Abertura dos Jogos Pan-Americanos 2007

A notícia de hoje é sobre a abertura dos Jogos Pan-Americanos 2007. Esse evento tão especial que aconteceu no Brasil.

Abertura dos Jogos

O maior evento para o turismo esportivo dos últimos anos começou hoje. Sob um espetáculo de fogos de artifício e os mais variados ritmos musicais, cerca de 90 mil pessoas lotaram o Maracanã para assistir, nesta sexta-feira (dia 13), à Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A emoção foi a marca da festa de abertura dos Jogos, encerrada em grande estilo com o desfile de estrelas do esporte brasileiro na condução da Tocha e o acendimento da Pira Pan-Americana.

O público acompanhou com emoção a execução do Hino Nacional, interpretado à capela pela cantora Elza Soares, antes do hasteamento da Bandeira do Brasil.

Logo após, o músico baiano Kainã do Jeje, de 12 anos, abriu o segmento artístico tocando rum (instrumento típico do candomblé), acompanhado por aproximadamente 1.800 percussionistas, o equivalente a cinco baterias de escolas-de-samba.

Já Arnaldo Antunes e Ana Costa cantaram na abertura dos jogos a música-tema “Viva Essa Energia”.

Tocha Pan 2007
Tocha Pan 2007

Após a execução do Hino do Rio 2007 pela Orquestra Sinfônica Brasileira, começaram as apresentações artísticas, que exploram três energias distintas: a do Sol, a das Águas e a do Homem.

Os Jogos foram declarados abertos pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Arthur Nuzman. Antes, em seu discurso, Nuzman destacou os benefícios que o Rio 2007 trará para o desenvolvimento do esporte brasileiro.

Ele lembrou que as instalações construídas especialmente para o Rio 2007 continuarão a ser utilizadas em novos eventos na cidade.

“O esporte é veículo de inclusão e transformação social e de união entre os povos. A partir de hoje, o Rio é a cidade olímpica do Brasil e da América Latina”, encerrou Nuzman.

A Tocha Pan-americana entrou no estádio na abertura dos Jogos para uma volta olímpica nas mãos do atual campeão olímpico da classe star, Torben Grael, que a repassou aos jogadores da seleção masculina de vôlei medalha de ouro em Barcelona-92, e à equipe feminina de basquete medalha de prata nos Jogos de Atlanta-96.

O revezamento continuou com Sandra Pires (ouro no vôlei de praia nos Jogos de Atlanta-96), Gustavo Borges (dono de oito medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos) e Joaquim Cruz (medalha de ouro nos 800m rasos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84), que teve a honra de acender a Pira Pan-americana.

No final, Daniela Mercury empolgou o Maracanã cantando “Cidade Maravilhosa” e “Aquarela do Brasil”, coadjuvada pelos mais de 4.500 componentes do elenco artístico que participaram da cerimônia, encerrando o festival de cores e ritmos que enfeitaram a abertura oficial do Rio 2007.

Maracanã Pan 2007
Maracanã Pan 2007

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
Fotos: André Durão e Marcelo Carnaval

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *