O que deu certo e o que deu errado no Pan 2007

A notícia de hoje é sobre a análise do que deu certo e errado no Pan 2007.

Lições aprendidas do Pan 2007

Acabou no último domingo (29), com saldo positivo, a décima quinta edição dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro.

Mancadas à parte, como as instalações temporárias na Cidade do Rock e a deserção do atletas cubanos, o Rio mostrou que é capaz de sediar uma Olimpíada – a organização dos Jogos ganhou elogios até da Odepa –, e o País terminou a competição com o melhor desempenho da história – foram 54 ouros e terceiro lugar no quadro de medalhas.

Ao todo foram investidos R$ 3,5 bilhões para a realização do Pan 2007. Cerca de 700 mil turistas estiveram no Rio durante os 16 dias do evento, gerando uma receita de US$ 625 milhões.

O que deu certo e o que deu errado no Pan 2007
O que deu certo e o que deu errado no Pan 2007

Veja abaixo o que deu certo e que deu errado nos XV Jogos Pan-americanos:

O que deu certo no Pan 2007

  • A cidade estava linda e preparada para receber os jogos. Tudo funcionando perfeitamente: serviços, transporte público, limpeza, atendimento ao turista, etc. Além disso o Rio ganhou uma projeção internacional bastante grande;
  • As instalações permanentes de nível olímpico foram elogiadas pelas organizações desportivas internacionais. Já na Abav 2007 poderemos conferir o novo Riocentro, climatizado e reformado;
  • A segurança na cidade estava boa com as polícias Militar, Civil, e Municipal trabalhando integradas. Segundo o presidente da Abav-RJ “era possível até andar de Rolex em Copacabana”. A pergunta agora é: e depois do Pan?;
  • Cerimônias de abertura e encerramento não ficaram devendo a nenhuma cerimônia olímpica;
  • A organização dos jogos funcionou bem, com elogios da Odepa, apesar de ainda ter que melhorar bastante para poder sediar uma Olimpíada;
  • O Centro de Imprensa foi considerado com padrão superior aos das três últimas Olimpíadas;
  • A Praça das Medalhas, espaço organizado pelo Ministério do Turismo, com uma mostra do Salão do Turismo, foi um sucesso entre os turistas e moradores do Rio.

O que deu errado no Pan 2007

  • Houve problemas de duplicidade com os ingressos, assim como trocas de horário sem comunicação prévia;
  • As instalações temporárias apresentaram muitos problemas. O campo de beisebol na Cidade do Rock e a pista de mountain bike e BMX no Morro do Outreiro foram dois “micos” desse Pan;
  • Apenas 30% dos voluntários foram devidamente treinados;
  • O caos aéreo prejudicou a chegada e a volta de turistas, arranhando a imagem do País;
  • Para sediar uma Olimpíada o governo ainda terá que investir muito, principalmente no transporte público, como o metrô, que era uma das maiores promessas de legado do Pan. As faixas exclusivas não foram respeitadas, mas ajudaram no fluxo dos atletas.

Fonte: PanRotas

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “O que deu certo e o que deu errado no Pan 2007

  • 10/08/2007 em 20:13

    Definitivamente o melhor artigo que li na rede acerca do Pan se encontra em http://drmarcell.blogspot.com um texto muito crítico e audacioso que denuncia tudo que foi camuflado pela mídia!! Recomendo que leiam!!

    Resposta
  • 28/10/2007 em 14:40

    Blehh.. esse artigo nao eh tao bom assim.. spam? spam? sim.. deixa ali.. =P

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *