Oktoberfest 2012 – Blumenau – SC

Estive na Oktoberfest 2012 no primeiro final de semana, quando era o feriadão de 12 de outubro. É muito legal ver a evolução da Oktoberfest ao longo dos anos. Afinal das contas já vou na festa há muitos anos. Vantagem de morar aqui na região de Blumenau.

Nos primeiros anos que eu ia a festa acontecia nos antigos pavilhões da PROEB, em locais muito apertados, quentes, onde era normal cair chopp de um em cima do outro. Agora já tem a Vila Germânica com espaços maiores e mesmo num fim de semana de feriado, lotado de gente, havia espaços para andar na festa.

Novidades da Oktoberfest 2012

A novidade da Oktoberfest desse ano foi retirar os brinquedos prá lá de radicais do local. Até hoje não entendia do porquê eles estavam presentes na festa em anos anteriores. Afinal, beber muito chopp e depois ir para um brinquedo radical não combinava.

Colocaram no lugar dos brinquedos o Biergarten, um lugar aberto com mesas e músicas alemãs para comer, beber e descansar um pouco. Um ótimo local para ficar antes de ir embora da festa.

Já os brinquedos para as crianças ficaram numa área separada à festa chamada KinderPlatz. Afinal a Oktoberfest também é uma festa para a família. Pais podem levar tranquilamente os filhos nos sábados e domingos para se divertir nos brinquedos.

O lugar melhor da Oktoberfest continua sendo o Pavilhão 1, no qual há as cervejarias artesanais como Eisenbahn, Bierland, Wunder Bier e Das Bier. A novidade desse ano foi a Stella Artois, sendo grande sensação dos foliões.

O chopp em metro continua sendo uma atração à parte. No qual há participantes tanto do sexo feminino como do masculino concorrendo a uma medalha e um destaque por beber um litro de chopp em um minuto. Tem que se inscrever para participar e depois torcer para ser sorteado perto da hora do concurso que sempre acontece às 22 h no Pavilhão 3. As rainhas e princesas são quem entregam os prêmios.

O Pavilhão 3 da festa também se destaca por ser o principal pavilhão da Brahma, no qual tem os camarotes na parte superior que geralmente tem celebridades, artistas e imprensa prestigiando a festa.

Os desfiles da Oktoberfest no centro da cidade na Rua XV de Novembro merecem destaque especial, já que ali é apresentada toda a cultura alemã, os grupos de caça e tiro que se reúnem, os grupos folclóricos mostrando suas danças e as máquinas mais do que divertidas para animar o público, tudo ao som de marchinha e música alemã.

Outras atrações da Oktoberfest 2012

Outras atrações da Oktoberfest incluem:

  • Bierwagen: desfile diário com distribuição de chopp no centro da cidade
  • Retretas e danças típicas: animação com bandas típicas e danças folclóricas espalhadas pela cidade
  • Rei do Tiro: participação do público das competições do Rei do Tiro
  • Noite do Stammtisch: encontro de grupos de amigos na Oktoberfest
  • Noite dos Gincaneiros: encontro das equipes que participam da Gincana da Cidade de Blumenau
  • Festa da Melhor Idade: para os grupos se encontrarem para dançar na Oktoberfest

Em 2011, o Vida de Turista criou um aplicativo para celulares Android com a programação da festa. Porém esse ano ficamos de fora, já que a própria festa lançou seu aplicativo oficial, inclusive para iPhone.

O que a Oktoberfest Blumenau ainda não conseguiu evoluir foi na entrada dos pavilhões da festa, seja na venda de ingresso para os foliões ou na entrada das catracas. Havia uma fila gigantesca para entrar que dobrava quarteirão. E o pior, não era seguida à risca. Haviam se formado fila dos dois lados e depois elas se convergiam para uma fila única, onde exatamente nesse ponto haviam furos de fila. Quem estava lá atrás não fazia idéia que tinha esse furo e estes ficavam esperando sua vez.

Tranquilamente turistas desavisados e moradores da cidade e da região respeitosos perderam muitas horas aguardando sua vez. Nós como sabíamos que existia esse furo descontrolado por parte da organização da festa entramos pelo furo, mas com aquela consciência pesada. Serve de alerta para a organização melhorar nesse ponto.

Oktoberfest 2012 - Blumenau - SC
Oktoberfest 2012 – Blumenau – SC

O ingresso da Oktoberfest 2012 custa R$ 20,00. Para estudante tem meia entrada. Quem for trajado tipicamente não paga entrada. É uma ótima pedida para evitar as filas comentadas anteriormente. Um chopp custa R$ 5,00. Tem pratos típicos e lanches diversos para se alimentar na festa. Maiores informações no site da festa.

A Oktoberfest acontece de 10 a 28 de outubro, sendo possível ainda aproveitar o último final de semana da festa.

E você, já aproveitou a maior festa alemã do Brasil?

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Oktoberfest 2012 – Blumenau – SC

  • 05/11/2012 em 14:23

    Oiii!!!

    Poxa que pena que fui lembrar dessa festa somente agora! Poxa de Londrina tem sempre ônibus pra Blumenau!!! Adorei seu blog viu, bem completo. Ano que vem eu vou, eu vou, eu vou!!!!!!!

    Beijos e continue a publicar.

    Resposta
    • 26/11/2012 em 13:30

      Legal Heleonora,
      A Oktoberfest é uma festa realmente divertida e envolvente.
      Ano que vem tem mais.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *