Baía de Guanabara – Rio de Janeiro – RJ

Continuando a série de posts sobre as arenas olímpicas e pontos turísticos do Rio de Janeiro para serem conhecidos durante as Olimpíadas 2016, vamos falar da Baía de Guanabara.

A Baía de Guanabara é um dos cartões-postais cariocas. É o palco das competições de vela das Olimpíadas e ao mesmo tempo um local de grandes polêmicas devido à sua poluição.

A principal preocupação do Comitê Olímpico é quanto ao lixo flutuante que é encontrado durante a navegação na baía que poderia atrapalhar o rendimento dos atletas.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos brasileiros não conseguiram cumprir a meta de despoluição de 80% da Baía, mesmo após vários investimentos para esse fim, através da implantação de eco barreiras, barcos de remoção do lixo e estações de tratamento de esgoto.

Expectativa de despoluição da Baía de Guanabara

Hoje a expectativa de despoluição da Baía de Guanabara é de 25 anos ao custo de R$ 20 bilhões. Desde 2007, o investimento foi de R$ 2,5 bilhões na construção, ampliação ou ativação de estações de tratamento de esgoto.

A Baía de Guanabara tem 380 quilômetros quadrados de área e banha 15 municípios, envolvendo um total de cerca de 10 milhões de habitantes.

Olhando de cima, a Baía de Guanabara é extremamente linda. Uma das vistas mais lindas é do Pão de Açúcar. Não à toa que é o cartão postal do Rio de Janeiro. Eu tive o privilégio de ver ao vivo na viagem ao Rio de Janeiro em 2012.

Baía de Guanabara vista do Pão de Açúcar
Baía de Guanabara vista do Pão de Açúcar

Uma pena que não conseguiram despoluir para os Jogos Olímpicos e que ainda falta tanto tempo para despoluir para a população tamanha beleza. Torço para que depois dos Jogos continuem os investimentos.

No próximo artigo, falaremos do Museu do Amanhã que foi instalado na revitalizada região portuária do Rio de Janeiro.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *