Vila Olímpica – Olimpíadas 2016

Em mais um post da série especial de artigos sobre locais para conhecer durante os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, o post de hoje fala sobre a Vila Olímpica.

A Vila Olímpica é o local onde os atletas olímpicos, treinadores e comissão técnica ficam hospedados durante a disputa dos Jogos. Ao todo são mais de 31 prédios construídos de 17 andares com 3.604 apartamentos para hospedar até 18 mil pessoas em uma área de 534 mil metros quadrados.

Na vila também há áreas para descanso, área de recreação e restaurantes com refeitório para alimentação dos atletas. É o principal local para recarregar as energias e manter contato com atletas de outras confederações.

Além disso, os atletas terão acesso a outros serviços como bancos, correios, cabeleireiro, cafés, floriculturas e lan houses.

O local já foi alvo de uma série de polêmicas, principalmente quando começaram a chegar os atletas das delegações olímpicas. Foi o caso que aconteceu com a delegação da Austrália que se recusou a ficar hospedada na Vila Olímpica em virtude de uma série de problemas elétricos e hidráulicos na instalação.

Os turistas têm acesso somente por fora da Vila Olímpica, já que ela fica localizada ao lado do Parque Olímpico. É possível tirar fotos do lugar, assim como esperar ou chamar por algum dos esportistas que estão hospedados na vila para bater fotos ou assinar autógrafos.

A Vila Olímpica teve o investimento de R$ 3 bilhões, sendo que foi bancada por recursos privados do consórcio formado pelas construtoras Carvalho Hosken e Odebrecht com financiamento pela Caixa Econômica Federal. O investimento da prefeitura foi com o entorno do local na ordem de R$ 150 milhões.

Vila Olímpica - Olimpíadas 2016
Vila Olímpica – Olimpíadas 2016

Legado da Vila Olímpica

Após o término da Vila Olímpica, o local será um dos novos condomínios da Barra da Tijuca vendidos pelas próprias administradoras do consórcio no Rio de Janeiro.

Os apartamentos que estão sendo ocupados pelos atletas foram alugados pelo Comitê Rio 2016, e depois das Olimpíadas serão devolvidos para as construtoras.

No próximo artigo, falaremos do Maracanãzinho, onde vão ser disputadas as partidas de vôlei das Olimpíadas.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *