Direitos Humanos e o turismo – Blog Action Day 2013

Mês de outubro é mês de Blog Action Day. Novamente estamos aqui nesse dia especial para falar e refletir sobre um tema de grande relevância para a humanidade. Todo ano com um tema diferente. O do Blog Action Day 2013 será sobre Direitos Humanos.

O Vida de Turista participa desde o primeiro ano de lançamento do Blog Action Day em 2007. Nos orgulha muito ter participado de todas as edições. Veja os posts e temas que tivemos no passado:

Sempre acreditei que os blogs deveriam ter esse lado humanista. Afinal aqui está a nossa opinião para mudar e melhorar o mundo. Ninguém pode mudar ou julgar. Cada um tem o seu direito de pensar e agir, sempre seguindo a ordem e a coerência.

Os Direitos Humanos oficializam isso para toda a humanidade. São 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos falando sobre o bem e o direito dos cidadãos.

Resumo dos 30 artigos da Declaração dos Direitos Humanos

  1. Todos Nós Nascemos Livres e Iguais
  2. Não Discriminar
  3. O Direito à Vida
  4. Nenhuma Escravatura
  5. Nenhuma Tortura
  6. Tu Tens Direitos Não Importa Onde Vás
  7. Somos Todos Iguais Perante a Lei
  8. Os Direitos Humanos São Protegidos Por Lei
  9. Nenhuma Detenção Injusta
  10. O Direito a Julgamento
  11. Estamos Sempre Inocentes Até Prova em Contrário
  12. O Direito à Privacidade
  13. Liberdade para Mover
  14. O Direito a Asilo
  15. Direito a uma Nacionalidade
  16. Casamento e Família
  17. O Direito às Tuas Próprias Coisas
  18. Liberdade de Pensamento
  19. Liberdade de Expressão
  20. Direito de Ajuntamento Político
  21. O Direito à Democracia
  22. Segurança Social
  23. Direito dos Trabalhadores
  24. O Direito à Diversão
  25. Comida e Abrigo para Todos
  26. O Direito à Educação
  27. Direito de Autor
  28. Um Mundo Justo e Livre
  29. Responsabilidade
  30. Ninguém Pode Tirar-lhe os Seus Direitos Humanos
Direitos Humanos - Blog Action Day 2013
Direitos Humanos – Blog Action Day 2013

Direitos Humanos e o turismo

Focando no assunto de turismo e viagens, o artigo da Declaração dos Direitos Humanos que mais faz sentido para nós é o número 13: Liberdade para se mover. Esse artigo diz o seguinte na íntegra:

Artº 13º

1 – Toda a pessoa tem direito de circular livremente e escolher a sua Residência no interior de um Estado.

2 – Toda a pessoa tem direito de abandonar qualquer país, inclusivamente o seu, e de regressar ao seu país.

Na prática é comum ver situações que não seguem bem à risca esse artigo. Cito como exemplo os exilados dos países, por terem cometidos crimes ou ações contra o seu próprio governo. Estes não podem mais retornar aos países de origem. Não julgo se está certo ou errado. Mas o direito dessa pessoa não é mais seguido.

Outro exemplo é o caso da liberação de vistos pelos países. O mais crítico e chato nesse sentido é o governo americano. Quão difícil é conseguir visto para visitar os Estados Unidos. Tem de reunir uma enorme papelada, comprovar renda, propriedades e muitas outras informações para uma simples viagem. Ter o controle de entrada e saída de pessoas do seu país é normal, saudável e visa a segurança nacional, mas eles chegam ao extremo. Já tive amigos meus que tiveram negado seu visto e são pessoas de bem. O direito humano dessa pessoa de ir aonde gostaria foi seguido? Não foi.

Mais uma situação que me chateia nas viagens é ver como os turistas são tratados em alguns países. Tudo depende das pessoas que o turista vai encontrar lá fora, é claro, mas tem pessoas que julgam as outras pela aparência, não respondem as informações com respeito, tratam mal, viram a cara, não querem ajudar. Se um turista está visitando seu país e sua cidade, é ótimo para o seu país. São divisas estrangeiras que estão entrando e fortalecendo a economia. Está girando dinheiro no comércio, nos restaurantes, nos pontos turísticos. Quando essa pessoa voltar para o seu país, vai falar para os amigos e trazer mais pessoas para visitar o lugar. Valorize o turista em trânsito. Respeite o seu direito de viajar.

Direitos Humanos e os blogs

Não poderia deixar de citar o artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos: Liberdade de Expressão. Até porque somos um blog e blog é muita expressão. Esse artigo diz o seguinte na íntegra:

Artº 19º

Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado por suas opiniões e o de buscar, de receber e espalhar, sem considerações de fronteiras, as informações e as ideias por quaisquer meios de expressão.

É comum vermos em países autoritaristas o controle à informação. China, Cuba e Venezuela são países que boicotam os meios de comunicação. É ridículo isso. O Brasil já viveu experiência semelhante durante a ditadura. Só prejudica o país, a sua evolução, o seu direito de agir e pensar.

Quer falar mal, fale mal, depois assuma a sua opinião caso venham opiniões contrárias. Agora retaliar, ameaçar, cortar benefícios, isolar e excluir uma pessoa ou um meio de comunicação é regredir para séculos atrás.

Sempre considerei o recebimento de críticas como algo em que possamos se espelhar para melhorar. Se vierem críticas construtivas, melhor ainda. Porém sabemos que nem sempre elas vêm dessa maneira.

Que os estabelecimentos de turismo, como cias aéreas, hotéis, pontos turísticos, cidades e governos vejam e recebam as críticas de blogueiros com bons olhos. Veja o ponto que foi citado na matéria e faça uma ação para melhorar. Estamos aqui para ajudar os leitores e deixar claro e transparente o que eles vão encontrar quando viajarem. Então analisem as críticas e bola para frente para melhorar os serviços.

Resumindo

Enfim, gostei bastante do tema do Blog Action Day 2013. Abrange muitos pontos interessantes para discussão. Aqui no blog voltamos nossa atenção para os artigos dos Direitos Humanos relacionados a turismo e viagens, mas muitos outros artigos poderiam ser explorados.

Então que tal você também participar criando um artigo sobre o assunto? Queremos ouvir a sua opinião também no Blog Action Day. Concorda com o que citamos no post acima?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Direitos Humanos e o turismo – Blog Action Day 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *