Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Serra do Corvo Branco – Urubici – SC

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Aproximadamente 30 quilômetros do centro de Urubici você encontra a Serra do Corvo Branco que é outro dos pontos turísticos que se destacam e que citamos no artigo sobre a cidade de Urubici.

Segundo a Wikipédia, a serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.

Pela Serra do Corvo Branco passa uma rodovia, a rodovia estadual SC-370 que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, sendo que a altitude que separa as duas cidades é de 805 metros.

Nossa experiência na Serra do Corvo Branco

No dia em que eu fui visitar a Serra do Corvo Branco, a rodovia estadual estava interditada devido a desmoronamentos e a estrada de chão para chegar até lá partindo de Urubici estava extremamente esburacada. Confesso que deu vontade de desistir porque o carro ficou batendo embaixo e chacoalhando todos que estavam dentro do carro por um trajeto muito longo. Se você tem carro pequeno, tem de tomar muito cuidado para não ficar na estrada.

Estrada da Serra do Corvo Branco

Mesmo assim nós resolvemos arriscar porque não teríamos tão cedo outra chance para ver a Serra do Corvo Branco de Urubici. No final da conta valeu arriscar, pois a Serra do Corvo Branco é realmente linda.

Paredão - Serra do Corvo Branco - Urubici - SC

Paredão – Serra do Corvo Branco – Urubici – SC

A serra tem uma fenda de paredões de pedra que impressiona pela beleza e altura numa obra feita pelo homem que até hoje não consegui entender como as máquinas conseguiram cortar aquele pedaço da serra sem cair tudo na hora do corte. Não à toa que alguns dos desmoronamentos que havia na estrada eram bem no meio da fenda. Se estivesse chovendo, eu não gostaria de estar ali por nada.

Serra do Corvo Branco - Urubici - SC

Serra do Corvo Branco – Urubici – SC

Após passar a fenda é possível ver a serra como um todo através de mirantes, assim como ver a rodovia que ainda está sendo construída. Há apenas 600 metros de pavimentação e por isso resolvemos somente admirá-la do mirante onde conseguimos ver boa parte da serra que é bem estreita e cheia de curvas com paredões enormes em volta.

Rodovia interditada - Serra do Corvo Branco - Urubici - SC

Rodovia interditada – Serra do Corvo Branco – Urubici – SC

Nesse dia, mesmo com a via interditada, algumas pessoas estavam descendo de carro e de moto (alguns com motos de trilha). Na minha opinião, uma responsabilidade, já que existe um risco eminente. Nós preferimos ficar seguros e ficamos somente lá no mirante apreciando a paisagem.

Paisagem - Serra do Corvo Branco - Urubici - SC

Paisagem – Serra do Corvo Branco – Urubici – SC

Uma dica ao visitar a Serra do Corvo Branco é se atentar ao horário. Se você for muito no final da tarde tome cuidado para não escurecer, pois na serra não tem iluminação. Nós fomos perto do pôr-do-sol o que permitiu tirar lindas fotos de recordação da serra.

E você, já conhece a Serra do Corvo Branco em Urubici? Deixe um comentário aqui no blog!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ana Paula Borgmann disse:

Boa noite, sou de Gramado – RS, e estou planejando de ir conhecer a Serra do Corvo Branco. Gostaria de saber se ela é toda asfaltada, pois ano passado fomos para Serra do Rio do Rastro e adoramos.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Ana Paula, ela não é toda asfaltada e está com problemas de acesso devido a quedas de barreira. Para chegar até lá com segurança, recomendo você passar vindo do centro de Urubi. Mesmo assim, vai enfrentar uma estrada de chão bastante esburacada. Mesmo assim, é um passeio que vale muito à pena e recomendo a visita. Espero ter ajudado, abraço!

Aline disse:

Conheci e amei, fiquei morrendo de vontade de descer a serra, mas meu parceiro de viagem não quis, mas realmente dá um medinho hahahaha. Em julho deste ano pretendo voltar e ver se desço a serra 😀

Thiago Cesar Busarello disse:

Opa, legal Aline! Bacana compartilhar essa experiência conosco. Se voltar lá mesmo, volta aqui no blog e conta para nós como foi a descida na Serra do Corvo Branco. Confesso que também fiquei com a maior vontade de descer, mas a estrada estava muito feia para arriscar e também estava ficando escuro no dia. Abraço!

Giovanna Sandrini Berberi disse:

Fui lá no início da década de 80. Subimos a serra com uma caravana. Lembro de ter lugares que meu pai descia do carro e calçava o carro com pedras no pneu para fazer as curvas. Quando chegamos na pedra cortada o vento era tao forte que mal conseguíamos andar. Sorte que era vazia e ninguém descia. Meu vô contava que quando era jovem ele ia de mula pela serra. Lugar lindo. Quero voltar e mostrar para meus filhos.

Thiago Cesar Busarello disse:

Que relato legal Giovanna! Com certeza você ficou com muitas histórias para contar depois de visitar a Serra do Corvo Branco. Isso que é o bacana do turismo e se você levar seus filhos eles também vão ter muitas histórias para contar para os seus amigos da escola. Abraço!

Giovani Gabriel disse:

Uma pena vocês terem ido quando estava interditada, mas que bom que apesar da dificuldade conseguiram chegar até lá… Depois de muito tempo querendo ir lá, consegui, há algumas semanas… saí de bicicleta de Urubici, desci e subi a serra e parei várias vezes para contemplar a beleza do lugar, realmente belíssimo!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Giovani, sim, foi uma pena, porém mesmo assim conseguimos tirar fotos incríveis. É um lugar lindo, realmente, que recomendo a todos visitarem quando passarem por Urubici. De bicicleta a viagem deve ter sido tão incrível quanto, parabéns pelo empenho. Abraço!

RAFAEL disse:

Estava em lua de mel semana passada, e subi a Serra do Rio do Rastro e depois desci a Serra do Corvo Branco. Sensacional. Tirando a precariedade das ruas.
Porém, se o carro for muito baixo vai ter problemas, o meu é um hb20 e por umas duas vezes o assoalho bateu em umas pedras.

Thiago Cesar Busarello disse:

Que bacana Rafael! Muito bom ter relatos mais atualizados de uma viagem para lá. Confesso que não sei porque o governo da cidade ainda não fez nada para melhorar o acesso até lá. Uma simples passada de máquina e adição de macadame já resolveria metade dos problemas. Acredito que está faltando visão dos gestores públicos da cidade. Abraço!

Alice Linn disse:

Desci a Serra no dia de 10 de janeiro de 2018, com chuva. Apesar do tempo feio e da estrada esburacada em muitos trechos, foi emocionante . Uma verdadeira aventura!! Adoraria descer com tempo aberto!!!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Alice, realmente a estrada é bem esburacada. Quero voltar pra lá pra poder ter essa experiência também, já que no dia em que eu fui a via estava interditada. Deve ser mesmo uma aventura. Abraço!

Bertinho disse:

Thiago. Completando seu relato, informo que a montanha no início da descida da Serra do Corvo Branco é composta de arenito (pedra de areia), rocha de baixa consistência. O corte foi executado com lâminas de tratores e motonivelaras que removeram camadas desta pedra. O arenito é poroso e no lado esquerdo (sentido litoral) existe um aforamento do Aquífero Guarani que permanentemente verte água. O lado oposto é seco. Nas montanhas próximas à Urubici existem cavernas formadas pela erosão do arenito, e no passado, estes locais teriam servido como abrigo de indígenas.
Espero ter contribuído com mais informações.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Bertinho, que legal. Aquela fenda de pedras impressiona pela altura. É muito bom saber como tudo foi executado. Obrigado pelas informações. Tenho certeza que nossos leitores também vão gostar de saber como tudo foi feito. Abraço!

Samuel Dacoreggio Borghesan disse:

A Serra do Corvo Branco, fica em Grão Pará – SC

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo