Trilha Pedra do Urubu – Guarda do Embaú – SC

Nosso segundo post sobre as trilhas da Guarda do Embaú em Palhoça é para falar da Trilha Pedra do Urubu.

Como se preparar para encarar a trilha da Pedra do Urubu? Ter muita disposição, um bom tênis, roupas confortáveis, água, protetor solar e câmera fotográfica ou celular para registrar lindas imagens.

Nossa experiência na Trilha Pedra do Urubu

Não somos de fazer muitas trilhas, mas faço atividade física regularmente e achei a trilha de média para difícil. Talvez o fato de ter chovido uns dias antes dificultou seu acesso já que havia muita lama e tivemos que fugir da rota já existente.

Estavam me acompanhando na trilha, meu namorado e mais um casal de amigos o que tornou a subida ainda mais animada, já que uma boa companhia faz a diferença nessas horas.

A entrada para a trilha Pedra do Urubu se dá pela trilha principal da Guarda do Embaú, que também pode levar para os dois acessos às trilhas para a Prainha, uma linda praia que pode ser encontrada pelo costão de pedras que contorna a trilha principal ou então pela mata fechada, mesmo sentido da Pedra do Urubu.

Início trilha Pedra do Urubu - Guarda do Embaú - SC
Início trilha Pedra do Urubu – Guarda do Embaú – SC

Mas voltando a falar da trilha para a Pedra do Urubu, não seguimos a trilha principal e sim fomos seguindo pela sua lateral onde a terra estava mais firme e segura.

Seguimos o fluxo das pessoas que estavam subindo antes da gente e sorte que deu certo, rsrss, já que o caminho é cheio de pedras e muitas árvores de vários tipos e tamanhos.

Um fato que nos chamou a atenção foi quando estávamos logo chegando à pedra, o quão íngreme era a subida final que dava acesso a ela. Tivemos que usar nossas pernas, braços e ainda a ajuda de mãos amigas de turistas da Argentina que estavam descendo da trilha, rsrss.

Paisagem trilha Pedra do Urubu

Mas será que todo esse esforço vale a pena? Com toda a certeza! Toda essa aventura é recompensada pela paisagem encantadora lá de cima e a incrível sensação de paz. Conseguimos ver as pessoas com os seus guarda-sóis pequenininhos lá embaixo, como uns pontinhos pretos na areia, rsrss.

Lá de cima também pudemos ver como é bonito o Rio da Madre encontrando o mar da Praia da Guarda do Embaú e pudemos avistar também mais algumas praias da região como a Prainha, Praia de Garopaba e a Praia da Gamboa. Tudo muito legal!

Vista da trilha Pedra do Urubu - Guarda do Embaú - SC
Vista da trilha Pedra do Urubu – Guarda do Embaú – SC

Havia muitos visitantes na Pedra do Urubu nesse dia e a pedra em si não é muito grande não, ou seja, o negocio é subir, apreciar a vista, tirar fotos e logo descer para dar chance para todos apreciarem a paisagem da Guarda.

Devo comentar sobre a segurança em cima da pedra: Não deixe nenhuma criança subir sozinha e nenhum bêbado escalar a pedra, já que tudo lá em cima é aberto, sem nenhuma proteção, e se cair lá de cima, já era!

É muito alto e cheio de mato e pedras em baixo. Sinto que a prefeitura de Palhoça deveria valorizar mais o turismo na Guarda do Embaú, em especial essa trilha, porque foi a que mais sentimos falta de sinalização e segurança.

Poderiam colocar umas cordas demonstrando o caminho a seguir ou mais placas, etc. Fomos fazer a trilha no sábado do feriado de carnaval e no horário que fomos, às 17 h, ainda havia muita gente fazendo a trilha. Levamos cerca de meia hora até chegar ao topo.

O que ainda me surpreendeu foi o orgulho de como os comerciantes da Guarda e os próprios moradores da Guarda tem ao falar da paisagem da Pedra do Urubu.

Paisagem da trilha Pedra do Urubu - Guarda do Embaú - SC
Paisagem da trilha Pedra do Urubu – Guarda do Embaú – SC

Logo na subida da trilha Pedra do Urubu, ouvimos de um nativo: “Se preparem! Agora vocês vão conhecer a paisagem mais linda de suas vidas. É muito xarope!” (engraçadas são as gírias usadas lá, rsrss).

Outro comerciante na qual pedimos informações antes de subir também comentou: “Não vão embora sem fazer a trilha da Pedra do Urubu, se não fizerem, não vão ter conhecido a Guarda! Vocês vão adorar, é muito visual!”, rsrss. De fato, tudo o que eles falaram é verdade, já que o visual lá de cima é incrível!

Enfim, agora também digo: você não pode deixar de ir na Trilha Pedra do Urubu na Guarda do Embaú! Se ficou alguma dúvida sobre a trilha, deixe um comentário aqui no post!

Até a próxima!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a WePlann.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Gabriela Busarello

Gabriela Busarello é co-autora do blog Vida de Turista participando na atualização do quadro Foto do Dia, aniversários das capitais e na criação de textos de destinos turísticos.

2 comentários em “Trilha Pedra do Urubu – Guarda do Embaú – SC

  • 31/12/2017 em 12:48

    olá, tenho 18 anos e eu sou bem magro kkk eu gostaria muito de ir nessa trilha mas minha mãe fala q precisa de um bom preparo físico e eu não quero ir sozinho. Queria saber se meu primo de 15/16 anos pode ir cmg ou meu pai de 49 kkk.

    Resposta
    • 03/01/2018 em 15:14

      Olá Vinicius, com certeza um bom preparo físico ajuda muito na hora de fazer qualquer trilha em geral, porém creio que, mesmo você sendo mais magro, você consiga fazer. Basta ir sempre devagar e fazendo pausas pelo caminho. Vá de tênis, leve água e uma barra de cereal para repor as energias. Entendo que tanto adultos quanto mais jovens podem fazer a trilha. Será um bom exercício físico para todos. Abraço e boa trilha!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.