Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Blog Vida de Turista completa 5 anos de vida!

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Há exatos 5 anos atrás foi publicado o primeiro post de um blog que conquistou grande destaque entre os blogs de turismo e viagens do país. Foi o lançamento do Vida de Turista.

Escrito e mantido por esse blogueiro que vos fala, tinha a ideia original de reunir num único local conteúdo de vários assuntos sobre a área de turismo, principalmente para iniciantes.

Eu trabalhava no desenvolvimento de sistemas para agências de viagens, viajava pouco e tinha muito pouco contato com o assunto.

Porém, esse conhecimento foi sendo adquirido, vários artigos e posts foram elaborados, viagens foram feitas e matérias compartilhadas, sempre numa linguagem simples e prática, o que acabou atraindo e retendo muitos leitores que gostam do tema e da forma como o assunto é abordado no Vida de Turista.

Ao todo já foram publicados mais de 780 postagens, no qual o blog recebe em média 50 comentários mês. São mais de 2000 seguidores no Twitter e mais de 800 fãs no Facebook. O blog também é PageRank 4 do Google.

Além disso, nesse mês de aniversário de 5 anos alcançamos a marca de 1 milhão de visitantes únicos ao longo de sua história. Verdadeira marca e reconhecimento vinda dos leitores do blog.

1 milhão de visitas

1 milhão de visitas

Curiosidade

Uma curiosidade que poucos leitores do blog conhecem é que o primeiro nome do Vida de Turista não era exatamente esse. Era Travel of Tourist, no endereço: http://traveloftourist.blogspot.com/.

Pensava que atrairia turistas estrangeiros tendo um blog com nome em inglês e com um botão para converter os textos do blog em outros idiomas.

Mera ilusão, o blog recebe 98% de visitas vindas de países que falam a língua portuguesa e se identificam com o conteúdo abordado com sua língua nativa.

Em apenas um ano o nome foi modificado para Vida de Turista caindo no gosto dos leitores do blog e ficando até hoje.

Aniversário de 5 anos do blog

Aniversário de 5 anos do blog

Confira a trajetória

Assim como qualquer negócio, começamos de baixo. Nos primeiros meses recebíamos no máximo 300 visitas por mês. Que blog se sustentaria com tão poucas visitas?

Fomos colocando conteúdos novos, fazendo amizades com outros blogs, estabelecendo parcerias e assim crescendo. Depois de 5 anos recebemos em média 50 mil visitas únicas mês.

Trajetória do blog

Confira abaixo um pouco da trajetória do blog:

Primeiro post (mar/2007): O primeiro post do blog foi o post de apresentação do blogueiro, trazendo as primeiras expectativas do que o blog teria de conteúdo. Muito legal ver a evolução, tanto em conteúdo textual, quanto no que o blog se transformou.

Primeiro destino (mar/2007): O primeiro destino citado no blog com seus pontos turísticos foi da cidade de Blumenau, cidade esta que até hoje me abriga nas idas e vindas ao trabalho. Aqui é interessante ver o quanto a cidade de Blumenau evoluiu ao longo dos anos.

Notícias externas (jul/2007): No começo, naquela empolgação, queria ter conteúdo novo todo dia no blog. Como conciliar trabalho, estudos, família, lazer e o blog? Uma ideia foi de copiar notícias de sites especializados em turismo, sempre fazendo referências aos autores. Quem mexe com blogs hoje sabe que isso é pedir para receber punição do Google. A série de notícias ficou somente 5 meses no ar e não agregou praticamente nada ao blog.

Primeira viagem de avião (abr/2008): Sim! O blog começou sem ao menos o blogueiro ter tido uma viagem de avião. Acabei tendo a oportunidade de viajar de avião pela primeira vez pela empresa onde trabalhava e com isso trazer muito conteúdo legal para marinheiros de primeira viagem que nem eu. Momento marcante para o blog.

Domínio próprio (mai/2008): Com a mudança do nome do blog para Vida de Turista, investimos também no registro de um domínio próprio, o vidadeturista.com. Isso fez com que tivéssemos maior presença na internet, e-mails com domínio próprio e fortaleceu a criação da identidade do blog.

Primeiras citações na mídia (out/2008): Nunca registrei todos os momentos que fomos citados na mídia desde o lançamento. Hoje isso faz falta, principalmente para quem busca profissionalizar o blog. Mas a primeira citação na mídia foi registrada e aconteceu no informativo interno da Benner Sistemas.

Primeira propaganda (nov/2008): Sempre tivemos anúncios no blog, principalmente por meio do Google AdSense. Quando uma agência de publicidade entrou em contato propondo divulgação para um serviço de mapas da Nokia, gerou maior inquietação no blog. O que temos que fazer agora? Quanto cobrar? Como receber? Criamos até post falando. Foi um marco para o que hoje norteia nosso mediakit e a maneira como nos relacionamos com publicidade.

Redes sociais (mai/2009): De repente um assunto novo começou a envolver a blogosfera em geral: as redes sociais. Começou muito forte com a comunidade no Orkut, depois vindo o Twitter do blog e hoje fortalecido com a página no Facebook. Era o que faltava para o Vida de Turista divulgar mais seu conteúdo e interagir mais com os leitores do blog. Verdadeira revolução digital.

Primeira viagem internacional (nov/2009): Se nem ao menos tinha viajado de avião quando comecei o blog, quem diria ter viajado para fora do país. Então surgiu a oportunidade de realizar minha primeira viagem internacional e adivinhem por meio de quem? Pelo blog! À convite conhecemos a cidade de Cancún no México e elevamos o patamar do blog com uma série riquíssima de informações para quem viaja para o exterior.

Migração para WordPress (jan/2010): Esse talvez foi um dos grandes marcos do blog. A migração para a plataforma WordPress permitiu maior controle sobre o conteúdo do blog, instalação de plugins que deram um upgrade nos serviços, melhor instalação/personalização de temas, gerenciamento de comentários, entre outros. Ótima plataforma para qualquer blogueiro.

Quadro foto do dia (fev/2010): Sempre buscamos no blog ter conteúdo novo todo dia. Alcançamos esse objetivo ao divulgar fotos de lugares turísticos no quadro Foto do dia. Ele deu uma parada logo após 4 meses seu início, mas voltou com tudo em 2011, se mantendo até hoje no ar.

Consolidação do crescimento (dez/2010): Ao fazer o balanço do final de ano 2010, pudemos constatar o quanto o blog tinha crescido ao término do ano. Mais que tinha dobrado. Foram mais viagens, mais parceiros, mais conteúdo. Crescimento constante do blog.

Loja virtual (fev/2011): Lançamos a loja virtual do Vida de Turista, contendo produtos de parceiros afiliados do blog e oferecendo uma série de produtos para quem gosta de viajar.

Participação BlogTurFoz (ago/2011): Entendo que a partir do evento do BlogTurFoz aconteceu uma mudança entre os blogs de turismo do país. Houve mais integração, ajuda, apoio, blocagens coletivas, organização de viagens em conjunto, uma série de fatores. Todos os blogs de turismo ganharam com isso.

Aplicativos para celular (set/2011): Lançamos uma novidade na área mobile para quem tem smartphones, com aplicativos cobrindo alguns dos maiores eventos do país, como o Rock In Rio, Oktoberfest e SWU.

Como podem ver, a trajetória de sucesso do Vida de Turista se deve a muito trabalho e esforço. Nem tudo que fazemos dá certo. São algumas horas dedicadas por semana para trazer conteúdos novos e exclusivos, além de buscarmos soluções inteligentes para melhorar e inovar o blog.

Mudanças de layout

Ao longo desses 5 anos mudamos o visual do blog algumas vezes, sempre buscando otimizar o layout para facilitar a leitura do blog ou decorrente de mudanças estruturais. Confira abaixo a evolução do visual do blog Vida de Turista:

  • Layout verde do Travel of Tourist:
Layout Verde

Layout Verde

  • Layout vermelho para mudança para o Vida de Turista:
Layout Vermelho

Layout Vermelho

  • Layout branco após migração para WordPress:
Layout Branco

Layout Branco

  • Layout bege para o ano de 2011:
Layout Bege

Layout Bege

  • Layout azul em comemoração aos 5 anos do blog:
Layout Azul

Layout Azul

Agradecimentos aos 5 anos de blog

Para finalizar quero fazer um agradecimento especial aos leitores do blog. Um blog não é blog sem seus leitores. O principal incentivo para continuar escrevendo, tirando dúvidas, interagindo, participando são os leitores. Por isso os comentários de vocês são muito importantes, em cada post.

Agradeço também o apoio da família que entendeu em muitos momentos frases do tipo: “Agora não posso, estou atualizando o blog” e que deu a maior força para que o Vida de Turista continuasse.

Que nosso blog continue crescendo e ajudando muitas pessoas, seja nos próximos 5 anos ou 50 anos de vida.

Muito obrigado pelo carinho de vocês!

Abraço!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Juli Borsa disse:

Parabéns pelos 5 anos de blog. Sobreviver tanto tempo, apresentando conteúdos de qualidade e referência, é um grande privilégio. Que venham mais 5, 10, 15 anos…

Um abraço!

Thiago disse:

Muito obrigado Juli.
Os blogs parceiros fazem parte dessa história.
Abraço,
Thiago

Jackie disse:

Parabéns. Achei mt legal ter a história do blog toda documentadinha assim =)
Vida longa.

Thiago disse:

Obrigado Jackie,
Será bom para guardar um revival do blog daqui alguns anos. 😉
Abraço,
Thiago

Laercio Syrilo dos Santos disse:

Boa noite Thiago! Parabéns! Curti seu blog! Parabéns mesmo!

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Laercio!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais