Usina de Itaipu – Foz do Iguaçu – PR

Continuando nossa série de posts sobre da viagem para Foz do Iguaçu vamos falar da visita para a Usina de Itaipu.

Esse foi outro daqueles passeios impressionantes. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina geradora de energia do mundo. Seu nome significa “a pedra que canta”, e faz referência a uma ilha pequena que estava ali antes da obra.

Ela foi considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela revista Popular Mechanics em 1995 e mantém o posto até hoje.

O mais legal é fazer o passeio com o acompanhamento de um guia para ele contar toda a história do lugar. Foi o que aconteceu conosco. Um guia nos acompanhou do início ao fim e valeu a pena o acompanhamento porque quando você conhece a história, vê que a história da obra é incrível.

Muitos homens morreram para que a obra fosse concluída com sucesso. Se você não vai ter guia, pelo menos vale a pena conhecer a história que está representada através de um infográfico especial no site oficial da Usina de Itaipu.

Usina de Itaipu - Foz do Iguaçu - PR
Usina de Itaipu – Foz do Iguaçu – PR

Usina de Itaipu é binacional

A Usina de Itaipu é binacional, ou seja, não é só do Brasil, ela é do Paraguai também, e tudo é dividido igualmente entre os dois países. Isso foi assim desde o início dos trabalhos e permanece até hoje, tanto no número de trabalhadores da usina, como na geração de energia.

O fato curioso é que como a geração de energia produzida também é igual, o Paraguai não consome toda a energia produzida e então o Brasil compra a energia que sobra do Paraguai. Hoje Itaipu abastece 90% da energia do Paraguai, mas somente 19% da energia do Brasil. Ou seja, mesmo comprando toda a energia do Paraguai, o Brasil ainda precisa de outras usinas para suprir seu consumo de energia.

Outro ponto legal de ver no passeio é que todos respeitam essa igualdade. Em nenhum momento houve o prevalecimento de algo a mais para o Brasil ou algo a mais para o Paraguai. É tudo igual. Inclusive é comum ver na Usina de Itaipu uma faixa amarela destacada no chão bem no meio entre os territórios brasileiros e paraguaios.

Faixa amarela de divisão Brasil x Paraguai - Usina de Itaipu
Faixa amarela de divisão Brasil x Paraguai – Usina de Itaipu

O que eu posso dizer é que é uma obra incrível de engenharia. Construção que marca pela grandiosidade de sua infraestrutura e das pessoas que a administram.

Passeios Usina de Itaipu

Para os turistas, existem várias categorias de passeios que podem ser feitos na Usina Hidrelétrica de Itaipu:

  • Circuito Especial
  • Vista Panorâmica
  • Iluminação da Barragem
  • Refúgio Biológico
  • Eco Museu
  • Polo Astronômico
Represa - Usina de Itaipu
Represa – Usina de Itaipu

Fizemos o passeio do Circuito Especial. Este permitia visita ao interior da barragem, atendimento diferenciado com monitores bilíngues, utilização de sala especial para exibição de filme institucional e ônibus para transporte pela usina com água a bordo. Na época o custo era de R$ 50,00.

Você fica a parte de todos os assuntos relativos à Usina de Itaipu, inclusive dados técnicos, como quanto tem de fundura o rio, concretagem da barragem, litros de água processados, megawatts gerados pela usina, o que agrega enorme valor à visita.

Entrada da Usina de Itaipu
Entrada da Usina de Itaipu

Também participamos da visita à noite no passeio da Iluminação da Barragem, no qual o passeio começa com uma apresentação da Usina de Itaipu e depois ela começa a se iluminar aos poucos. No fim há um passeio de ônibus enquanto ela está iluminada. O custo é de R$ 12,00 por pessoa e dura em torno de uma hora e meia.

Na minha opinião, é um passeio que não vale a pena ser feito porque não tem show de luzes, nem canhão de luzes no céu. Além disso, no caminho de volta, antes de irmos embora ela já tinha se apagado, ou seja, se acendeu somente para o passeio. O tempo dispendido no passeio noturno poderia ser aproveitado para outras atividades em Foz do Iguaçu.

Iluminação noturna - Usina de Itaipu
Iluminação noturna – Usina de Itaipu

Vertedouro da Usina de Itaipu

Quando visitamos o vertedouro da Usina de Itaipu não estava aberto. Tinha sido fechado um dia antes. Pois é, o vertedouro não fica aberto o ano inteiro. Só é aberto quando as águas do rio estão muito cheias.

Porém isso não influenciou em nada a visita. Só nos deixou com um gostinho de querer voltar lá com o vertedouro aberto para ver a força da água sendo expelida para o outro lado. Se você pegar o vertedouro aberto, comemore! Principalmente se estiver os 3 vertedouros abertos ao mesmo tempo, o que dificilmente acontece.

Vertedouro - Usina de Itaipu
Vertedouro – Usina de Itaipu

Mapa turístico da Usina de Itaipu

Confira abaixo um mapa turístico de todas as atrações da Usina Hidrelétrica de Itaipu:

Mapa turístico - Usina de Itaipu
Mapa turístico – Usina de Itaipu

Finalizando

Quando saímos da Usina de Itaipu, saímos com um sensação boa, uma sensação de que os desafios podem ser superados, de que o Brasil tem tudo para ser uma potência mundial, de uma obra que dá orgulho de ser brasileiro. Todos os brasileiros precisam visitar essa obra.

Por sinal, você conhece a Usina Hidrelétrica de Itaipu? Tem vontade de conhecer? Qual dos passeios você faria pela usina?

Abraço e até o próximo post!

Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu

Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila), Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira (Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).

Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)

Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

5 comentários em “Usina de Itaipu – Foz do Iguaçu – PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *