Espaço Zé Peixe – Aracaju – SE

Continuando nossa série de posts da nossa viagem a Aracaju, o post de hoje fala sobre o Espaço Zé Peixe que fica localizado logo à frente do Centro de Cultura e Arte de Aracaju.

Zé Peixe foi uma figura marcante de Aracaju, pois ele era um prático que guiava as embarcações na barra e no Porto de Aracaju. A diferença é que ele exercia a função muitas vezes dentro d’água se destacando pelas suas habilidades dentro do rio e do mar.

Estátua Zé Peixe - Aracaju - SE
Estátua Zé Peixe – Aracaju – SE

Tamanha habilidade permitiu a Zé do Peixe salvar em 1952 três remadores do Rio Grande do Norte de um naufrágio, recebendo uma medalha de ouro em agradecimento. Ele também salvou em 1959 dois marujos que caíram da embarcação durante uma tempestade.

Espaço interno - Zé Peixe
Espaço interno – Zé Peixe

Além desses foram outros feitos menores, mas que não deixaram de engrandecer a imagem desse honrado cidadão do Sergipe a ponto de merecer esse espaço em sua homenagem que hoje é um ponto turístico de Aracaju.

Espaço Zé Peixe - Aracaju - SE
Espaço Zé Peixe – Aracaju – SE

O que tem no Espaço Zé Peixe

O Espaço Zé Peixe tem uma vista incrível para o Rio Sergipe, além de abrigar no local uma estátua do Zé Peixe e também um tototó, que é uma canoa a motor de madeira, patrimônio imemorial dos sergipanos.

O nome tototó para esse tipo de embarcação foi carinhosamente apelidado pelo barulho que a embarcação fazia para levar os passageiros.

A partir da introdução de lanchas, caiu o número de pessoas que viajam de tototó a ponto de não ser considerado mais uma embarcação de transporte como antigamente. Porém hoje ele é utilizado ainda para o turismo, no qual é possível fazer um passeio de tototó em Aracaju.

Barco tototó - Zé Peixe - Aracaju - SE
Barco tototó – Zé Peixe – Aracaju – SE

E você, já tinha ouvido falar do Zé Peixe? Ou então ouvido falar do tototó? Pois é, essas são algumas das características marcantes da cidade de Aracaju.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Mais informações sobre a presstrip Blogueiros em Aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016 Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário Projeto Tamar, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality, Hotel Radisson, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *