Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Viagem de férias 2024

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Nada melhor do que estar de férias, descansar, colocar as coisas em ordem, planejar o ano e também realizar aquela viagem de férias tão sonhada. 

Para muitas pessoas, o final de ano é o momento perfeito. Sempre que se ganha aquela grana extra do fim de ano, vinda do décimo terceiro salário e do 1/3 das férias, surge a oportunidade de viajar.

Porém também existem outros momentos que a pessoa pode programar uma viagem de férias, considerando o período que tem de férias disponível na empresa.

Nesse artigo vamos trazer dicas para curtir sua viagem de férias, sejam elas férias de final de ano, férias de julho ou então férias fora de época, com dicas para aproveitar os melhores destinos de cada época.

Férias de final de ano

Se existe um período que já é tradicional e cultural para férias das empresas e das pessoas é o final de ano. É o momento que todos aproveitam aquele período entre Natal e Ano Novo para descansar e celebrar a data com a família e os amigos.

Não é à toa que é o período chamado de “alta temporada”, quando a procura é muito maior que a oferta. Então destinos tradicionais lotam rapidamente e não é incomum a pessoa não conseguir hospedagem ou então ter de pagar muito caro para viajar.

De setembro em diante, os estabelecimentos turísticos começam a divulgar promoções para os turistas aproveitarem sua viagem de férias. Tanto agências de viagem, hotéis, pousadas, apartamentos de temporada e restaurantes, lançam pacotes especiais de fim de ano.

A dica para aproveitar as férias de final de ano é se programar com antecedência. Quanto mais perto da data de final de ano, mais difícil encontrar hospedagem disponível ou mais caro ela fica, principalmente as passagens aéreas.

Eu diria que a partir de julho e agosto é o momento ideal. Se você tem saldo de férias e a sua empresa tradicionalmente dá férias no final de ano, por quê não reservar com antecedência?

A dica é procurar pacotes de férias em sites como Zarpo ou então montar o seu próprio pacote comprando as passagens aéreas em sites como da Skyscanner. Para a hospedagem, a nossa recomendação é o Booking.

Eu poderia citar uma lista infinita de destinos que se preparam para o final de ano para receber os turistas, mas a verdade é que todos eles ficam aguardando os turistas ansiosos, seja no Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte ou Nordeste.

Com certeza o campeão é o litoral brasileiro e suas lindas praias brasileiras que ficam lotadas fazendo os turistas aproveitarem o calor do verão para se refrescar e se divertir com toda a família.

Sem falar nas opções de viagem internacional que também são ótimas opções, seja para viagens na América do Sul, para o Caribe, para a América do Norte, para a Europa, para a Ásia, África ou até mesmo Oceania.

Ao escolher uma viagem internacional, vale a pena considerar comprar os ingressos antecipadamente, em sites como da Go City, por exemplo, já que existem lugares que são sempre muito concorridos nessa época do ano.

>> Pesquisar pacotes de viagem no Zarpo

São Miguel dos Milagres em Alagoas pode ser um destino de viagem de férias de fim de ano

São Miguel dos Milagres em Alagoas pode ser um destino de viagem de férias de fim de ano

Viagem de férias de julho

Porém nem sempre a pessoa tira as férias de final de ano. A pessoa também pode tirar férias no meio do ano, quando vencem as férias na empresa, ou então se programar para tirar férias de julho.

Eu diria que as férias de julho é a segunda data mais concorrida do ano para reservar hotéis e pousadas ou alugar apartamentos de temporada. Muitas famílias aproveitam as férias escolares dos filhos para passar o tempo com eles e de quebra viajar.

Nós já publicamos vários artigos aqui no blog com dicas de férias de julho, tanto para dentro do país, como para fora do Brasil. Mas se tem um destino muito procurado nessa época do ano é o Nordeste, em destinos como Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Aracaju ou Salvador.

O interior paulista também é muito procurado para curtir momentos em meio à natureza, muitas vezes até com um pouco de aventura, aproveitando o tempo firme para visitar montanhas e cachoeiras, em destinos como Brotas, Atibaia, Boituva, Águas de Lindoia, entre tantos outros.

No Sul do Brasil é uma época de muito frio, então o litoral fica vazio e as pessoas acabam buscando nessa região destinos como Gramado, Serra Catarinense, Curitiba e tudo mais para de fato curtir o frio encasacados e voltar para casa cheio de fotos de lembrança.

Não podemos deixar de falar que é uma ótima opção curtir as férias de julho fora do país. Nesse caso, podemos destacar dois pontos: destinos de neve na América do Sul, como Bariloche e Santiago, assim como destinos na Europa e América do Norte, já que nessa época do ano é verão nesses destinos.

>> Pesquisar pacotes de viagem no Zarpo

Que tal curtir uma viagem de férias de julho em San Carlos de Bariloche na Argentina?

Que tal curtir uma viagem de férias de julho em San Carlos de Bariloche na Argentina?

Viagem de férias fora de época

Tem pessoas que não conseguem tirar férias no fim do ano, seja porque trocaram de emprego ou porque a característica do emprego não permite. Assim como tem aqueles que preferem fazer sua viagem de férias fora de época para aproveitar que os destinos turísticos não estão lotados, economizando tempo com filas e economizando também na compra da viagem.

Nesse caso, é possível esperar mais para planejar a viagem do que as pessoas que tiram férias de fim de ano. Com um mês de antecedência é possível conseguir bons descontos. A exceção fica com os destinos internacionais, já que é indicado comprar com 3 meses de antecedência devido à burocracia envolvida em uma viagem internacional.

Paris pode ser uma das opções das férias de julho no meio do ano

Paris pode ser uma das opções das férias de julho no meio do ano

Quebra de férias mais de uma vez no ano

Pela lei da CLT, os funcionários tem direito a 30 dias de férias quando completam um ano de casa. Não necessariamente a empresa tem de dar as férias quando o funcionário quer, mas é comum existir uma negociação e um acordo para o melhor momento. E as empresas sabem que precisam quitar o saldo antes de completar mais um saldo de férias.

Para quem gosta de viajar a melhor estratégia é não vender o saldo de férias e se programar para tirar férias pelo menos duas vezes no ano, uma no final de ano e outra nas férias de julho, ou então conforme seu gosto pelo melhor período. A lei permite a quebra em até 3 períodos.

Veja abaixo alguns exemplos de quebra de férias para viajar:

  • Tirar 20 dias de férias em dezembro e 10 dias de férias em julho
  • Tirar 25 dias de férias em dezembro e 5 dias de férias em julho
  • Tirar 20 dias de férias em dezembro, 5 dias de férias em julho e 5 dias de férias em outro período do ano
  • Tirar 15 dias de férias em dezembro, 10 dias de férias em julho e 5 dias de férias em outro período do ano
  • Tirar 10 dias de férias em dezembro, 10 dias de férias em julho e 10 dias de férias em outro período do ano

Importante: Lembre-se sempre de negociar com a empresa essas possibilidades para não prejudicar você no trabalho.

Outra dica é planejar para sair de férias combinando dias de férias disponíveis com os feriados do ano. Por exemplo, aproveitar um feriadão que começa na sexta-feira e vai até domingo e tirar férias a partir de segunda-feira. Assim você soma os dias disponíveis para fazer uma viagem mais longa, possivelmente até para fora do país.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é essa aqui que o site Folga Extra desenvolveu. Ele calcula a melhor data de acordo com os dados que você preenche na ferramenta, considerando saldo de férias, feriados do ano, entre outros recursos.

>> Leia também: Dicas de pacotes para as férias de julho

Dicas para aproveitar sua viagem de férias 2024

Dicas para aproveitar sua viagem de férias 2024

Como nós aproveitamos as férias

Nos últimos 10 anos, eu e minha família passamos as férias em Balneário Camboriú, que é um dos locais preferidos da família para passar o réveillon. Apenas no último ano que mudamos a estratégia por causa da pandemia e decidimos passar as férias em Itapema, uma cidade próxima de Balneário Camboriú, também no litoral catarinense.

Esse ano ainda não sabemos onde vamos passar o fim do ano, mas provavelmente será em Itapema novamente. Já começamos a fazer as contas e pesquisar lugares para ficar hospedado com bons descontos.

O legal do litoral de Santa Catarina é que você não precisa ficar necessariamente hospedado em hotéis ou pousadas. Você pode ficar hospedado em casas de temporada ou apartamentos de temporada.

O preço das diárias variam conforme tamanho do imóvel. Quanto mais quartos, mais caro o imóvel. Outros fatores também influenciam no preço dos imóveis de temporada, como localização, distância da praia ou itens de conforto como internet disponível, estacionamento privativo, etc.

Destinos como Penha, Piçarras, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Governador Celso Ramos e até mesmo Florianópolis são exemplos de como é possível passar as férias em imóveis alugados.

Uma ideia interessante (já postada aqui no blog), é a de dar uma viagem de presente para alguém. Melhor ainda se você for junto para passar as férias junto de pessoas que você gosta.

>> Pesquisar hotéis e aptos temporada no Booking

Infinity Blue Resort - Balneário Camboriú - SC

Infinity Blue Resort – Balneário Camboriú – SC

Finalizando

Como você viu, não vão faltar motivos e oportunidades para você fazer uma viagem de férias esse ano. Você pode viajar nas férias de fim de ano, nas férias de julho ou então nas férias de meio de ano.

Caso for viajar para fora do país, não se esqueça do seguro de viagem, que protege toda a família caso aconteça algum imprevisto.

Agora queremos saber da sua opinião. Você pretende realizar alguma viagem de férias 2024 em breve? Quando vai ser essa viagem? Onde gostaria que fosse? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Claudia Bins (Cacau) disse:

Oi Thiago,

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Que seja um ano repleto de sonhos realizados, amores correspondidos e corações repletos de esperança em um mundo melhor

Que possamos, nós todos, nos tornarmos pessoas melhores
todos os dias e a cada dia
e que o caminho desse aprendizado
nos seja iluminado
e a carga nos seja leve
que a vida nos seja longa
e nossa dor breve

E que possamos juntas fazer muitas viagens, reais e virtuais no ano de 2010!

Beijo,

Cacau
Mosaicos do Sul

Thiago disse:

Olá Cacau..
Um feliz Natal e feliz ano novo pra você também..
Tudo de bom que você merece..
Ahh, e sua mensagem explica tudo.. Rsrs..
Que possamos mesmo seguir juntos fazendo ótimas viagens reais e virtuais em 2010..
Beijo e abraço..

Marcelo Vieira disse:

Conversamos pelo WhatsApp. E muita gratidão pelas orientações . Foram muito valiosas.

carlos disse:

Só de ler seu artigo da vontade de fugir para um desses destinos
Muito obg
Carlos Almeida

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais