Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Mergulho no Hot Park

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Uma das atividades que fiz ao visitar o Hot Park no Rio Quente Resorts foi o mergulho no Hot Park. Nunca antes havia mergulhado com cilindro. Então fui como marinheiro de primeira viagem principalmente aprendendo como funcionava.

Nosso mergulho foi todo acompanhado de um tutor, nos guiando para a direção que o trajeto pedia. Com certeza não deve ser a mesma emoção de mergulhar sozinho, com liberdade de subir e descer a hora que quiser, mas deu para sentir o gostinho de mergulhar e curtir essa atividade tão famosa mundialmente.

Mergulho no Hot Park

O mergulho por si só é prazeroso, mas também é perigoso, pois estamos falando de você estar com um cilindro de ar nas costas que é pesado andando com você lá no fundo d’água. Se algo der errado, é risco de vida. Então antes de entrar assinamos um termo de responsabilidade e assistimos a um vídeo com orientações.

Se seguir todas as regras da forma correta, dificilmente dará problema. E no caso do passeio de mergulho no Hot Park, os tutores acompanham do início ao fim.

Existem também comandos e sinais que você faz para a pessoa que está te acompanhando o que ajuda na comunicação dentro d’água: polegar para cima, pedindo para subir, polegar para baixo, pedindo para descer, sinal de ok com a mão, informa que está tudo certo.

Estande de mergulho - Hot Park

Estande de mergulho – Hot Park

No dia do mergulho, o Rio Quente não estava com boa nitidez (havia chovido no dia anterior). Isso comprometeu um pouco o passeio, pois só enxergava água turva em tom verde-amarelado na frente, sendo que os peixes e objetos no fundo do rio somente apareciam quando estavam muito perto.

E não enxergar dentro d’água compromete um pouco o deslocamento no passeio. Como sou um cara grande, teve uma hora que encostei a perna num barco afundado por não ter visto o mesmo e não ter havido tempo de me deslocar.

Como funciona o mergulho no Hot Park

  1. Veste-se o equipamento do mergulho: cilindro de ar comprimido, regulador de oxigênio, máscara de mergulho, snorkel, lastro, colete equilibrador e nadadeiras.
  2. Se coloca o regulador na boca e começa-se a respirar somente pela boca, sugando o oxigênio do cilindro.
  3. Faz-se um teste de adaptação do equipamento na beira do Rio Quente entrando e abaixando na água.
  4. Depois do período de adaptação começa o passeio guiado.
Mergulho no Hot Park

Mergulho no Hot Park

É normal acontecer pressão no ouvido enquanto se afunda. A técnica é assoprar o nariz. A boca também fica seca enquanto você vai sugando o ar. A dica é passar a língua no céu da boca.

O maior ponto positivo do mergulho com certeza é você observar a vida embaixo d’água. Peixes e outros animais passando ao seu lado, cada um de um tamanho, cor e característica diferente.

Também é legal ver os objetos que foram colocados no fundo do rio e que servem de habitat para uma série de seres vivos, incluindo algas e musgos. Dentre os objetos estão alguns barcos e uma réplica da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Mergulho no Rio Quente

Mergulho no Rio Quente

Eu já havia gostado quando fiz snorkel nos arrecifes de Cozumel e no parque XCaret (ingressos aqui) em Cancun no México. Agora acrescentei a experiência de mergulho com cilindro no currículo no Hot Park.

Vale lembrar que o mergulho no Hot Park é pago à parte e o passeio é de curta duração, 30 min no máximo. Mas a sensação de mergulhar fica para sempre.

E você, já fez a prática de mergulho antes? Que tal experimentar o mergulho no Hot Park? Veja mais informações no site do HotPark.

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sabrina disse:

Já fui no Xcaret, mas acabei nem fazendo o mergulho, pois fiquei com um pouco de medo. Mas lendo esse post agora me bateu um arrependimento, haha. Parece realmente ser uma experiência incrível.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Sabrina, que pena! De fato mergulhar no Xcaret foi uma das melhores coisas que fiz na viagem. É contato direto com a natureza! =)

João de Carvalho disse:

Estive no Hot Park no Pousada do Rio quente em 12/10/13 e fiz um mergulho às 12:30 deste dia. Comprei um pacote com 5 fotos que paguei 69,00 e esqueci de apanhar o CD. Gostaria de saber como posso resgatar estas fotos.
Atenciosamente,
João Carvalho

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá João, desculpe a demora em responder. O mais certo é você entrar em contato diretamente com a secretaria do parque. Não tenho certeza por quanto tempo eles guardam as fotos tiradas no passeio, mas não custa tentar ligar e pedir se eles ainda tem o material. Abraço!

Edma Mayara disse:

Queria saber se paga na hora ou tem como antecipar a compra? Abçs!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Edma, você paga na hora mesmo. Não é necessário antecipar a compra. Abraço!

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais