Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

13 comentários em “Turismólogo – Profissão turismo

  • 14/06/2016 em 23:31

    Artigo muito bom, era bem oque estava procurando! parabéns e obrigado

    Resposta
  • 21/08/2016 em 17:32

    Olá Thiago!

    Muito bom ler posts que explicam um pouquinho da minha profissão aí!

    Só uma correção, no trecho: “É muito comum ver o cargo do turismólogo em setores públicos, como secretarias de turismo de prefeituras ou de estados, justamente para eles planejarem o turismo como um todo desses locais.”

    Na verdade, não é comum, pelo contrário. Como não temos a regulamentação, qualquer um atua em nossa área, limitando ainda mais o mercado para o profissional de turismo, com menores chances de crescimento profissional também. Então, é comum sim ter adminstradores, empresários, advogados e outros profissionais ocupando cargos públicos e não públicos por aí.

    Resposta
    • 24/08/2016 em 11:24

      Olá Danielle, obrigado pela correção e que coisa triste isso, não. Aqui na região onde moro tem concursos para pessoas formadas em Turismo, como é o caso de Pomerode que citei no texto, o que acaba restringindo esse tipo de situação. Todas as cidades deveriam ser assim. =|

      Resposta
  • 19/10/2016 em 16:09

    Infelizmente não temos tantos concursos publicos para turismólogo, o que é uma pena, pois o Brasil é tão grande e tão rico em diversidade que deveria ser turisticamente melhor explorado, porém a nossa profissão é pouco valorizada, por isso grande parte acaba se tornando agente de viagens.

    Resposta
    • 24/10/2016 em 13:35

      Realmente é uma pena Ariadny. Se todas as cidades valorizassem seus potenciais turísticos, todas aumentariam suas economias substancialmente, principalmente com a vinda de turistas estrangeiros. E nada melhor do que um turismólogo para fazer todo o estudo necessário para uma cidade alcançar esse potencial.

      Resposta
  • 16/05/2017 em 18:26

    Olá!
    Infelizmente estou vivendo uma grande batalha para ser nomeado. Sou aprovado em concurso público para Turismólogo desde 2014, em um município do ES e acreditem nomeações de comissionados para exercerem funções que competem ao Turismólogo não param. Já iniciei processo administrativo e nada, agora estou impetrando mandado de segurança para tentar acabar com essa farra… Vale uma dica: concursados, fiquem no pé e não deixem de perturbar… Se for preciso coloquem na mídia, escancare!

    Resposta
    • 22/05/2017 em 23:54

      Concordo Fernando, infelizmente isso ainda acontece. Minha prima também precisou entrar com processo similar para ser chamada. Ela conseguiu depois de muita luta e com ameaça de expor tal situação na rádio. O importante é não desistir que logo mais você será chamado. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • 01/06/2017 em 16:21

    Eu sou turismóloga e outro dia quando fui ao cartório e me perguntaram a profissão senti um tom de espanto ao falar esta palavra um tanto desconhecida da maioria das pessoas. Vou ser sincera em dizer que a profissão anda um pouco esquecida aqui no país e por não ser regulamentada não há muitos profissionais atuando no setor público, no entanto pessoalmente acredito que o setor privado é aquele que nos dá um leque maior de atuação e hoje depois de 15 anos na área sou muito orgulhosa da profissão que escolhi e sim, viajo o mundo todo ajudando pessoas a tornar seus sonhos em realidade. Uma dica especial para quem está pensando em entrar nesta área: aprenda a maior quantidade de idiomas que puder e não tenha medo de por uma mochila nas costas e cair no mundo 🙂

    Resposta
    • 05/06/2017 em 22:39

      Que relato bacana Claudia! Muito bom ver turismólogas que nem você que atuam e gostam da profissão que exercem. Confesso que depois que criei o blog e aprendi como funciona o mundo do turismo também me apaixonei pela área e também me sinto muito feliz por ajudar tantas pessoas a viajar mais e melhor. Quem dera um dia a profissão de turismólogo seja de fato regulamentada e encontremos mais profissionais da área falando com propriedade e orgulho da profissão. Obrigado pela visita!

      Resposta
  • 03/10/2017 em 16:13

    Olá Thiago!

    Excelente artigo e assuntos abordados.

    Sou Turismólogo (Bacharel em Gestão do Turismo e Especialista em Turismo: Consultoria, Planejamento e Marketing).

    Gostaria de comentar sobre alguns pontos importantes desse artigo, no que tange a atuação de Turismólogos nas secretarias municipais e estaduais de turismo, bem como, na questão salarial.

    A gestão pública não tem aberto oportunidades aos Turismólogos para cargos de confiança (secretário ou diretor de turismo). Existe sim alguns Estados e municípios que abrem vagas de Turismólogo através de concurso público. Porém os salários são baixíssimos. Alguns municípios ao invés de contratar bacharéis ou especialistas em turismo, abrem concursos para técnicos em turismo, para que o salário a ser pago seja o menor possível. Outro fator a se destacar, é que os salários deveriam ser especificados no edital para cada nível de profissional. Se o aprovado for um Mestre em Turismo, deve ter um salário melhor que o Especialista, este melhor que o de Bacharel.

    A classe de Turismólogos precisa se unir e cobrar da ABBTUR Estadual e Nacional, uma reunião com o Presidente da República, para que seja apresentado uma proposta com o intuíto da regulamentação da profissão, já com salários definidos e um Plano de Carreira para cada profissional com especialização.

    É necessário também descrever salários para profissionais que atuam na gestão pública do turismo e na iniciativa privada (para cada nível de formação). Exemplo: Salários para cargos de Diretor, Gerente, Gestor, Analista ou Coordenador de Turismo.

    Aqui em Santa Catarina nunca na história da gestão pública um Secretário de Estado de Turismo foi um Turismólogo. Um ponto positivo nesse ano, foi colocar na equipe da Secretaria de Turismo – dois Turismólogos, que são docentes em universidades. E no município de Florianópolis o atual prefeito foi mais positivo na escolha, ao colocar no cargo de Secretário Municipal de Turismo – um docente de universidade com grande experiência no setor.

    Isso me fez acreditar que ainda restam esperanças aos colegas Turismólogos!

    Resposta
    • 29/10/2017 em 23:33

      Olá Jacson, primeiramente muito obrigado pelo comentário. Excelentes considerações e pontos de vista acerca da profissão. Vejo que esse assunto é um velho assunto discutido pela classe há alguns anos, porém que não anda para frente. Isso só me faz questionar se ele não anda por questões políticas, já que sem essa arbitrariedade e regras para colocar profissionais preparados em cargos públicos, fica fácil para os políticos colocarem cargos comissionados, prejudicando o setor. Não sabia dessa questão das indicações em SC, mesmo morando por aqui, mas vejo que SC é um estado que depende muito do turismo e sabe que pode perder a referência que tem não colocando pessoas preparadas. Então sim, ainda nos faz ver que existem esperanças. Quem dera se todos os estados e municípios pensassem dessa forma. Abraço!

      Resposta
  • 13/11/2017 em 16:25

    Olá!! Pretendo iniciar o curso de turismo e a publicação e os comentários estão me dando uma noção do meu campo de atuação, dos desafios da carreira… Mas o amor por viajar é enorme!! Vou seguir esse sonho!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *