo o visual do mar, dos casarões no estilo colonial e o pôr do sol maravilhoso com os barquinhos.

Tudo num clima bem bucólico. Vale a pena sentar lá um pouco e apenas ver a vida passar.

Porto da Barra

O Porto da Barra é um lugar diferente, que foca nas coisas boas da vida. Um polo de gastronomia e cultura, com moda, decoração, arte.

São restaurantes, lojas, galerias, um espaço de muito bom gosto, que vale a pena conhecer e passar algumas horas.

Rua das Pedras

Rua central da cidade, abriga vários restaurantes, lojas. A Rua das Pedras é onde as pessoas se encontram e circulam. Lugar de gente bonita e badalação.

Destaque para o restaurante Primitivo Búzios que possui nota de quase 5 estrelas entre todas as mais de 932 avaliações do Google.

Um restaurante estilo italiano com pizzas e massas diversas, além de uma vasta carteira de vinhos. Fica a dica!

>> Leia também: Como foi nossa viagem para o Rio de Janeiro

Ao fazer um passeio em Búzios você encontra feiras e tendas de artesanato

Ao fazer um passeio em Búzios você encontra feiras e tendas de artesanato

Praça Santos Dumont

A Praça Santos Dumont é a praça principal de Búzios, com mercadinhos, restaurantes, hotéis e lojas ao redor.

Vendedores ambulantes, banquinhos, mesinhas de restaurante, pessoas circulando. À noite o local fica apinhado, ponto de encontro das pessoas locais e turistas.

Cine Bardot

O Cine Bardot é um cinema antigo, que representa todo o charme e a graça da cidade.

A sala continua em funcionamento e lá ocorrem vários eventos e exibição de filmes antigos e atuais também. Que tal ver a programação do cinema durante a viagem?

Como chegar até Búzios

Existem várias formas de chegar até Búzios, seja ela de carro, de avião ou até mesmo de barco, já que estamos falando de uma cidade costeira. Que tal chegar de lancha na cidade?

Passagem aérea para Búzios

De avião, você deve pousar no Rio de Janeiro, para então seguir de carro, ônibus ou van para Búzios, através de transfer.

A distância da capital é de aproximadamente 175 km e o acesso é pela BR-101, seguindo pela Via Lagos.

Os aeroportos mais próximos são o Aeroporto de Santos Dumont e o Aeroporto do Galeão, na cidade maravilhosa.

Você pode fazer cotação de passagens aéreas através de sites como da Max Milhas, que inclusive trazem opções de comprar passagens aéreas de milhas, muitas vezes mais baratas que as passagens dos sites das cias aéreas.

>> Fazer cotação de passagem aérea

Caminho terrestre

Saindo da cidade do Rio de Janeiro, o caminho terrestre para Búzios passa pela BR-101, seguindo pela Via Lagos.

Outras cidades de grande porte que ficam mais próximas são Juiz de Fora (336 km) e São Paulo (615 km).

Saindo de São Paulo, o principal caminho passa pela BR-116 em uma viagem de aproximadamente 8,5 horas.

Saindo de Juiz de Fora, o principal caminho passa pela BR-040 e depois BR-493, até chegar na RJ-124, com duração aproximada de 5 horas.

Aluguel de carro

Alugar um carro no Rio de Janeiro é muito fácil, existem várias opções, também pudera, estamos falando da cidade referência do turismo internacional para o Brasil.

A dica é alugar na Cidade Maravilhosa, mas também é possível alugar em Búzios, em algumas das poucas locadoras da cidade, e provavelmente pagando mais caro.

Também é possível ver com seu agente de viagem boas opções ou alugar um carro online, com praticidade e segurança, em sites como da Rentcars.

O bom dos sites é que permite fazer comparação de preços e também ficar de olho desde já em eventuais promoções.

>> Fazer consulta de preços de aluguel de carro

Onde ficar em Búzios

Por ser uma cidade turística, o investimento de hotel em Búzios e pousadas em Búzios é grande. Tem uma série de hotéis e pousadas na cidade o que ajuda muito o turista na escolha de boas opções de hospedagem. São hotéis, pousadas e casas de temporada para todos os gostos e bolsos.

Hotéis em Búzios

Existem muitos hotéis em Búzios que trabalham com pacotes fechados, especialmente nos feriadões. Já na alta temporada, os preços sobem bastante. É a lei da oferta e da procura.

A dica para economizar é viajar durante a baixa temporada, onde os preços da estadia na cidade podem ser bastante acessíveis.

A Pousada Kailani e a Pousada Sarata João Fernandes, por exemplo, oferecem diárias que ficam entre 400 e 500 reais para o casal, com café da manhã incluído.

Porém, há opções mais em conta, até R$ 300 como, por exemplo a Apa Pau Brasil e a Pousada João Fernandes.

Por aproximadamente R$ 200 a diária para o casal, você pode se hospedar na Pousada Lestada ou no Bella Vista Ocean View.

>> Consultar preços atualizados das pousadas

Pousada Sarata João Fernandes

Pousada Sarata João Fernandes

Outras opções de hotéis em Búzios

Aluguel de temporada em Búzios

Para quem prefere outros tipos de hospedagem, é possível alugar um quarto em uma casa para um casal por menos de R$ 100 em sites como do Airbnb.

Também é possível encontrar uma casa para até 6 pessoas por aproximadamente R$ 300 a diária, o que sai, em ambas as opções, cerca de R$ 50 por pessoa a diária.

>> Consultar opções de aluguel de temporada

Gastronomia de Búzios

Búzios tem muitas opções de restaurantes. É um polo gastronômico importante do Rio de Janeiro, principalmente na alta temporada.

Lá você pode encontrar diversos tipos de gastronomia, contemporânea, italiana, europeia, francesa, mediterrânea, brasileira.

Excelentes opções são o 74 restaurante, Farinatta Bistrô & Arte, SalCozinha Contemporânea e o Primitivo.

Também existem excelentes opções de restaurantes com preços mais acessíveis, como a Caverna e Captain B. Burger Salad & Grill.

Esse é o restaurante Primitivo em Búzios

Esse é o restaurante Primitivo em Búzios

Seguro de viagem para Búzios

Viajar dentro do Brasil normalmente não requer seguro viagem, porém você pode precisar pagar seguros específicos como, por exemplo, se alugar um carro, ou uma casa por temporada.

Mesmo assim, o turista deve levar em consideração que se precisar de assistência médica, terá de contar com o SUS.

Caso queira uma opção particular sem precisar aumentar o plano de saúde para uma abrangência nacional, pode contratar seguros de viagem como da Seguros Promo, muitas vezes mais em conta. Fica a dica!

>> Consultar preços de seguro de viagem

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, Búzios é daquelas cidades do Brasil que merece ser visitada durante um período de férias.

Muitas praias lindas e famosas para conhecer como a Praia da Armação e a Praia de Geribá, assim como praias desconhecidas e de belezas únicas.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual das praias e pontos turísticos acima você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

O que fazer em Búzios em 1 dia?

Em um único dia em Búzios, vale a pena fazer um tour pelas praias, conhecendo algumas, parando em outras, vai depender da que você achar mais bonita. Mas é interessante que você vá primeiro às que ficam um pouco mais afastadas do centro e então vá se aproximando do centro, pois você já estará por lá quando chegar a hora do almoço e poderá escolher uma das várias opções. À tarde você pode fazer um passeio de escuna ou de bugre, para se encantar ainda mais com as belezas da região. Aprecie o lindo pôr-do-sol do Porto da Barra e já aproveite para curtir um pouco do agito noturno da Orla Bardot.

Quanto custa uma viagem para Búzios?

Saiba que Búzios não é um local barato para se ir, especialmente na alta estação. Dependendo de onde estiver, você terá que pegar um avião até o Rio de Janeiro, depois alugar um carro para chegar até lá. Uma passagem aérea média para o Rio de Janeiro custa em torno de R$ 500,00. Na alta estação as diárias dos hotéis também ficam mais caras, no qual o preço médio é de R$ 300,00. A alimentação básica pode ficar em torno de R$ 100,00 por dia, considerando que praticamente todos os hotéis possuem café da manhã incluído, sendo que alguns dos restaurantes mais badalados da cidade são mais caros.

Que roupas levar para Búzios?

Muita roupa de praia, shorts, bermudas, biquinis, sungas, óculos de sol, chapéus, roupas típicas de praia. E, é claro, muito protetor solar. No inverno, a temperatura pode cair um pouco à noite, tem torno dos 20 graus Celsius. É claro que isso não é frio para muitas pessoas, mas para os cariocas, é sim.

Quais passeios para crianças em Búzios?

Búzios é um ambiente propício para um passeio em família. Crianças adoram praias por natureza, portanto, praticamente todos os lugares que citamos são propícios para a garotada. As ressalvas que fazemos são com as praias Olho-de-boi, por ser considerada uma praia de nudismo e da Praia da Foca, pelo mar agitado.

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais