Parque Olímpico 2016

Começando a nossa série especial de artigos sobre os estádios e locais de competição das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, vamos começar falando do Parque Olímpico.

O Parque Olímpico é o coração dos Jogos Rio 2016. Ele fica localizado na Barra da Tijuca e é o principal polo de competições da cidade. A construção teve início no dia 06 de julho de 2012 e ficou completamente pronta somente alguns dias antes, com o custo de 2,34 bilhões de reais.

A expectativa é receber em torno de 180 mil pessoas todos os dias durante as Olimpíadas 2016. Quem tiver ingresso para alguma disputa no local poderá entrar e sair do parque a qualquer momento daquele dia.

O Parque Olímpico abre sempre duas horas antes do início da primeira competição esportiva e permanece aberto até uma hora após o término da última sessão.

Há uma lista de itens proibidos de se levar ao local. A relação de objetos proibidos consta nos ingressos dos Jogos e é importante verificar essa lista antes de chegar ao Parque Olímpico para evitar qualquer contratempo.

Via Olímpica

O acesso ao Parque Olímpico é feito somente a partir de transporte público, via BRT, onde duas estações ficam próximas ao parque. Carros, táxis, vans, motos ou bicicletas não terão acesso às vias de entorno.

Ao entrar no parque, o torcedor tem de passar pela Via Olímpica que é o caminho dos jogos para o espectador. É uma via que tem um pouco mais de 1 km de extensão com formato sinuoso lembrando o calçadão da Praia de Copacabana.

Na Via Olímpica tem praça de alimentação, uma loja de conveniência de 5 mil metros quadrados chamada Mega Store e áreas específicas para os patrocinadores oficiais.

Outra área de convivência para o torcedor é o Live Site, um espaço para a “fan fest” olímpica com telão que exibe ao vivo algumas sessões esportivas, além de oferecer shows e sessões de fotos. Ela fica localizada à beira da Lagoa de Jacarepaguá.

Modalidades do Parque Olímpico 2016

No total, serão 16 modalidades olímpicas disputadas no parque olímpico que tem 1,18 milhões de metros quadrados. São elas:

  • Basquete
  • Ciclismo de Pista
  • Ginástica Artística
  • Ginástica de Trampolim
  • Ginástica Rítmica
  • Handebol
  • Judô
  • Luta Greco-Romana
  • Luta Livre
  • Nado Sincronizado
  • Natação
  • Polo Aquático
  • Saltos Ornamentais
  • Taekwondo
  • Esgrima
  • Tênis

Locais de competição do Parque Olímpico 2016

São 9 locais de competição dentro do Parque Olímpico:

Parque Olímpico 2016
Parque Olímpico 2016

Na nossa opinião, o Parque Olímpico é para ser o local mais divertido dos jogos. A verdadeira festa e emoção dos esportes se encontra ali. O melhor lugar para estar no Rio de Janeiro durante as competições.

Fãs de todos os esportes do mundo inteiro poderão conversar e se divertir assistindo as competições e torcendo por seus países nesse espaço. É ali que se sentirá o verdadeiro clima das Olimpíadas 2016.

Nos próximos artigos, falaremos sobre as arenas cariocas e as competições que acontecerão dentro delas. É só nos acompanhar por aqui.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Parque Olímpico 2016

  • 05/10/2016 em 08:37

    Estou indo ao Rio de Janeiro no fim de outubro (28/10 a 01/11) num grupo de 6 pessoas (4 adultos e 2 crianças, com 6 e 9 anos), gostaria de saber se o parque olímpico estará aberto para visitação?

    Resposta
    • 06/10/2016 em 13:07

      Olá Adalberto, o parque sofrerá mudanças com a desinstalação de algumas arenas olímpicas, mas mesmo assim o Parque Olímpico estará aberto para visitação, já que outras quadras estarão abertas e sendo utilizadas para outras atividades esportivas. O Parque Olímpico já virou mais um ponto turístico do Rio de Janeiro e a tendência é de que fique aberto para sempre. Uma boa viagem para vocês!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *