Buenos Aires – Argentina

Buenos Aires é a capital da Argentina e possui aproximadamente 13 milhões de habitantes, sendo a cidade com maior população do país.

Estive de viagem em Buenos Aires em outubro de 2010 e pude constatar que é uma cidade com um tremendo potencial turístico.

Existem lugares fantásticos para se conhecer com uma cultura incrível de um povo de origem espanhola.

Você logo se surpreende na arquitetura da cidade, onde casarões construídos num passado nem tão distante mostram a imponência da colonização européia.

Arquitetura - Buenos Aires
Arquitetura – Buenos Aires

Ao fazer um passeio pela cidade, você também se depara com inúmeras estátuas e monumentos lembrando suas conquistas, seu povo e sua história. Um dos principais é o Obelisco que fica na região central de Buenos Aires. A recomendação do blog é fazer um city tour e deixar um tempo na agenda livre para andar pela cidade a pé.

Obelisco - Buenos Aires
Obelisco – Buenos Aires

Sobre a história ainda, é impossível ir para Buenos Aires sem ouvir falar de Evita Perón, líder política argentina que tinha personalidade forte e defendia veementemente os pobres. O túmulo onde está enterrada é um ponto turístico à parte. Particularmente não achei tão interessante assim.

Túmulo Evita Perón - Buenos Aires
Túmulo Evita Perón – Buenos Aires

Outro local histórico é a Praça 25 de maio, que fica em frente da Casa Rosada (palácio presidencial) e palco até hoje de protestos dos portenhos.

Praça 25 de Maio - Buenos Aires
Praça 25 de Maio – Buenos Aires

Para quem curte antiquarias, existe a Feira de San Telmo, no qual todos os domingos amantes de antiguidade reúnem seus produtos em exposição para mostra e venda.

Durante a feira de San Telmo, assim como em outros pontos de venda de produtos de rua, você encontra vários artistas de rua, muitos deles dançando o tango argentino.

San Telmo - Buenos Aires
San Telmo – Buenos Aires

Pude ir num show de tango argentino e posso afirmar que foi o ponto alto da viagem. Incrível a coreografia, dança, envolvimento da música e agraciação dos turistas e povo argentino por essa dança. Realmente marcante.

Show de Tango - Buenos Aires
Show de Tango – Buenos Aires

Mas Buenos Aires não vive só do passado não. Apesar de ele ser muito marcante na cidade, existem também os bairros Puerto Madero que é considerado bairro nobre e dos mais modernos da cidade, valendo a visita para saborear frutos do mar.

Puerto Madero - Buenos Aires
Puerto Madero – Buenos Aires

E por falar em mar, quem desemboca no mar argentino é o Rio da Prata, que pelo que o taxista argentino falou é o maior rio em largura do mundo. Falei para ele sobre o Rio Amazonas, porém o mesmo foi enfático em dizer que em largura são eles.

Não questionei ou pesquisei sobre o assunto, mas pelo que observei o rio era enorme e até duvidei que fosse um rio. Vi ele logo no desembarque do aeroporto Aeroparque de Buenos Aires.

Sobre o acolhimento argentino, achei eles prepotentes bem como eu ouvia falar antes de ir viajar, mas tive que ver para acreditar. Não podemos generalizar, porém constatei isso em alguns momentos como no atendimento do hotel, ruas, lojas e o taxista argentino questionando o Rio de La Plata.

E essa marra argentina pôde ser vista também quando falei de futebol com eles. Isso foi forte na visita ao bairro La Boca, quando entrei no estádio La Bombonera do Boca Juniors. O Caminito também foi a sensação do bairro e recomendo visitar.

Caminito - Buenos Aires
Caminito – Buenos Aires

Nessa parte da cidade deu pra ver também um pouco da diferença social da população. Eles também são países sul-americanos e sofrem com problemas econômicos.

No momento, nosso real está valendo quase o dobro do peso argentino. Isso favorece e muito as compras na Argentina, especialmente em Buenos Aires. Voltei com algumas lembranças e poderia ter voltado com mais.

Compras em Buenos Aires
Compras em Buenos Aires

Por curiosidade antes da viagem, pesquisei na internet e vi que os brasileiros chamam historicamente os argentinos de “hermanos” por serem nossos vizinhos de território e também por ajudarem na Guerra do Paraguai, apesar dos inúmeros conflitos entre Brasil e Argentina.

Porém se forem irmãos, posso dizer que são irmãos de pais diferentes.

Dentre os principais pontos turísticos de Buenos Aires estão:

  • Caminito
  • Estádio La Bombonera
  • Túmulo Evita Perón
  • Puerto Madero
  • Bairro Recoleta
  • Praça 25 de Maio
  • Casa Rosada
  • Obelisco
  • Feira de San Telmo
  • Museu Malba
  • Galerias Pacífico
  • Museu Nacional de Bela Artes
  • Teatro Colón
  • Livraria El Ateneo
  • Avenida Santa Fé
  • Entre outros…
Casa Rosada - Buenos Aires
Casa Rosada – Buenos Aires

No geral, achei a viagem fantástica e recomendo a todos fazer turismo em Buenos Aires. O clima é agradável e a temperatura é mais fria que o Brasil. O Google Maps também ajuda bastante para quem procura mapa Buenos Aires.

Teria ainda muito mais histórias, dicas e fatos para contar, além de fotos para mostrar. Fica para uma próxima oportunidade. E você, conhece Bueno Aires?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

8 comentários em “Buenos Aires – Argentina

  • 21/12/2010 em 15:32

    Parabéns pelo post. Sempre leio os artigos e sinto falta de alguns destinos nacionais. Seria legal ver melhor explorado o nosso litoral. Peruíbe é uma ótima cidade, vale a pena conferir.
    Peruíbe.Tur

    Resposta
    • 09/02/2013 em 17:13

      Olá Vitor,
      Sugestão anotada. Estamos de vez em quando falando do litoral, mas a princípio o litoral de Santa Catarina que fica mais perto de onde moro.
      Já falamos de Penha, Piçarras, Balneário Camboriú, Florianópolis e tantos outros.
      Abraço,
      Thiago

      Resposta
  • Pingback: Panamericano - Guadalajara - México - 2011 | Vida de Turista

  • Pingback: Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista

  • Pingback: Turismo em debate: Contra a exploração sexual e infantil por meio do turismo | Vida de Turista

  • 05/02/2013 em 17:51

    Buenos Aires é óóóóóóóóóóótimo!
    O clima fantástico, a cidade é linda e a arquitetura de encher os olhos!
    Passe no mínimo 4 dias e ande, ande muito, realmente vale à pena.
    E aproveite para conhecer Montevidéu!

    Resposta
    • 09/02/2013 em 17:11

      Legal Sandra, obrigado pelas dicas. Abraço!

      Resposta
  • 10/03/2013 em 13:52

    AGORA ENTENDO PORQUE SEMPRE ACHEI OS ARGENTINOS ERAM MARRENTOS SUA CIDADE BUENOS AIRES É LINDA, LIMPA, ORGANIZADA E O ´POVO GENTE BOA E O ZOO LUJAN É DE TIRAR O FOLEGO, ABRAÇOS IRMANOS.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *