Comida e o turismo – Blog Action Day 2011

Mês de outubro é mês de Blog Action Day! O tema do Blog Action Day 2011 é sobre o tema Comida (Food). Para quem não lembra, o Blog Action Day é o dia em que blogs ao redor do mundo inteiro postam sobre um assunto em comum, buscando sempre uma causa social em torno do tema selecionado.

Participamos da causa do Blog Action Day desde o início e vários temas já foram abordados. Confira os temas do Blog Action Day dos últimos anos e nossos artigos publicados no blog:

Nossa crítica sobre o Blog Action Day 2011

Especificamente sobre o tema desse ano, quem gosta de viajar, sabe que uma das coisas mais bacanas é experimentar diferentes tipos de comidas numa viagem.

Experimentar a culinária típica daquela região que se está visitando, conhecer a história por trás dos pratos e entender os costumes e tradições para se comer no país são exemplos interessantes do que encontramos viajando pelo mundo.

Food - Blog Action Day 2011
Food – Blog Action Day 2011

Porém uma das coisas que mais chama a atenção sobre esse tema é você estar viajando e encontrar pessoas daquela região sem ter o que comer. Não é difícil ver catadores de lixo, andarilhos, mendigos e crianças nas ruas em situação precária. Em alguns países mais, em outros menos. O que eles comeram durante o dia?

A desigualdade social existe e talvez sempre existirá, porém é inadmissível não ter o que comer. Países ricos em alimentos com excessivo desperdício de alimentos, como o caso de supermercados que deixam vencer o prazo de validade de alimentos, mas não fazem uma doação a uma entidade carente ou então restaurantes jogando fora restos de comida antes de dar para pessoas da comunidade.

Como pode nos dias de hoje ainda existir falha na distribuição de alimentos nos países, como é o caso do continente africano ou então mesmo no interior de estados do nordeste.

Comida e o turismo - Blog Action Day 2011
Comida e o turismo – Blog Action Day 2011

O tema desse ano do Blog Action Day veio em boa hora. Parece que não podemos fazer nada, porém podemos. Olhe para sua comunidade e veja o que você pode fazer.

Doe alimentos não perecíveis em campanhas sociais da sua região, ajude pessoas que você conhece que vivem em situação pior que a sua, compre alimentos naturais de feiras ajudando agricultores familiares e compre alimentos industrializados de empresas responsáveis socialmente.

Doação de alimentos - Blog Action Day 2011
Doação de alimentos – Blog Action Day 2011

Antes de viajar, pense nesse tema. Saboreie as comidas do destino turístico e também pense em qual a real situação do local que você vai visitar. Veja se pode fazer algo por aquela região.

Abraço!

#BAD2011

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Comida e o turismo – Blog Action Day 2011

  • 17/10/2011 em 03:24

    Curti (o texto e não a fome, que fique bem claro!).

    Li em algum lugar, e infelizmente não lembro a fonte, que o mundo hoje tem capacidade de produção de comida para acabar com a fome mundial, e ainda sobra. O problema é que esses recursos são mal aproveitados, existe muito desperdício, e as comidas estragam ou são destruídas para não impactar nos preços.
    Concordo com o que você disse, em tudo. Turismo tem o seu papel também como parceiro na resolução desses problemas… Mas vale também incentivar a cidadania de todos para cobrar que as questão de alimentos sejam menos econômicas e mais humanas…
    Ainda temos um bom caminho pela frente… Mas fico feliz de, pelo menos, iniciativas como o Blog Action Day levantem essa bola… Sinal de que as pessoas têm parado para, pelo menos, pensar no assunto!
    Ótimo post! Parabéns!

    Resposta
    • 23/10/2011 em 16:46

      Ainda bem que não foi a fome né Clarissa, hehe.
      Mas essas iniciativas são ótimas mesmo.
      Muitas pessoas ao redor do mundo viram os posts e tweets e se pelo menos 1% se mobilizou para fazer algo contra, já é alguma coisa.
      Ainda penso que podemos fazer uma ação específica para o turismo também, como abaixo ao turismo sexual, profissionalização do setor, etc.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Pingback: Blog Action Day 2011 | Viaje no Detalhe

  • 04/01/2012 em 03:40

    É triste ver isso, mas sem investimentos em educação nenhum país vai acabar com esse flagelo!

    Resposta
    • 07/01/2012 em 17:15

      É verdade Pedro. Educação é tudo!
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Pingback: O poder do nós e o turismo - Blog Action Day 2012 | Vida de Turista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *