Uma viagem diferente com Pokémon GO

Pokémon GO é um jogo em forma de aplicativo para smartphones onde o jogador procura por pokémons no mundo real a partir de uma tecnologia baseada em realidade aumentada que é quando você interage no mundo virtual com o mundo real.

O jogo está fazendo o maior sucesso no mundo todo porque faz as pessoas literalmente saírem de casa para procurarem novos Pokémons para ganharem mais pontos e personagens para se divertir dentro do jogo.

Os pokémons ficam espalhados tanto em lugares perto de casa como em lugares longe de casa e eles vão surgindo na medida que o jogador vai caminhando pelas ruas.

Também existem lugares específicos chamados PokeStops onde os jogadores veem a foto de um lugar na tela (foto da vida real) e tem de encontrar o lugar daquela foto para resgatar PokéBolas, ovos de Pokémons, moedas e outros artefatos do jogo.

Os principais lugares para encontrar os PokeStops são pontos turísticos, praças e lugares comuns, a maioria conhecidos do jogador.

Além da diversão, o grande desafio é completar a Pokédex, que é uma enciclopédia de Pokémons, que vai sendo alimentada de acordo com o número de Pokémons recolhidos.

Pokémon GO
Pokémon GO

Por que o jogo é tão divertido?

O fato de você sair às ruas para encontrar pokémons em ambientes de realidade aumentada torna a aventura para lá de divertida. É um dos primeiros jogos de realidade aumentada de grande escala.

Ao mesmo tempo em que você está conhecendo novos lugares também acaba encontrando pokémons com características diferentes e peculiares àquele lugar. Por exemplo:

  • Se você viajar para lugares perto de lagos e oceanos você encontra pokémons que tem habilidades e características de água.
  • Se você viajar para lugares onde tem matas e florestas você encontra pokémons que tem habilidades e características voltadas à natureza.
  • Se você viajar para lugares de montanha você encontra pokémons que tem habilidades para lidar com grandes altitudes.
  • Se você viajar para lugares de noite você encontra pokémons que tem características noturnas.
  • Se você viajar para lugares com grandes rajadas de vento você encontra pokémons que dominam essa característica.
  • Se você viajar para lugares com altas temperaturas você encontra pokémons que sabem lidar com o calor.
  • E assim por diante…
Pokémon GO - Captura de Pokémons
Pokémon GO – Captura de Pokémons

As habilidades e caraterísticas são infinitas e os criadores do jogo já avisaram que são mais de 150 criaturas distribuídas ao redor do mundo para serem incluídas na enciclopédia de Pokémons.

Esse número, claro, estamos falando agora porque acredito que com o sucesso do jogo Pokémon GO o número de Pokémons vai se multiplicar por 10 rapidamente.

Pokémon GO - Diversão
Pokémon GO – Diversão

Onde encontrar Pokémons?

Em alguns vídeos na internet é possível ver que os Pokémons são encontrados nos mais variados lugares do planeta, seja na praça próxima de casa, na rua de trás, na escola, no trabalho, em uma viagem para a Europa, enfim, todos os lugares.

O bacana é que se você sai para caçar Pokémons junto com os amigos vocês encontram o mesmo Pokémon no mesmo lugar e todos podem recolher o Pokémon com as mesmas forças e características, independentemente do nível que você estiver.

Isso cria um ambiente sadio de ajuda e colaboração onde um ajuda o outro e todos saem ganhando. Não à toa que os jogadores do Pokémon GO estão marcando encontros pelas redes sociais em lugares públicos para caçar pokémons.

Pokémon GO - Colaboração
Pokémon GO – Colaboração

Em breve, a desenvolvedora do jogo chamada Niantic avisou que vai ser possível trocar pokémons entre os jogadores o que aumentará ainda mais a interação entre os jogadores.

Cada Pokémon tem características diferentes, mas é normal encontrar o mesmo tipo de Pokémon em vários lugares. Quanto mais Pokémons iguais você recolher, mais você vai aumentar as habilidades daquele tipo de Pokémon e assim permite você ganhar mais batalhas com os pokémons evoluídos.

Onde encontrar PokeStops?

Os PokeStops são lugares onde você pode resgatar Pokebolas, ovos de Pokémon, moedas e outros artefatos do jogo. Os PokeStops são indicados dentro do jogo com indicações de fotos e lugares para visitar.

Quando você ver um PokeStop, tem de ir até lá (de corpo e alma), posicionar o celular em cima do lugar de forma que fique bem similar ao da foto e deslizar para o lado o símbolo do PokeStops na tela do smartphone.

Pokémon GO - PokeStops
Pokémon GO – PokeStops

10 lugares famosos no Pokémon GO

Abaixo estão 10 lugares famosos pelo mundo que têm uma grande quantidade de PokeStops, ginásios e Pokémons e que já foram relatados em vídeos no Youtube:

  1. Estátua da Liberdade nos Estados Unidos: Vários PokeStops estão ao redor do maior símbolo dos Estados Unidos e oferecem mais possibilidades de recolher PokeBolas e ovos de Pokémon.
  2. Ópera de Sidney na Austrália: O maior símbolo da Austrália tem muitos PokeStops para carregar as baterias e Pokémons peculiares ao país da terra dos cangurus.
  3. Monte Fuji no Japão: Se você quer Pokémons com características de montanhas tem de visitar o Monte Fuji no Japão. Lá foram relatados centenas de PokeStops que têm ovos de Pokémon com características diferentes dos demais lugares do Japão.
  4. Tower Bridge na Inglaterra: Os jogadores ingleses e turistas podem caçar Pokémons na Tower Bridge em Londres, na Inglaterra. De cima da Tower Bridge é possível caçar pokémons dentro d’água.
  5. Coliseu na Itália: Um dos maiores ginásios de Pokémon é o Coliseu na Itália. Antes o lugar era palco de grandes batalhas entre os homens. Agora ele é palco de grandes batalhas de pokémons.
  6. Time Square nos Estados Unidos: Outro ponto turístico famoso dos Estados Unidos onde é possível encontrar centenas de PokeStops para enriquecer seu arsenal de PokeBolas e descobrir novos tipos de Pokémon é a avenida Time Square. Inclusive no vídeo de divulgação do Pokémon GO aparecem jogadores brincando na avenida.
  7. Torre Eiffel na França: A famosa Torre Eiffel na França ganhou mais um motivo para ser visitada, dessa vez por jogadores de Pokémon GO. Lá se encontra um dos mais famosos PokeStops para resgatar mais ovos de Pokémon e Pokebolas.
  8. Muro de Berlim na Alemanha: Em Berlim, na Alemanha, foram avistados dezenas de Pokémons no famoso muro de Berlim que no passado já foi palco de divisão entre os povos e hoje une as pessoas para jogar Pokémon.
  9. Plaza Mayor em Madri na Espanha: A Plaza Mayor na Espanha recebe muitos turistas durante o ano inteiro e agora começou a receber jogadores de Pokémon para capturar novos pokémons e também PokeStops.
  10. Lisboa em Portugal: É possível encontrar dezenas de PokeStops na capital de Portugal. As ruas históricas têm muitas marcações com fotos para enriquecer o arsenal com PokeBolas e caçar novos Pokémons.

O que são as missões no Pokémon GO?

Para evoluir seu nível de jogo e evoluir mais rapidamente os Pokémons você pode completar missões dentro do Pokémon GO.

Missões são desafios lançados pelo jogo que envolvem a vida real, como por exemplo, andar 100 quilômetros, ir até um determinado lugar, correr a uma determinada velocidade, achar um PokeStop específico, e assim por diante.

Quanto mais missões de Pokémon GO completar, mais avançado estará o seu nível de jogo. Tem gente que nunca praticou nenhum exercício na vida e agora já está até fazendo maratona por causa do jogo.

Pokémon GO - Missões
Pokémon GO – Missões

O que são os ginásios no Pokémon GO?

Assim como nos jogos oficiais da série Pokémon é comum encontrar no mapa de realidade aumentada os chamados ginásios. Ginásios são campos de batalhas entre os Pokémons.

Quando você encontrar o primeiro ginásio no Pokémon GO, ele pedirá para você escolher de qual time você quer pertencer: Vermelho, Azul ou Amarelo. Cada cor representa uma das três aves lendárias: Moltres, Articuno e Zapdos.

Pokémon GO - Seleção do time
Pokémon GO – Seleção do time

A partir do momento que você escolhe um time você defenderá esse time nas batalhas dentro dos ginásios.

Você pode encontrar no mapa tanto ginásios amigos quanto ginásios inimigos:

  • Quando encontrar um ginásio amigo, será possível treinar e evoluir seus Pokémons.
  • Quando encontrar ginásios inimigos, então você batalhará com seus pokémons para tomar o ginásio daquele time.
  • Só é possível escolher um Pokémon por vez para batalhar e é permitido trocar de Pokémon no meio da batalha.
  • Se vencer todos os pokémons do ginásio, você se tornará o dono daquele ginásio.

O bacana é que você pode duelar em modo de realidade aumentada no qual vai parecer que vocês estão mesmo batalhando nas ruas da sua cidade.

Pokémon GO - Ginásios
Pokémon GO – Ginásios

Fatos curiosos sobre o Pokémon GO

Assim como em grandes novidades da tecnologia, o Pokémon GO acaba chamando a atenção para fatos, digamos assim, curiosos e inusitados, como:

  • Quando alguns meninos invadiram uma casa nos Estados Unidos para buscar pokémons e foram confundidos com bandidos, no qual levaram um tiro do dono da casa.
  • Quando um número de fãs do jogo invadiu uma delegacia na Austrália atrás de PokeBolas logo após o lançamento do jogo.
  • Quando uma mulher descobriu a traição do namorado em Portugal graças ao jogo quando ele capturou pokémons na casa da ex do jovem.
  • Quando uma mulher encontrou um cadáver enquanto procurava pokémons nas margens do rio Big Wind, nos Estados Unidos. O homem tinha se afogado acidentalmente.
  • O dono de uma casa que antes era uma igreja teve sua casa transformada em um ginásio Pokémon, sendo que os jogadores ficam ao redor da casa dele jogando as partidas durante 5 a 10 minutos durante o dia todo.
  • Quando um homem bateu o carro com tudo em uma árvore e foi hospitalizado enquanto caçava pokémons
  • Quando um homem levou um tapa na cara de uma mulher enquanto caçava pokémons porque a mulher pensou que ele estava tirando fotos dela.
  • Quando um homem largou o emprego na Austrália de entregador para rodar o país caçando PokeStops e pokémons.

5 cuidados ao jogar Pokémon GO

  1. Andar nas estradas: Não atropelar e não ser atropelado por ninguém. Quem anda de carro, de moto, de bicicleta ou até mesmo a pé tem de tomar cuidado ao procurar Pokémons, porque o fato de procurar pokémons e ficar olhando na tela do celular é tão perigoso quanto dirigir e ficar olhando para a tela do celular.
  2. Onde buscar pokémons: Muitos pokémons são mostrados para serem capturados em lugares privados. Por mais diferente que seja aquele Pokémon que você está buscando, ao invadir a casa ou lugar de alguém você infringe a lei e acredito que você não quer ser um Pokémon enjaulado. E não, não devem ter pokémons na cadeia.
  3. Com a bateria: Como você está com o celular o tempo inteiro ligado, a bateria acaba logo. Leve carregadores consigo e procure utilizar pouco a câmera para a exibição da realidade virtual. Só utilize ela se você for de fato capturar o Pokémon.
  4. Horas de jogo: Como toda febre, é normal investirmos horas e horas para nos divertirmos. Ao mesmo tempo é natural deixarmos de lado nossos afazeres. Importante ter horas para se divertir e horas para fazer seus afazeres. E sim, dormir é uma delas.
  5. Bandidos: Com o celular à vista o tempo inteiro e você olhando somente para a tela, pode ter aquela pessoa mal-intencionada para roubar seu celular ou pertences e você nem vai ver a pessoa chegando pela distração com o jogo. Inclusive ladrões podem ficar esperando pessoas em PokeStops específicos.

Top 5 smartphones para jogar Pokémon GO

Pokémon GO utiliza uma série de serviços do celular como câmera, GPS, sensor de visor, vibracall, bluetooth, internet 3G ou 4G, consome bateria, entre outros.

Ter um smartphone mais parrudo permite você ter uma melhor experiência com o jogo e ser mais rápido e mais eficiente na caça, na captura, no recolhimento de itens, nas missões e nas batalhas entre ginásios.

Abaixo você encontra uma lista com Top 5 smartphones para jogar Pokémon GO com uma melhor experiência.

  1. Samsung Galaxy S7: O smartphone Samsung Galaxy S7 é considerado o melhor celular de 2016. Ele conta com a API Vulkan que dá uma grande ajuda na hora de rodar jogos com gráficos elaborados e sem acabar com a bateria rapidamente. Ele tem entrada para cartão de memória e proteção contra água e poeira. Sem falar na câmera com grande abertura que foca mais rápido e tem pixels maiores. O preço parte de R$ 2.900,00 e pode ser comprado nesse link no site da loja Submarino.

    Smartphone Samsung Galaxy S7
    Smartphone Samsung Galaxy S7
  2. iPhone 6S: O iPhone 6S é a evolução do iPhone 6 que já era um baita aparelho. Ele continua completo só que agora com a tecnologia 3D Touch que reconhece diferentes níveis de pressão na tela, ajudando no lançamento de PokeBolas e nas batalhas dentro dos ginásios do Pokémon GO. O preço parte de R$ 3.700,00 e pode ser comprado nesse link no site da loja Submarino.

    Smartphone iPhone 6S
    Smartphone iPhone 6S
  3. Motorola Moto X Style: Esse é um dos melhores celulares da Motorola. A potência é garantida pelo processador hexa core e os 3 GB de RAM que fazem o processamento do Pokémon GO ser muito eficiente. Além disso ele tem câmeras de grande resolução que faz a experiência do jogo se tornar ainda mais vibrante e com um grande ângulo para enxergar mais detalhes na imagem. O preço parte de R$ 2.200,00 e pode ser comprado nesse link no site da Lojas Americanas.

    Smartphone Motorola Moto X Style
    Smartphone Motorola Moto X Style
  4. LG G5 SE: O smartphone LG G5 SE é um dos primeiros celulares modulares a chegar no Brasil, onde é possível acoplar acessórios para turbinar o smartphone. Ele roda o jogo do Pokémon GO tranquilamente sem travamentos ou bugs com destaque para o processador octa core. O preço parte de R$ 3.000,00 e pode ser comprado nesse link no site da Lojas Americanas.

    Smartphone LG G5 SE
    Smartphone LG G5 SE
  5. Sony Xperia Z5: O Sony Xperia Z5 é o top de linha da Sony e não deixa a desejar em nenhum requisito de hardware e software. Ele traz boas imagens mesmo em ambientes com pouca iluminação, o que é ótimo para quem quer caçar Pokémons de noite. Outra diferença é que ele é à prova d’água o que permite caçar pokémons mesmo em dias de chuva. O preço parte de R$ 3.100,00 e pode ser comprado nesse link no site da loja Submarino.

    Smartphone Sony Xperia Z5
    Smartphone Sony Xperia Z5

Pokémon GO Plus

A pulseira Pokémon GO Plus é uma outra forma de ajudar o jogador na sua jornada para se tornar um mestre Pokémon. A pulseira permite capturar pokémons sem necessariamente olhar para a tela de seu smartphone.

A Pokémon GO Plus utiliza tecnologia bluetooth para se comunicar com o aparelho que emite ao mesmo tempo alertas quando o jogador se aproxima de uma PokeStop. O alerta se dá quando o gadget começa a vibrar assim que chega próximo a um ponto de interesse. Quando encontrar é só clicar no botão da pulseira que ele faz todo o trabalho.

É uma forma de economizar bateria do smartphone e ficar sempre ligado no mundo Pokémon enquanto anda pelas ruas. A expectativa é do lançamento de novos recursos além desses para quem possui a pulseira.

O preço de lançamento da Pokémon GO Plus é de US$ 34,99 e pode ser comprado nas lojas oficiais da Nintendo.

Pokémon GO Plus
Pokémon GO Plus

Pokémon GO e o mundo do turismo

O jogo Pokémon GO também está mexendo com o mundo do turismo. Com mais de 65 milhões de jogadores e o top de downloads nos países que tiveram o jogo lançado foram criados inúmeros serviços focados no jogo, inclusive no turismo.

Em Portugal, os taxistas começaram a oferecer serviços de táxi em sites como o OLX para levar os jogadores para apanhar pokémons pelas cidades. Eles também levam até os PokeStops para os jogadores recolherem itens e assim aumentar seu nível dentro do jogo.

Pontos turísticos famosos estão começando a divulgar nas redes sociais que eles são os melhores e mais bonitos PokeStops do mundo.

Outros estabelecimentos estão divulgando lugares onde eles podem encontrar Pokémons, como foi o caso do clube de futebol Sporting que compartilhou a imagem do famoso Pokémon Squirtle para ser apanhado na Loja Verde que é a loja onde o clube vende camisas de futebol.

Pokémon GO - Amigos
Pokémon GO – Amigos

Onde baixar o Pokémon GO?

O jogo Pokémon GO está disponibilizado nas plataformas Android e iPhone, sendo possível baixar na Apple Store e baixar na Google Play. O tamanho do download é de 58 MB e já tem mais de 20 milhões de instalações ativas.

No Brasil o lançamento está previsto no mês de agosto, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, para turistas do Brasil e do mundo caçarem Pokémons olímpicos! Maiores informações podem ser consultadas no site oficial.

Segue abaixo um trailer do jogo Pokémon GO para você entender como funciona a história e a mecânica do jogo:

Mais informações sobre Pokémon

Pokémon é uma franquia de mídia que envolve jogos, cartas colecionáveis, séries de televisão, filmes, mangás e brinquedos que fez o maior sucesso desde o seu lançamento em 1996.

Pokémon é uma abreviação de Pocket Monster que significa em português “monstros de bolso”.

A história de Pokémon se dá onde os seres humanos capturam criaturas chamadas Pokémon e os treinam para lutarem uns contra os outros como um esporte.

Até 2013, a franquia Pokémon já tinha arrecadado mais de 40 bilhões de dólares e é a segunda maior franquia de mídia de jogos mais bem-sucedida e lucrativa do mundo. A primeira é Mario Bross e ambas pertencem à fabricante Nintendo.

A data oficial de lançamento do Pokémon GO aconteceu no dia 06 de julho de 2016, porém o jogo já estava em fase de testes pelo menos 6 meses antes.

Pokémon GO - Pikachu
Pokémon GO – Pikachu

Finalizando

A febre só está no início e o jogo vem revolucionando o mundo todo. Está fazendo tanto sucesso quantos os clássicos jogos Angry Birds, Candy Crush e Clash of Clans, só que dessa vez misturando o mundo real com o mundo virtual.

É hora de baixar o Pokémon GO, sair às ruas e encontrar o famoso Pokémon Pikachu na sua próxima viagem!

E você, já tinha ouvido falar do Pokémon GO? Já teve a oportunidade de brincar com o jogo? Ou viu alguém brincando com o jogo pelas ruas durante uma viagem? Deixe o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Uma viagem diferente com Pokémon GO

  • 20/07/2016 em 10:39

    Parabéns pela excelente matéria, a mais completa e interessante que li até o momento sobre o assunto! Acabei de conhecer o blog pra fazer uma viagem e já estou amando!!!

    Resposta
    • 20/07/2016 em 14:33

      Que bacana Ellen! Que bom que gostou! Procuramos trazer o maior número de informações sobre o Pokémon GO para que tão logo o jogo seja lançado no Brasil todas as informações estejam à disposição para consulta. Se precisar de ajuda na viagem, é só falar. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *