Viagem para Aracaju – SE

Quando algo é feito com dedicação é natural que os resultados comecem a aparecer. Esse foi o sentimento após meu retorno da viagem para Aracaju no Sergipe que aconteceu entre os dias 14 e 18 de abril de 2016.

Conhecemos pessoas fantásticas durante a viagem que são literalmente apaixonadas por Aracaju e que estão fazendo acontecer o turismo da cidade. É o caso do Fábio, da Tia Lu, da Juliane, da Daniela, da Alessandra, da Cris, da Xis e de tantos outros profissionais que nos acompanharam durante a viagem.

Nossa viagem a Aracaju foi realizada a convite da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (SEMICT) e contou com a participação de 4 blogs que participam da RBBV ou ABBV. Os blogs participantes foram o Meu Destino de André Moratto, Vagando por Aí do Luiz Felipe, o Mil e Uma Viagens da Dalila Barakat, além do Vida de Turista.

Viagem para Aracaju - SE
Viagem para Aracaju – SE

Vários parceiros da Secretaria de Turismo de Aracaju também participaram e foram fundamentais na nossa acolhida. Eles estão listados mais abaixo para vocês conhecerem.

Se Aracaju não foi agraciada com as águas mais lindas do Nordeste, pelo menos a cidade soube compensar no atendimento, na preservação de sua história, da sua cultura e em investimentos em infraestrutura, como é possível ver na Orla de Atalaia. É um roteiro que facilmente podemos indicar para os leitores do blog.

Orla de Atalaia - Aracaju - SE
Orla de Atalaia – Aracaju – SE

Também podemos dizer que a cidade vem evoluindo muito na criação de roteiros turísticos, na estruturação dos destinos turísticos e na preparação dos profissionais de turismo para melhor atender os turistas. Pudemos conversar com as pessoas que trabalham na confecção de artesanatos e que tem pontos de venda na Orla do Pôr do Sol, no qual deu para ver que todos estavam bem orientados na criação dos seus produtos e na recepção dos turistas.

Orla da Pôr do Sol - Aracaju - SE
Orla da Pôr do Sol – Aracaju – SE

Em 4 dias de viagem para Aracaju não foi possível conhecer todos os pontos turísticos de Aracaju e saímos de lá com o sentimento de querer voltar para a cidade. Principalmente para conhecer Aracaju em outros momentos culturais de peso, como o Forró Caju, que atrai mais de 100 mil visitantes para celebrar as festas de São João, ou então para voltar para conhecer outros destinos naturais do Sergipe como o Cânion do Xingó que faz parte do roteiro de Aracaju e que fica localizado em meio às águas do Rio São Francisco.

Como foi viajar para Aracaju

Saímos daqui de Timbó e pegamos voo no aeroporto de Joinville. Foi a primeira vez que conhecemos o aeroporto de Joinville, chamado Lauro Carneiro de Loyola. Várias obras de infraestrutura em torno do aeroporto de Joinville estavam em andamento, principalmente na rodovia de acesso. Foi preciso ter cuidado nas estradas para chegar até o aeroporto. Quando as obras ficarem prontas, não tenho dúvidas de que Joinville se destacará nos voos partindo de Santa Catarina.

Aeroporto de Joinville - SC
Aeroporto de Joinville – SC

O tempo de duração da viagem a Aracaju por Joinville durou 12 horas, tanto ida, quanto volta. Isso porque compramos uma passagem mais barata com escala em 3 aeroportos (Congonhas, Galeão e Aracaju), além de contar as horas do trajeto de carro para chegar até Joinville. Se você conseguir fazer uma escala em um único aeroporto, entendo que é a melhor alternativa para viajar a Aracaju, principalmente para quem mora na região sudeste do país, como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Ficamos hospedados no Hotel Pousada do Sol. É um hotel mais simples que lembra principalmente a estrutura de uma pousada, como diz o nome. Ele foi reformado recentemente e tem bons quartos de acomodação, um bom café e também piscina para quem quer curtir mais o espaço do hotel.

Hotel Pousada do Sol - Aracaju - SE
Hotel Pousada do Sol – Aracaju – SE

Ele não fica localizado em frente à orla, mas sim em uma via de acesso próxima. Perto do Hotel Pousada do Sol fica o Oceanário de Aracaju do projeto Tamar e também o kartódromo de Aracaju. As diárias partem de R$ 220,00 em média.

Primeiro dia da viagem para Aracaju

Nós aqui do blog chegamos mais tarde do que os outros blogueiros por causa do voo e perdemos os passeios pelos mercados municipais de Aracaju, como o Mercado Municipal Thales Ferraz, o Mercado Municipal Antônio Franco e o Mercado Municipal Albano Franco. Mas pelo que meus amigos blogueiros falaram foi um passeio bacana para conhecer a variedade cultural da cidade e a gastronomia, afinal os mercados municipais sempre reservam surpresas específicas da cidade para os turistas. Também perdemos o passeio no Museu Olímpio Campos e o passeio na Catedral Metropolitana de Aracaju. Vai ficar para conhecer na próxima viagem para Aracaju.

Mercados Municipais - Aracaju - SE
Mercados Municipais – Aracaju – SE

Assim que chegamos fomos jantar no Pastel da Jane, no qual fomos recepcionados pela própria proprietária do estabelecimento, a Jane, que contou para nós a sua história e nos mostrou o local em uma visita guiada. Confesso que estava morrendo da fome e devorei os pastéis servidos, assim como o acarajé e também o escondidinho que estava uma delícia. O Pastel da Jane fica localizado na Avenida Santos Dumont, 957 em Aracaju. O telefone para reserva é o (79) 3255-1030.

Pastel da Jane - Aracaju - SE
Pastel da Jane – Aracaju – SE

Segundo dia da viagem para Aracaju

No segundo dia da viagem para Aracaju fomos conhecer o Centro de Cultura e Arte de Aracaju e o Espaço Zé Peixe. Também nesse dia fomos conhecer o Parque da Cidade de Aracaju, a Colina do Santo Antônio e o Museu da Gente Sergipana. Separei cada um deles em posts específicos para trazer para vocês detalhes de cada lugar para se visitar.

O almoço desse dia aconteceu no Hotel Quality de Aracaju, no qual tinha a tradicional feijoada das sextas-feiras do Hotel Quality. Realmente uma feijoada deliciosa que se destaca pela separação de todos os ingredientes, pelos acompanhamentos e pelo sabor. O preço é de R$ 42,00 por pessoa e vale muito a pena. Além da feijoada, tem também uma variedade de sobremesas saborosas.

Feijoada Hotel Quality
Feijoada Hotel Quality

Logo depois do almoço fomos conhecer a estrutura do Hotel Quality de Aracaju que se mostrou um verdadeiro hotel para receber turistas de negócio, no qual eles se especializaram nessa modalidade e que são favorecidos pela boa localização na cidade de Aracaju.

A programação nesse dia foi longa e à tarde fizemos um passeio de marinete do forró que nos levou para conhecer o complexo turístico da Orla de Atalaia, a passarela do caranguejo, o Mirante da 13 de Julho e o Restaurante e Casa de Show Cariri, todos locais para tirar fotos em pontos turísticos famosos da cidade.

Marinete do Forró - Aracaju - SE
Marinete do Forró – Aracaju – SE

À noite fomos jantar no restaurante Bada Grill, um restaurante muito bonito que fica na Avenida Santos Dumont, 526 da proprietária Paulinha. Ao som de música ao vivo, pudemos conhecer mais um pouco da culinária típica da cidade. Foi servido um delicioso prato à base de frutos do mar que serviu muito bem a todos os presentes. Uma parte do prato sobrou porque o prato era enorme e antes do restaurante Bada Grill já tínhamos almoçado muito bem com a feijoada no Hotel Quality. O telefone do restaurante para reservas é o (79) 3223-3664.

Restaurante Bada Grill - Aracaju - SE
Restaurante Bada Grill – Aracaju – SE

Terceiro dia da viagem para Aracaju

O terceiro dia da viagem para Aracaju foi reservado para conhecer alguns pontos turísticos voltados à natureza de Aracaju. Fomos de traslado até à Orla do Pôr do Sol e então embarcamos no Catamarã Croa do Goré para conhecer a região da Croa do Goré e a Ilha dos Namorados, no qual ficamos o dia inteiro fazendo passeio de catamarã pelos dois locais. Mais detalhes vocês vão poder ver em posts específicos para esses dois locais de Aracaju.

Passeio de Catamarã - Aracaju - SE
Passeio de Catamarã – Aracaju – SE

No retorno do passeio de catamarã fomos almoçar no restaurante Duna Beach, no qual pudemos experimentar uma das iguarias culinárias de Aracaju, o caranguejo. Nunca tinha comido caranguejo na vida e adorei o sabor do caranguejo. Vem pouca carne em cada parte do caranguejo e dá trabalho para retirar a carne de dentro do caranguejo, mas é um esforço que vale a pena. Como foi comentado no passeio, comer caranguejo em Aracaju é um jeito de você passar o dia com os amigos, tirando o stress e tomando aquela cervejinha. Uma vida mais tranquila do que se está acostumado nas capitais.

Restaurante Duna Beach - Aracaju - SE
Restaurante Duna Beach – Aracaju – SE

Após o almoço fomos conhecer o projeto SUP Amigos na Laje do Titio que envolve leitura e SUP (Stand Up Paddle) para os jovens da cidade. Conhecemos o Otávio que é literalmente um figurão. Ele orientou os blogueiros a andar de stand up paddle de uma forma peculiar. Sempre sob a companhia dos seus cachorros em cima das pranchas. Outro projeto bacana do SUP Amigos na Laje do Titio é que eles também têm um projeto a limpeza da orla recolhendo os lixos jogados na beirada. Um visual realmente incrível na Praia do Mosqueiro com o Rio Vaza Barris de palco para quem gosta de SUP.

SUP Amigos - Aracaju - SE
SUP Amigos – Aracaju – SE

Em seguida ficamos o restante do dia curtindo o Projeto Pôr do Sol na Orla do Pôr do Sol em meio à cultura local, ao som de música regional, feira de artesanato e culinária. Mais detalhes nós vamos trazer no post específico sobre o assunto.

Projeto Pôr do Sol - Aracaju - SE
Projeto Pôr do Sol – Aracaju – SE

Quarto dia da viagem para Aracaju

O quarto dia da viagem para Aracaju foi reservado para fazer um passeio mais distante em outra cidade que não a capital do Sergipe, na cidade de Estância.

Fomos conhecer a Ilha da Sogra e a Praia do Saco na cidade de Estância, distante 1 hora de carro de Aracaju. O passeio para chegar até esses dois locais foi com a Escuna Gazella que pega os turistas no Atracadouro Porta do Cavalo e leva para passear pelo Rio Jacaré até a Praia do Saco.

Escuna Gazzela - Estância - SE
Escuna Gazzela – Estância – SE

Não deu para descer até a Ilha da Sogra por causa da maré e das condições do tempo, mas os registros ficaram nas lentes das câmeras que mostraram no local uma barraca em meio às dunas e a vastidão de areia. A Ilha da Sogra é um ponto para tomar um banho de água salgada e pegar um pouco o sol do Sergipe.

Ilha da Sogra - Estância - SE
Ilha da Sogra – Estância – SE

Então em seguida fomos conhecer a Praia do Saco que foi considerada pela revista francesa da Editora Grands Voyageurs uma das 100 praias mais bonitas do mundo. Foi uma pena que choveu nesse dia e não pudemos ver toda a beleza citada pela revista. Traremos mais detalhes também em um post específico.

O almoço foi oferecido pelo Restaurante Asa Branca Beach, um restaurante simples, mas de comida deliciosa. Pudemos experimentar uma grande variedade de pratos à base de camarão, o que foi ótimo para renovar as energias. O Restaurante Asa Branca Beach fica localizado na Rua Flaviano Bedóia, 358.

Restaurante Asa Branca - Estância - SE
Restaurante Asa Branca – Estância – SE

Após o almoço fizemos um passeio de bugre, como é chamado o passeio de bug lá em Aracaju e depois passamos à tarde lá no Restaurante Asa Branca Beach até nosso retorno à capital Aracaju.

Para finalizar o dia e também a viagem a Aracaju, a despedida foi na pizzaria Cantina La Mamma em Aracaju, no qual saboreamos pizzas da casa em meio a uma garrafa de vinho. A pizzaria Cantina La Mamma fica localizada na Rua Luiz Carlos de Aguiar Machado, 61 e para reservar mesa o telefone é o (79) 3043-8086.

Pizzaria Cantina La Mamma - Aracaju - SE
Pizzaria Cantina La Mamma – Aracaju – SE

Enfim era hora de voltar para casa para trazer aqui para o blog toda a nossa experiência durante a viagem e dicas para que você também possa curtir Aracaju do jeito que ela merece.

Abaixo está nossa série de posts para você acompanhar em detalhes a viagem Aracaju.

Série de posts da viagem Aracaju

E você, está planejando fazer uma viagem para Aracaju? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Quem sabe podemos ajudar!

Abraço e até o próximo post da série!

Mais informações sobre a presstrip Blogueiros em Aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016 Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário de Aracaju, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality Aracajú, Hotel Radisson Aracaju, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte de Aracaju, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Viagem para Aracaju – SE

  • 11/05/2016 em 10:46

    Oi…adorei os relatos da visita de vcs aqui em SE, moro aqui a 5 anos, mas na verdade foi buscando na net imagens pra fazer um video sobre Sergipe para enviar a um certo carioca que ofendeu a todos que aqui moram e em especial aos que nasceram e moram m Lagarto, e gostaria de poder usar algumas imagens com devidos creditos aos Blogueiros, nao vou colocar links mas é só colocar no google e vcs encontram facil *Walmir Marques Junior.
    Tenho muitas imagens bacana de praias e lugares, mas o olhar do turista sempre colabora.
    Desde ja, grata e no aguardo do sim….ou do não

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *