Indaial – SC

Dando continuidade a nossa série especial sobre o Médio Vale do Itajaí, vamos falar sobre a cidade de Indaial – SCIndaial possui uma população estimada em 56 mil pessoas e seus primeiros habitantes foram os índios tapajós e carijós. Por isso vemos bairros da cidade com esses nomes em lembrança de suas origens.

Como na maioria das cidades do Médio Vale do Itajaí, a colonização da cidade também ocorreu com a vinda dos imigrantes europeus no século XIX.

Indaial é cortada pelo rio Itajaí-Açu e a ponte que está erguida sobre ele é o monumento símbolo da cidade conhecida carinhosamente pelos indaialenses como Ponte dos Arcos.

A cidade também é cortada pela BR-470, o que facilita a visita de turistas em trânsito, que entram na cidade para descansar e comer algo durante uma viagem longa.

Ponte dos Arcos - Indaial - SC
Ponte dos Arcos – Indaial – SC

Para quem gosta de festa, na cidade de Indaial encontram-se duas grandes casas noturnas: O Carambas Hiper Club, com festas em todas as sextas-feiras e o Matahari Super Club, que realiza festas em sábados alternados no mês. As duas casas são ótimas e atraem grande público, muitos vindos de fora da cidade. Já frequentei algumas vezes os 2 locais e os recomendo para quem gosta de fazer boas festas com os amigos.

Outro evento que atrai grande público para a cidade é o Baile Caipira de Indaial. Realizado anualmente no mês de julho, esta festa é muito divertida e conta com pessoas vestidas de trajes caipiras ou fantasias diversas, bailes animados e desfiles pela cidade. Também já participei algumas vezes deste baile e garanto: Para quem gosta de um agito e de boas gargalhadas não pode deixar de conhecer o Baile Caipira de Indaial!

Em comemoração a emancipação da cidade, Indaial realiza anualmente a FIMI – Festa de Instalação do Município de Indaial. Nela acontecem diversos shows e apresentações culturais atraindo grande público a cidade.

Em suma, Indaial é uma cidade para investir no máximo 2 ou 3 horas da viagem que é um tempo suficiente para conhecer seus principais pontos turísticos. A exceção é se você vier para algum dos eventos acima citados.

Opções de hotéis em Indaial

Pontos turísticos de Indaial

Como principais pontos turísticos de Indaial temos:

Parque Municipal Ribeirão das Pedras: Local ideal para prática de esportes e com ótima área de lazer para a família. Encontramos também no local: camping, lagoa, pista de motocross, pista de mountain bike, complexo esportivo e área de C.T.G.

Rafting no rio Itajaí-Açu: Para quem gosta de aventura e adrenalina a cidade possui local ideal para a prática de rafting. São 4 km de corredeiras contornadas com belas paisagens com início em Indaial  e término na divisa de Blumenau.

Kart Club de Indaial: Se você procura por emoção e velocidade, não deixe de conhecer o Kartódromo de Indaial. Sua pista fica localizada em uma área de 22.000 m² e está entre as melhores pistas de Kart do Brasil. Conheci o Kart Club de Indaial em 2009 com uns amigos e posso dizer que para quem gosta de adrenalina, este é o local ideal para passar um dia divertido e diferente com seus amigos!

Ponte dos arcos: A ponte dos arcos em Indaial foi reformada recentemente com nova pintura. Ela é um dos cartões postais da cidade que fica mais bela ainda em fotos com tomadas aéreas. O fluxo de veículos é intenso ao visitá-la. Deve ser tomado todo o cuidado. O melhor momento para visitá-la é no início da manhã ou fim de tarde, para pegar o sol batendo de lado no Rio Itajaí-Açu e ter as melhores fotos.

Rua Frederico Struve: É uma rua revitalizada que fica entre as duas principais pontes da cidade. Reformada em paver e com um mirante com vista para o Rio Itajaí-Açu. É um passeio para contemplar a natureza e realizar uma breve caminhada. Só não recomendo ir a noite neste local.

Rua Frederico Struve - Indaial
Rua Frederico Struve – Indaial

Fundação Indaialense de Cultura – FIC: Local muito bonito, é ideal para passeio com a família e amigos que gostam da natureza. Encontramos no local um bromeliário, lago com vitórias régias, trilha ecológica, o canteiro Fritz Müller e o jardim da poesia. Não podemos deixar de falar também da casa que hoje abriga a Fundação Indaialense de Cultura, uma bela residência construída em 1910, toda reformada e destinada a atividades culturais, artísticas, de preservação, lazer e educação da cidade. Em todos os anos no Natal, esta casa e o jardim ganham uma decoração toda especial e que eu já visitei algumas vezes.

Fundação Indaialense de Cultura - Indaial - SC
Fundação Indaialense de Cultura – Indaial – SC

Igreja Matriz Santa Inês: Belíssima igreja localizada no centro da cidade. Sua arquitetura chama a atenção de todos que passam na rua. Teve o parque na sua frente reformado recentemente com pedras em paver, novo jardim e aparelhos para ginástica. Após o passeio, a sugestão é saborear um pastel no Paraíso dos Pastéis com um caldo de cana ou chopp de vinha a um preço acessível.

Igreja Matriz Santa Inês - Indaial - SC
Igreja Matriz Santa Inês – Indaial – SC

Mapa de Indaial


E você já conhece a cidade de Indaial? O que achou da cidade? Deixe seu comentário no post!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Gabriela Busarello

Gabriela Busarello é co-autora do blog Vida de Turista participando na atualização do quadro Foto do Dia, aniversários das capitais e na criação de textos de destinos turísticos.

5 comentários em “Indaial – SC

  • Pingback: Médio Vale do Itajaí - SC - O famoso Vale Europeu do país!

  • 21/07/2015 em 14:58

    lindo quero ver se o fim do ano vou conhecer essa linda cidade!
    adorei as fotos

    Resposta
    • 05/11/2016 em 18:10

      Olá Rakel, só vi o seu comentário hoje. Você conseguiu visitar a cidade de Indaial? Como foi a visita? Abraço!

      Resposta
  • 30/10/2016 em 20:36

    Tenho interesse em viver nesta cidade montar um negocio! Gostei muito ! recomendo , e o povo hospitaleiro ! Deixo abraço a essa cidade maravilhosa ! Até breve

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *