Trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Começando a série de posts sobre as trilhas da Guarda do Embaú em Palhoça, vou falar sobre a trilha conhecida como Trilha Prainha.

Existem duas opções para chegar na Prainha, uma pela trilha que dá acesso à Pedra do Urubu e outra pelo costão que contorna a praia.

A trilha que tem o mesmo acesso para a Pedra do Urubu é a mais rápida e é feita por dentro da mata. Nós resolvemos conhecer a prainha pela trilha que contorna a praia devido às paisagens que poderíamos encontrar como o Rio da Madre encontrando o Oceano Atlântico, as pedras de todos os tipos e tamanhos, o verde da natureza e o azul do mar, enfim o que a natureza como um todo da Guarda do Embaú poderia nos proporcionar. Hoje posso dizer que foi a escolha certa!

Vista da trilha Prainha - Guarda do Embaú - SC
Vista da trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Nossa experiência na Trilha Prainha

A Trilha Prainha tem muitas pedras como citado antes, mas nada que um bom tênis no pé e disposição para seguir a trilha não resolva.

Tivemos também algumas surpresas no caminho, como a de encontrar vacas soltas pela trilha e outros animais e mesmo assim foi muito tranquilo. Passamos do lado das vacas sem acontecer nada e no final das contas isso até foi muito bacana porque realmente comprova que o lugar permite que todos podem viver em harmonia: flora, fauna e sim, pessoas.

Levamos cerca de 1 hora até chegar ao nosso objetivo final e muitas foram as fotos tiradas, as pausas para descansar, etc.

Trilha Prainha - Guarda do Embaú - SC
Trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Chegando na Prainha, descobrimos uma praia linda, muito preservada e sem nenhuma infraestrutura para passar o dia, ou seja, é você em contato total com a natureza.

Nada impede que você passe o dia por ali, desde que se leve comida, água, protetor solar e que não se importe em usar o banheiro coletivo chamado natureza, rsrss.

Havia muitos surfistas na prainha nesse dia e resolvemos sentar em algumas pedras para descansar e apreciar a paisagem. Água azul e uma vontade enorme de entrar no mar. Porém quando encostamos o pé na água, uma surpresa: a temperatura do mar era muito gelada!

Paisagem da trilha Prainha - Guarda do Embaú - SC
Paisagem da trilha Prainha – Guarda do Embaú – SC

Acredite, em pleno mês de fevereiro de muito calor e sol quente, resolvemos não entrar no mar porque faltou coragem de enfrentar a temperatura da água, rsrss. Bem que as praias de Santa Catarina poderiam ter águas mais quentes.

O fato de saber que ainda tínhamos o caminho da volta para fazer, também ajudou. Pela Prainha dá para fazer a Trilha do Maço também, é só seguir pela praia já que a extensão da Prainha não é tão grande.

Resolvemos fazer a Trilha do Maço no outro dia já que também queríamos aproveitar para passar o resto do dia nas areias da praia da Guarda do Embaú.

Muitas eram as pessoas que estavam fazendo a Trilha da Prainha nesse dia, mas como fomos cedo (cerca de 08:30 h que começamos a trilha), foi bem tranquilo.

Prainha - Guarda do Embaú - SC
Prainha – Guarda do Embaú – SC

Só na volta que pegamos o trânsito das pessoas que estavam começando a Trilha Prainha. O que percebemos no caminho da trilha, foi a enorme quantidade de turistas da Argentina que passam suas férias na Guarda do Embaú e, claro, chamou nossa atenção todos eles querendo fazer essa trilha também.

Se algum dia for pra repetir essa mesma trilha, faço sem pensar duas vezes. É uma trilha que vale muito a pena e gostamos bastante!

E você, pensando em fazer a Trilha Prainha da Guarda do Embaú? Quando fizer, não esquece de vir até aqui no post dizer como foi a experiência!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Gabriela Busarello

Gabriela Busarello é co-autora do blog Vida de Turista participando na atualização do quadro Foto do Dia, aniversários das capitais e na criação de textos de destinos turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *