Utilização de mapas para viajar

Esses dias parei para pensar o quanto faço da utilização de mapas para viajar, principalmente ao planejar uma viagem. Seja na hora de marcar os pontos turísticos que vou visitar, na localização de aeroportos, qual o melhor local para ficar hospedado, se vou precisar de táxi ou carros alugados e os melhores restaurantes. É incrível. Utilizo direto.

O meu principal amigo nesse sentido é o Google Maps. Lá consigo ver as distâncias que preciso percorrer, o tempo que demora de deslocamento e caminhos alternativos. Já me ajudou muito na tomada de decisões.

Google Maps - Utilização de mapas para viajar
Google Maps – Utilização de mapas para viajar

O Google Maps ainda provê vários serviços que utilizam de mapas embarcados. É o caso do site Tarifa de Taxi que utilizo para ter uma idéia de quanto vou gastar numa corrida de táxi. Lá mostra o trajeto e o preço médio das principais cidades do Brasil. Ainda não pesquisei sobre um serviço semelhante fora do país, mas muitos deles também fazem da utilização de mapas para viajar.

Quando vou fazer a reserva de um hotel, os principais sites mostram a localização também utilizando mapas. Facilita na escolha de qual hotel vou ficar, afinal, um hotel perto dos pontos turísticos economiza em táxi. Pode até ser mais caro que os demais, mas se economizar no final, vale a pena.

Outro serviço de mapas muito famoso é o Bing Maps da Microsoft. Ele tem parceria com o serviço de mapas da Nokia e também fornece boas orientações, tanto para mapas do Brasil, como para mapas do mundo em geral. Fica como minha segunda opção.

Bing Maps
Bing Maps

Um que mostra informações de trânsito é o Map Links. Utilizo pouco, mas já ouvi falar muito bem dele. Fiz um teste agora digitando informações sobre a cidade de Balneário Camboriú e realmente prestou bem o serviço, além de ser muito rápido, até mais que o do Google.

GPS ajuda na utilização de mapas para viajar

Outro recurso muito utilizado é o GPS. Quando fiz minha viagem a Gramado e Canela, utilizei de um GPS emprestado de um amigo. Nunca tinha utilizado, mas ele ajudou muito, seja na hora de encontrar a cidade de Gramado a partir do aeroporto, assim como me localizar dentro da cidade.

GPS - Sistema de posicionamento global
GPS – Sistema de posicionamento global

No início do ano tivemos o problema do mapa do iPhone da Apple em que pessoas ficaram presas ou andaram por terrenos perigosos, sendo que o verdadeiro lugar que elas queriam ir não era aquele apresentado no GPS.

Então olha a importância hoje em dia de serviços de mapas para os usuários. As famosas caricaturas de turistas com mapa na mão fazem todo o sentido. Seremos eternamente turistas buscando os melhores lugares para viajar.

E você, o quanto faz da utilização de mapas para viajar?

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *