Turismo em debate: Transporte público de qualidade para turistas e sociedade

O tema do turismo em debate do mês é sobre o transporte público para turistas e a sociedade. O transporte público sempre foi um problema no Brasil. Seja na falta de ônibus, na superlotação de trens e metrôs ou até mesmo na aviação civil.

Se em nossas cidades geralmente nos incomodamos (mesmo conhecendo os trajetos, os melhores horários e os preços), imagine para turistas que vêm visitar a cidade e precisam utilizar transporte público. É uma área que precisa avançar muito.

Não quero entrar no mérito de citar a falta de qualidade das estradas públicas, trânsito congestionado ou a falta de sinalização, que enganam turistas sobre os caminhos a seguir e como chegar aos locais.

Quero focar na busca de informações de qualidade para que turistas não se percam e se sintam seguros do transporte público que vão utilizar.

O que falta no transporte público

O que ajudaria muito os turistas e a sociedade é existência de um sistema integrado com todas as empresas prestadoras de serviços de transporte público colocando os horários, os trajetos e os preços médios para todos os meios de transporte.

Transporte público - Ônibus
Transporte público – Ônibus

A aviação civil melhorou bastante com a Infraero disponibilizando os horários de vôos no site, com uma série de filtros para consultas, faltando o preço médio por trecho. Precisamos evoluir também no transporte terrestre.

O preço médio de táxis deveria ser público e divulgado a nível nacional. Sites especialistas já trazem informações on-line, como é o caso do Tarifa de Taxi, porém o Governo deveria encabeçar uma ação como essa.

O mesmo deveria acontecer com os metrôs, que hoje estão presentes em somente cinco capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte). Falta local único para consultar linhas, estações, preços e horários.

Transporte público - Metrôs
Transporte público – Metrôs

Transporte ferroviário no Brasil? Male mal transporte de cargas. Ridículo se comparado a outros países dada a dimensão territorial do país.

Investimentos em transporte público

Investimentos em infra-estrutura são altos? Sim. Mas caberia investimento do governo para padronizar as informações do transporte público no país. Facilitaria e muito a vida de turistas e da sociedade.

Você gosta de ligar para rodoviárias para saber os preços e horários de ônibus? Você gosta de utilizar serviços de táxi durante uma viagem sem conhecer os preços daquela região?

Fico imaginando a tortura que passa um turista que vem de fora do país para conseguir informações para se deslocar aqui dentro. Total dependência de terceiros.

E você, qual sua opinião sobre o transporte público para turistas e a sociedade?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Turismo em debate: Transporte público de qualidade para turistas e sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *